Olá, laud3rale! Na verdade, não estou a esquecer-me e sempre assumi perfeitamente que, se esta decisão for tomada, será o segundo ano em que isto acontece (e em circunstância parecidas, alunos em confinamento e toda a problemática gerada por isso). A minha argumentação aqui sempre prendeu por, na verdade, testar
quais seriam os argumentos contra e os argumentos a favor dessa mesma decisão - porque, a dizer verdade, se tiverem de enviar algo para ser discutido na AR, será muito útil que vocês consigam desconstruir argumentos e pensem nas duas perspectivas, para solidificarem os vossos argumentos. Isto é feito quando, numa contra-argumentação, a pessoa não se exalta e não começa a fazer ataques pessoais ou a interpretar mensagens de forma incorrecta, coisa que, pelo 2º ano, acaba por acontecer. (
E não leves esta parte do post como sendo um comentário relativamente à tua pessoa, porque é mesmo um comentário geral de situações que tem vindo a acontecer, desde o ano passado).
Vocês têm que contar com a
experiência do ano passado e vejam as discussões que os partidos fizeram sobre os exames e os resultados para perceberem que ainda há conceitos que para eles não são suficientemente claros (e que é compreensível, quando eles não estão por dentro deste tipo de assuntos) e que, se querem ser melhor representados, precisam arranjar maneira de esclarecer o que se pode fazer, como fazê-lo e imaginar cenários de contra-argumentação para que possam procurar uma decisão melhor, sem recorrerem a qualquer ataque.
Dito isto, vim aqui deixar um post para acalmar ânimos, se a decisão voltar a ser um sinal negativo para os alunos que iam fazer melhorias e, por outro lado, aproveitei o mesmo para deixar um conjunto de argumentos que poderiam ser ditos numa discussão de uma petição, para testar que tipo de respostas as pessoas dariam. Inclusive,
cometi deliberadamente uma contradição nos meus argumentos para perceber se alguém que quisesse fazer uma petição perceberia que há um ponto relevante e que ninguém referiu, porque, mais uma vez, o discurso com argumentos mais de carácter sentimental sobrepõem-se aos argumentos que realmente podem destacar a vossa contra-argumentação à decisão de não existirem melhorias. Relembro que ainda nada foi confirmado, pelo que eu não acho que seja tempo de aguardarem por uma petição, mas que podem começar a
preparar terreno para uma. Não levem o apontar de "argumentos sentimentalistas" como um ataque pessoal ou que estamos a desprezar os vossos sentimentos a respeito do assunto. Não é, de todo, isso - eu acho que podem destacar alguns argumentos mais desse carácter, porque reflectem uma parte da situação vivida por estes alunos,
só discordo que esta deva ser a base de onde brotam os outros argumentos.
Portanto, para os que podem não ter reparado: num post inicial, eu argumentei que juntar as melhorias com os exames nacionais não obrigatórios ia dar aso a que a subida das médias fosse mais acentuada. Se é verdade que estipular que os alunos escolhem fazer os exames que querem, não sendo prejudicados nas suas notas internas e podem fazer melhorias é uma forma ideal de, de facto, os alunos terem quase a máxima oportunidade possível para poderem melhorar classificações, por outro lado, demonstrei num post seguinte que as melhorias não têm um impacto gigantesco na nota dos candidatos. Isto foi deliberado.
Para um candidato subir 1 valor, teria de fazer, no exemplo que dei, 4 melhorias a subir 4 valores em cada um desses exames. Não é preciso muito para perceber que estes casos são mesmo incomuns e é muito raro que os alunos vão a exame de melhoria e a sua nota de candidatura vê esse impacto. Logo, se as classificações subirem, dificilmente será com o impacto que os estudantes que foram a melhorias tiveram. Deste modo,
as médias subirem descontroladamente por causa das eventuais melhorias não é um argumento absolutamente válido para impedir as melhorias.
Isto é um dos pontos que vocês podem usar na vossa petição e não é a única ponta solta que podem aproveitar. Em momento algum precisei usar algum argumento mais pessoal para dar credibilidade a isto e se conseguirem fazer isto para elaborar a petição, acho que saem melhor servidos. Além disso, não acho justo de todo dizerem que uns vão ao colo e outros não. Os alunos que estão actualmente no 12º ano, só podem subir as notas internas se anularem as disciplinas. As notas deles também não sobem e por isso é que existe uma certa contradição entre fazerem exames não obrigatórios (se fossem obrigatórios, contariam para a média) e melhorias, porque, dando oportunidade de uns poderem melhorar classificações, não podem deixar outros de fora. É um bocado por aí que vai a lógica por detrás desta decisão, entre deixarem desnivelado quem pode e não pode subir notas, preferiram que
nenhum subisse notas internas. E esta parece-me ser a grande dificuldade de conseguir contornar, mas estarei disponível para ouvir os vossos argumentos e testar.
Se precisarem de ajuda com a petição, podem sempre contactar-nos com algumas das vossas questões
E já agora, aproveito o post para agradecer ao floater por ter dado o seu lado ☺ Concordo que não há um levar ao colo alunos internos, porque, para uns consegue assegurar notas, mas para outros, fecha-lhes também a oportunidade de subirem a nota com o exame.