Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

Birdy

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Olá!
Oi, vi agora a notícia do público sobre as possíveis regras deste ano para os exames nacionais. No entanto, a parte das melhorias está um pouco confusa. Eu percebi que só se podem realizar os exames nacionais que vão ser usados como provas de ingresso, mas é possível melhorar as disciplinas que lhes estão associadas indo como "externo", como acontecia até à dois anos atrás, mas não no ano passado?
Eu percebi que as regras ficavam iguais às do ano passado, ou seja, não é possível subir a nota interna das disciplinas, fazendo melhorias nos exames como externo.

Aqui está mais claro: Acesso ao Superior mantém regras do ano passado. Alunos só devem fazer os exames que precisam como prova de ingresso | Uniarea
Em relação às melhorias de nota, essa possibilidade existe, mas apenas para as disciplinas específicas. Assim, os estudantes que queiram aumentar a média de ingresso no ensino superior não podem fazer exames nacionais para subir a classificação interna do ensino secundário, tal como já tinha acontecido no ano passado.
 
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João MMI

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Olá!

Eu percebi que as regras ficavam iguais às do ano passado, ou seja, não é possível subir a nota interna das disciplinas, fazendo melhorias nos exames como externo.

Aqui está mais claro: Acesso ao Superior mantém regras do ano passado. Alunos só devem fazer os exames que precisam como prova de ingresso | Uniarea
Em relação às melhorias de nota, essa possibilidade existe, mas apenas para as disciplinas específicas. Assim, os estudantes que queiram aumentar a média de ingresso no ensino superior não podem fazer exames nacionais para subir a classificação interna do ensino secundário, tal como já tinha acontecido no ano passado.
Obrigado. Duvido que alguém ainda queira, mas alguém quer assinar outra petição sobre isto caso as regras se mantenham deste modo?
 

Ariana_

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Obrigado. Duvido que alguém ainda queira, mas alguém quer assinar outra petição sobre isto caso as regras se mantenham deste modo?
Na minha modesta opinião, isso ia ter um impacto bastante negativo. Porque, se por um lado, traria "justiça" para os que tentaram melhorar notas anteriormente, por outro lado, não se esqueçam que não são só os alunos que já concluíram o secundário que poderiam fazer melhorias. All in all, acho que juntar exames externos com melhorias é só um factor para ajudar a acentuar uma possível subida ou manutenção de notas dos últimos colocados incomportáveis, para a quantidade de candidatos ao ES.
 
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João MMI

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Na minha modesta opinião, isso ia ter um impacto bastante negativo. Porque, se por um lado, traria "justiça" para os que tentaram melhorar notas anteriormente, por outro lado, não se esqueçam que não são só os alunos que já concluíram o secundário que poderiam fazer melhorias. All in all, acho que juntar exames externos com melhorias é só um factor para ajudar a acentuar uma possível subida ou manutenção de notas dos últimos colocados incomportáveis, para a quantidade de candidatos ao ES.
As médias subiram imenso no ano passado apesar de "as avaliações terem sido piores para os alunos". Entre cancelamento de testes, realização de fichas mais fáceis e a facilidade extrema dos exames nacionais, os únicos que ficaram prejudicados foram os que já tinham acabado o secundário. Ao contrário dos alunos internos, se não nos permitirem melhoria de nota, para muitos de nós, é matematicamente impossível atingir as médias que já foram e serão este ano outra vez alcançadas. Por isso, ao menos que nos dêem a oportunidade de participarmos na subida de notas, visto que esta é não só uma possibilidade, mas também uma realidade como ficou comprovado no ano passado. Penso que não estás nesta situação e fico feliz por isso, mas quem está, está sem poder mostrar o seu valor e entrar no curso a que tem efetivamente direito. Por isso, querem facilitar o caminho para alguns? Tudo bem. Mas não tirem aos outros a capacidade de chegar ao mesmo patamar ainda que com mais dificuldade relativa aos "alguns". Já são dois anos e, se isto se mantiver este ano, serão 3. Já para não dizer que a melhoria de nota em exame nacional, neste caso como externo, em prática até 2018/2019, também estava disponível para alunos internos, por isso o teu argumento de que não nos podemos esquecer que não seríamos os únicos é verdade, mas uma realidade que já existia antes do covid. Se tivesse sido mencionado o covid, eu diria que a maioria das pessoas realiza melhorias de provas de ingresso ou melhorias de provas de ingresso + melhorias de notas de disciplinas às quais realiza também provas de ingresso. Assim, essa medida traz uma pequena diminuição do número de exames, visto que, mesmo sem melhoria, essa grande maioria iria ainda realizar os exames para melhorar provas de ingresso. Nós não estamos a pedir igualdade, estamos a pedir oportunidade perante desigualdade. Ajudem, não atrapalhem.
 
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Ariana_

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As médias subiram imenso no ano passado apesar de "as avaliações terem sido piores para os alunos". Entre cancelamento de testes, realização de fichas mais fáceis e a facilidade extrema dos exames nacionais, os únicos que ficaram prejudicados foram os que já tinham acabado o secundário.
Certo, como já se previa a partir do momento em que se sabia que não existiam exames obrigatórios + alunos sem melhorias. O meu argumento nunca passou por negar a existência de alunos a quem esta restrição poderá afectar, o meu argumento é mesmo que as condições para teres melhorias não estão reunidas.
Ao contrário dos alunos internos, se não nos permitirem melhoria de nota, para muitos de nós, é matematicamente impossível atingir as médias que já foram e serão este ano outra vez alcançadas.
Em primeiro lugar, é dificílimo fazer qualquer previsão de como serão as médias este ano, simplesmente não tens dados conclusivos a propósito disso. Além disso, mesmo que as melhorias fossem permitidas, elas não têm um impacto tão forte quanto aparentemente parecem ter. Repara, vou dar-te um exemplo prático:

1) As pessoas tendem a confundir o conceito de melhorar a nota do exame relativamente à nota interna com o impacto que isso efectivamente tem na média final do curso. Ou seja, imaginemos que aluno X tem 14 à disciplina Y. Vai a exame de melhoria e tira uma nota alta, digamos, 18 valores. A nota da disciplina dele passou a ser 18 valores, subiu 4 valores em exame, o que é uma subida considerável. No entanto, esta melhoria implica apenas uma subida de 2,5 décimas na nota de candidatura deste aluno. Ou seja, para um aluno subir 1 valor na sua nota de candidatura, ele teria de subir 4 valores em 4 exames diferentes (para este caso, fizemos o cálculo com base em 50% média do secundário e 50% Prova de Ingresso).

2) Posto isto, os alunos que realmente saem afectados na situação das melhorias, são aqueles que estariam a poucas décimas de entrar no curso. Quem esteja longe das notas dos últimos colocados, mesmo num ano com todas as melhorias, seria muito complicado.

Portanto, se a matemática serve para demonstrar que a nota de algum aluno "não vai chegar" (embora nada se saiba de como serão as notas do concurso de 2021), também serve para demonstrar que a melhoria da nota de uma disciplina não tem um impacto tão grande quanto se pensava.

Por isso, ao menos que nos dêem a oportunidade de participarmos na subida de notas, visto que esta é não só uma possibilidade, mas também uma realidade como ficou comprovado no ano passado.
O problema é: as melhorias de notas dificilmente acompanhavam a subida das notas dos últimos colocados.
Penso que não estás nesta situação e fico feliz por isso, mas quem está, está sem poder mostrar o seu valor e entrar no curso a que tem efetivamente direito.
Percebo a frustração, mas lá está, façam os cálculos e percebam o impacto que isso teria nas vossas notas antes de assumirem uma postura sentimentalista. Entendo o vosso lado e desejo mesmo a maior das sortes a quem vai fazer exames e concorrer este ano, no entanto, não acho correcto que vocês achem genuinamente que o vosso valor é demonstrado através de um exame nacional. Além disso, se não conseguires entrar pelo CNAES, tens outras alternativas, que vão desde o ensino recorrente num outro curso, a ires estudar fora, a escolheres outra licenciatura e depois concorreres por licenciados, enfim, não é como se as opções se esgotassem. Ainda mais, nenhum curso é de ninguém por "direito": é um concurso, com vagas limitadas e os alunos são seriados de acordo com as notas com que concorrem. Não há um aluno que esteja fora do concurso que realmente seja "direito" dele estar. Se esse aluno quiser mesmo esse curso, vai procurar todas as alternativas até eventualmente ingressar nele.

Não conheço a tua situação em particular, mas só posso mesmo desejar que consigas encontrar o que fazer em relação à tua situação, porque não estou mesmo a ver existirem melhorias assim tão facilmente, mas esperemos pelo normativo 🤗
Já são dois anos e, se isto se mantiver este ano, serão 3.
Faz 2 anos, contando com o caso deste ano não permitirem melhorias.
 
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João MMI

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Certo, como já se previa a partir do momento em que se sabia que não existiam exames obrigatórios + alunos sem melhorias. O meu argumento nunca passou por negar a existência de alunos a quem esta restrição poderá afectar, o meu argumento é mesmo que as condições para teres melhorias não estão reunidas.

Em primeiro lugar, é dificílimo fazer qualquer previsão de como serão as médias este ano, simplesmente não tens dados conclusivos a propósito disso. Além disso, mesmo que as melhorias fossem permitidas, elas não têm um impacto tão forte quanto aparentemente parecem ter. Repara, vou dar-te um exemplo prático:

1) As pessoas tendem a confundir o conceito de melhorar a nota do exame relativamente à nota interna com o impacto que isso efectivamente tem na média final do curso. Ou seja, imaginemos que aluno X tem 14 à disciplina Y. Vai a exame de melhoria e tira uma nota alta, digamos, 18 valores. A nota da disciplina dele passou a ser 18 valores, subiu 4 valores em exame, o que é uma subida considerável. No entanto, esta melhoria implica apenas uma subida de 2,5 décimas na nota de candidatura deste aluno. Ou seja, para um aluno subir 1 valor na sua nota de candidatura, ele teria de subir 4 valores em 4 exames diferentes (para este caso, fizemos o cálculo com base em 50% média do secundário e 50% Prova de Ingresso).

2) Posto isto, os alunos que realmente saem afectados na situação das melhorias, são aqueles que estariam a poucas décimas de entrar no curso. Quem esteja longe das notas dos últimos colocados, mesmo num ano com todas as melhorias, seria muito complicado.

Portanto, se a matemática serve para demonstrar que a nota de algum aluno "não vai chegar" (embora nada se saiba de como serão as notas do concurso de 2021), também serve para demonstrar que a melhoria da nota de uma disciplina não tem um impacto tão grande quanto se pensava.


O problema é: as melhorias de notas dificilmente acompanhavam a subida das notas dos últimos colocados.

Percebo a frustração, mas lá está, façam os cálculos e percebam o impacto que isso teria nas vossas notas antes de assumirem uma postura sentimentalista. Entendo o vosso lado e desejo mesmo a maior das sortes a quem vai fazer exames e concorrer este ano, no entanto, não acho correcto que vocês achem genuinamente que o vosso valor é demonstrado através de um exame nacional. Além disso, se não conseguires entrar pelo CNAES, tens outras alternativas, que vão desde o ensino recorrente num outro curso, a ires estudar fora, a escolheres outra licenciatura e depois concorreres por licenciados, enfim, não é como se as opções se esgotassem. Ainda mais, nenhum curso é de ninguém por "direito": é um concurso, com vagas limitadas e os alunos são seriados de acordo com as notas com que concorrem. Não há um aluno que esteja fora do concurso que realmente seja "direito" dele estar. Se esse aluno quiser mesmo esse curso, vai procurar todas as alternativas até eventualmente ingressar nele.

Não conheço a tua situação em particular, mas só posso mesmo desejar que consigas encontrar o que fazer em relação à tua situação, porque não estou mesmo a ver existirem melhorias assim tão facilmente, mas esperemos pelo normativo 🤗

Faz 2 anos, contando com o caso deste ano não permitirem melhorias.
Agradeço a tua resposta.
Eu conheço a matemática e por isso digo que, no meu caso, assim como no de muitos outros, melhorias de disciplinas nos exames de provas de ingresso eram suficientes para eu ingressar onde pretendia, mesmo que as subidas dos anos anteriores se mantivessem. A razão destas medidas são o Covid, mas estás a tentar argumentar contra melhorias sem sequer mencionar o Covid. Não percebo. Melhorias destas já existem à muito tempo e existem condições para elas acontecerem à muito tempo. Eu não tenho uma postura sentimentalista em relação a isto. Eu sou completamente parcial mas apresento razões que complementam os meus sentimentos, tornando a minha abordagem mais objetiva. Eu não peço opiniões porque as pessoas têm as suas próprias e são válidas apenas para si. O que eu disse sobre o direito de entrar num curso é completamente sentimental e para ser honesto nem é a minha opinião, mas o resto da minha resposta é tudo menos sentimental e subjetivo. Assim o é que o que exploraste na tua resposta foi exatamente a parte mais sentimental e subjetiva da minha. Apesar de ela ser maioritariamente objetiva, não argumentas contra as razões que eu dou para o caso, dizes apenas que não estão reunidas as condições e que não é justo. Melhor uma resposta sentimental mas com argumentos válidos que uma sem. O que eu peço é liberdade de tentar e OPORTUNIDADE de conseguir atingir, ainda que seja mais difícil. E faz 2 anos mesmo que permitam melhorias, porque quem ía tentar no ano passado esperou um ano para o fazer, o mesmo para este, e o mesmo para o próximo se isto se manter. Matemática.
Eu não estou aqui para mudar opiniões e ganhar seguidores. Eu estou aqui porque acho que algo está errado e pretendo conectar-me com outros na mesma situação, até porque foi para isto que este grupo foi criado. Apresentei os argumentos que considero ser válidos neste caso. Não percebo a razão de pisar uma pessoa quando ela está em baixo. No entanto agradeço que tenhas a liberdade de o fazer.
 
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ilbdmc

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Agradeço a tua resposta.
Eu conheço a matemática e por isso digo que, no meu caso, assim como no de muitos outros, melhorias de disciplinas nos exames de provas de ingresso eram suficientes para eu ingressar onde pretendia, mesmo que as subidas dos anos anteriores se mantivessem. A razão destas medidas são o Covid, mas estás a tentar argumentar contra melhorias sem sequer mencionar o Covid. Não percebo. Melhorias destas já existem à muito tempo e existem condições para elas acontecerem à muito tempo. Eu não tenho uma postura sentimentalista em relação a isto. Eu sou completamente parcial mas apresento razões que complementam os meus sentimentos, tornando a minha abordagem mais objetiva. Eu não peço opiniões porque as pessoas têm as suas próprias e são válidas apenas para si. O que eu disse sobre o direito de entrar num curso é completamente sentimental e para ser honesto nem é a minha opinião, mas o resto da minha resposta é tudo menos sentimental e subjetivo. Assim o é que o que exploraste na tua resposta foi exatamente a parte mais sentimental e subjetiva da minha. Apesar de ela ser maioritariamente objetiva, não argumentas contra as razões que eu dou para o caso, dizes apenas que não estão reunidas as condições e que não é justo. Melhor uma resposta sentimental mas com argumentos válidos que uma sem. O que eu peço é liberdade de tentar e OPORTUNIDADE de conseguir atingir, ainda que seja mais difícil. E faz 2 anos mesmo que permitam melhorias, porque quem ía tentar no ano passado esperou um ano para o fazer, o mesmo para este, e o mesmo para o próximo se isto se manter. Matemática.
Eu não estou aqui para mudar opiniões e ganhar seguidores. Eu estou aqui porque acho que algo está errado e pretendo conectar-me com outros na mesma situação, até porque foi para isto que este grupo foi criado. Apresentei os argumentos que considero ser válidos neste caso. Não percebo a razão de pisar uma pessoa quando ela está em baixo. No entanto agradeço que tenhas a liberdade de o fazer.
👏🏼👏🏼👏🏼
 

Ariana_

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Agradeço a tua resposta.
Eu conheço a matemática e por isso digo que, no meu caso, assim como no de muitos outros, melhorias de disciplinas nos exames de provas de ingresso eram suficientes para eu ingressar onde pretendia, mesmo que as subidas dos anos anteriores se mantivessem. A razão destas medidas são o Covid, mas estás a tentar argumentar contra melhorias sem sequer mencionar o Covid. Não percebo. Melhorias destas já existem à muito tempo e existem condições para elas acontecerem à muito tempo. Eu não tenho uma postura sentimentalista em relação a isto. Eu sou completamente parcial mas apresento razões que complementam os meus sentimentos, tornando a minha abordagem mais objetiva. Eu não peço opiniões porque as pessoas têm as suas próprias e são válidas apenas para si. O que eu disse sobre o direito de entrar num curso é completamente sentimental e para ser honesto nem é a minha opinião, mas o resto da minha resposta é tudo menos sentimental e subjetivo. Assim o é que o que exploraste na tua resposta foi exatamente a parte mais sentimental e subjetiva da minha. Apesar de ela ser maioritariamente objetiva, não argumentas contra as razões que eu dou para o caso, dizes apenas que não estão reunidas as condições e que não é justo. Melhor uma resposta sentimental mas com argumentos válidos que uma sem. O que eu peço é liberdade de tentar e OPORTUNIDADE de conseguir atingir, ainda que seja mais difícil. E faz 2 anos mesmo que permitam melhorias, porque quem ía tentar no ano passado esperou um ano para o fazer, o mesmo para este, e o mesmo para o próximo se isto se manter. Matemática.
Eu não estou aqui para mudar opiniões e ganhar seguidores. Eu estou aqui porque acho que algo está errado e pretendo conectar-me com outros na mesma situação, até porque foi para isto que este grupo foi criado. Apresentei os argumentos que considero ser válidos neste caso. Não percebo a razão de pisar uma pessoa quando ela está em baixo. No entanto agradeço que tenhas a liberdade de o fazer.
Que eu saiba, não pisei ninguém, nem nada do que eu disse está contra as regras deste fórum. És livre, no entanto, de achar que foi isso que fiz e se interpretas de tal forma, as minhas desculpas, porque o meu objectivo enquanto moderadora não se trata, de todo, ser a que pisa seja quem for. Antes pelo contrário, passo horas neste fórum a esclarecer dúvidas e a partilhar opiniões, por um desejo meu de poder ajudar tantas pessoas quanto possa. Portanto, se achas que foste pisado, lamento, porque na verdade o meu objectivo é ajudar-te a ti e a outros a procurarem alternativas, no caso de não conseguirem fazer melhorias 🤗

Pronto, assim sendo, tu és um dos casos em que as melhorias realmente poderiam fazer diferença - e não retiro a validade disso, nem nunca retirei (apenas comentei que raramente estas têm o impacto estrondoso que a maioria dos artigos sobre este tema fizeram parecer). Mesmo assim, mesmo que tu estejas numa situação um pouco ingrata, acho muito pouco provável que, se a decisão for a de não existirem melhorias, de repente alterarem esse parecer, por casos como o teu. A amostra desses casos não se vai mostrar significativa para que mudem a decisão. Isto é uma opinião meramente formada por experiências anteriores e basta veres a situação do ano passado para perceberes que quando uma petição deste âmbito entrar para discussão, já vamos estar mais próximos dos exames e o parecer não vai mudar. Ou seja, vão estar a dedicar o vosso tempo a formular uma petição e a partilharem tudo a respeito da mesma, para no final, sentirem que o constrangimento do tempo afectará a decisão e que esta não muda. É realmente de uma frustração enorme e isto não é irónico, de todo. Por esse motivo, tomei a liberdade de vos tentar mostrar que 1) as melhorias não tinham um impacto enorme, na esmagadora maioria dos casos e 2) existem alternativas que, não sendo provavelmente as mais confortáveis, penso que são uma forma realista de lidarmos com estas situações e cabe-vos a vós fazerem essas mesmas pesquisas. Infelizmente, nem tudo se resolve com uma petição e muitas vezes terão de ser criativos quanto às soluções para os percalços que vos apareçam.

Aliás, tudo isto é um cenário hipotético e há ainda a hipótese das melhorias virem a ser confirmadas, o que, tanto melhor, porque evita estas situações de alunos que estariam próximos de entrar no curso que pretendem. Eu não estou aqui a defender que não existam melhorias, estou a falar de critérios objectivos e a tentar lidar com a eventualidade de vocês precisarem de procurar outras alternativas, derivadas de um efeito de não existirem melhorias.

Isto é mesmo o que tenho a dizer sobre o assunto, porque não acho útil falar além disto. Mais uma vez, vão achar que vos estou a "atacar", quando o objectivo de qualquer elemento da equipa Uniarea é ajudar-vos. Se fosse o meu objectivo pisar seja quem for, posso-vos garantir que não seria a passar horas num fórum a esclarecer dúvidas 😅
 
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floater3

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Não percebo a razão de pisar uma pessoa quando ela está em baixo. No entanto agradeço que tenhas a liberdade de o fazer.
Não querendo pronunciar-me muito quanto à questão das melhorias, acho que isto não ajuda nada. De nada te vale argumentar se depois acusas as pessoas de algo que não é verdade: a @Ariana_ não te "pisou"... Simplesmente está a tentar mostrar-te um outro lado da "história"...

Eu vou ingressar este ano no ensino superior e acredita que estas medidas não me beneficiam assim tanto. Mas também tenho consciência que todos nós estamos a atravessar um período menos positivo que não tem permitido fazer aquilo que antes se fazia . Não estou a invalidar aquilo que tu sentes, porque é legítimo. Mas entende também que não és só tu que estás a ser afetado por isto. Mesmo nós, alunos do secundário, estamos um pouco "iludidos" com estes moldes dos exames nacionais... creio que até trazem mais desvantagens do que vantagens...

Tudo de bom para ti e boa sorte!
 

laud3rdale

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24 Junho 2017
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Na minha modesta opinião, isso ia ter um impacto bastante negativo. Porque, se por um lado, traria "justiça" para os que tentaram melhorar notas anteriormente, por outro lado, não se esqueçam que não são só os alunos que já concluíram o secundário que poderiam fazer melhorias. All in all, acho que juntar exames externos com melhorias é só um factor para ajudar a acentuar uma possível subida ou manutenção de notas dos últimos colocados incomportáveis, para a quantidade de candidatos ao ES.

Concordo de certa forma mas estás a esquecer-te que já vai no segundo ano que isto acontece, um segundo ano em que muitas pessoas ou não entram no curso que querem ou vão ter um ano por completo perdido porque não têm a chance de competir com o colinho que estão a dar aos que completam agora o secundário. Dar a chance de melhorias seria a única forma de quem já terminou o secundário de combater o aumento ridículo das médias e se elas aumentarem mais décimas por culpa das melhorias pelo menos toda a gente teve chance de aumentar a sua média enquanto que agora vão uns ao colo e outros deixados puramente para trás sem qualquer opção. Aguardo que alguém faça uma petição.
 
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Ariana_

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Concordo de certa forma mas estás a esquecer-te que já vai no segundo ano que isto acontece, um segundo ano em que muitas pessoas ou não entram no curso que querem ou vão ter um ano por completo perdido porque não têm a chance de competir com o colinho que estão a dar aos que completam agora o secundário. Dar a chance de melhorias seria a única forma de quem já terminou o secundário de combater o aumento ridículo das médias e se elas aumentarem mais décimas por culpa das melhorias pelo menos toda a gente teve chance de aumentar a sua média enquanto que agora vão uns ao colo e outros deixados puramente para trás sem qualquer opção. Aguardo que alguém faça uma petição.
Olá, laud3rale! Na verdade, não estou a esquecer-me e sempre assumi perfeitamente que, se esta decisão for tomada, será o segundo ano em que isto acontece (e em circunstância parecidas, alunos em confinamento e toda a problemática gerada por isso). A minha argumentação aqui sempre prendeu por, na verdade, testar quais seriam os argumentos contra e os argumentos a favor dessa mesma decisão - porque, a dizer verdade, se tiverem de enviar algo para ser discutido na AR, será muito útil que vocês consigam desconstruir argumentos e pensem nas duas perspectivas, para solidificarem os vossos argumentos. Isto é feito quando, numa contra-argumentação, a pessoa não se exalta e não começa a fazer ataques pessoais ou a interpretar mensagens de forma incorrecta, coisa que, pelo 2º ano, acaba por acontecer. (E não leves esta parte do post como sendo um comentário relativamente à tua pessoa, porque é mesmo um comentário geral de situações que tem vindo a acontecer, desde o ano passado).

Vocês têm que contar com a experiência do ano passado e vejam as discussões que os partidos fizeram sobre os exames e os resultados para perceberem que ainda há conceitos que para eles não são suficientemente claros (e que é compreensível, quando eles não estão por dentro deste tipo de assuntos) e que, se querem ser melhor representados, precisam arranjar maneira de esclarecer o que se pode fazer, como fazê-lo e imaginar cenários de contra-argumentação para que possam procurar uma decisão melhor, sem recorrerem a qualquer ataque.

Dito isto, vim aqui deixar um post para acalmar ânimos, se a decisão voltar a ser um sinal negativo para os alunos que iam fazer melhorias e, por outro lado, aproveitei o mesmo para deixar um conjunto de argumentos que poderiam ser ditos numa discussão de uma petição, para testar que tipo de respostas as pessoas dariam. Inclusive, cometi deliberadamente uma contradição nos meus argumentos para perceber se alguém que quisesse fazer uma petição perceberia que há um ponto relevante e que ninguém referiu, porque, mais uma vez, o discurso com argumentos mais de carácter sentimental sobrepõem-se aos argumentos que realmente podem destacar a vossa contra-argumentação à decisão de não existirem melhorias. Relembro que ainda nada foi confirmado, pelo que eu não acho que seja tempo de aguardarem por uma petição, mas que podem começar a preparar terreno para uma. Não levem o apontar de "argumentos sentimentalistas" como um ataque pessoal ou que estamos a desprezar os vossos sentimentos a respeito do assunto. Não é, de todo, isso - eu acho que podem destacar alguns argumentos mais desse carácter, porque reflectem uma parte da situação vivida por estes alunos, só discordo que esta deva ser a base de onde brotam os outros argumentos.

Portanto, para os que podem não ter reparado
: num post inicial, eu argumentei que juntar as melhorias com os exames nacionais não obrigatórios ia dar aso a que a subida das médias fosse mais acentuada. Se é verdade que estipular que os alunos escolhem fazer os exames que querem, não sendo prejudicados nas suas notas internas e podem fazer melhorias é uma forma ideal de, de facto, os alunos terem quase a máxima oportunidade possível para poderem melhorar classificações, por outro lado, demonstrei num post seguinte que as melhorias não têm um impacto gigantesco na nota dos candidatos. Isto foi deliberado.

Para um candidato subir 1 valor, teria de fazer, no exemplo que dei, 4 melhorias a subir 4 valores em cada um desses exames. Não é preciso muito para perceber que estes casos são mesmo incomuns e é muito raro que os alunos vão a exame de melhoria e a sua nota de candidatura vê esse impacto. Logo, se as classificações subirem, dificilmente será com o impacto que os estudantes que foram a melhorias tiveram. Deste modo, as médias subirem descontroladamente por causa das eventuais melhorias não é um argumento absolutamente válido para impedir as melhorias.

Isto é um dos pontos que vocês podem usar na vossa petição e não é a única ponta solta que podem aproveitar. Em momento algum precisei usar algum argumento mais pessoal para dar credibilidade a isto e se conseguirem fazer isto para elaborar a petição, acho que saem melhor servidos. Além disso, não acho justo de todo dizerem que uns vão ao colo e outros não. Os alunos que estão actualmente no 12º ano, só podem subir as notas internas se anularem as disciplinas. As notas deles também não sobem e por isso é que existe uma certa contradição entre fazerem exames não obrigatórios (se fossem obrigatórios, contariam para a média) e melhorias, porque, dando oportunidade de uns poderem melhorar classificações, não podem deixar outros de fora. É um bocado por aí que vai a lógica por detrás desta decisão, entre deixarem desnivelado quem pode e não pode subir notas, preferiram que nenhum subisse notas internas. E esta parece-me ser a grande dificuldade de conseguir contornar, mas estarei disponível para ouvir os vossos argumentos e testar.

Se precisarem de ajuda com a petição, podem sempre contactar-nos com algumas das vossas questões 🤗

Não querendo pronunciar-me muito quanto à questão das melhorias, acho que isto não ajuda nada. De nada te vale argumentar se depois acusas as pessoas de algo que não é verdade: a @Ariana_ não te "pisou"... Simplesmente está a tentar mostrar-te um outro lado da "história"...

Eu vou ingressar este ano no ensino superior e acredita que estas medidas não me beneficiam assim tanto. Mas também tenho consciência que todos nós estamos a atravessar um período menos positivo que não tem permitido fazer aquilo que antes se fazia . Não estou a invalidar aquilo que tu sentes, porque é legítimo. Mas entende também que não és só tu que estás a ser afetado por isto. Mesmo nós, alunos do secundário, estamos um pouco "iludidos" com estes moldes dos exames nacionais... creio que até trazem mais desvantagens do que vantagens...

Tudo de bom para ti e boa sorte!
E já agora, aproveito o post para agradecer ao floater por ter dado o seu lado ☺ Concordo que não há um levar ao colo alunos internos, porque, para uns consegue assegurar notas, mas para outros, fecha-lhes também a oportunidade de subirem a nota com o exame.
 
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Francisco T.

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Olá, laud3rale! Na verdade, não estou a esquecer-me e sempre assumi perfeitamente que, se esta decisão for tomada, será o segundo ano em que isto acontece (e em circunstância parecidas, alunos em confinamento e toda a problemática gerada por isso). A minha argumentação aqui sempre prendeu por, na verdade, testar quais seriam os argumentos contra e os argumentos a favor dessa mesma decisão - porque, a dizer verdade, se tiverem de enviar algo para ser discutido na AR, será muito útil que vocês consigam desconstruir argumentos e pensem nas duas perspectivas, para solidificarem os vossos argumentos. Isto é feito quando, numa contra-argumentação, a pessoa não se exalta e não começa a fazer ataques pessoais ou a interpretar mensagens de forma incorrecta, coisa que, pelo 2º ano, acaba por acontecer. (E não leves esta parte do post como sendo um comentário relativamente à tua pessoa, porque é mesmo um comentário geral de situações que tem vindo a acontecer, desde o ano passado).

Vocês têm que contar com a experiência do ano passado e vejam as discussões que os partidos fizeram sobre os exames e os resultados para perceberem que ainda há conceitos que para eles não são suficientemente claros (e que é compreensível, quando eles não estão por dentro deste tipo de assuntos) e que, se querem ser melhor representados, precisam arranjar maneira de esclarecer o que se pode fazer, como fazê-lo e imaginar cenários de contra-argumentação para que possam procurar uma decisão melhor, sem recorrerem a qualquer ataque.

Dito isto, vim aqui deixar um post para acalmar ânimos, se a decisão voltar a ser um sinal negativo para os alunos que iam fazer melhorias e, por outro lado, aproveitei o mesmo para deixar um conjunto de argumentos que poderiam ser ditos numa discussão de uma petição, para testar que tipo de respostas as pessoas dariam. Inclusive, cometi deliberadamente uma contradição nos meus argumentos para perceber se alguém que quisesse fazer uma petição perceberia que há um ponto relevante e que ninguém referiu, porque, mais uma vez, o discurso com argumentos mais de carácter sentimental sobrepõem-se aos argumentos que realmente podem destacar a vossa contra-argumentação à decisão de não existirem melhorias. Relembro que ainda nada foi confirmado, pelo que eu não acho que seja tempo de aguardarem por uma petição, mas que podem começar a preparar terreno para uma. Não levem o apontar de "argumentos sentimentalistas" como um ataque pessoal ou que estamos a desprezar os vossos sentimentos a respeito do assunto. Não é, de todo, isso - eu acho que podem destacar alguns argumentos mais desse carácter, porque reflectem uma parte da situação vivida por estes alunos, só discordo que esta deva ser a base de onde brotam os outros argumentos.

Portanto, para os que podem não ter reparado
: num post inicial, eu argumentei que juntar as melhorias com os exames nacionais não obrigatórios ia dar aso a que a subida das médias fosse mais acentuada. Se é verdade que estipular que os alunos escolhem fazer os exames que querem, não sendo prejudicados nas suas notas internas e podem fazer melhorias é uma forma ideal de, de facto, os alunos terem quase a máxima oportunidade possível para poderem melhorar classificações, por outro lado, demonstrei num post seguinte que as melhorias não têm um impacto gigantesco na nota dos candidatos. Isto foi deliberado.

Para um candidato subir 1 valor, teria de fazer, no exemplo que dei, 4 melhorias a subir 4 valores em cada um desses exames. Não é preciso muito para perceber que estes casos são mesmo incomuns e é muito raro que os alunos vão a exame de melhoria e a sua nota de candidatura vê esse impacto. Logo, se as classificações subirem, dificilmente será com o impacto que os estudantes que foram a melhorias tiveram. Deste modo, as médias subirem descontroladamente por causa das eventuais melhorias não é um argumento absolutamente válido para impedir as melhorias.

Isto é um dos pontos que vocês podem usar na vossa petição e não é a única ponta solta que podem aproveitar. Em momento algum precisei usar algum argumento mais pessoal para dar credibilidade a isto e se conseguirem fazer isto para elaborar a petição, acho que saem melhor servidos. Além disso, não acho justo de todo dizerem que uns vão ao colo e outros não. Os alunos que estão actualmente no 12º ano, só podem subir as notas internas se anularem as disciplinas. As notas deles também não sobem e por isso é que existe uma certa contradição entre fazerem exames não obrigatórios (se fossem obrigatórios, contariam para a média) e melhorias, porque, dando oportunidade de uns poderem melhorar classificações, não podem deixar outros de fora. É um bocado por aí que vai a lógica por detrás desta decisão, entre deixarem desnivelado quem pode e não pode subir notas, preferiram que nenhum subisse notas internas. E esta parece-me ser a grande dificuldade de conseguir contornar, mas estarei disponível para ouvir os vossos argumentos e testar.

Se precisarem de ajuda com a petição, podem sempre contactar-nos com algumas das vossas questões 🤗


E já agora, aproveito o post para agradecer ao floater por ter dado o seu lado ☺ Concordo que não há um levar ao colo alunos internos, porque, para uns consegue assegurar notas, mas para outros, fecha-lhes também a oportunidade de subirem a nota com o exame.

Bom dia, concordo plenamente com o João!
Ariana, nem que fosse a subida de uma décima já compensava e podia perfeitamente fazer a diferença entre entrar ou não entrar.
 
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Ariana_

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Bom dia, concordo plenamente com o João!
Ariana, nem que fosse a subida de uma décima já compensava e podia perfeitamente fazer a diferença entre entrar ou não entrar.
Bom dia, Francisco. Mas em momento algum eu disse que 1 décima não poderia fazer a diferença entre um ou outro candidato, o que estive a dizer no meu post, se o leste do início ao fim é que isso pode precisamente ser um argumento para as melhorias serem permitidas, mas é difícil justificar por que é que os exames poderiam contar para melhoria, mas para os alunos do 12º ano (ou seja, em princípio, a maioria dos candidatos ao ES) não poderão ver as suas classificações alteradas com os exames, nem 30%, nem nada. A lógica por detrás de um parecer negativo é que, se uns não podem ver as suas notas afectadas pelos exames, os outros também não. Para contornar eventuais desigualdades, a medida adoptada no ano passado foi existir um recálculo, para garantir que nenhum aluno subia a nota interna, mas também que os alunos que desceram em anos anteriores, não sentissem esse desnível.

Claro que o recálculo teve de ser só para os alunos que acabaram o secundário em anos recentes, porque quanto mais distantes os alunos estiverem do ano corrente, mais diferenças os alunos vão encontrar entre o plano de estudos que tinham e os programas actuais desse mesmo plano de estudos. Aliás, por esse motivo é que as melhorias só podem ser feitas dentro de alunos que pertençam ao mesmo programa da disciplina.

Portanto, não acho que se trata de eu discordar de vocês e para mim, "concordar com o João" é um pouco concordar também quando ele faz ataques pessoais e não me parece que isso vá servir de grande argumento quando a petição for discutida na AR 🤷‍♀️
 
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Stellarius

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Bom dia, Francisco. Mas em momento algum eu disse que 1 décima não poderia fazer a diferença entre um ou outro candidato, o que estive a dizer no meu post, se o leste do início ao fim é que isso pode precisamente ser um argumento para as melhorias serem permitidas, mas é difícil justificar por que é que os exames poderiam contar para melhoria, mas para os alunos do 12º ano (ou seja, em princípio, a maioria dos candidatos ao ES) não poderão ver as suas classificações alteradas com os exames, nem 30%, nem nada. A lógica por detrás de um parecer negativo é que, se uns não podem ver as suas notas afectadas pelos exames, os outros também não. Para contornar eventuais desigualdades, a medida adoptada no ano passado foi existir um recálculo, para garantir que nenhum aluno subia a nota interna, mas também que os alunos que desceram em anos anteriores, não sentissem esse desnível.

Claro que o recálculo teve de ser só para os alunos que acabaram o secundário em anos recentes, porque quanto mais distantes os alunos estiverem do ano corrente, mais diferenças os alunos vão encontrar entre o plano de estudos que tinham e os programas actuais desse mesmo plano de estudos. Aliás, por esse motivo é que as melhorias só podem ser feitas dentro de alunos que pertençam ao mesmo programa da disciplina.

Portanto, não acho que se trata de eu discordar de vocês e para mim, "concordar com o João" é um pouco concordar também quando ele faz ataques pessoais e não me parece que isso vá servir de grande argumento quando a petição for discutida na AR 🤷‍♀️
Uma questão (se não te importares :))
Se hoje se confirmarem as tais informações sobre os exames e as medidas permanecerem iguais às do ano passado, tal significa que o recálculo pode eventualmente ser feito do mesmo modo, certo?
 
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Edgar H

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Uma questão (se não te importares :))
Se hoje se confirmarem as tais informações sobre os exames e as medidas permanecerem iguais às do ano passado, tal significa que o recálculo pode eventualmente ser feito do mesmo modo, certo?
Olá.
Sim, provavelmente, irá haver recálculo para os exames realizados em 2019.
 

davis

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Eu não estou aqui para mudar opiniões e ganhar seguidores. Eu estou aqui porque acho que algo está errado e pretendo conectar-me com outros na mesma situação, até porque foi para isto que este grupo foi criado. Apresentei os argumentos que considero ser válidos neste caso. Não percebo a razão de pisar uma pessoa quando ela está em baixo. No entanto agradeço que tenhas a liberdade de o fazer.
Além de vir reforçar a mensagem que ninguém foi "pisado" neste tópico, gostaria só de reforçar que caso alguém avance com a tal petição o Uniarea continuará cá para vos apoiar nisso, independentemente da opinião dos elementos da Equipa.

A petição do ano passado foi criada aqui no fórum, inclusive recebeu inputs da Equipa sobre pontos que deveriam ser tidos em conta, e ajudamos a divulgar nas nossas redes sociais até atingir as assinaturas necessárias para ser discutida na AR.

O Uniarea sempre foi um espaço plural de opiniões e iniciativas, e não é por discordarmos de um determinado ponto de vista (não estou a dizer que é o caso), que vamos silenciar ou desincentivar a sua discussão. Aproveitem esta discussão e os pontos que estão a ser levantados para construírem uma justificação sólida numa eventual nova petição. Tenham em conta que já se fez uma petição com o mesmo objetivo que não foi aprovada. Sugerir mais do mesmo é provável que dê os mesmos resultados.
 

João MMI

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Peço desculpa pela exaltação, especialmente à moderadora Ariana. Abstraio-me frequentemente de dar opiniões online e com a falta de experiência e o nervosismo destas medidas, tomei decisões erradas.
Falando das medidas, alguém sabe se já foram oficializadas? Ou se ainda é só especulação das notícias?
À umas semanas falava-se que a CNAES defendia as mesmas regras do ano passado, mas com melhorias de nota. O que já se sabe sobre os Exames Nacionais deste ano - JPN
Mais uma vez peço desculpa e agradeço a quem ainda se preocupa com este assunto.
 
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Ariana_

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Peço desculpa pela exaltação, especialmente à moderadora Ariana. Abstraio-me frequentemente de dar opiniões online e com a falta de experiência e o nervosismo destas medidas, tomei decisões erradas.
Falando das medidas, alguém sabe se já foram oficializadas? Ou se ainda é só especulação das notícias?
À umas semanas falava-se que a CNAES defendia as mesmas regras do ano passado, mas com melhorias de nota. O que já se sabe sobre os Exames Nacionais deste ano - JPN
Mais uma vez peço desculpa e agradeço a quem ainda se preocupa com este assunto.
Tranquilo da minha parte 🤗

Quanto à tua questão, ainda não há nenhuma informação oficializada, portanto, teremos todos de esperar por saber.
 

Edgar H

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Olá a todos.
Na iminente confirmação de que as melhorias não serão possíveis, eu e a mod @Ariana_ criamos um server no Discord para tentar reunir ideias sobre o que vocês pretendem fazer a seguir, de maneira a tentar reverter a situação. O primeiro passo será sempre a formulação da petição.
Se estiverem interessados, podem juntar-se: Join the Melhorias 2021 Discord Server! 😉.