Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá a todos.
Na iminente confirmação de que as melhorias não serão possíveis, eu e a mod @Ariana_ criamos um server no Discord para tentar reunir ideias sobre o que vocês pretendem fazer a seguir, de maneira a tentar reverter a situação. O primeiro passo será sempre a formulação da petição.
Se estiverem interessados, podem juntar-se: Join the Melhorias 2021 Discord Server! 😉.
Acrescentando ao que o Edgar anuncia aqui: não se sintam intimidados por entrarem no server. Este ainda tem poucas pessoas, mas não se sintam envergonhados por entrarem, ninguém vos vai fazer perguntar nada directamente e só participam da forma que quiserem e se quiserem.

O objectivo deste server é reunirmos os alunos que possamos que queiram uma petição: se estão interessados, será por esta via que vamos organizar-nos e não propriamente aqui pelo fórum. O server conta não só comigo e com o Edgar, mas também estará lá o Davis, sendo que nenhum de nós poderá ser o autor da vossa petição.

Apareçam e convidem colegas vossos que possam estar na mesma situação ☺

• Like
Reactions: davis and Edgar H

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde a todos! 🤗

Para todos aqueles que lutaram pelas melhorias no ano passado, para todos aqueles que continuam a querer usufruir do vosso direito de melhoria (estejam ainda no secundário ou já estejam fora deste). É necessário que as vossas subidas de classificação no exame, se ocorrerem, vejam-se reflectidas nas vossas classificações.

Para tal, criámos uma petição para recuperar as melhorias e para que os alunos possam usufruir dos 30% de subida na CFD, sem que as suas notas possam descer, tal como o Governo planeia e garantindo a habitual equidade entre alunos. Neste sentido, a subida de classificações não pode ser culpabilizada através da limitação das notas dos alunos.

Concordam? Então ide assinar: Contra o congelamento da média interna

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Boa tarde a todos! 🤗

Para todos aqueles que lutaram pelas melhorias no ano passado, para todos aqueles que continuam a querer usufruir do vosso direito de melhoria (estejam ainda no secundário ou já estejam fora deste). É necessário que as vossas subidas de classificação no exame, se ocorrerem, vejam-se reflectidas nas vossas classificações.

Para tal, criámos uma petição para recuperar as melhorias e para que os alunos possam usufruir dos 30% de subida na CFD, sem que as suas notas possam descer, tal como o Governo planeia e garantindo a habitual equidade entre alunos. Neste sentido, a subida de classificações não pode ser culpabilizada através da limitação das notas dos alunos.

Já assinei. E vou divulgar a petição por toda a gente que conheço. 🤞

• Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Já assinei. E vou divulgar a petição por toda a gente que conheço. 🤞
Obrigada! Toda a partilha é de valorizar, especialmente quando andam a circular imensas petições e o objectivo afunila para concentrarmos esforços.

Aproveitando este post para dizer mais um par de coisas: Queremos unir o máximo de pessoas possível, portanto, caso o autor de alguma das petições que circula por aí queira unir esforços, podem sempre contactar-me, a mim ou ao Edgar, que facilmente vos reencaminhamos para um lugar em que poderemos discutir e negociar propostas, se for do vosso interesse.

Aos assinantes, recordo que a qualidade de uma petição não se mede por umas serem mais longas ou mais curtas. A este ponto, não havendo nenhum despacho normativo, não releva para a petição grandes citações de qualquer decreto ou documento legal, neste momento. Assinem a petição que vos parece clara no que está a pedir.

A petição aqui divulgada já entrou em contacto com outros órgãos, para nos certificarmos que captaremos a atenção de alguém, para que nos possam representar na AR da melhor maneira possível. Não pensem que o texto sucinto significa algo incompleto, na verdade tem a mão de várias pessoas por detrás deste processo e não apenas o signatário, a quem agradeço todo o esforço 😉

• Like
Reactions: davis and Edgar H

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Acho a iniciativa excelente, mas, da mesma forma que propuseram que “por uma questão de equidade, é ainda proposto para os alunos dos 11.º ano e 12.º ano, cujos exames dos seus respetivos anos tenham um aproveitamento superior à sua classificação interna final da disciplina, que estes vejam contabilizados o exame nacional nos 30% da sua classificação final da disciplina, de modo a que estes não saiam prejudicados.”; Deveria ser, igualmente, sugerido que as classificações obtidas pelos alunos, que terminaram o ensino secundário no ano transato (2019/2020), e, por isso, foram sujeitos à obrigatoriedade dos exames nacionais, nas disciplinas bienais, sejam ajustadas ao novo contexto. Na medida, em que muitos alunos viram as suas classificações finais internas descerem, devido à influência dos 30%, enquanto, que, os alunos que terminam este ano letivo o ensino secundário não foram obrigados a fazê-lo, e, mesmo que o tenham feito (por PRECISAREM para prova de ingresso), nos casos de descida, tal não foi refletido na sua classificação final. Dando lugar a uma ENORME injustiça visto que muitos de nós nos vamos recandidatar ao ensino superior.
Olá, Maggie Sampaio! Desde já, agradeço a tua resposta e sugestão.

Quem terminou o secundário em 2019/2020 não teve esse efeito nos exames de 2020, de facto, devido às medidas tomadas pelo Governo. Mas dados os resultados dos exames nacionais e o facto do IAVE querer aumentar a dificuldade dos exames, não achamos que seja muito sensato pedir esse recálculo, uma vez que o Governo decidiu que 2020 seria o caso isolado e no qual não pretendemos adicionar coisas que possam provocar um efeito descontrolado do que esse ano significou, a nível geral, não sei se me faço entender. Na verdade, não nos insurgimos quanto a esse recálculo, mas estamos a lutar pelas condições do ano de 2021 e achamos que vão ser precisamente essas as discutidas na AR, daí termos concentrado todos os nossos esforços no ano corrente.

No entanto, tal como existiram recálculos no ano passado, nada impede que o Governo não volte a tomar as mesmas medidas e que essas venham a abranger precisamente os casos que referes, aos quais não nos insurgimos contra. Mas agradeço muito a tua sugestão e isso provavelmente será discutido em reuniões com os partidos, que serão quem fará a nossa representação na AR.

Obrigada, mais uma vez 🤗

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Eng. Física
Instituição
FCT-UNL
Boa tarde a todos! 🤗

Deixem-me ver se entendi bem a medida...Eu tenho planeado fazer só o exame de Matemática A para prova de ingresso.

Se essa medida da petição entrar em vigor, terei de me inscrever no exame de Português, e por exemplo, eu tenho 16 na disciplina, consigo acabar com uma nota inferior a essa por causa dos 30%?

Se não prejudicar, será que posso simplesmente inscrever-me no exame de português e quando chegar ao dia falto ao exame?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Deixem-me ver se entendi bem a medida...Eu tenho planeado fazer só o exame de Matemática A para prova de ingresso.

Se essa medida da petição entrar em vigor, terei de me inscrever no exame de Português, e por exemplo, eu tenho 16 na disciplina, consigo acabar com uma nota inferior a essa por causa dos 30%?

Se não prejudicar, será que posso simplesmente inscrever-me no exame de português e quando chegar ao dia falto ao exame?
Não, o que propomos não invalida a não-obrigatoriedade dos exames. Ou seja, tens a possibilidade de poderes ir a exame e subires a tua nota em 30% a Português e a Matemática, mas se não quiseres ir a Português, simplesmente não te acontece nada e manténs o teu 16. Só te inscreves nos exames que te interessa fazer. E mantemos a medida de que as classificações não descem, simplesmente damos a possibilidade da nota poder subir em 30% por questões de equidade para com as melhorias dos externos e porque defendemos que as oportunidades das notas subirem devem ser dadas e os alunos não devem ser culpabilizados pelo grau de dificuldade de exames de anos anteriores.

Espero ter ficado claro, alguma dúvida que tenham, não hesitem em expor 🤗

• Like
Reactions: fsantos02

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Eng. Física
Instituição
FCT-UNL
Não, o que propomos não invalida a não-obrigatoriedade dos exames. Ou seja, tens a possibilidade de poderes ir a exame e subires a tua nota em 30% a Português e a Matemática, mas se não quiseres ir a Português, simplesmente não te acontece nada e manténs o teu 16. Só te inscreves nos exames que te interessa fazer.
Obrigado pela explicação 🤗

• Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
A questão é que os exames bienais que, efetivamente, provocaram alterações nas classificações finais internas (30%), destas mesmas disciplinas, foram realizados em 2019 e não em 2020.

Portanto, alunos que foram sujeitos a esta situação e se recandidatam ao ensino superior, este ano, não vão estar em pé de igualdade com os alunos que terminam o secundário no presente ano (2020/2021). Pois não só os últimos mencionados não tiveram, numa conjetura de descida (no exame nacional em relação à nota interna), a reflexão da mesma na sua nota interna, ou seja, permaneceu intacta, como ainda estão através desta petição a sugerir que apenas os casos de subida tenham este efeito percentual sobre a nota interna final.

Reconheço, no entanto, que o contrário também se verificou. Isto é, alunos que em 2019 subiram e viram isso refletido na classificação final ao contrário de quem o fez em 2020 (que não foi valorizado). Como tal a injustiça deveria ser colmatada nos dois sentidos e não apenas para alunos que realizaram exames às disciplinas bienais em 2020 e que subiram.
Mas esse recálculo provavelmente será feito, daí não reivindicarmos, porque ocorreria uma situação semelhante à que ocorreu no outro ano, já que a lógica da medida tomada pelo Governo foi e deverá manter-se o "não iremos prejudicar os candidatos até ao ano X", sendo esse ano abrangido pela situação que referes. E esses casos, estando em condições de melhoria por externo têm a possibilidade da melhoria a 100%, que é precisamente o que muitos desses alunos também procuraram, muito para além do recálculo.

Quando defendemos a valorização das notas, estamos a falar relativamente às classificações de 2021 e não das de 2020, ou seja, os alunos de 11º e 12º ano a que nos referimos são os deste ano lectivo, pelo que, quanto a questões de recálculo, aguardamos as reuniões com a comissão. Mas tomamos em consideração o que disseste e faremos questão de comunicar essa parte quando chegarmos às discussões com quem é de responsabilidade. Sempre que tivermos algo a dizer que seja pertinente divulgar, utilizaremos todos os meios para vos certificar que as vossas questões não estão a ser desprezadas.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
“Sempre que tivermos algo a dizer que seja pertinente divulgar, utilizaremos todos os meios para vos certificar que as vossas questões não estão a ser desprezadas.” Tenho a certeza de que esse é e continuará a ser o lema da uniarea, procurei apenas fazer esta troca de ideias, em cenário de debate saudável, com o intuito de garantir que nenhum aluno, mais concretamente “do meu ano (2019/2020)”, saia prejudicado nesta recandidatura.

De qualquer das formas e como referi anteriormente é uma ótima iniciativa e que apoio. Continuação de um bom trabalho.
Fizeste muito bem em contactar, o nosso intuito também é promover o debate saudável, como referes e podermos partilhar as nossas ideias e unir-nos mais a uma defesa da equidade de todos os alunos 💪 Boa sorte!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, malta.
Tal como tem sido falado nos últimos dias, não há melhorias da Classificação Final da Disciplina por exame nacional.
Confirmado pelo Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março.
Artigo 2.º Alteração ao Decreto -Lei n.º 10 -B/2021, de 4 de fevereiro O artigo 5.º do Decreto -Lei n.º 10 -B/2021, de 4 de fevereiro, passa a ter a seguinte redação:
«(...)
Artigo 3.º -C
Avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário
(...)
3 — Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.
4 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, nos casos em que se encontre prevista a realização de exames finais nacionais apenas para apuramento da classificação final do curso para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior, os alunos ficam dispensados da sua realização.
(...)»
Se quiserem tentar contrariar esta decisão, há uma petição a circular no fórum. Contra o congelamento da média interna

• Like
Reactions: davis and Ariana_

tomaspiressss

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2019
Olá eu estou no 12º ano e pretendia melhorar a minha nota interna a fq, este ano o que posso fazer nos exames? e num ano normal como seria? Obrigada.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá eu estou no 12º ano e pretendia melhorar a minha nota interna a fq, este ano o que posso fazer nos exames? e num ano normal como seria? Obrigada.
Olá.
Se não houver melhorias, não podes melhorar a classificação. Num ano "normal", fazias melhoria realizando o exame nacional.