Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

Olá eu estou no 12º ano e pretendia melhorar a minha nota interna a fq, este ano o que posso fazer nos exames? e num ano normal como seria? Obrigada.
Olá eu acho que este ano supostamente já não podes melhorar a não ser que tenhas tido classificação inferior a 10 valores. Num ano normal, e se este ano voltarem as melhorias, conseguias fazer o exame de física e química como externo e a nota que tirares fica a nota interna da disciplina e no caso de ser inferior a tua nota interna ficas sempre com a melhor .
Espero me ter explicado bem 😅

Olá eu acho que este ano supostamente já não podes melhorar a não ser que tenhas tido classificação inferior a 10 valores. Num ano normal, e se este ano voltarem as melhorias, conseguias fazer o exame de física e química como externo e a nota que tirares fica a nota interna da disciplina e no caso de ser inferior a tua nota interna ficas sempre com a melhor .
Espero me ter explicado bem 😅
A rezar para que voltem atrás nisso das melhorias!!!

• Like
Reactions: katherine25
Bem, hoje foram votados as várias propostas dos vários partidos para que se possam realizar melhorias de notas internas através de exames e foram todas aprovadas 😁
Tenho que admitir que estava um pouco receoso que as propostas pudessem ser chumbadas, mas felizmente não foram!!

Estas melhorias que foram aprovadas so se aplicam a pessoas que fazem exames este ano? Ou seja, exames feitos ano passado não podem melhorar a nota?

Estas melhorias que foram aprovadas so se aplicam a pessoas que fazem exames este ano? Ou seja, exames feitos ano passado não podem melhorar a nota?
Olá.
Só se aplicam a quem vai fazer exames, este ano.

Bem, hoje foram votados as várias propostas dos vários partidos para que se possam realizar melhorias de notas internas através de exames e foram todas aprovadas 😁
Tenho que admitir que estava um pouco receoso que as propostas pudessem ser chumbadas, mas felizmente não foram!!
Foi uma luta até ao fim, mas posso dizer que estou muito satisfeita quer com a aprovação, quer com o facto dos partidos terem ouvido medidas que não nasceram dentro dos partidos! 🤗

Olá
Não sei a que ponto percebi bem a medida da retoma de melhorias.
Aplica-se a toda a gente (ensino superior, ensino secundário, pessoas que já não estudavam)?
Se quiser repetir exames que fiz em 2019, como melhoria da nota interna, posso fazê-lo?

Olá
Não sei a que ponto percebi bem a medida da retoma de melhorias.
Aplica-se a toda a gente (ensino superior, ensino secundário, pessoas que já não estudavam)?
Se quiser repetir exames que fiz em 2019, como melhoria da nota interna, posso fazê-lo?
Sim, podes, desde que o programa da disciplina ainda seja o mesmo e o código de exame também.

No entanto, ressalvo que hoje foram aprovados os decretos-lei, ainda falta irem à Comissão (não devem ser alertados, quase de certeza), voltarem a Plenário e serem promulgados, e teremos que aguardar indicações do ME e do JNE sobre como irão proceder quanto às inscrições para as melhorias.
Editado

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: maragoncalves25
Alguém me pode explicar a diferença entre uma melhoria e anular a disciplina?
Anular a disciplina - a nota que tiveres no exame será a tua nota final, seja 20, 11, 7, etc
Melhoria - se tiveste 15 na disciplina e tiveres menos no exame a nota não altera. Se tiveres mais passa a ser a nota do exame

Alguém me pode explicar a diferença entre uma melhoria e anular a disciplina?
A diferença é que, anulando a disciplina, perdes a nota interna (só podes anular disciplinas que ainda não tenhas terminado/estejas a terminar) e o exame conta a 100%, se chumbares no exame, ficas com a disciplina por fazer. Se tirares nota inferior à que tinhas internamente, ficas com essa nota mais baixa. É um risco enorme anular a disciplina e só deve ser feita em situações muito excepcionais. A melhoria através dos exames nacionais não te faz perder a nota interna, simplesmente, nos casos em que a nota do exame seja superior à que tinhas, substitui.

• Like
Reactions: leonardormoreirad
A diferença é que, anulando a disciplina, perdes a nota interna (só podes anular disciplinas que ainda não tenhas terminado/estejas a terminar) e o exame conta a 100%, se chumbares no exame, ficas com a disciplina por fazer. Se tirares nota inferior à que tinhas internamente, ficas com essa nota mais baixa. É um risco enorme anular a disciplina e só deve ser feita em situações muito excepcionais. A melhoria através dos exames nacionais não te faz perder a nota interna, simplesmente, nos casos em que a nota do exame seja superior à que tinhas, substitui.
Caso faça melhoria a fq (tou no 12 e tive 17 de nota interna), e tire 19 no exame, fico com 19 de nota interna? Obrigada.

Boa noite,
Eu acabei o ensino secundário o ano passado.
Com os exames do 11.ºAno a minha nota de Bio passou de 15 a 14 e a de Fq passou de 17 a 16.
Este ano vou me candidatar à faculdade, conta o 14 e 16 ou o 15 e 17? Agora com isto das melhorias fiquei confusa.

Só se pode fazer melhoria a disciplinas concluídas? Por exemplo, tou no 12, a unica forma de melhorar a nota interna caso queira é anulando a disciplina certo? senão, não percebi ainda como funciona

• Like
Reactions: Wraak
Tirando o Uniarea eu não encontrei em mais lado nenhum notícias sobre as melhorias então estou um pouco perdida.
Sou do ensino recorrente, com estas melhorias os exames voltam a contar os 30% do exame?
Terminei matemática o ano passado por exame na 2ª fase, quer dizer que posso fazer melhoria?
Terminei BG em 2015/2016 ou 2016/2017, não me recordo bem, posso fazer melhoria por exame?

Olá! Com o regresso das melhorias, acham que se pode prever uma subida das médias de acesso ao ensino superior?
Olá.
Penso que não, já que nunca são muitos os alunos que fazem melhorias. Na minha opinião, uma hipotética subida das médias poder-se-ia explicar pro causa dos itens de escolha opcional dos exames.

• Love
Reactions: Eu sou a Maria