Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sou do ensino recorrente, com estas melhorias os exames voltam a contar os 30% do exame?
Olá.
No cálculo da CFCEPE? Não, os exames continuam a ser opcionais.
Terminei matemática o ano passado por exame na 2ª fase, quer dizer que posso fazer melhoria?
Sim, podes.
Terminei BG em 2015/2016 ou 2016/2017, não me recordo bem, posso fazer melhoria por exame?
Sim.

• Love
Reactions: Diana Valença

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Tirando o Uniarea eu não encontrei em mais lado nenhum notícias sobre as melhorias então estou um pouco perdida.
Sou do ensino recorrente, com estas melhorias os exames voltam a contar os 30% do exame?
Terminei matemática o ano passado por exame na 2ª fase, quer dizer que posso fazer melhoria?
Terminei BG em 2015/2016 ou 2016/2017, não me recordo bem, posso fazer melhoria por exame?
Não, os exames só contam 30% em caso de subida para alunos que estejam a concluir as disciplinas (ou seja 11º e 12º).
Podes fazer melhoria a Matemática e a BG.
Olá! Com o regresso das melhorias, acham que se pode prever uma subida das médias de acesso ao ensino superior?
Impossível prever isso, uma vez que dependerá dos resultados dos exames nacionais. Se há mais oportunidade dos alunos subirem notas? Teoricamente, sim. Se isso se vai verificar? Não sabemos. Além disso, 2020 foi um ano com exames muito imprevisíveis e desequilibrados, coisa que este ano poderá vir a ter um equilíbrio. É difícil fazer uma previsão, mas tendencialmente, diria que as médias reúnem condições ou para manter, em alguns casos ou, caso subam, sobem proporcionalmente às notas dos alunos. De qualquer das maneiras, esperam-se exames mais equilibrados este ano...

Matrícula
1 Dezembro 2017
Não, os exames só contam 30% em caso de subida para alunos que estejam a concluir as disciplinas (ou seja 11º e 12º).
Podes fazer melhoria a Matemática e a BG.

Impossível prever isso, uma vez que dependerá dos resultados dos exames nacionais. Se há mais oportunidade dos alunos subirem notas? Teoricamente, sim. Se isso se vai verificar? Não sabemos. Além disso, 2020 foi um ano com exames muito imprevisíveis e desequilibrados, coisa que este ano poderá vir a ter um equilíbrio. É difícil fazer uma previsão, mas tendencialmente, diria que as médias reúnem condições ou para manter, em alguns casos ou, caso subam, sobem proporcionalmente às notas dos alunos. De qualquer das maneiras, esperam-se exames mais equilibrados este ano...
Muitíssimo obrigada!

mafaldaaaaaaa

Membro
Matrícula
8 Outubro 2020
Boa noite,
Eu acabei o ensino secundário o ano passado.
Com os exames do 11.ºAno a minha nota de Bio passou de 15 a 14 e a de Fq passou de 17 a 16.
Este ano vou me candidatar à faculdade, conta o 14 e 16 ou o 15 e 17? Agora com isto das melhorias fiquei confusa.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Atenção, as medidas aprovadas hoje não contemplam recálculos, tal como as melhorias pré-pandemia.

Se a Comissão de Acesso ao Ensino Superior não propor os recálculos novamente, as vossas notas contém a componente do exame.

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
No ano de 2019 (estava no 11 ano) fiz um exame a que tive negativa, mas acabei com positiva à disciplina.
Este ano vou fazê-lo novamente. Se tirar um nota melhor no exame do que aquela com que acabei a disciplina, fico com essa classificação?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
No ano de 2019 (estava no 11 ano) fiz um exame a que tive negativa, mas acabei com positiva à disciplina.
Este ano vou fazê-lo novamente. Se tirar um nota melhor no exame do que aquela com que acabei a disciplina, fico com essa classificação?
Olá.
Em princípio, sim.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia, quando é que nós podemos inscrever para a melhoria ?
Olá. Ainda não se sabe.
As proposta ainda estão na Comissão para serem novamente votadas (é o procedimento).
Ainda vai demorar um tempo, até se saber como vai ser.

• Like
Reactions: katherine25
Matrícula
1 Dezembro 2017
Boa tarde. As melhorias da nota interna também se aplicam a alunos que já concluíram as disciplinas, certo? Ou seja, alguém que está no 12º pode melhorar a nota interna de biologia e geologia através do exame nacional, correto? Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Eu sou a Maria
Boa tarde. As melhorias da nota interna também se aplicam a alunos que já concluíram as disciplinas, certo? Ou seja, alguém que está no 12º pode melhorar a nota interna de biologia e geologia através do exame nacional, correto? Obrigada!
Certo. Correto.

• Love
Reactions: Eu sou a Maria

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Matrícula
1 Dezembro 2017
Se for uma disciplina concluída em ano anterior a melhoria é feita a 100%.
A nota que eu tiver no exame será a minha nota final? Independentemente de ser mais baixa ou não? Muito obrigada
Post automatically merged:

Se for uma disciplina concluída em ano anterior a melhoria é feita a 100%.
E já agora, se for uma disciplina concluída há 2 anos, aplica-se o mesmo?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A nota que eu tiver no exame será a minha nota final? Independentemente de ser mais baixa ou não? Muito obrigada
Post automatically merged:

E já agora, se for uma disciplina concluída há 2 anos, aplica-se o mesmo?
Olá.
Só altera se melhorar.
E, sim, mesmo que seja uma disciplina concluída há dois anos.

• Like
Reactions: Eu sou a Maria

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Bem. Eu sei que será algo um tanto ou quanto complicado de se prever, mas acham que, com a possibilidade de se realizar melhorias, iriam abrir novamente as inscrições no geral? Ou então só nos poderíamos mesmo inscrever nos exames de melhorias? É que cheguei à conclusão que também deveria fazer exame de História e se me inscrever agora teria que pagar multa de 25€, e se as inscrições voltassem a abrir no geral provavelmente não teria que pagar esse valor.