Injustiças na atribuição das notas

Matrícula
14 Dezembro 2017
Boas,
Ao longo da minha caminhada num curso profissional fui alvo de muitas injustiças, onde desde já os professores baixavam-me sempre ou quase sempre as notas, umas vezes de propósito pois se calhar tinham algo contra este tipo de ensino e nas outras vezes com a desculpa do comportamento da turma. Sempre fui um aluno empenhado e educado apesar de no 10° ano ter estado um pouco mais desmotivado e indeciso pois também é impossivel nao estar desmotivado quando nos rebaixam as notas. Devido a estas injustiças todas não tenho uma media capaz de ir para a minha universidade de sonho e se eles não me tivessem descontado este tempo todo eu teria uma média boa para o conseguir. E pergunto-me para mim mesmo o que é que os professores ganham em fazer isto a um aluno? Só estragam os sonhos deste.
O que é que eu devo fazer? Pode-se fazer melhorias num curso profissional? Se não der, posso voltar a fazer o ensino secundário noutro sistema de ensino?

gasparilha

Membro
Matrícula
15 Novembro 2018
Se sabes qual é a licenciatura que queres, deves verificar o número de vagas que atribuem aos candidatos que veem dos cursos profissionais. Acontece em todas a suniversidades e institutos. Injustiças há sempre e em todos os níveis de ensino. Boa sorte

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá Davis,
eu já perguntei à escola se seria possível repetir os módulos para desta forma melhorar as notas e a resposta deles foi não. Que num curso profissional não dava para fazer isso.
Dar dá, a tua escola é que não deve permitir. A definição das condições de melhoria de nota nos módulos das disciplinas dos cursos profissionais está enquadrada nos termos do n.º 2 do art.º 37º da Portaria n.º 550-C/2004, de 21 de Maio, em que se estabelece que situações não expressamente contempladas nessa portaria podem ser previstas nos regulamentos internos das escolas. Sugiro que peças à tua escola o regulamento interno do teu curso profissional para ver o que ficou lá definido no que toca a este assunto.

Matrícula
14 Dezembro 2017
Dar dá, a tua escola é que não deve permitir. A definição das condições de melhoria de nota nos módulos das disciplinas dos cursos profissionais está enquadrada nos termos do n.º 2 do art.º 37º da Portaria n.º 550-C/2004, de 21 de Maio, em que se estabelece que situações não expressamente contempladas nessa portaria podem ser previstas nos regulamentos internos das escolas. Sugiro que peças à tua escola o regulamento interno do teu curso profissional para ver o que ficou lá definido no que toca a este assunto.
Ou seja, a escola têm de permitir visto que está no regulamento!?
Vou falar com eles...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja, a escola têm de permitir visto que está no regulamento!?
Vou falar com eles...
Não, o que regulamento diz é que situações não previstas nesse regulamento geral devem ser definidas no regulamento interno da escola, o que é o caso das melhorias.

Matrícula
14 Dezembro 2017
Não, o que regulamento diz é que situações não previstas nesse regulamento geral devem ser definidas no regulamento interno da escola, o que é o caso das melhorias.
Ola Davis,
Já informei-me com a escola sobre as melhorias e o que a direção diz é que "após o lançamento da classificação de um módulo não haverá lugar a melhoria".
Deste modo, posso ir fazer melhorias noutra escola? O que posso fazer?
Estou um bocado à toa!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Já informei-me com a escola sobre as melhorias e o que a direção diz é que "após o lançamento da classificação de um módulo não haverá lugar a melhoria".
E isso está escrito no regulamento da escola?
Deste modo, posso ir fazer melhorias noutra escola? O que posso fazer?
Se isso está efetivamente escrito, pelo menos nessa escola não podes fazer melhorias. Tentar noutra escola, fazendo mudança de escola, pode ser uma alternativa, sim.

Matrícula
14 Dezembro 2017
E isso está escrito no regulamento da escola?

Se isso está efetivamente escrito, pelo menos nessa escola não podes fazer melhorias. Tentar noutra escola, fazendo mudança de escola, pode ser uma alternativa, sim.
Em princípio, irei falar com as escolas cá do concelho para fazer as melhorias.
Nos cursos profissionais não existe prazos quer para melhorias quer para acabar o curso?
As melhorias que pretendo fazer tanto são teóricas, ou seja, todos os cursos profissionais tem essas disciplinas e práticas em que difere de cada curso profissional. A minha duvida é a seguinte: Não posso fazer melhorias numa escola que não tenha o curso em que eu estive, isto para as disciplinas práticas?
Para ir para outra escola tenho que pedir algum documento à escola que estou inserido?
Obrigada pelas respostas.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Nos cursos profissionais não existe prazos quer para melhorias quer para acabar o curso?
Que eu saiba não.
A minha duvida é a seguinte: Não posso fazer melhorias numa escola que não tenha o curso em que eu estive, isto para as disciplinas práticas?
Acho que não, as escolas que vi que deixavam referiam sempre que tinha de ser no mesmo curso.
ara ir para outra escola tenho que pedir algum documento à escola que estou inserido?
Pode ser necessário, sim, mas fala primeiro com a outra escola para saberes se precisam.

Matrícula
14 Dezembro 2017
Que eu saiba não.

Acho que não, as escolas que vi que deixavam referiam sempre que tinha de ser no mesmo curso.

Pode ser necessário, sim, mas fala primeiro com a outra escola para saberes se precisam.
Boas Davis,
Falei com escolas com o mesmo curso cá do concelho e estas dizem que só poderia melhorar as notas na escola onde me encontro e visto que a que me encontro não autoriza penso que não dá para fazer melhorias no meu curso.
Deste modo, que opções tenho? Voltar outra vez para o 10° ano ou existe outro tipo de solução?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Falei com escolas com o mesmo curso cá do concelho e estas dizem que só poderia melhorar as notas na escola onde me encontro e visto que a que me encontro não autoriza penso que não dá para fazer melhorias no meu curso.
Pois, nunca tinha visto uma escola a não permitir melhorar, daí não saber se poderias mudar para outra escola.
Deste modo, que opções tenho? Voltar outra vez para o 10° ano ou existe outro tipo de solução?
Diria que só fazendo outro curso equivalente ao secundário, como os cursos EFA.

Matrícula
14 Dezembro 2017
Pois, nunca tinha visto uma escola a não permitir melhorar, daí não saber se poderias mudar para outra escola.

Diria que só fazendo outro curso equivalente ao secundário, como os cursos EFA.
Mas mesmo tendo o 12°ano poderia voltar ao 10° na área de Línguas e Humanidades, por exemplo?

Matrícula
14 Dezembro 2017
Sim, podias. Nesse caso sugeria que o fizesses no ensino recorrente, que te permitiria fazer em menos tempo.
Ou seja, o ensino recorrente tem quanto tempo de duração? Como funciona o ensino recorrente?
Desculpa estar a chatear e obrigada Davis por estares ajudar nesta etapa difícil.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja, o ensino recorrente tem quanto tempo de duração? Como funciona o ensino recorrente?
Desculpa estar a chatear e obrigada Davis por estares ajudar nesta etapa difícil.
1 a 2 anos. É igual ao regular em termos de currículo, retirando uma disciplina, mas fazes as disciplinas por módulos e tipicamente mais acessível. Existe no regime presencial, com aulas, ou não presencial, em que só vais lá fazer os exames dos módulos.

Matrícula
14 Dezembro 2017
1 a 2 anos. É igual ao regular em termos de currículo, retirando uma disciplina, mas fazes as disciplinas por módulos e tipicamente mais acessível. Existe no regime presencial, com aulas, ou não presencial, em que só vais lá fazer os exames dos módulos.
[/QU
Porreiro. Existe em todas as escolas secundárias? O horário das aulas é normal, certo? Qual é a disciplina que não tem?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Porreiro. Existe em todas as escolas secundárias? O horário das aulas é normal, certo? Qual é a disciplina que não tem?
Não, só algumas têm essa modalidade. O horário é tipicamente pós-laboral. É retirada uma das disciplinas anuais do 12º ano, tens apenas uma em vez de duas.