Inscrição Exames 2021- Dúvida

Mariana_04

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Olá !
Estou no 11º ano , Curso de Línguas e Humanidades com as disciplinas bienais de Geografia A e MACS.
Quando terminar o 12º ano pretendia candidatar-me ao Curso de Direito, nomeadamente a faculdade Clássica de Direito em Lisboa (FDUL).
Para quem entrou na FDUL entrou com que exames? Apenas português e história?

Acham os exames de Geografia A ou Macs fundamentais à entrada na Faculdade de Direito?

Poderá ser na FDUL como na nova.

Obrigada

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá !
Estou no 11º ano , Curso de Línguas e Humanidades com as disciplinas bienais de Geografia A e MACS.
Quando terminar o 12º ano pretendia candidatar-me ao Curso de Direito, nomeadamente a faculdade Clássica de Direito em Lisboa (FDUL).

Acham os exames de Geografia A ou Macs fundamentais à entrada na Faculdade de Direito?

Obrigada
Olá.
A provas de ingresso pedidas pela FDUL são Português e História ou Português é Filosofia. Na Nova, acrescenta a opção de Matemática A e Português.
Visto isto, tanto MACS, como Geografia A, não interessam para conseguires ingressar nestes pares instituição/curso.

• Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá !

Obrigada
Bom dia, Mariana!

Só para dar umas sugestões, com base no que o Edgar te disse. Quando estiveres no 12º ano e fizeres a candidatura ao ES, vais ter 6 Opções de candidatura. Portanto, vais poder candidatar-te a Direito na FDUL, na NOVA e em mais instituições e cursos que queiras. Nesse sentido, acho importante tu pensares que cursos é que te interessariam, além de Direito e selecciones as provas de ingresso que vais fazer este ano de acordo com isso.

Por exemplo, eu diria que vale a pena ires a exame de Filosofia este ano. Não te desce a nota interna e poderá vir a ser uma das tuas provas de ingresso. Mas, caso sintas que fazer 1 só exame este ano pode depois limitar-te no futuro, aconselho a pesquisares um bocadinho as provas de ingresso de outros cursos que possas pensar colocar nas tuas opções de candidatura. Nomeadamente, gostas de algum curso relacionado com línguas? Faz uma prova de ingresso de língua estrangeira, pode dar jeito. Se não fosses candidatar-te só a Direito, interessam-te cursos como Educação Básica? Então convém fazeres a prova de ingresso de MACS.

Alguma dúvida que tenhas, não hesites em vir colocar-nos!

BfG1231

Membro
Matrícula
4 Junho 2018
Curso
Design
Instituição
Universidade de Évora
Bom dia, finalmente consegui aceder ao boletim de inscrição, mas estou com uma dúvida nos ficheiros para entregar.
Do que se trata o "Documento comprovativo das habilitações académicas/Declaração de frequência/Equivalências Estrangeiras"?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia, finalmente consegui aceder ao boletim de inscrição, mas estou com uma dúvida nos ficheiros para entregar.
Do que se trata o "Documento comprovativo das habilitações académicas/Declaração de frequência/Equivalências Estrangeiras"?
Esse campo é para caso 1) vás fazer exames numa escola diferente de onde terminaste o secundário, 2) a declaração de frequência é para caso estejas, por exemplo, no ensino profissional e só termines o curso no Verão e 3) caso tenhas feito algum curso no estrangeiro com equivalência ao ensino secundário português.

• Like
Reactions: BfG1231

BfG1231

Membro
Matrícula
4 Junho 2018
Curso
Design
Instituição
Universidade de Évora
Esse campo é para caso 1) vás fazer exames numa escola diferente de onde terminaste o secundário, 2) a declaração de frequência é para caso estejas, por exemplo, no ensino profissional e só termines o curso no Verão e 3) caso tenhas feito algum curso no estrangeiro com equivalência ao ensino secundário português.
Ahhh ok, muito obrigada!

Tomasrfg

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Boa tarde, tenho dúvida em relação à inscrição nos exames. Portanto, eu já realizei o pedido de senha no site da DGES, tenho obrigatoriamente de anexar esse comprovativo do pedido assinado no portal e no momento da inscrição nos exames ou posso esperar e entregar na secretaria da minha escola?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde, tenho dúvida em relação à inscrição nos exames. Portanto, eu já realizei o pedido de senha no site da DGES, tenho obrigatoriamente de anexar esse comprovativo do pedido assinado no portal e no momento da inscrição nos exames ou posso esperar e entregar na secretaria da minha escola?
Tens de submeter na plataforma PIEPE.

Tomasrfg

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Tens de submeter na plataforma PIEPE.
Obrigado, já agora outra questão e peço desculpa pelo incómodo. Eu estou apenas a fazer Matemática A do 12º ano e sou maior de idade, nessas circunstâncias o único documento que tenho de entregar é mesmo o pedido de senha e depois realizar o pagamento da inscrição quando a escola me contactar certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigado, já agora outra questão e peço desculpa pelo incómodo. Eu estou apenas a fazer Matemática A do 12º ano e sou maior de idade, nessas circunstâncias o único documento que tenho de entregar é mesmo o pedido de senha e depois realizar o pagamento da inscrição quando a escola me contactar certo?
Exactamente, sim.

• Like
Reactions: Tomasrfg

Karla M

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2018
Boa tarde,
Sou maior de idade, e pretendo fazer o exame de economia. Mesmo tendo a disciplina terei de pagar para fazer o exame?

Obrigada
Com os melhores cumprimentos,
Carla

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
Sou maior de idade, e pretendo fazer o exame de economia. Mesmo tendo a disciplina terei de pagar para fazer o exame?

Obrigada
Com os melhores cumprimentos,
Carla
Olá.
Se já não estás abrangida pela escolaridade obrigatória, sim, terás de pagar 3 euros pelo exame nacional.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Eu já me registei na plataforma, mas não consigo inscrever me. Posso fazer outro registo?
Olá.
Em princípio, vai dar erro, devido aos teus dados já estarem registados.
Contacta a escola.

BfG1231

Membro
Matrícula
4 Junho 2018
Curso
Design
Instituição
Universidade de Évora
Boa tarde! Já registei a minha inscrição dos exames nacionais (dia 26/03) e agora está em fase de análise por parte da minha escola. Se alguém já concluiu por completo a inscrição pode-me dizer se demora muito este processo até ao pagamento?
Obrigada!