Inscrição - Exames Nacionais - Melhoria de Nota

AlexB2000

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2023
Boa tarde a todos. Tenho uma dúvida em relação às melhorias.

Eu acabei o secundário em 2016/2017 e este ano pretendo fazer os exames de Português e de Filosofia como Provas de Ingresso para entrar num novo curso. Junto da minha escola, disseram-me que melhoria só podia ser feita no próprio ano do exame e no ano seguinte, e que no PIEPE na inscrição apenas tinha que assinalar as minhas provas como "Sim" no ponto 4.8.

Entretanto, comecei a perceber que a melhoria de diploma de que me tinham falado é que tem um limite temporal e que a melhoria da classificação apenas para efeitos de acesso ao ensino superior do ponto 4.6 é uma coisa diferente. A minha dúvida é:

- Mesmo tendo acabado o secundário em 2016/2017, posso inscrever-me para esta melhoria, colocando "Sim" no 4.6 e "Sim" no 4.8?
- No secundário, só fiz o exame de Português, mas não o de Filosofia. O facto de não ter feito o exame de Filosofia constitui algum obstáculo à possibilidade fazer esta melhoria?

- Mesmo tendo acabado o secundário em 2016/2017, posso inscrever-me para esta melhoria, colocando "Sim" no 4.6 e "Sim" no 4.8?
Olá.
O Programa de Português mudou, por isso a essa disciplina a melhoria pode não ser possível. A Filosofia podes fazer melhoria.
Podes tentar questionar o Júri Nacional de Exames para esclarecer a melhoria a Português.
- No secundário, só fiz o exame de Português, mas não o de Filosofia. O facto de não ter feito o exame de Filosofia constitui algum obstáculo à possibilidade fazer esta melhoria?
Não.

Muito obrigado pela tua ajuda, Edgar. Eu preenchi tal como sugeristes e deixei o de Português como Prova de Ingresso e o de Filosofia como Prova de Ingresso e melhoria. Agora recebi um mail da minha escola a exigir uma retificação: dizem que não posso fazer melhoria a Filosofia, porque já a concluí em 2015 / 2016, mas apenas mencionam o fator temporal; não dizem nada a respeito de mudança de programas.

Há alguma coisa que lhes possa enviar para que me permitam fazer a melhoria? Ou basta expor este argumentário?

Obrigado mais uma vez!

Muito obrigado pela tua ajuda, Edgar. Eu preenchi tal como sugeristes e deixei o de Português como Prova de Ingresso e o de Filosofia como Prova de Ingresso e melhoria. Agora recebi um mail da minha escola a exigir uma retificação: dizem que não posso fazer melhoria a Filosofia, porque já a concluí em 2015 / 2016, mas apenas mencionam o fator temporal; não dizem nada a respeito de mudança de programas.

Há alguma coisa que lhes possa enviar para que me permitam fazer a melhoria? Ou basta expor este argumentário?

Obrigado mais uma vez!
Segundo o ponto 22. do Guia Geral de Exames 2023, o fator temporal não é referido, apenas o código do exame e o programa da disciplina.