Inscrição na bolsa da Dges

samuel.25

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2025
Olá, tenho uma questão acerca da renovação/inscrição da bolsa.
No ano 24/25 eu tive bolsa da dges, e estive inscrito em biologia contudo por problemas médicos eu acabei por no poder concluir o curso e não ter os créditos mínimos para a renovação da bolsa no ano seguinte. Ou seja, neste ano eu acabei por me inscrever em ciências farmacêuticas por opinião de um familiar como eu não podia ir este ano para o que eu de facto queria que era direito, contudo não estou a gostar minimamente do curso e estou a pensar começar a trabalhar e poupar dinheiro meu para o ano seguinte. A minha questão é esta, sendo que eu não tenho bolsa da dges este ano é preciso eu ter créditos minimos para o aproveitamento e assim pedir a bolsa no ano seguinte ou eu posso pedir na mesma como eu não tenho a bolsa neste ano? Obrigado por qualquer ajuda

Solução
No ano 24/25 eu tive bolsa da dges, e estive inscrito em biologia contudo por problemas médicos eu acabei por no poder concluir o curso e não ter os créditos mínimos para a renovação da bolsa no ano seguinte. Ou seja, neste ano eu acabei por me inscrever em ciências farmacêuticas por opinião de um familiar como eu não podia ir este ano para o que eu de facto queria que era direito, contudo não estou a gostar minimamente do curso e estou a pensar começar a trabalhar e poupar dinheiro meu para o ano seguinte. A minha questão é esta, sendo que eu não tenho bolsa da dges este ano é preciso eu ter créditos minimos para o aproveitamento e assim pedir a bolsa no ano seguinte...
No ano 24/25 eu tive bolsa da dges, e estive inscrito em biologia contudo por problemas médicos eu acabei por no poder concluir o curso e não ter os créditos mínimos para a renovação da bolsa no ano seguinte. Ou seja, neste ano eu acabei por me inscrever em ciências farmacêuticas por opinião de um familiar como eu não podia ir este ano para o que eu de facto queria que era direito, contudo não estou a gostar minimamente do curso e estou a pensar começar a trabalhar e poupar dinheiro meu para o ano seguinte. A minha questão é esta, sendo que eu não tenho bolsa da dges este ano é preciso eu ter créditos minimos para o aproveitamento e assim pedir a bolsa no ano seguinte ou eu posso pedir na mesma como eu não tenho a bolsa neste ano? Obrigado por qualquer ajuda
Tens de completar o mínimo de créditos para teres bolsa. Se não conseguires, depois de entrares em Direito, se completares os 36 ECTS mínimos, no ano lectivo seguinte poderás voltar a ter bolsa.

• Like
Reactions: davis
Solução

Tens de completar o mínimo de créditos para teres bolsa. Se não conseguires, depois de entrares em Direito, se completares os 36 ECTS mínimos, no ano lectivo seguinte poderás voltar a ter bolsa.
Antes de mais obrigado pela a resposta, só uma cena, Isso aplica-se tanto a renovação como também a inscrição na bolsa? Mesmo tendo um ano sem bolsa?

Antes de mais obrigado pela a resposta, só uma cena, Isso aplica-se tanto a renovação como também a inscrição na bolsa? Mesmo tendo um ano sem bolsa?
Sim, aplica-se, até porque a bolsa DGES é "uma" por cada ciclo de estudos. Tratando-se de licenciaturas, tens de cumprir o mínimo, mesmo em caso de mudança de curso (salvo raras exceções em que esse mínimo não é exigido por questões devidamente justificadas, como por exemplo, em casos de doença grave; se o teu caso se aplicar, tens de arranjar justificações e relatórios médicos para apresentar).

A meu ver, terás de considerar se este ano conseguirias cumprir esse mínimo; se for possível, faz o esforço, mesmo não sendo o que gostas. Se não conseguires, já sabes de antemão que pelo menos 1 ano lectivo não terás bolsa DGES, pelo que poderás considerar outras opções de rendimento para esse ano lectivo: por exemplo, congelares agora a matrícula e procurares um emprego que te permita ires poupando algum dinheiro para o ano lectivo em que sabes garantidamente que não poderias ter bolsa. Boa sorte!

Alguém me pode ajudar!? Após verificação da minha bolsa de estudo ( fiz renovação automática) o valor da mesma foi diminuído para valor mínimo, pois nos cálculos contaram os meus rendimentos enquanto trabalhadora estudante, sendo que de acordo com a nova lei, podemos ter rendimentos até 14x o salário mínimo que os mesmo não são utilizados para o cálculo da bolsa, já mandei email para a dges com a reclamação mas não obtive resposta, e para além disso este mês ainda não me foi efetuado o pagamento, alguém sabe o que fazer ou já aconteceu a alguém ?

Alguém me pode ajudar!? Após verificação da minha bolsa de estudo ( fiz renovação automática) o valor da mesma foi diminuído para valor mínimo, pois nos cálculos contaram os meus rendimentos enquanto trabalhadora estudante, sendo que de acordo com a nova lei, podemos ter rendimentos até 14x o salário mínimo que os mesmo não são utilizados para o cálculo da bolsa, já mandei email para a dges com a reclamação mas não obtive resposta, e para além disso este mês ainda não me foi efetuado o pagamento, alguém sabe o que fazer ou já aconteceu a alguém ?
O primeiro valor atribuído na renovação automática é sempre o valor mínimo de bolsa, só depois é que sofre acertos quando é homologado o resultado definitivo. Se ainda não actualizaram o valor da bolsa, só poderás reclamar quando vier a atribuição após verificação, antes disso não vão fazer acertos (quando fazem o acerto, depois recebes o valor dos meses em que foste "prejudicada"). Quanto a atrasos no pagamento das bolsas, difere de banco para banco, às vezes demoram uns quantos dias úteis - se para aí no dia 5 não tiveres recebido nada, contacta os SAS.

Sim, mas eu na renovação automática não recebi o valor mínimo, recebi o valor que estava a receber o ano passado ( por volta dos mil e tal euros ) após a verificação é que me baixaram para o valor mínimo, porque lá está contabilizaram os meus rendimentos como trabalhadora estudante…

Sim, mas eu na renovação automática não recebi o valor mínimo, recebi o valor que estava a receber o ano passado ( por volta dos mil e tal euros ) após a verificação é que me baixaram para o valor mínimo, porque lá está contabilizaram os meus rendimentos como trabalhadora estudante…
Tens de formalizar a tua reclamação dentro do prazo, nesse caso. A minha recomendação é apresentares directamente que os valores X estão devidamente declarados enquanto rendimentos de trabalho teus e que estão dentro dos limites para não serem contabilizados de acordo com o Decreto-Lei (indicas qual). Depois é aguardar resposta da decisão.