Inscrição nos Exames Nacionais sem Cartão do Cidadão e sem NIF

Tereza Lima

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2019
Sou brasileira e já providenciei a dupla nacionalidade. Aguardo a conclusão do processo para janeiro/2020.

Moro no Brasil e já concluí o Ensino Médio. Como pretendo cursar Engenharia em Portugal, gostaria de saber:

1) A equivalência em Portugal do Ensino Médio brasileiro irá demorar quanto tempo?

2) Pode ser solicitada a equivalência no Ensino Secundário português enquanto aguardo ser concluído o meu processo de nacionalidade portuguesa, ou seja, enquanto ainda sou apenas brasileira?

3) Posso usar o passaporte brasileiro como documento de identificação na equivalência enquanto ainda não tenho o Cartão do Cidadão?

4) Assim que me tornar portuguesa, solicitarei o Cartão do Cidadão no consulado mas o mesmo é emitido sem o NIF.
Será preciso o NIF para fazer a equivalência?

5) É necessário ter o NIF para poder realizar em fevereiro/2020 a INSCRIÇÃO nas provas nacionais de junho/2020 (Fase 1) ?

6) Pretendo me mudar para Portugal no início de junho/2020.
É possível fazer os as provas (exames nacionais da fase 1) portando apenas o passaporte brasileiro sem ainda possuir o NIF?

Pretendo iniciar em setembro/2020 o curso de Engenharia em Portugal e não posso me mudar antes do início de junho/2020.
Vocês poderiam me ajudar?

• Like
Reactions: isabela Aguiar
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Alteração da inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
V Inscrição nos exames nacionais como aluna externa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
A Inscrição nos exames fora da data Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
leonardormoreirad Dúvida Urgente - Inscrição nos Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
H4TII Ajuda em Inscrição nos Exames Nacionais - Ensino Profissional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
J Inscrição nos Exames Nacionais - correção de erros Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Saragouveia1 Boletim de inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
S Inscrição nos Exames Nacionais e Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Inscrição nos exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Saragouveia1 Boletim de inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Inscrição nos exames nacionais como aluna externa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
2 Problema na inscrição nos exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 32
RicardoMG21 Inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
K Inscrição nos exames - aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Inscrição nos exames nacionais (novamente) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
B Covid-19: Inscrição nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 307
andreia.frndsss Haverá 2ª inscrição para atualizar os exames a que nos propomos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
MarcoAfonso Inscrição nos exames nacionais fora do prazo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Anular inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Fecho das escolas e inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 64
J Perda do recibo Boletim de Inscrição nos Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
EdAhnuc Re-inscrição nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
joao12345 Inscrição nos exames nacionais sem frequentar secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Retificação da inscrição nos exames nacionais - ajuda para esclarecer Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
MILA_95 Inscrição nos exames fora do prazo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 107
M Inscrição nos exames nacionais 2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 262
P Inscrição nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1392
B Existe a possibilidade Inscrição na segunda fase sem ter feito e nem ser do curso da disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Quelra ISCTE Inscrição a unidades curriculares isoladas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
J Realizar inscrição exame da segunda fase sem ter feito da primeira Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Rca8 Inscrição na 2ª fase, tendo anulado disciplina Concurso Nacional e Locais - Público 3
B Inscrição na 2a fase exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Inscrição na 2a fase exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
H Inscrição Para melhoria 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 28
PedroJesus17 Inscrição no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
antoniofreitas Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Inscrição exames como aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M Inscrição ainda não aceite na piepe Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
K Dúvida na inscrição de melhorias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 22
S Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
antoniofreitas inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S inscrição na faculdade/politécnico Concurso Nacional e Locais - Público 4
R Período de Inscrição excecional devido a melhorias. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
sappho Pagamento inscrição a exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
P Anular inscrição do exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D UBI Inscrição online e Alojamento Universidade da Beira Interior 1