Inscrição nos Exames Nacionais

Boa noite, tenho uma pergunta:
-Vou fazer em 2017 dois exames como aluno externo, mas o que me intriga é o de geografia A, fiz o exame em 2015 e não fiquei satisfeito com o resultado e quero fazer melhoria a esse exame, a minha questão é que se posso fazer na primeira fase?
--- Post atualizado ---
-Vou fazer em 2017 dois exames como aluno externo, mas o que me intriga é o de geografia A, fiz o exame em 2015 e não fiquei satisfeito com o resultado e quero fazer melhoria a esse exame, a minha questão é que se posso fazer na primeira fase?

TENS de fazer em 1.ª fase. a 1.ª fase de exames nacionais é obrigatória :)

Bom dia,

Já andei a ler aqui pelo fórum e não encontrei totalmente resposta para as minhas dúvidas.

Conclui o Ensino Secundário em 2009. Para o próximo ano letivo (2017/2018) pretendo entrar para a Universidade e tenciono concorrer através do concurso especial de M23. No entanto já que vou estudar Matemática gostaria de aproveitar e fazer o Exame Nacional, do mesmo, em 2017, isto na minha ideia também servirá para que se algo correr mal no concurso especial de M23 em 2017 poder utilizar o Exame de Matemática para concorrer via concurso normal em 2018.

As minhas questões são as seguintes:

- Posso concorrer através do concurso especial de M23 e fazer o Exame Nacional de Matemática (embora só venha a utilizar este ultimo com prova de ingresso para o ano seguinte caso não entre através de M23) no mesmo ano?

- No ato de inscrição para o exame coloco apenas "Prova de Ingresso"? A nota que tirar no exame de alguma maneira altera as notas com que terminei o Ensino Secundário em 2009?

Obrigado

EDIT:
Estive a investigar mais sobre o assunto e constatei que uma das Condições de Candidatura do M23 é "Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior" contudo se tiver aprovação no exame de Matemática este não é o único necessário para o curso que pretendo, também teria que ter a prova de ingresso de Física e Química A. Portanto apenas fazer o Exame Nacional de Matemática A não iria violar a Condição de Candidatura, correto?

Última edição:
- Posso concorrer através do concurso especial de M23 e fazer o Exame Nacional de Matemática (embora só venha a utilizar este ultimo com prova de ingresso para o ano seguinte caso não entre através de M23) no mesmo ano?
Estive a investigar mais sobre o assunto e constatei que uma das Condições de Candidatura do M23 é "Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior" contudo se tiver aprovação no exame de Matemática este não é o único necessário para o curso que pretendo, também teria que ter a prova de ingresso de Física e Química A. Portanto apenas fazer o Exame Nacional de Matemática A não iria violar a Condição de Candidatura, correto?
Correto.
- No ato de inscrição para o exame coloco apenas "Prova de Ingresso"? A nota que tirar no exame de alguma maneira altera as notas com que terminei o Ensino Secundário em 2009?
Pode alterar, caso o programa da disciplina em causa ainda seja o mesmo:
http://uniarea.com/como-fazer-melhorias-com-os-exames-nacionais/

Bom dia!
No ano letivo passado fui a exame de Física e Química A com 17, e no exame tirei 18, ficando por isso com 17 como nota final à disciplina.
Se me inscrever para o exame este ano como aluna externa e tirar pior nota posso utilizar a nota do ano passado, ou esta fica invalidada?

• Like
Reactions: Leonor Batista
Boa tarde.
Preciso de tirar umas dúvidas, portanto quem estiver disponível, agradeço o apoio.
Eu vou acabar um curso superior este ano e, consoante o futuro que eu tiver, queria começar outro numa área que gosto ainda mais do que aquela que estou a acabar. No entanto, para isso, preciso de me inscrever no exame de Biologia e Geologia, como aluno externo.
Eu gostava de saber:
1. O que conta como média de secundário ainda? Eu sou do tempo em que tive educação física e área de projeto obrigatórias, portanto essas disciplinas ainda contam para a minha média?
2. Como faço para me inscrever no exame?
3. Sou obrigado a inscrever-me na minha escola secundária ou posso inscrever-me em qualquer outra? Caso precise de alguma documentação, o que é preciso para me inscrever noutra escola?
4. Alguém tem conselhos para estudar para BG? O programa da disciplina mudou recentemente ou mantém-se como há 8 anos atrás (quando tive a disciplina)?

Muito obrigado, desde já :)

Boa tarde.
Preciso de tirar umas dúvidas, portanto quem estiver disponível, agradeço o apoio.
Eu vou acabar um curso superior este ano e, consoante o futuro que eu tiver, queria começar outro numa área que gosto ainda mais do que aquela que estou a acabar. No entanto, para isso, preciso de me inscrever no exame de Biologia e Geologia, como aluno externo.
Eu gostava de saber:
1. O que conta como média de secundário ainda? Eu sou do tempo em que tive educação física e área de projeto obrigatórias, portanto essas disciplinas ainda contam para a minha média?
3. Sou obrigado a inscrever-me na minha escola secundária ou posso inscrever-me em qualquer outra? Caso precise de alguma documentação, o que é preciso para me inscrever noutra escola?
4. Alguém tem conselhos para estudar para BG? O programa da disciplina mudou recentemente ou mantém-se como há 8 anos atrás (quando tive a disciplina)?

Olá!

1. Conta para a média aquilo que contava quando acabaste o secundário, ou seja se area de projeto e ed.fisica contava, vai contar na mesma (nada altera)
2. Inscreves-te nas datas previstas numa escola secundária
3.Não és obrigado a inscrever-te na escola em que acabaste o secundário. Podes inscrever-te noutra qualquer.Normalmente acho que pedem o certificado de habilitações mas o diploma do secundário também deve dar .
4. Neste caso não posso ajudar, também tive o programa antigo, visto que recentemente alterou

• Like
Reactions: RF_1992 and davis
Boa tarde.
Eu gostava de saber:

Olá!
4. Neste caso não posso ajudar, também tive o programa antigo, visto que recentemente alterou

O programa de Biologia e Geologia é o mesmo desde 2006 ou 2007 salvo erro, portanto isso não te afetaria, visto que frequentaste a disciplina em 2008.

Por curiosidade, já desde há alguns anos que querem mudar o programa da disciplina, mas como até agora, entre avanços e recuos não houve consenso a 100%, o programa tem-se mantido intacto e não se sabe por quanto tempo...

Boas!

No ano letivo 2015-2016 não consegui entrar na universidade pois não tive média. Como tal terei que refazer o exame de Português. Eu queria saber se, não estando inscrito em nenhuma instituição, pois eu já finalizei o ensino secundário, se terei que fazer alguma coisa fora inscrever-me no exames Nacionais de novo.

Olá @Rui Dias
No ano letivo 2015-2016 não consegui entrar na universidade pois não tive média. Como tal terei que refazer o exame de Português. Eu queria saber se, não estando inscrito em nenhuma instituição, pois eu já finalizei o ensino secundário, se terei que fazer alguma coisa fora inscrever-me no exames Nacionais de novo.
Tens depois de pedir também uma nova ficha ENES e uma nova senha para a candidatura online.

Olá,
concluí o ensino secundário em 2009 e vou inscrever-me para fazer os exames nacionais para Medicina Veterinária. Sei que os exames para entrar são Biologia e Geologia e Física e Química. Porém gostava de saber se é obrigatório que eu faça mais algum dos exames. Ouvi falar que o de português é obrigatório. Agradeço a atenção.

Olá :) alguém pode-me dizer qual é a data em que tenho de fazer a inscrição nos exames nacionais?? Obrigada pela atenção :grimacing::grimacing:

Olá :) O Guia Geral de Exames 2017 ainda não saiu, mas assim que sair terás informações sobre isso aqui no Uniarea. Normalmente as datas de inscrição costumam rondar o final de Fevereiro, inicio de Março mas varia um pouco todos os anos.

Olá :) O Guia Geral de Exames 2017 ainda não saiu, mas assim que sair terás informações sobre isso aqui no Uniarea. Normalmente as datas de inscrição costumam rondar o final de Fevereiro, inicio de Março mas varia um pouco todos os anos.

Aliás, não só no Uniarea, mas também nessa altura irão informar-te à sala as datas e até há de haver um dia e hora específico para a inscrição de cada turma, pelo menos na minha escola é assim :)

• Like
Reactions: davis
Boa tarde. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
1-Fui aluna do ensino secundário alguns anos atrás. No mês dos exames eu estarei noutra cidade, gostaria de saber se podia fazer exames fora do distrito da minha residência, numa outra escola diferente do secundário. Assim evitaria viagens de ida e volta. Tenho dúvidas sobre isso, prefiro confirmar com alguém que saiba ou já possa tenha feito isso eventualmente.
2- Outra dúvida ...os meus exames já perderam a validade. Na altura eu tive um 17 na disciplina de específica (como externa) e fiquei com essa nota no final da disciplina que foi superior à nota que tinha de secundário. A minha dúvida é se eu desta vez tirar um 16, aquela nota "17" ainda se mantém para efeitos de acesso, ou já não contará? Grata a quem me responder.

Olá @BeatrizRita
1-Fui aluna do ensino secundário alguns anos atrás. No mês dos exames eu estarei noutra cidade, gostaria de saber se podia fazer exames fora do distrito da minha residência, numa outra escola diferente do secundário. Assim evitaria viagens de ida e volta. Tenho dúvidas sobre isso, prefiro confirmar com alguém que saiba ou já possa tenha feito isso eventualmente.
Podes, basta que encontres outra escola que te permita realizar lá os exames.
2- Outra dúvida ...os meus exames já perderam a validade. Na altura eu tive um 17 na disciplina de específica (como externa) e fiquei com essa nota no final da disciplina que foi superior à nota que tinha de secundário. A minha dúvida é se eu desta vez tirar um 16, aquela nota "17" ainda se mantém para efeitos de acesso, ou já não contará? Grata a quem me responder.
Se foi também melhoria para efeitos do diploma, mantém-se.

Boa noite!! Já se sabe quais são os dias de inscrição para os exames nacionais?
Quando, onde e como faço a inscrição para entrar num curso de ensino superior(enfermagem veterinária)? Quais sao os passos exatos que tenho que dar?
Obrigada!

Olá @Vanessa silva1996
Já se sabe quais são os dias de inscrição para os exames nacionais?
Ainda não são conhecidas as datas.
Quando, onde e como faço a inscrição para entrar num curso de ensino superior(enfermagem veterinária)? Quais sao os passos exatos que tenho que dar?
Ainda não se sabem datas do concurso de acesso deste ano, mas podes ter uma ideia de como funciona neste artigo:
As 10 coisas que deves prestar atenção na Candidatura ao Ensino Superior | Uniarea