Inscrição nos Exames Nacionais

Yago

Membro Caloiro
Matrícula
24 Fevereiro 2019
Olá @Yago

Precisas disso para a candidatura ao ensino superior. Pelo que sei podes fazer os exames nacionais sem esse processo concluído.
Boa noite, é porque eu vi que no edital do ano passado um dos documentos necessários para a inscrição era:
d) Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente, se o aluno não tiver processo constituído na escola em que se inscreve;
E um outro
e) Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online

Então, primeiro gostaria de saber se para essa candidatura online eu precisaria desses documentos, e se então no ato da inscrição em uma escola eu vou precisar desses documentos também.

Muito obrigado desde já!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
d) Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente, se o aluno não tiver processo constituído na escola em que se inscreve;
E um outro
Isto não é a ficha ENES. É o certificado de habilitações.
e) Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online
Isto é para o pedido da senha para a candidatura online. A ler:
Então, primeiro gostaria de saber se para essa candidatura online eu precisaria desses documentos, e se então no ato da inscrição em uma escola eu vou precisar desses documentos também.

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/guiageralexames2018.pdf
A inscrição para os exames e a candidatura online são coisas separadas. Na inscrição para os exames é só a lista que já consultaste.

Alguém sabe quando sao as inscrições para os exames nacionais?
Ainda não são conhecidas as datas.

Yago

Membro Caloiro
Matrícula
24 Fevereiro 2019
@davis Entendi, muito obrigado pela ajuda!
Uma última pergunta, para a inscrição online no ano passado foi solicitado o cartão de identidade ou bilhete de cidadão. Você saberia dizer se não poderia substituir um desses documentos por passaporte?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Uma última pergunta, para a inscrição online no ano passado foi solicitado o cartão de identidade ou bilhete de cidadão. Você saberia dizer se não poderia substituir um desses documentos por passaporte?
Na falta do BI/CC usas um número interno atribuído pela escola secundária ou Gabinete de Acesso ao Ensino Superior.

Matrícula
3 Abril 2018
Boa noite,

Alguma novidade sobre as inscrições nos exames nacionais parae prova de ingresso ao ensino superior? Que atraso grande, não consigo informações nem de quando serão as inscrições ou qual local da administração perguntar. O DGES diz que não é com ele a informação sobre o período de inscrições, o IAVE não me respondeu meu email, as escolas secundárias não sabem informar. Quem tem essa responsabilidade de divulgar isso? Isso irrita e muito, estou no exterior e preciso comprar passagens aéreas para essas datas, mas não posso, pois não divulgam as datas. É comum esse atraso e ninguém saber de nada? Não tem como pressionar? O estranho é que já estão marcadas as datas de provas, mas as inscrições, não! Por favor, alguém sabe o que está acontecendo?
Obrigada

pedroza

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2015
Este ano o Carnaval acontece mais tarde portanto é lógico que a data de inscrição também seja mais tarde. Se te serve de exemplo, em 2015 o prazo de inscrição foi de 9 a 20 de março

Matrícula
3 Abril 2018
Este ano o Carnaval acontece mais tarde portanto é lógico que a data de inscrição também seja mais tarde. Se te serve de exemplo, em 2015 o prazo de inscrição foi de 9 a 20 de março
Então há chances de só abrirem depois do Carnaval, quero dizer, historicamente são sempre depois do Carnaval é isso? O pior é que nenhum órgão sabe responder ou tem boa vontade em responder de maneira clara, como fizestes. Custava a escola ou DGES explicar isso? Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
É comum esse atraso e ninguém saber de nada? Não tem como pressionar? O estranho é que já estão marcadas as datas de provas, mas as inscrições, não! Por favor, alguém sabe o que está acontecendo?
As inscrições costumam ser divulgadas mesmo em cima do prazo. No ano passado saiu o calendário numa segunda e as inscrições começaram nessa sexta-feira, com a duração de 2 semanas.

• Like
Reactions: Shirley Martins
Matrícula
4 Agosto 2017
Hey, bom dia a todos :)
Este ano irei realizar dois exames nacionais obrigatórios, porém pretendo fazer um terceiro ( Filosofia) para melhorar a nota interna. Já tenho lido algumas coisas sobre isso, mas também recebo algumas informações contraditórias dos professores.
Apenas para melhorar a nota, terei de ir como interno/externo/auto proposto? Uma vez que as datas dos exames não se sobrepõem é possível realizá-los na 1.ª fase?

Marco Esperança

Membro Veterano
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Ciências e Tecnologia - 12.°
Boa tarde @LBlackMoon

Não, tem de sair primeiro o Guia Geral de Exames 2018 que trará o calendário de inscrição e respectivas regras.

Mas já vi que decidiram voltar a aumentar o preço do boletim, passou de 1,75€ para 1,90€. O que considerando que a inscrição é obrigatória para a maioria e a evolução constante do preço nos últimos anos não faz sentido. Em 5 anos o preço duplicou:
  • 2010: 2,15€ (incluía um versão impressa do Guia Geral de Exames)
  • 2011: 1,00€ (só boletim daqui em diante)
  • 2012: 1,00€
  • 2013: 1,00€
  • 2014: 1,00€
  • 2015: 1,35€
  • 2016: 1,40€
  • 2017: 1,75€
  • 2018: 1,90€
Qual foi a inflação do custo do papel e da tinta nos últimos 5 anos mesmo? :rolleyes:
2019: 2,00€

TiagoSantos

Membro Caloiro
Matrícula
13 Setembro 2017
eu estou a acabar o 12º ano num curso efa numa escola fora da minha zona, este curso efa acaba em maio e eu queria saber se posso me inscrever para os exames na minha escola antiga da minha zona ou se sou obrigado a me inscrever nesta escola onde estou a tirar o efa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Master_Slytherin
Apenas para melhorar a nota, terei de ir como interno/externo/auto proposto? Uma vez que as datas dos exames não se sobrepõem é possível realizá-los na 1.ª fase?
Externo = Autoproposto. Sim, fazes na 1ª fase.

Olá @danielamacedo00
Olá! Alguém me pode dizer a data limite da compra do boletim para a 1°fase de exames?
Podes comprar até às vésperas dos exames, dado que podes fazer a inscrição fora do prazo normal com o pagamento de uma multa de 25€.

2019: 2,00€
😐🤦‍♂️

Olá @TiagoSantos
eu estou a acabar o 12º ano num curso efa numa escola fora da minha zona, este curso efa acaba em maio e eu queria saber se posso me inscrever para os exames na minha escola antiga da minha zona ou se sou obrigado a me inscrever nesta escola onde estou a tirar o efa?
Idealmente farias tudo na mesma escola, mas podes fazer os exames nacionais na outra, desde que não te inscrevas também na tua para esse fim.

• Like
Reactions: Marco Esperança

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
É possível ainda haver escolas onde não se vendam o boletim ??? A escola onde me vou inscrever diz que só tem boletins depois do Carnaval, não entendo ...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
É possível ainda haver escolas onde não se vendam o boletim ??? A escola onde me vou inscrever diz que só tem boletins depois do Carnaval, não entendo ...
No ano passado aconteceu o mesmo. Não deixa de ser irónico o Guia que a DGES/JNE só divulgou no dia 27 de Fevereiro diga que o boletim já está a venda nas escolas desde dia 13 de fevereiro!?! 🙄🤦‍♂️

• Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
No ano passado aconteceu o mesmo. Não deixa de ser irónico o Guia que a DGES/JNE só divulgou no dia 27 de Fevereiro diga que o boletim já está a venda nas escolas desde dia 13 de fevereiro!?! 🙄🤦‍♂️
O mais irónico é que quando cheguei à escola afinal já estavam a vender, parece que alguém só queria tratar destes assuntos após o Carnaval 🤔😂 E claro dava mais jeito dizer aos alunos por telefone que só após o Carnaval é que vendiam, há coisas que não se compreendem ...

Alexandra J V Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2019
Boa noite, o ano passado candidatei me a universidade, mas decidi não entrar. Este ano pretendo voltar a fazer o exame de matemática A, e português.
Preciso de alguma coisa especial para fazer a inscrição para os exames? Visto que este ano não estava inscrita para assistir as aulas nem nada.
E também gostava de saber se preciso de pedir uma nova password para me poder candidatar este ano ou a do ano passado serve?
Obrigada!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, o ano passado candidatei me a universidade, mas decidi não entrar. Este ano pretendo voltar a fazer o exame de matemática A, e português.
Preciso de alguma coisa especial para fazer a inscrição para os exames? Visto que este ano não estava inscrita para assistir as aulas nem nada.
E também gostava de saber se preciso de pedir uma nova password para me poder candidatar este ano ou a do ano passado serve?
Obrigada!
Se precisas de alguma coisa em especial, sem ser cartão de cidadão e o boletim, depende da escola. Se te inscreveres na escola em que terminaste o secundário, como têm o teu processo, a inscrição é facilitada. A senha tens de pedir uma nova.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Okay, obrigada! Só mais uma coisa, essa melhoria conta 30 ou 100%? Em caso dos 100%, se a nota do exame fosse inferior à que decidi fazer melhoria, conta a inicial ou é sempre a dos exames?
Como vais concluir a disciplina sem realizares exame como interno a melhoria vai ser sempre a 100%. Ficas sempre com a melhor nota, seja esta a da melhoria ou a do final do ano.

• Like
Reactions: davis