Inscrição para os exames em escolas diferentes

raquelb

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Olá,
No último ano do secundário não passei a matemática A e por isso mudei de curso para humanidades estando neste momento como aluna externa a estudar história a e literatura portuguesa
Mas a minha escola não tem literatura portuguesa. A minha dúvida é se me posso inscrever noutra escola para o exame de literatura e fazer o de historia na minha(???)
Obrigadaa

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá,
No último ano do secundário não passei a matemática A e por isso mudei de curso para humanidades estando neste momento como aluna externa a estudar história a e literatura portuguesa
Mas a minha escola não tem literatura portuguesa. A minha dúvida é se me posso inscrever noutra escola para o exame de literatura e fazer o de historia na minha(???)
Obrigadaa

Podes fazer o exame de literatura na tua escola.

raquelb

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Mas fui informada que não havia essa disciplina na minha escola, logo não deverei poder fazer lá...

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Mas fui informada que não havia essa disciplina na minha escola, logo não deverei poder fazer lá...

Na minha secundária não tínhamos sequer o curso de Artes Visuais e, no entanto, há sempre todos os anos gente que faz lá exames do mesmo (nomeadamente Desenho, HCA e Mat.B) portanto não importa se a tua escola não tem a disciplina, eles só têm que destacar uma sala para fazer o exame e comunicar quantos alunos vão fazer o respetivo exame para receberem a quantidade exata de provas.

• Like
Reactions: Lilly and davis

Joaquim Martins

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2020
Instituição
IPG
A inscrição é sempre na escola em que o aluno se encontra matriculado. Como existe uma bolsa de corretores do agrupamento de Exames, que não necessariamente da Escola de Inscrição , o Agrupamento encontra sempre uma solução para a correcção.

• Like
Reactions: davis

Filipaac

Membro
Matrícula
27 Novembro 2019
Olá,
Obrigadaa
Vou inscrever-me para os exames nacionais numa escola que nunca frequentei (porque já não vivo no mesmo sítio onde terminei o secundário) que é na minha área de residência atual. Para me inscrever nesta escola, para os exames, que documentos tenho que levar? Li que temos que comprovar a nossa morada, posso fazê-lo através de uma carta que recebi à relativamente pouco tempo?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Vou inscrever-me para os exames nacionais numa escola que nunca frequentei (porque já não vivo no mesmo sítio onde terminei o secundário) que é na minha área de residência atual. Para me inscrever nesta escola, para os exames, que documentos tenho que levar? Li que temos que comprovar a nossa morada, posso fazê-lo através de uma carta que recebi à relativamente pouco tempo?
Podes. Além do boletim de inscrição e do cartão de cidadão, tens de levar o certificado de conclusão do secundário e o teu boletim de vacinas.

Joaquim Martins

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2020
Instituição
IPG
Olá, não te podes inscrever em duas escolas. A inscrição é feita na escola que frequentas. Só o Júri nacional de Exames pode autorizar a realização de exames nessas circunstâncias em situações muito especiais.
Post automatically merged:

Olá, não te podes inscrever em duas escolas. A inscrição é feita na escola que frequentas. Só o Júri nacional de Exames pode autorizar a realização de exames nessas circunstâncias em situações muito especiais.

No caso de já teres terminado o Ensino Secundário, sim podes fazer os exames noutra escola.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

No caso de já teres terminado o Ensino Secundário, sim podes fazer os exames noutra escola.
Já acabou o secundário. Não existe o problema de ter de fazer numa escola diferente de onde está inscrita.

joanacalves

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
ola. o boletim de inscrição eu peço na escola em que vá fazer o exame, certo? estou nessa situação de ir fazer a uma escola diferente e queria saber se só tenho que pedir mesmo o certificado de conclusão na minha escola de origem.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
ola. o boletim de inscrição eu peço na escola em que vá fazer o exame, certo? estou nessa situação de ir fazer a uma escola diferente e queria saber se só tenho que pedir mesmo o certificado de conclusão na minha escola de origem.
Olá.
Não, não precisas de boletim, a inscrição é efetuada na plataforma PIEPE.
Sim, o único documento que precisas da escola de origem é o certificado de conclusão do secundário.

• Like
Reactions: joanacalves

Anat

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2021
Pergunta, eu atualmente não estou a residir na minha morada fiscal, e não trabalho no local onde estou a residir , portanto para eu me poder inscrever para o próximo ano nos exames nacionais ( já acabei o secundário) noutra escola senão aquela onde fiz o secundário, teria de apresentar que documentos de comprovação de morada? Documentos como água, luz, etc vêm em nome de um familiar portanto não sei se é válido.

Última edição:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Pergunta, eu atualmente não estou a residir na minha morada fiscal, e não trabalho no local onde estou a residir , portanto para eu me poder inscrever para o próximo ano nos exames nacionais ( já acabei o secundário) noutra escola senão aquela onde fiz o secundário, teria de apresentar que documentos de comprovação de morada? Documentos como água, luz, etc vêm em nome de um familiar portanto não sei se é válido.
Olá.
Um qualquer documento que tenha o teu nome e morada atual. Ou, no caso de ser na zona onde trabalhas, uma declaração da entidade patronal.

Morbia

Membro Caloiro
Matrícula
12 Outubro 2021
Olá,
Eu ja terminei o secundário a uns anos, e foi numa escola profissional. E para o ano queria entrar no ensino superior e estou com algumas dúvidas em relação a candidatura. Pelo que sei, na escola que eu andei não dá para realizar os exames nacionais. Então aonde eu faço os exames? Também li que se não for na escola que se conclui o secundário tem que ser na escola secundária aonde tenho a minha morada fiscal, mas eu aonde moro não há nenhuma escola secundária. Sendo assim, posso escolher qualquer escola secundária para realizar os exames? E como procedo depois ao pedido de atribuição da senha, pois pelo que sei tem quer ser validada pela escola aonde for realizar os exames nacionais. Ou seja, vou ter que entrar em contacto com a escola, antes de fazer o pedido da senha ou depois? Desculpem se a pergunta não fez sentido. 😅

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sendo assim, posso escolher qualquer escola secundária para realizar os exames?
Olá.
Na escola mais perto da tua zona de residência.
Ou seja, vou ter que entrar em contacto com a escola, antes de fazer o pedido da senha ou depois?
Fazes o pedido de senha no site da DGES, imprimes o comprovativo e entregas para ser validado na escola.

Morbia

Membro Caloiro
Matrícula
12 Outubro 2021
Olá.
Na escola mais perto da tua zona de residência.

Fazes o pedido de senha no site da DGES, imprimes o comprovativo e entregas para ser validado na escola.
Muito Obrigada! :) Mas quando se defere a escola, fala em escola secundária? (peço desculpa se a resposta for muito obvia)

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
  • Like
Reactions: Morbia