Inscrições no exame nacional 2019

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Ainda nao sairam as datas para inscriçao nos exames?
Ainda não foram divulgadas, mas não deve faltar muito tempo. É uma questão de estares atento ao site do DGES ou aqui ao site/fórum.

• Like
Reactions: davis
Matrícula
7 Julho 2017
Bom dia.

Gostaria de saber se a inscrição para os exames nacionais de 2019 já iniciou? Eu não estou matriculado numa instituição pública e gostaria de saber para me inscrever como autoproposto. Eu creio que a inscrição seria mais ou menos por volta deste período.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro Veterano
Matrícula
18 Setembro 2018
Bom dia.

Gostaria de saber se a inscrição para os exames nacionais de 2019 já iniciou? Eu não estou matriculado em alguma escola e gostaria de saber para me inscrever como autoproposto. Eu creio que a inscrição seria mais ou menos por volta deste período.
Olá @PauloAlexandre,
as inscrições para os exames nacionais ainda não começaram, aliás ainda nem saíram as datas de inscrição. No entanto, acredito que durante esta próxima semana serão divulgadas essas mesmas datas.

• Like

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ainda não se sabe oficialmente, mas, ao ser igual semelhante ao ano passado ( foi no final de fevereiro), não deve faltar muito para a divulgação das datas. É uma questão de estares atenta aqui ao site e ao site do DGES.

• Like

Vanessinha

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2019
Um pouco estranho ainda nao terem divulgado as datas no ano passado por volta desta altura ja se sabia as datas... este ano vou como aluna externa terei de pagar quanto?

LuisPN

Membro
Matrícula
11 Dezembro 2016
Bom dia, eu só preciso de pedir a ficha enes para me candidatar denovo ao ensino superior, tenho que pagar alguma coisa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Vanessinha
Um pouco estranho ainda nao terem divulgado as datas no ano passado por volta desta altura ja se sabia as datas... este ano vou como aluna externa terei de pagar quanto?
Se os preços se mantiverem (temos de esperar pelo guia 2019 para saber), tens de pagar 10€ por exame mais o impresso de inscrição.

Olá @LuisPN
Bom dia, eu só preciso de pedir a ficha enes para me candidatar denovo ao ensino superior, tenho que pagar alguma coisa?
Tipicamente aconselha-se nos teus casos que o aluno faça a inscrição nos exames nacionais e deixe o campo dos exames nacionais em branco, de forma a que depois possa ser emitida a ficha ENES. No entanto, em anos anteriores conheço imensos alunos que não seguiram esse passo e conseguiram ter acesso à ficha ENES na mesma sem qualquer problema.

• Like
Reactions: LuisPN
Matrícula
7 Julho 2017
Olá @Vanessinha

Se os preços se mantiverem (temos de esperar pelo guia 2019 para saber), tens de pagar 10€ por exame mais o impresso de inscrição.

Olá @LuisPN

Tipicamente aconselha-se nos teus casos que o aluno faça a inscrição nos exames nacionais e deixe o campo dos exames nacionais em branco, de forma a que depois possa ser emitida a ficha ENES. No entanto, em anos anteriores conheço imensos alunos que não seguiram esse passo e conseguiram ter acesso à ficha ENES na mesma sem qualquer problema.

Olá.

O preço varia de escola para escola? Porque na escola onde eu estudei, o preço para a inscrição dos alunos autopropostos era 3€ por cada disciplina...

• Like

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.

O preço varia de escola para escola? Porque na escola onde eu estudei, o preço para a inscrição dos alunos autopropostos era 3€ por cada disciplina...
Olá. Não os preços das inscrições para o exame não variam de escola para escola, constam no Guia nacional de exame e são iguais para todas as escolas. Se se mantiver como o ano passado o preço para melhoria de nota é 10 euros.. Os alunos autropropostos que pagam 3 euros são os alunos que ou não passaram à disciplina na 1ª fase ou que anularam a matricula até ao 5º dia útil do 3º período, resumidamente alunos que ainda não obtiveram aprovação à disciplina.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Não os preços das inscrições para o exame não variam de escola para escola, constam no Guia nacional de exame e são iguais para todas as escolas. Se se mantiver como o ano passado o preço para melhoria de nota é 10 euros.. Os alunos autropropostos que pagam 3 euros são os alunos que ou não passaram à disciplina na 1ª fase ou que anularam a matricula até ao 5º dia útil do 3º período, resumidamente alunos que ainda não obtiveram aprovação à disciplina.
Só para esclarecer que os 3€, para alunos autopropostos, também se aplica para alunos a repetir os exames mas que não fazem a melhoria para efeitos do diploma, mas que podem estar a fazer a melhoria para efeitos de acesso ao superior. Sugiro que leiam este artigo para perceberem completamente o que isto significa:

• Like

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Só para esclarecer que os 3€, para alunos autopropostos, também se aplica para alunos a repetir os exames mas que não fazem a melhoria para efeitos do diploma, mas que podem estar a fazer a melhoria para efeitos de acesso ao superior. Sugiro que leiam este artigo para perceberem completamente o que isto significa:
Então esclareça-me uma coisa nos dois anos que passaram paguei 10 euros por melhoria nos exames quando podia só ter pago 3 euros por cada. Só me interessa entrar no ensino superior, a nota de diploma já era consideravelmente boa se fosse necessária num imprevisto e não teria interesse em melhora-la.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então esclareça-me uma coisa nos dois anos que passaram paguei 10 euros por melhoria nos exames quando podia só ter pago 3 euros por cada. Só me interessa entrar no ensino superior, a nota de diploma já era consideravelmente boa se fosse necessária num imprevisto e não teria interesse em melhora-la.
Como é referido no artigo, esta é a maior confusão que as escolas fazem em matéria de exames/acesso. Inclusive todos os anos algumas cobram aos alunos os 10€/exame em exames em que o aluno nem pode fazer melhoria para efeitos do diploma (explicado no artigo as limitações).

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Como é referido no artigo, esta é a maior confusão que as escolas fazem em matéria de exames/acesso. Inclusive todos os anos algumas cobram aos alunos os 10€/exame em exames em que o aluno nem pode fazer melhoria para efeitos do diploma (explicado no artigo as limitações).
Muito obrigado pelo esclarecimento, pelo menos este ano posso me precaver, apesar de já ter gasto muito dinheiro desnecessariamente.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Muito obrigado pelo esclarecimento, pelo menos este ano posso me precaver, apesar de já ter gasto muito dinheiro desnecessariamente.
Não foste o único. O ano passado a essa situação juntou-se ainda esta, que após a nossa notícia as escolas começaram a devolver o dinheiro aos alunos:

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Não foste o único. O ano passado a essa situação juntou-se ainda esta, que após a nossa notícia as escolas começaram a devolver o dinheiro aos alunos:
Eu lembro-me de ter lido essa notícia, felizmente na minha escola esse erro não aconteceu. Mas por outro lado, a minha escola já me informou mal, este ano, sobre a melhoria de notas a Biologia e a Geologia e a Física e Química. Disseram-me que como já tinha passado 2 anos, a nota interna não se alterava com as repetições que vou fazer este ano ( frequentei os novos programas). Valeu-me aqui o fórum para me esclarecer.

• Like

Jéssica BDuarte

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2017
Olá, boa tarde, ainda não temos informações sobre as datas para inscrição aos exames Nacionais 2019 pois não?? Tenho andado a ver na plataforma da DGES mas não encontro nada relacionado com os exames nacionais