ISCAL Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Olá bom dia, alguém daqui está em Contabilidade e Administração? Eu estive a ver no site e o curso está dividido em três troncos (Contabilidade, Fiscalidade e Gestão e Administração Pública) porquê? Se alguém me poder ajudar agradecia
Olá Daniela,
não sou aluno de contabilidade e administração, mas posso tentar suprir a tua duvida. Então, o curso de contabilidade e administração tem esses 3 troncos, o que te possibilitam a escolha de 1 deles a partir do 2o ano de curso. Isto é, cada a aluno escolhe 1 área/tronco e tem cadeiras correspondentes a cada uma destas áreas e, isto vai permitir que te especializes, não só em contabilidade pura, mas também em contabilidade aplicada a outras áreas abrangentes, como Fiscalidade, somente contabilidade ou até mesmo Gestão, mas tendo sempre por base a contabilidade de 1o ano. A escolha vai variar das ambições profissionais de cada um, mas isso também só decides nas matriculas para o 2o ano e há palestras de apoio para ajudar os alunos a escolher.
Não sei se fui útil, mas qualquer duvida não hesites em dispor.

dm

Olá colegas, o desespero é enorme e este questionário irá impedir a repetição desta cadeira e, consequentemente, a morte súbita de algumas alminhas, inclusive eu. É boring as fuck mas dispensem 2 minutos da vossa vida. Obrigada!

Questionário

Boas Pessoal.

Estou a pensar em tirar licenciatura em contabilidade e administração, através da candidatura de maiores de 23 anos e o meu maior receio é o exame de matemática para candidatar-me e a matemática durante a licenciatura uma vez que tenho matemática I e II. Tirei o curso profissional de técnico de gestão onde só tinha matemática B onde acabei em 2012.

Obrigado

Boas pessoal, irei colocar como primeira opção Comércio e Negócios Internacionais, é das licenciaturas que mais me desperta, gostaria de saber como é o curso, opiniões? E o regime pós-laboral é bom? É o que me coloca mais reticente relatiamente ao curso é não ser diurno

Boa tarde, alguém me poderia explicar como "funcionam" os horários no ISCAL? No meu curso os horários ainda não se encontram disponíveis, mas quando se encontrarem como é que realizo a escolha do horário? Disseram-me que teria que ir ao Portal Académico, e depois como se faz?

Boas, alguém me pode falar um bocado sobre o ISCAL, sobre por exemplo, a possibilidade de arranjar emprego comparativamente a se tirasse um curso numa universidade? se tirar um curso no ISCAL estou em desvantagem comparativamente aos que tiram em universidades?
Obrigado.

Boas, alguém me pode falar um bocado sobre o ISCAL, sobre por exemplo, a possibilidade de arranjar emprego comparativamente a se tirasse um curso numa universidade? se tirar um curso no ISCAL estou em desvantagem comparativamente aos que tiram em universidades?
Obrigado.

Bom dia ,

O ano passado escolhi o ISCAL como minha primeira opção e o que me levou a fazer tal decisão foram os dias abertos das universidades e eventos como a "Futurália", devido á situação atual os alunos que iriam realizar a sua candidatura este ano não beneficiam dos mesmos eventos, por isso, qualquer dúvida em relação á minha experiência e quanto ao curso de contabilidade e administração terei todo o gosto em ajudar :)

Ana Martins.

Olá a todos!
Neste momento estou a pensar em mudar de curso e queria saber o feedback do curso de Gestão no ISCAL. Qualidade de ensino, método de avaliações e ambiente

Boa tarde, eu estava pensar candidatar me a contabilidade e administração no iscal, mas no site apresenta três ramos, da contabilidade, da administração e da fiscalidade. Queria saber que a média de acesso é a mesma para os três ramos?

Olá a todos!
Neste momento estou a pensar em mudar de curso e queria saber o feedback do curso de Gestão no ISCAL. Qualidade de ensino, método de avaliações e ambiente
Boa tarde, Mara.
Sou finalista desse curso e nessa instituição e face às tuas questões:
1- Qualidade de ensino: os cursos de Gestão têm, de uma forma geral, planos de estudo semelhantes. No ISCAL, o primeiro ano corresponde a cadeiras introdutórias e, a partir do segundo ano, existe uma maior predominância das áreas Contabilidade e Finanças. Os professores têm, por norma, muita experiência profissional na área, por isso adaptam regularmente a teoria à prática;
2- Método de avaliações: a avaliação contínua da maioria das cadeiras neste curso é feita por trabalhos individuais/de grupo e testes. Existem geralmente 2-3 momentos de avaliação por semestre, por isso falta de trabalho não é uma questão. O problema é que, por vezes (muitas vezes, vá...) calham 2-3 testes e outros trabalhos todos na mesma semana. Neste curso, é muito frequente que as datas fixadas no início dos semestres para os momentos de avaliação sejam alteradas/adaptadas;
3- Ambiente: as instalações do ISCAL, caso não estejas a par, resumem-se a um prédio de 7 andares no centro de Lisboa. A principal desvantagem é a qualidade das instalações e a inexistência de (mais) espaços livres, como se vê noutras faculdades. Em contrapartida, o facto de ter instalações mais pequenas faz com que as pessoas "sejam mais unidas". De qualquer forma, rapidamente consegues ir ter com outros amigos à Cidade Universitária ou ao Técnico.
Se quiseres obter mais feedback sobre o curso, a escola e comparações face ao mesmo curso noutras instalações, pergunta!
Post automatically merged:

Boa tarde, eu estava pensar candidatar me a contabilidade e administração no iscal, mas no site apresenta três ramos, da contabilidade, da administração e da fiscalidade. Queria saber que a média de acesso é a mesma para os três ramos?
Boa tarde, Carla. A média de acesso para a Licenciatura Contabilidade e Administração pode ser consultada no site da DGES. O primeiro ano é tronco comum e a escolha do ramo faz-se no final do primeiro ano da Licenciatura, por isso não tem em conta a média de acesso do Ensino Secundário.

Última edição:
  • Like
Reactions: Letícia1234
Olá, gostava ir para o curso de gestão de empresas. Sou de coimbra, vale a pena ir para Lisboa para o ISCAL? Ou mais vale continuar em Coimbra?

Olá!
Está quase na altura de nos candidatar-mos ao ensino superior e estou a pensar seriamente em escolher o curso de gestão da ISCAL. No entanto estou com receio quanto a alguns pontos:
- A matemática do curso é muito complicada? (Para alguém de línguas e humanidades)
- Existem muitas dificuldades aquando da entrada no mercado de trabalho?
- Como é a praxe, o que costumam fazer??
- As condições da universidade são boas?
- Existem alguns núcleos dentro da universidade? (ex: Núcleo de Gestão, núcleo de socilitadoria...)
- Como é que é o ambiente? A adaptação é fácil?
- A universidade faculta-nos a possibilidade de fazer voluntariado?

Desculpem tantas perguntas, mas gostava mesmo de saber para ter mais ou menos a noção para o que vou hahaha.
Obrigada e beijinhos!

Olá!
Está quase na altura de nos candidatar-mos ao ensino superior e estou a pensar seriamente em escolher o curso de gestão da ISCAL. No entanto estou com receio quanto a alguns pontos:
- A matemática do curso é muito complicada? (Para alguém de línguas e humanidades)
- Existem muitas dificuldades aquando da entrada no mercado de trabalho?
- Como é a praxe, o que costumam fazer??
- As condições da universidade são boas?
- Existem alguns núcleos dentro da universidade? (ex: Núcleo de Gestão, núcleo de socilitadoria...)
- Como é que é o ambiente? A adaptação é fácil?
- A universidade faculta-nos a possibilidade de fazer voluntariado?

Desculpem tantas perguntas, mas gostava mesmo de saber para ter mais ou menos a noção para o que vou hahaha.
Obrigada e beijinhos!
Olá!
Vou tentar responder por pontos, de acordo com as tuas dúvidas. Sou aluno de Solicitadoria no ISCAL, por isso não te consigo ajudar muito com a 1ª questão, mas conheço casos de pessoas vindas de humanidades que tiveram sucesso, tanto em FINANÇAS, GESTÃO ou CONTABILIDADE.
A entrada no mercado de trabalho é relativamente tranquila. A maioria dos colegas que conheço, facilmente arranjam emprego ou estágios na área. (Boas razões para escolheres o ISCAL)
A praxe é tranquila. Não vais andar aos pinotes nem a fazer flexões e abdominais do estilo comandos do exército e Steven Seagal. São jogos e brincadeiras entre colegas de todos os cursos e de todos os anos. Se não te sentires à vontade para alguma coisa, rejeitas. Eu passei por isso e simplesmente disse não! Ninguém me colocou de parte. Pelo contrário!
Quanto às condições, deves saber que o ISCAL é um prédio. Um prédio estatal já antigo. Não terás condições de topo, como em outras academias, mas não deixa de ter o seu charme ;)
Existem vários núcleos de alunos, por exemplo de solicitadoria, existe um núcleo de antigos alunos que ajuda na integração e intercâmbio de conhecimento. Quanto aos outros cursos, sou um pouco leigo, mas creio haver também.
O ambiente é de um prédio! Todos se conhecem e todos se falam. Estamos confinados a um espaço "pequeno" e temos de lidar todos uns com os outros. Em 4 anos de ISCAL nunca vi um mau ambiente entre colegas, a não ser arrufos normais. Anda sempre tudo bem disposto! A praxe vai ajudar-te a conhecer os colegas do teu ano de todos os cursos, não só do teu. O desporto universitário também ajuda!
Quanto ao voluntariado, há iniciativas impulsionadas pela faculdade, mas creio que o grande impulso tem de partir de quem o quer fazer!
Boa sorte no ingresso e um bem haja!
Post automatically merged:

Olá, gostava ir para o curso de gestão de empresas. Sou de coimbra, vale a pena ir para Lisboa para o ISCAL? Ou mais vale continuar em Coimbra?
Olá!
Essa pergunta é relativa. Tudo depende do que procuras. Se procuras sair do teu conforto que é a tua cidade e vir para a capital, vens para o ISCAL. Caso contrário, as academias de Coimbra são igualmente capazes! O ISCAC é uma óptima casa!
Boa sorte no ingresso e bem haja!

Boa Noite, estava a pensar em candidatar me para o curso de gestão no ISCAL, mas infelizmente por não ser 50/50 não tenho média, então pensei em ir para o pós-laboral de gestão, existe diferença no plano curricular ou nas aulas? Ou é só mesmo o horário? E depois dá para mudar para o Diurno?
Já tentei contactar com a faculdade mas ainda não me responderam, se alguém souber agradecia.

Boa Noite, estava a pensar em candidatar me para o curso de gestão no ISCAL, mas infelizmente por não ser 50/50 não tenho média, então pensei em ir para o pós-laboral de gestão, existe diferença no plano curricular ou nas aulas? Ou é só mesmo o horário? E depois dá para mudar para o Diurno?
Já tentei contactar com a faculdade mas ainda não me responderam, se alguém souber agradecia.
Olá Marta. Em relação à tua questão, a única coisa que muda é o horário. Geralmente até os professores são iguais, mas pode haver professores só de noite ou só de dia, mas as turmas andam sempre +/- juntas no que toca a matéria lecionada. Quanto às trocas, só por permuta direta é que consegues trocar da noite para o dia e vice versa. A ae Ajuda-te nesse sentido, mas dependes sempre de alguém. Claro que nada te proíbe de assitir a aulas de dia, mas atenção que deves ter autorização do professor para evitar pequenos problemas.
Um bem haja!

Olá Marta. Em relação à tua questão, a única coisa que muda é o horário. Geralmente até os professores são iguais, mas pode haver professores só de noite ou só de dia, mas as turmas andam sempre +/- juntas no que toca a matéria lecionada. Quanto às trocas, só por permuta direta é que consegues trocar da noite para o dia e vice versa. A ae Ajuda-te nesse sentido, mas dependes sempre de alguém. Claro que nada te proíbe de assitir a aulas de dia, mas atenção que deves ter autorização do professor para evitar pequenos problemas.
Um bem haja!

Obrigada Diogo pelo esclarecimento
Só mais uma questão, não posso mesmo fazer transferência de turma para o diurno? Já vi faculdades que permitem mas só depois de um ano e tinhas de ter uma certa média, como há sempre pessoas que desistem do curso podia ser possível não sei.

Obrigada Diogo pelo esclarecimento
Só mais uma questão, não posso mesmo fazer transferência de turma para o diurno? Já vi faculdades que permitem mas só depois de um ano e tinhas de ter uma certa média, como há sempre pessoas que desistem do curso podia ser possível não sei.
Eu pessoalmente, nunca vi isso acontecer com colegas que conheço, mas podes sempre tentar falar com os serviços académicos do ISCAL. Tenta ligar para lá no horário afixado no site. É mais rápido e respondem logo a tudo. Às vezes podem ser um bocadinho bruscos contigo ao telefone, mas não te apoquentes!

Eu pessoalmente, nunca vi isso acontecer com colegas que conheço, mas podes sempre tentar falar com os serviços académicos do ISCAL. Tenta ligar para lá no horário afixado no site. É mais rápido e respondem logo a tudo. Às vezes podem ser um bocadinho bruscos contigo ao telefone, mas não te apoquentes!

Sim ando a tentar ligar desde ontem mas sem sucesso, já mandei mail e sou capaz de para a semana, quando estiver em lisboa, ir lá, só espero que algum serviço esteja a funcionar.
Obrigada pela ajuda!