ISSSP Instituto Superior de Serviço Social do Porto

PatriciaGpenname

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2016
Mensagens
10
Porque razão afirma isso? Não estou de modo algum a pôr em causa a veracidade da sua afirmação, apenas lhe peço que fundamente a mesma.

Como descreve o curso a nível de exigência, componente teórica e ligação da mesma às práticas de “terreno”, proximidade entre a comunidade académica (relação professores-alunos, alunos-alunos)?

Poderá, por favor, elaborar uma lista das unidades curriculares relativas ao 1º semestre do 1º ano?

Cumprimentos,

P.G.
 

helloitsme

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2016
Mensagens
3
Boa tarde,

Antes de me matricular no ISSSP, pesquisei sobre as várias instituições de ensino que leccionam Serviço Social.
Após os dados recolhidos , e tendo em conta a qualidade/propinas/localização o ISSSP foi , sem duvida, a melhor opção.
Para mim, uma das qualidades do instituto é proporcionar aos alunos a oportunidade de estagiarem todos os anos do curso.
Relativamente ás unidades curriculares (basta pesquisar no site que as encontra), considero serem uma mais valia para um futuro profissional de Serviço Social.
A relação entre funcionários, alunos, professores é boa ( mas isto são opiniões, claro ).
Posto isto, espero ter sido útil.
 

helloitsme

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2016
Mensagens
3
P.s : Esqueci-me de mencionar que a maioria dos professores são doutorados, e leccionam por exemplo em faculdades como: a FEP e a FLUP.
 

PatriciaGpenname

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2016
Mensagens
10
Agradeço-lhe a informação.
Peço desculpa por lhe fazer esta pergunta de cunho pessoal, mas durante o curso algum professor seu lhe chegou a transmitir a ideia de que um assistente social é um mero executor das políticas sociais em vigor? Um docente meu afirmou que um assistente social tem de ter aptências para gerir recursos, que muitas vezes são insuficientes e dificultam a conduta correta dos profissionais (têm de fazer muito com muito pouco, basicamente)... qual é o espírito, na sua instituição, sobre a profissão de Assistente Social? Quais são os ideais e noções que os docentes transmitem aos alunos sobre o que é ser assistente social?
Pessoalmente, sinto-me confusa face à definição de Serviço Social que é apresentada na minha escola e a posição dos próprios professores: um assistente social deve ser um agente de mudança, mas depois é tido como alvo de condicionalismos brutais...
No ISSSP existe espaço a reflexões sobre as limitações da profissão?
Estive a ver as unidades curriculares (1º semestre do 1º ano) no site e vejo que Introdução à Economia partilha o mesmo número de ECTS que Psicologia do Desenvolvimento 1 (5 ECTS). No ISSSP existe um equilíbrio entre as ciências sociais nucleares ao curso? (por exemplo, sente que o curso não gira em torno de teorias psicológicas, compreendendo, igualmente, conceitos de Micro e Macro Economia, conceitos jurídicos, etc.?)
Cumprimentos,
 
Última edição:

lauF

Membro
Matrícula
23 Julho 2017
Mensagens
41
Alguém aqui que tenha tirado o mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, ou conheça quem o tenha tirado?
 
Matrícula
12 Março 2020
Mensagens
23
lá, boa tarde , até agora estava muito convicta da licenciatura em Serviço social , no entanto tenho vindo a ouvir opiniões sobre a licenciatura em Educação social e agora estou com muitas dúvidas .
O que me vejo a fazer e gostava de fazer é trabalhar com pessoas vitimas de violência domestica, toxicodependentes, crianças abandonadas ... gostava de trabalhar numa associação e ter contacto direto com estes casos .
Pelo que me fui informando , o curso ideal para o meu objectivo seria o de Serviço Social , mas tambem dizem que o curso de educação social é que é indicado para isso e o de serviço social serve mais para trabalhar num gabinete e nao trabalho de campo...
Alguém me pode ajudar e informar sobre os dois cursos , baseando-se no meu objetivo?