IST Instituto Superior Técnico

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
A residência do Técnico é muito boa. Aliás melhorou bastante nos últimos anos.
Será certamente fácil encontrar actuais residentes com disponibilidade para ajudar.
Para este aspecto, e para arranjar quartos, sugiro o grupo da Associação de Estudantes,
não falta por lá é ofertas estes dias.
Boa sorte.

Grupo do FB da Associação de Estudantes
https://www.facebook.com/groups/5494670979/

mariaines22

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2015
Olá a todos! Gostaria de saber o que acham dos cursos do IST, nomeadamente a nível das saidas profissionais e empregabilidade. Quais os cursos que se encontram com maior saída e empregabilidade e quais se encontram com menor.
Desde já obrigada.
Cumprimentos.

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Este ano, em principio, vou entrar no IST mas tenho um pouco de receio (o normal acho eu) pois venho de longe (de Aveiro) para lisboa, sem conhecer bem a cidade. Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre o vosso primeiro ano no técnico? Se é tão exigente como dizem ser, se devo ir as praxes e se elas não sao muito "agressivas" (eu estou a pensar em não participar nas praxes, pois não gosto muito da ideia, mas será que sou muito penalizado por isso ou não?) , se é fácil fazer amigos não conhecendo ninguém, se o pessoal é boa onda...
Além disso, como é que são os professores?

• Like
Reactions: msro

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Este ano, em principio, vou entrar no IST mas tenho um pouco de receio (o normal acho eu) pois venho de longe (de Aveiro) para lisboa, sem conhecer bem a cidade. Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre o vosso primeiro ano no técnico? Se é tão exigente como dizem ser, se devo ir as praxes e se elas não sao muito "agressivas" (eu estou a pensar em não participar nas praxes, pois não gosto muito da ideia, mas será que sou muito penalizado por isso ou não?) , se é fácil fazer amigos não conhecendo ninguém, se o pessoal é boa onda...
Olá! :)
O primeiro ano para mim foi o mais fácil e também o mais difícil. Foi fácil em termos de cadeiras; Difícil por não conhecer ninguém, tempo sempre ocupadíssimo e não sabia estudar lá muito bem. Exigente é, mas dá para fazer na boa (não sei para que curso vais, mas acho que qualquer curso se faz bem, desde que haja dedicação).
A Praxe também depende do curso. Há cursos que estão ligados ao Magnum Consilium Praxis, onde se deve seguir certos aspectos, são bem controladas e organizadas. Outros cursos são independentes, não sei muito bem como funcionam, mas também não é nada demais.
O meu conselho é ires no primeiro dia e ver se gostas; não és penalizado por não ir. Não és obrigado a nada, basta dizer que não queres participar se for mesmo essa a tua intenção. É mais fácil fazer amigos e conhecidos na Praxe, mas também os fazes se não fores.

(editado para dizer que também era contra, até ir o primeiro dia - dia das inscrições - e adorar o espírito. Não é nada do que via por fora :) )

Em relação aos professores, deves ter 2/3 diferentes para cada cadeira (ou sempre o mesmo, também acontece). Professores de aulas teóricas e práticas/laboratórios. Normalmente os professores das práticas são bons, os das teóricas nem sempre, mas talvez tenha a ver com a minha paciência :D

Última edição:
  • Like
Reactions: davis

mariaines22

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2015
Olá @mariaines22

Sugiro que comeces por visitar esta secção do site do IST:
http://oe.tecnico.ulisboa.pt/

já estive a analisar os cursos e fiquei interessada no curso de eng biológica mas não encontrei muita informação exata sobre as saídas profissionais. também ouvi dizer que é um curso que em portugal não tem emprego (reparei também pela % de internacionalizações, no entanto nem é um factor que me assuste nem condicione), qual é a sua opinião? e comparando com o curso de eng mecânica? qual dos dois seria a melhor opção? obrigada!!!!! @davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@mariaines22 olhando só para os números da empregabilidade eu diria para seguires Engenharia Mecânica. No entanto, acho que tens de ir mais a fundo que isso, já que são áreas de trabalho diferentes que te dão acesso a mundos e contextos de trabalho bastantes diferenciados.

Sugeria que explorasses os planos de estudo de cada um dos cursos para perceber os seus conteúdos, e perceber quais te despertam mais interesse. Tenta também perceber quais são os trabalhos que os graduados nessas áreas estão a fazer e quais te chamam mais à atenção. :wink:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis obrigada!!!! é assim "tão" mau em termos de empregabilidade?? :fearscream::fearscream:
mas sim vou analisar ambos!!
Como podes ver no site em cima nem por isso, e mesmo no infocursos qualquer um apresenta uma taxa de desemprego abaixo da média nacional e da média da área, apenas mecânica está um pouco melhor. Mas como disse em cima, acho que deves considerar os números, mas olhar além deles.

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
As disciplinas do 1º ano não são muito difíceis, mas tens de estudar e dá muito jeito ir às aulas, sobretudo às aulas de problemas. Não dá é para estudar para os testes 2 ou 3 dias antes. Não faças é como eu que andei a stressar o 1º semestre todo a pensar que ia chumbar a tudo e acabei por ter mais que 17 a tudo.
Quanto às praxes, vai se quiseres, ninguém te penaliza. Eu não fui e não me aconteceu nada, e sei de muita gente que não foi e andam lá perfeitamente integrados. Eu por acaso não fiz lá grandes amigos mas isso é porque eu não tenho muita paciência para isso. Além disso, no IST há uma coisa que se chama mentorado, em que no dia das matrículas te é atribuído um mentor, aluno mais velho do curso, que está ali para te ajudar e te acompanha ao longo do 1º ano. Também te é atribuído um tutor, um professor do departamento que te acompanha nos primeiros 2 anos. Portanto, como vês não te sintas coagido a participar em praxes se não quiseres.

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Bem devo confessar que fiquei um pouco mais receoso depois da tua explicação eheh, mas isso não quer dizer que não vá lá experimentar, muito pelo contrário. Já agora, só por curiosidade, e já que não encontrei grande pessoal que me possa informar sobre o assunto, dirias que o campus da Alameda e o do Taguspark "funcionam" como duas universidades diferentes? É que estava a pensar ficar alojado perto da Alameda porque pensei que no Taguspark havia as aulas mas era mais ou menos apenas isso que existia lá, sendo que a biblioteca principal e os espaços para estudar, por ex, se encontravam maioritariamente na Alameda.
Obrigado pela atenção :)
Apesar de serem ambas do IST, são campi que funcionam de forma independente. Existe lá biblioteca e espaços para estudar também, além de terem melhores condições pois é um edifício bem mais recente. EGI deve ter as aulas todas dadas lá, pois não existe na Alameda.
A não ser que queiras apanhar o shuttle que liga os dois campi todos os dias (e demora mais de meia hora a chegar a cada um), alojares-te perto do Tagus seria mais fácil, acho eu.

(mudei de tópico porque no da Praxe já seria assunto off-topic :P )

João Avelar

Membro
Matrícula
25 Julho 2015
Olá, eu estou também a pensar candidatar-me ao IST para o curso de Engenharia do Ambiente. Gostaria também de obter informações acerca do curso, nomeadamente, tipos de aulas, o estudo, se é um curso que vale a pena e como é em termos de empregabilidade.

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Boa noite! Tenho duas dúvidas relativas à inscrição e às matrículas no IST:
-Candidatei-me a um curso (EGI) no Taguspark. Dia 7 desloco-me ao campus do Taguspark para fazer a inscrição e tratar da matrícula ou isso é tudo feito na Alameda?
-Disseram-me que, por ainda ter 17 anos, terei que ir com os meus pais porque sou menor e eles têm de assinar uns papéis relativos à minha inscrição na Universidade. Alguém que tenha passado pela mesma situação que me possa dizer se é mesmo preciso? Não estou com grande vontade de andar lá com os meus pais atrás...mas se tiver de ser é assim que é e pronto :)
A inscrição é feita no Tagus. Quando és colocado no Tagus, serás aluno do Tagus e não da Alameda. Apesar de ser tudo do IST, são dois polos diferentes e independentes. No entanto, não sei se em situação excepcional possas fazer a inscrição na Alameda.
E sim, acho que tens que ir com os teus pais. Não passei pela mesma situação, mas uma amiga minha passou numa outra faculdade em Lisboa. Creio que seja igual para todas - os papéis dos Bancos e afins, deve ser mesmo preciso ser um maior de idade a assinar.

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
É preciso é ter uma paciência de aço para os gajos dos bancos...querem sacar dinheiro à força.

• Like
Reactions: Filipe T.

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
É preciso é ter uma paciência de aço para os gajos dos bancos...querem sacar dinheiro à força.
São insuportáveis, mas os cartões da faculdade estão associados a bancos :sweat: E bancos diferentes, ainda por cima.

No dia da minha inscrição falei com 3 bancos diferentes... Chega a ser ridículo.

• Like
Reactions: Armdco

Gonçalo Santos 97

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
Boa noite. Eu estou interessado em ir para Engenharia Eletrotecnica e de Computadores e vou colocar como 1ª opção. O meu único medo é não entrar devido à subida das médias (melhores notas em exames). O que pensei foi pôr como 2ª opção Engenharia Informática e de Computadores e caso não entre em Eletro fazia o 1º ano de Informáfica e depois mudava para Eletrotecnica. É algo possível (tem cadeiras comuns?) e que tenha sentido? Irei acabar por ficar um ano atrasado devido a não ter acabado certas cadeiras que não são comuns?

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Devem ser divulgados mais perto das datas, mas deve andar dentro disto:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt/alunos/matricula-e-inscricao/
  • Os originais e cópias dos documentos submetidos em candidatura online (+ 1 fotocópia do cartão de cidadão ou (em alternativa) 1 fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte).
  • 1 fotocópia do Boletim Individual de Saúde atualizado (páginas de identificação e da vacina antitetânica válida).
É a isto que te referes?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
  • Os originais e cópias dos documentos submetidos em candidatura online (+ 1 fotocópia do cartão de cidadão ou (em alternativa) 1 fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte).
  • 1 fotocópia do Boletim Individual de Saúde atualizado (páginas de identificação e da vacina antitetânica válida).
É a isto que te referes?
Sim, era a isso. Embora seja para os concursos especiais e mestrados, costumam ser esses os documentos base pedidos.

• Like
Reactions: pedrocoelho