Sim, é mais ou menos isso... tudo o que vier à rede é peixe :p
Então aqui vai:
-
Ambiente- No geral, é bastante bom. Na minha opinião, o único problema é que como é um curso muito grande e havendo uma divisão por turmas no 1º. semestre (para facilitar a atribuição de horários, que nos outros semestres é feito por ti), geralmente a malta restringe-se muito ao pessoal da sua turma. Isto leva a que , por exemplo, eu só tenha conhecido certas pessoas do meu curso a meio do 2º. semestre. Para além disto, nada a apontar, todos nos ajudamos bastante (desde o primeiro dia sempre ouvi que ninguém faz o técnico sozinho) e é tudo porreiro uns com os outros. Provavelmente já deves ter ouvido que no técnico são todos muito competitivos, no entanto, da minha experiencia, isso não podia estar mais longe da verdade.
-
Cadeiras- Em termos de dificuldade, o 1.º ano não me pareceu nada demais . Consegues passar a tudo e com notas decentes se dedicares algum tempo. Tem atenção, porque é um grande salto em termos de carga de trabalho (o 12º vai parecer que foram férias) mas só custa um pouco no início. Agora, em detalhe para cada cadeira (assumindo que não há alterações significativas em relação a este ano):
Cálculo I - É aqui que aprendes a integrar. O programa está estruturado para partires do que é um número (tive uma aula em explicaram o porquê de 0<1. Não te assustes com estes contúdos iniciais, só a parte da indução é que sai no teste) e vais "escalando", ou seja, depois sucessões, depois funções reais (limites, continuidade), derivadas, integrais e séries. É muito importante que passes a esta cadeira porque não podes fazer Cálculo II (2º semestre) sem a teres feito primeiro. Tenta fazer os mini-testes com o Prof. Bravo, porque são mais fáceis. Para estudar, eu lia primeiro a teórica, depois fazia exercicios resolvidos, para ver como era o processo de resolução e depois exercicios de teste normais.
Álgebra Linear - É uma disciplina em que o conteudo é bastante abstracto e quase não tem nada a haver com o que deste até hoje, mas que tem infinitas aplicações. Trabalhas muito com vetores, produtos internos e externos e matrizes. Geralmente acontece muito o seguinte: ou és bom a calculo e mau a álgebra ou vice-versa. Para estudar , lia a teórica, fazia as fichas de problemas e por ultimo testes de anos anteriores.
Programação - O nome diz tudo. Não aprendes a programar uma lingua, programas em MatLab, que é um software muito utilizado em engenharia para cálculos. Se tiveres Aplicações Inf. no secundário ajuda. Eu não tive, mas tambem me safei. Se começares a sentir que estás a ficar para trás e que já não percebes nada, vai ao Youtube e vê tutoriais. Dediquei um dia inteiro a isso e fez-me maravilhas. Não tens testes, tens projeto+exame. O projeto usa aquilo que está nos slides, pelo que normalmente há sempre boas notas. No exame vais programar no papel. É importante que saibas muito bem a matéria e que percebas em vez de decorares. Se estiveres bem familiarizado com o software ajuda imenso no exame (tem umas perguntas em que pedem o que aparece no ecrã se correres aquele codigo, sendo avaliado até o sítio onde os numeros aparecem ou a precisão destes. No meu caso havia uma em que perguntavam se aquilo arredondava ou não.)
Química - É pouco mais do que aquilo que aprendes em Química de 12º. É fácil (se estudares), pelo que há sempre vários 18/19. É muito importante que não faltes a nenhuma atividade laboratorial porque depois, se não tiveres a presença na atividade, não podes fazer a pergunta no teste relacionada com a atividade( Um teste para 20 passa logo a um teste para 16). Para estudar lia a teórica, e fazia alguns exercicios da sebenta de problemas. Tenta arranjar testes/ exercicios teóricos resolvidos, para saberes o que tens de dizer nessas perguntas nos testes.
Desenho I - Aprendes a modelar a 3D no computador e a fazer os desenhos técnicos( necessários à produção do que modelaste). Quase não aprendes a modelar nas aulas, isso aprendes vendo no Youtube. Esta foi a única disciplina que comprei o livro, que também usas a Desenho II (2º semestre) A matéria é fácil de compreender, no entanto
TEM MUITO CUIDADO COM ESTA CADEIRA. És avaliado sobretudo num projeto que consiste em pegares em algo que já existe, modelares e fazer alguns desenhos. Estou a dizer para teres cuidado porque o projeto é enorme e por isso deves tentar começar o mais cedo possível para não estares a puxar de diretas nas vésperas da entrega. Tenta fazer no máximo um grupo de 2 pessoas para o prjeto. Estava num grupo de 3 e foi um caos.
Introdução à Engenharia Mecânica- Não tem matéria. Vais ter algumas aulas sobre como gerir o teu tempo e como elaborar artigos científicos. A avaliação é um pequeno trabalho que depois fazes uma apresentação oral. Não a coloques de lado só porque é a que vale menos créditos, mas também não stresses com ela.
-Instalações- São bem boas, tendo em conta que o técnico já é velhinho. Tens imensos espaços para estudar e para comer(não vás ao social, que é a cantina, se não gostares da comida. Tens inúmeros outros sítios onde comes bem melhor e não pagas muito mais.)
E por agaora acho que é tudo. Se quiseres também posso fazer um resumo das cadeiras de 2º semestre. Mais alguma dúvida não tenhas qualquer problema em colocar e desculpa lá esta parede de texto.