IST Instituto Superior Técnico

Boa noite,
Quando tive de comprar um pc também tive de pedir ajuda, porque também não entendia muito do assunto (e continuo sem entender, por isso se alguem me quiser corrigir, força)
Os conselhos que me deram foram:
- Convem ter uma geração recente (8a está óptimo)
- Convem ter SSD, para ter um arranque rapido e tudo mais (esse tem)
- Placas graficas NVIDIA temdem a ser melhores ( esse tem)
e menos importante, mas tambem é importante: ser leve, pois vais andar com ele todos os dias ( isso, esse é mais para o pesado, mas nada de especial)

Por isso, na minha ignorancia, eu diria que pelo preço, sim, esse é um bom pc, mas eu procurava alguem que te desse melhor informaçao que eu ahah

Espero ter ajudado!

Sim ajudaste. Obrigada.

• Like
Reactions: Ines Ramalho
Percebo, mas vai para informática... portanto não me espanta assim tanto usar o linux :sweatsmile:

Hey, uma dúvida, estava agora a fazer as malas para mudar-me ainda no final deste mês e fiquei hesitante quando desdobrei a minha bata de laboratório do secundário. É necessário bata no decorrer da maioria dos cursos do IST? Excluo cursos como Biomédica, Biologia e Química (Engenharias)e indago acerca dos demais cursos.

Hey, uma dúvida, estava agora a fazer as malas para mudar-me ainda no final deste mês e fiquei hesitante quando desdobrei a minha bata de laboratório do secundário. É necessário bata no decorrer da maioria dos cursos do IST? Excluo cursos como Biomédica, Biologia e Química (Engenharias)e indago acerca dos demais cursos.

Leva para quando fizeres massa com atum não te sujares.

Leva para quando fizeres massa com atum não te sujares.

Eventualmente em Quimica vais precisar, sim, mas a maior parte das pessoas acaba por pedir emprestada a malta de outros turnos e a stora vende uma bata descartável por 1€ que podes usar em todas as aulas ... nao é um problema se nao levares, a menos que te sujes a cozinhar, como estava a dizer o Fábio Morais ahah

• Like
Reactions: Rogério Pedro
Alguém sabe o valor monetário a levar para a matrícula?

Não precisas de levar dinheiro. Propinas, taxas de secretaria e seguro são pagas depois por multibanco, ou indo à secretaria. Provavelmente terás direito a uma sandes para o almoço. O único dinheiro que poderás gastar é no Kit Caloiro da AEIST que costuma incluir, entre outras coisas, as quotas desse ano letivo e o bilhete para o arraial do Técnico. O ano passado custou 35€. Este ano ainda não sei valores.

Já não me lembro se tive de pagar qualquer coisa na matrícula, mas leva pelo menos 35€ para o kit de caloiro, que te dá descontos na secção de folhas (eu usei e abusei disto), bilhete para o arraial do técnico (só aqui poupas 15€ e o arraial é do caralho), bilhete para a santa sebenta (uma festa que há logo na primeira semana) e mais umas tralhas que já não me recordo. No dia da inscrição explicam-te isto com mais detalhe, mas na minha opinião vale a pena os 35€ e acho que devias comprá-lo.

Não precisas de levar dinheiro. Propinas, taxas de secretaria e seguro são pagas depois por multibanco, ou indo à secretaria. Provavelmente terás direito a uma sandes para o almoço. O único dinheiro que poderás gastar é no Kit Caloiro da AEIST que costuma incluir, entre outras coisas, as quotas desse ano letivo e o bilhete para o arraial do Técnico. O ano passado custou 35€. Este ano ainda não sei valores.

Respondemos ao mesmo tempo e a falar do kit de caloiro. Acredito que depois disto, ele ficará convencido :tearsofjoy:

no ist podemos escolher o horario / turma em que vamos ficar ou é ao calhas? Se podemos, a escolha é com base de quem chega primeiro?

No 1° semestre é te atribuído automaticamente um horario. Nos semestres seguintes podes sim escolher o que te apetecer. E sim.

• Like
Reactions: Wraak and Alterado
Queria só deixar aqui um link potencialmente útil para alguns dos novos frequentadores da infeliz instituição a que gosto de chamar icht, e ao mesmo tempo manifestar a minha confusão perante as decisões tomadas por quem quer que seja que elabora o calendário:

Calendário Escolar

Confesso que, em comparação com os dois anos passados, este me parece um calendário bastante estranho, pelos dias de início e fim das épocas de exames, além da redução das férias interrupções lectivas do Natal e entre os semestres...