IST Instituto Superior Técnico

Queria só deixar aqui um link potencialmente útil para alguns dos novos frequentadores da infeliz instituição a que gosto de chamar icht, e ao mesmo tempo manifestar a minha confusão perante as decisões tomadas por quem quer que seja que elabora o calendário:

Calendário Escolar

Confesso que, em comparação com os dois anos passados, este me parece um calendário bastante estranho, pelos dias de início e fim das épocas de exames, além da redução das férias interrupções lectivas do Natal e entre os semestres...

Pelo que consta, a opção da extensão da época de exames serviu para reduzir a probabilidade de sobreposição de exames... Todos os anos há muita gente que se queixa.

A sobreposição de exames é muito frequente a quem leva um percurso dito 'regular', sem cadeiras em atraso e etc?

Se por sobreposição entenderes dois exames no mesmo dia, não, isso não costuma acontecer com cadeiras do mesmo ano (na licenciatura). Se for 5 exames numa semana, sim acontece.

• Like
Reactions: Rogério Pedro
Pessoal, é o seguinte: quando começa a dita 'praxe' no IST? É logo na semana de acolhimento (10 a 14 de set) ou na primeira semana de aulas (a partir de 17 set)?

Primeira semana de aulas, mas no dia das inscrições é possível que estejam presentes comissões de praxe também.

Queria só deixar aqui um link potencialmente útil para alguns dos novos frequentadores da infeliz instituição a que gosto de chamar icht, e ao mesmo tempo manifestar a minha confusão perante as decisões tomadas por quem quer que seja que elabora o calendário:

Calendário Escolar

Confesso que, em comparação com os dois anos passados, este me parece um calendário bastante estranho, pelos dias de início e fim das épocas de exames, além da redução das férias interrupções lectivas do Natal e entre os semestres...

Tive a ver o calendario do ano passado e os testes marcados pelos professores, e nao respeitam a epoca estipulada. Isto é normal ou estou a ver mal?
O caso que vi tinha 3 testes que sao usados para a classificaçao sendo que o ultimo deles vale 50% da nota final. Nenhum deles calhava na epoca normal de exames.

A sobreposição de exames é muito frequente a quem leva um percurso dito 'regular', sem cadeiras em atraso e etc?

Em licenciatura não. Em mestrado, depende. Por exemplo, em MEEC não há cadeiras obrigatórias (apenas escolhes áreas e depois tens de escolher cadeiras dentro dessas áreas obedecendo a certos critérios) o que leva a que possas ter sobreposições de exames das cadeiras que escolheres (conheço vários casos).

Alguém me sabe dizer quais são os livros obrigatórios para o 1º ano de Aeroespacial e onde fica um sítio de cópias barato e com morais flexíveis perto do técnico?

Alguém me sabe dizer quais são os livros obrigatórios para o 1º ano de Aeroespacial e onde fica um sítio de cópias barato e com morais flexíveis perto do técnico?
Olá :)
Os livros aconselhados para cada cadeira estão no site do técnico. Em cada cadeira tens uma secção que é BIBLIOGRAFIA, ai podes ver todos os livros aconselhados pelos professores. Regra geral, não vais precisar de quase nenhum livro dessa lista. Muitos professores têm o seu próprio livro e seguem-se por ele.
O meu conselho é para não comprares nada agora, não vale mesmo a pena. Em Aero vai ter colegas mais velhos que te vão dar os livros deles, para além de que cada curso costuma ter um Dropbox em que estão lá todas as sebentas e fichas que precisas para depois fotocopiares se quiseres.
As fotocópias mais baratas que conheço são mesmo as tiradas no Técnico, na secção de folhas (depois vais saber onde é).
Espero que tenha ajudado :D

E eles aí não se importam de tirar cópias a material com direitos de autor?

Importam-se, não podes tirar cópias de livros lá.
Eu pessoalmente não gosto de fotocópias, prefiro PDFs (vejo mal e por isso com o PDF consigo ler melhor) e como a maioria dos livros é em Inglês, safo-me assim :P
Há no entanto um sítio muito perto do IST, na direção de Arroios, que a malta chama "os indianos" que têm praticamente os PDFs de todos os livros usados no IST e onde te fotocopiam e encadernam por um preço muito acessível. A maioria do pessoal vai lá. Provavelmente o teu mentor vai-te falar desse sítio, mas se não falar pede-lhe que ele deve ir lá contigo na boa.

• Like
Reactions: Kyle Hyde
Segunda-feira pergunta ao teu mentor quando fores fazer a inscrição. Obrigatório não há nada, há é bibliografia recomendada. Primeira ano, os mais importantes que me lembro assim de repente são o Damas para programação e o livro de Desenho.

• Like
Reactions: Kyle Hyde
Malta, é obrigatório eu matricular-me no meu curso no dia recomendando no site do IST ou posso matricular-me noutro dia nesta semana de matrículas ?

Tal como disseste é só um dia recomendado, portanto não é obrigatório. Podes fazer em qualquer outro dia da semana.

Malta, é obrigatório eu matricular-me no meu curso no dia recomendando no site do IST ou posso matricular-me noutro dia nesta semana de matrículas ?

É assim, obrigatório não é, mas é muito recomendado! Primeiro que terás um mentor atribuído neste dia e se fores num dia que não o do teu curso este mentor será de outro curso o que não te faz jeito nenhum. Depois por norma os alunos do mesmo curso ficam com a comissão de praxe até as tais apresentações que falaste e isso é bom porque já vais conhecendo novas caras e pessoas, e vês também quem são os outros caloiros

É assim, obrigatório não é, mas é muito recomendado! Primeiro que terás um mentor atribuído neste dia e se fores num dia que não o do teu curso este mentor será de outro curso o que não te faz jeito nenhum. Depois por norma os alunos do mesmo curso ficam com a comissão de praxe até as tais apresentações que falaste e isso é bom porque já vais conhecendo novas caras e pessoas, e vês também quem são os outros caloiros

E a atribuição do mentor é feita de manhã ou à tarde ? Porque eu talvez consiga ir de manhã nesse dia, no entanto à tarde não consigo...