IST Instituto Superior Técnico

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Curso
Procrastination PhD
Instituição
ADIV AD EDADISREVINU
Eu paguei a taxa de secretariado, seguro escolar e a propina (163,47 (primeira prestação)) no dia 13 e ainda hoje não me aparece nada no fénix, continuam a aparecer como dívidas e não atualizou o status nem nada...

• Like
Reactions: Wraak and Alterado

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Quando é que "mudas de vida"? :p
Daqui a cerca de três anos, suponho. :innocent:

Pois, tenho que ponderar então...
Não deixes que as minhas palavras te assustem. Se MEFT é mesmo o que queres, acho que conseguirás aguentá-lo; não garanto que seja uma experiência intrinsecamente agradável, mas creio que é suportável com a motivação certa.

Matrícula
30 Maio 2018
Voces precisaram de comprar todos os livros (principais) que os profs. poem lá?
Em principio os livros que os profs. manda para a reprografia ainda compro porque sao baratos, mas aqueles de 30€ acham que sao precisos?

Tenho uma cadeira que o prof disse que ia por slides de um livro principal e tal mas convinha tambem termos. Eu consigo encontrar uma ediçao anterior desse livro em pdf, e na pagina da disciplina tem la um livro na bibliografia marcado como principal feito pelo prof e que é gratis. Sera que vale a pena comprar este livro (ate porque a cadeira e programaçao e acho que muito daquilo esta na net)?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Voces precisaram de comprar todos os livros (principais) que os profs. poem lá?
Em principio os livros que os profs. manda para a reprografia ainda compro porque sao baratos, mas aqueles de 30€ acham que sao precisos?
Não, de todo. Se o fizeres, e comprares as últimas versões originais, gastas facilmente +500€/semestre. Cheguei a comprar alguns originais, lembro-me do de Termodinâmica que ainda me ficou caro (~70€), mas não compres nada sem falar com alunos mais velhos. Pergunta-lhes o que é que é efetivamente útil comprares.

• Like
Reactions: Alterado

Kyle Hyde

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2018
O meu mentor não sabe onde fica os indianos, alguém pode me dizer como é que se chama a loja mesmo e quanto cobram a impressão de um livro por página?

zequico

Membro
Matrícula
10 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias - 12° ano
Daqui a cerca de três anos, suponho. :innocent:

Não deixes que as minhas palavras te assustem. Se MEFT é mesmo o que queres, acho que conseguirás aguentá-lo; não garanto que seja uma experiência intrinsecamente agradável, mas creio que é suportável com a motivação certa.
O problema é que não sei exatamente o que é que quero🤷. Daí também ter posto física em 1ª opção. Já que para além de gostar de física e considerar-me curioso, penso que tem uma abrangência maior, em termos das áreas em que me posso especializar com o mestrado.

Matrícula
30 Maio 2018
Não, de todo. Se o fizeres, e comprares as últimas versões originais, gastas facilmente +500€/semestre. Cheguei a comprar alguns originais, lembro-me do de Termodinâmica que ainda me ficou caro (~70€), mas não compres nada sem falar com alunos mais velhos. Pergunta-lhes o que é que é efetivamente útil comprares.
Por exemplo se o meu mentor n teve uma cadeira com o prof. que tenho ou mesmo livro, existe alguma forma de saber quem é que ja teve com esse prof ou tenho q falar com montes de gente a espera que um deles tenha estado na mesma situaçao q eu?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Por exemplo se o meu mentor n teve uma cadeira com o prof. que tenho ou mesmo livro, existe alguma forma de saber quem é que ja teve com esse prof ou tenho q falar com montes de gente a espera que um deles tenha estado na mesma situaçao q eu?
Vocês não têm grupos de caloiros do vosso curso no Facebook onde estejam veteranos e possas colocar essa questão?

• Like
Reactions: Francisco Aveiro

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Uma curta questão para todos os que têm o infeliz destino de frequentar a mesma infeliz instituição que a minha infeliz (não-)pessoa: acaso serei eu o único a quem ainda não surgem no Fénix as informações necessárias para o pagamento das propinas?

• Like
Reactions: AeroMarques

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Olá, sei que essa publicação já é de há algum tempo, mas qual é o problema do meft? (estou a ponderar ir para esse curso mas ainda estou indeciso)
Sem querer assustar um potencial futuro frequentador do curso, o problema está, em última análise, na forma como a maioria dos professores abordam o processo de ensino-aprendizagem; devo dizer que o problema não é exclusivo do curso nem da instituição (embora este último factor possa agravá-lo um pouco), mas, pelo que vejo, aliás, pelo que experienciei, pode ser um pouco significativo em MEFT. Como poderei dizer isto? No fundo, não vás à espera de ser uma experiência propriamente agradável, mesmo que aprecies as matérias subjacentes; não quero com isto dizer que é absolutamente insuportável, mas... não é fácil. Os conhecimentos nem sempre são transmitidos da melhor forma, os testes não são necessariamente feitos para serem integralmente solúveis em tempo útil, a carga de trabalho (em particular, dadas as prolongadas sessões dos laboratórios) tende a ser exagerada, enfim, há muita coisa que poderia ser melhorada...

Em todo o caso, se for mesmo essa a tua vontade, não deixes que as minhas palavras te demovam: vai, experimenta e não te esqueças de que acabas sempre por ir a tempo de mudar...

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
Sem querer assustar um potencial futuro frequentador do curso, o problema está, em última análise, na forma como a maioria dos professores abordam o processo de ensino-aprendizagem; devo dizer que o problema não é exclusivo do curso nem da instituição (embora este último factor possa agravá-lo um pouco), mas, pelo que vejo, aliás, pelo que experienciei, pode ser um pouco significativo em MEFT. Como poderei dizer isto? No fundo, não vás à espera de ser uma experiência propriamente agradável, mesmo que aprecies as matérias subjacentes; não quero com isto dizer que é absolutamente insuportável, mas... não é fácil. Os conhecimentos nem sempre são transmitidos da melhor forma, os testes não são necessariamente feitos para serem integralmente solúveis em tempo útil, a carga de trabalho (em particular, dadas as prolongadas sessões dos laboratórios) tende a ser exagerada, enfim, há muita coisa que poderia ser melhorada...

Em todo o caso, se for mesmo essa a tua vontade, não deixes que as minhas palavras te demovam: vai, experimenta e não te esqueças de que acabas sempre por ir a tempo de mudar...
Por acaso eu estive na escola de verão de física na fcup este verão e disseram-me que no técnico o ensino deixa um pouco a desejar, porque este é mais virado para a própria resolução dos problemas, enquanto que na fcup o ensino era mais focado na compreensão dos conceitos subjacentes (não sei se é verdade ou não, mas é claro que não iam dizer mal da própria universidade). Para além disso, quando li o teu comentário fui a pagina do meft e encontrei os horários das turmas, e realmente pareceu me excessivo porque na maior parte dos dias as aulas são das 8/9 até as 18 ou mais, pelo menos no primeiro ano (e 4 horas e meia de laboratórios é mesmo para matar). Dado isto e a informação que me deste começo a achar a minha outra opção (física na fcup ou fcul) mais razoável, afinal de contas ainda quero ter vida social... Só estava meio inclinado para o ist porque é uma universidade com médias de entrada altíssimas para onde vão todos os bons alunos, por isso sinto que é quase "suposto" eu também ir para lá.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
enquanto que na fcup o ensino era mais focado na compreensão dos conceitos subjacentes
Hmmm, estranho. O maior objetivo da primeira cadeira de Física na FCUP (Mecânica), segundo o professor, é ensinar os alunos a pensar e a resolver problemas. Mas ensinar a resolver problemas não é só criar problemas com mil e uma coisas misturadas, super complexos, e forçar os alunos a resolvê-los. Talvez seja um bocado essa a filosofia pedagógica do IST (e talvez seja isso que as pessoas da escola de verão da FCUP queriam dizer). Aqui os professores preferem ensinar-te a estruturar o teu raciocínio nos problemas, criar esquemas, representações, e "obrigam-te" a avaliar criticamente a tua solução, avaliando por exemplo casos particulares. O ensino na FCUP pode ser focado na compreensão nos conceitos mas não deixam de dar importância à resolução de problemas, de todo :P
Só estava meio inclinado para o ist porque é uma universidade com médias de entrada altíssimas para onde vão todos os bons alunos, por isso sinto que é quase "suposto" eu também ir para lá.
Olhar para isso como um fator é o maior erro que podes cometer, acredita. Eu, por exemplo, tinha média para ir para o IST e não o fiz, porque achava que ficava melhor aqui. Busquei por um bom curso numa boa universidade onde pudesse aprender bem e consolidar os conteúdos com o tempo necessário, e não um curso numa faculdade só por causa do prestígio e porque vão para lá os melhores alunos (o IST é muito mais do que isso, atenção, mas pelo que me parece, só estás a considerá-lo por essas razões). Se for esse o problema, posso-te garantir que para a FCUP vão muitos bons alunos, e alguns tinham média para o IST :P

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
Hmmm, estranho. O maior objetivo da primeira cadeira de Física na FCUP (Mecânica), segundo o professor, é ensinar os alunos a pensar e a resolver problemas. Mas ensinar a resolver problemas não é só criar problemas com mil e uma coisas misturadas, super complexos, e forçar os alunos a resolvê-los. Talvez seja um bocado essa a filosofia pedagógica do IST (e talvez seja isso que as pessoas da escola de verão da FCUP queriam dizer). Aqui os professores preferem ensinar-te a estruturar o teu raciocínio nos problemas, criar esquemas, representações, e "obrigam-te" a avaliar criticamente a tua solução, avaliando por exemplo casos particulares. O ensino na FCUP pode ser focado na compreensão nos conceitos mas não deixam de dar importância à resolução de problemas, de todo :P

Olhar para isso como um fator é o maior erro que podes cometer, acredita. Eu, por exemplo, tinha média para ir para o IST e não o fiz, porque achava que ficava melhor aqui. Busquei por um bom curso numa boa universidade onde pudesse aprender bem e consolidar os conteúdos com o tempo necessário, e não um curso numa faculdade só por causa do prestígio e porque vão para lá os melhores alunos (o IST é muito mais do que isso, atenção, mas pelo que me parece, só estás a considerá-lo por essas razões). Se for esse o problema, posso-te garantir que para a FCUP vão muitos bons alunos, e alguns tinham média para o IST :P
Quando falei de resolver problemas estava a falar dos exercícios em si, os professores estruturam um certo raciocínio nos alunos, como tu disseste (tal como acontece com a matemática do secundário).
É claro que o prestígio não é o único fator que estou a considerar, também seria mais fácil para mim estudar em Lisboa porque moro relativamente perto de lá e em princípio ia juntar me com uns amigos meus que também vão para o ist para arrendarmos um apartamento juntos, mas é claro que tenho de decidir por mim, não posso só ir atrás deles.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Quando falei de resolver problemas estava a falar dos exercícios em si, os professores estruturam um certo raciocínio nos alunos, como tu disseste (tal como acontece com a matemática do secundário).
É claro que o prestígio não é o único fator que estou a considerar, também seria mais fácil para mim estudar em Lisboa porque moro relativamente perto de lá e em princípio ia juntar me com uns amigos meus que também vão para o ist para arrendarmos um apartamento juntos, mas é claro que tenho de decidir por mim, não posso só ir atrás deles.
Por esse fator, já fico mais descansado. 😅 Mas aquilo que tinhas referido não devia ser um motivo para seguir um curso, acredita

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
NAPE - Técnico Lisboa IST ISTO É (Instituto Superior Técnico) Universidade de Lisboa 0
F Candidatura às residências no Instituto Superior Técnico de Lisboa Alojamento Universitário 1
R IST Engenharia Química - Instituto Superior Técnico Universidade de Lisboa 10
RitaMadureira Ciências Biomédicas Laboratoriais e Biotecnologia Medicinal- Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Saúde Ciências 0
AndréR ISG Instituto Superior de Gestão Instituto Superior de Gestão 1
Sararubi ISTEC - Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Privado Politécnico 7
soupatriota Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna Público Militar e Policial 10
F ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa 10
M ISCAP Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto Instituto Politécnico do Porto 96
Gonçalo ISCAC Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra 77
H ISSSP Instituto Superior de Serviço Social do Porto Instituto Superior de Serviço Social do Porto 11
A ISEC Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do IPC Instituto Politécnico de Coimbra 0
Rita Moreno ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão Privado Politécnico 5
proletario ISAUL Instituto Superior de Agronomia Universidade de Lisboa 21
C ISCSEM Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz 146
Beatriz Ferreira ISCAL Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa 101
Gonçalo Matos ISEG Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade de Lisboa 46
J ISMT Instituto Superior Miguel Torga Instituto Superior Miguel Torga 2
I Melhor faculdade privada Instituto Piaget ou Ipluso/Escad Privado Politécnico 0
I Melhor faculdade privada Instituto Piaget ou Ipluso/Escad ? Privado Universitário 0
Auiche IPCA Design Gráfico no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 0
Rui_Moutinho Caloiros Marketing Instituto Politécnico de Bragança (EsACT - Mirandela) 2020/21 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
Igor_Santos Solicitadoria Instituto Politécnico de Bragança (EsACT) 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 12
maryjuly IPLeiria Apontamentos de Métodos Quantitativos - Instituto Politecnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria 0
mcsyko IPV Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Viseu Instituto Politécnico de Viseu 0
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
J transferência de instituto (ISEP-FEUP) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Transferência de Instituto (IPG-ISEP) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S IPCA Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 0
Emnc IEUL M23 - Instituto de Educação - Modelo de Provas de interpretação e expressão escrita Universidade de Lisboa 0
D Engenharia: Instituto ou Universidade ? Tecnologias 8
C imt instituto de medicina tradicional Ensino Superior 0
Beatriz Agostinho IPS Instituto Politécnico de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal 5
Joana Viola Escola/Instituto/Explicações para o exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
2 IPG Instituto Politécnico da Guarda Instituto Politécnico da Guarda 35
António Miguel IPS Instituto Politécnico de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal 46
Andreia Santos IPPortalegre Instituto Politécnico de Portalegre Instituto Politécnico de Portalegre 9
Andreia Santos IPLeiria Instituto Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria 13
Tiago Jorge IPAM - Instituto Português de Admistração de Marketing Privado Politécnico 11
T IEUL Instituto de Educação Universidade de Lisboa 0
S ISPA Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida ISPA 1
GuilhermeMarques Procuro alojamento perto da Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra Alojamento Universitário 2
C Reprovar de Ano no Ensino Superior Ensino Superior 1
Raulpinha7 43 anos e concorri ao ensino superior Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 5
Filipe Grabulho Acesso ao ensino superior (eletrónica) Concurso Nacional e Locais - Público 3
ruben ressurreição Como entrar pro ensino superior com curso profissional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Datas do Ensino Superior 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 2
Quelra Uma pessoa que se queira candidatar ao ensino superior como M23 também precisa de ficha ENES? Concursos e Regimes Especiais 1
R Pedido Esclarecimentos // Acesso Ensino superior // COVID 19 // Datas Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
J Acesso ao Ensino Superior para Diplomados de Vias Profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 15