zequico
Membro
- Matrícula
- 10 Junho 2017
- Curso
- Ciências e Tecnologias - 12° ano
Pois, tenho que ponderar então...Eu, que entrei e ainda estou em MEFT, confirmo as palavras do @ShadowWing.
Pois, tenho que ponderar então...Eu, que entrei e ainda estou em MEFT, confirmo as palavras do @ShadowWing.
Eu paguei a taxa de secretariado, seguro escolar e a propina (163,47 (primeira prestação)) no dia 13 e ainda hoje não me aparece nada no fénix, continuam a aparecer como dívidas e não atualizou o status nem nada...
Demora sempre algum tempo a atualizar. Não te preocupes.
Quando é que "mudas de vida"? :p
Pois, tenho que ponderar então...
Não, de todo. Se o fizeres, e comprares as últimas versões originais, gastas facilmente +500€/semestre. Cheguei a comprar alguns originais, lembro-me do de Termodinâmica que ainda me ficou caro (~70€), mas não compres nada sem falar com alunos mais velhos. Pergunta-lhes o que é que é efetivamente útil comprares.Voces precisaram de comprar todos os livros (principais) que os profs. poem lá?
Em principio os livros que os profs. manda para a reprografia ainda compro porque sao baratos, mas aqueles de 30€ acham que sao precisos?
O problema é que não sei exatamente o que é que queroDaqui a cerca de três anos, suponho.
Não deixes que as minhas palavras te assustem. Se MEFT é mesmo o que queres, acho que conseguirás aguentá-lo; não garanto que seja uma experiência intrinsecamente agradável, mas creio que é suportável com a motivação certa.
Por exemplo se o meu mentor n teve uma cadeira com o prof. que tenho ou mesmo livro, existe alguma forma de saber quem é que ja teve com esse prof ou tenho q falar com montes de gente a espera que um deles tenha estado na mesma situaçao q eu?Não, de todo. Se o fizeres, e comprares as últimas versões originais, gastas facilmente +500€/semestre. Cheguei a comprar alguns originais, lembro-me do de Termodinâmica que ainda me ficou caro (~70€), mas não compres nada sem falar com alunos mais velhos. Pergunta-lhes o que é que é efetivamente útil comprares.
Vocês não têm grupos de caloiros do vosso curso no Facebook onde estejam veteranos e possas colocar essa questão?Por exemplo se o meu mentor n teve uma cadeira com o prof. que tenho ou mesmo livro, existe alguma forma de saber quem é que ja teve com esse prof ou tenho q falar com montes de gente a espera que um deles tenha estado na mesma situaçao q eu?
Tem eu e q n uso o facebook xD. N sei e se tem gente veteranaVocês não têm grupos de caloiros do vosso curso no Facebook onde estejam veteranos e possas colocar essa questão?
Tem certamente. Esses grupos são sempre invadidos pelos veteranos.Tem eu e q n uso o facebook xD. N sei e se tem gente veterana
Olá, sei que essa publicação já é de há algum tempo, mas qual é o problema do meft? (estou a ponderar ir para esse curso mas ainda estou indeciso)Eu, que entrei e ainda estou em MEFT, confirmo as palavras do @ShadowWing.
Olá, sei que essa publicação já é de há algum tempo, mas qual é o problema do meft? (estou a ponderar ir para esse curso mas ainda estou indeciso)
Por acaso eu estive na escola de verão de física na fcup este verão e disseram-me que no técnico o ensino deixa um pouco a desejar, porque este é mais virado para a própria resolução dos problemas, enquanto que na fcup o ensino era mais focado na compreensão dos conceitos subjacentes (não sei se é verdade ou não, mas é claro que não iam dizer mal da própria universidade). Para além disso, quando li o teu comentário fui a pagina do meft e encontrei os horários das turmas, e realmente pareceu me excessivo porque na maior parte dos dias as aulas são das 8/9 até as 18 ou mais, pelo menos no primeiro ano (e 4 horas e meia de laboratórios é mesmo para matar). Dado isto e a informação que me deste começo a achar a minha outra opção (física na fcup ou fcul) mais razoável, afinal de contas ainda quero ter vida social... Só estava meio inclinado para o ist porque é uma universidade com médias de entrada altíssimas para onde vão todos os bons alunos, por isso sinto que é quase "suposto" eu também ir para lá.Sem querer assustar um potencial futuro frequentador do curso, o problema está, em última análise, na forma como a maioria dos professores abordam o processo de ensino-aprendizagem; devo dizer que o problema não é exclusivo do curso nem da instituição (embora este último factor possa agravá-lo um pouco), mas, pelo que vejo, aliás, pelo que experienciei, pode ser um pouco significativo em MEFT. Como poderei dizer isto? No fundo, não vás à espera de ser uma experiência propriamente agradável, mesmo que aprecies as matérias subjacentes; não quero com isto dizer que é absolutamente insuportável, mas... não é fácil. Os conhecimentos nem sempre são transmitidos da melhor forma, os testes não são necessariamente feitos para serem integralmente solúveis em tempo útil, a carga de trabalho (em particular, dadas as prolongadas sessões dos laboratórios) tende a ser exagerada, enfim, há muita coisa que poderia ser melhorada...
Em todo o caso, se for mesmo essa a tua vontade, não deixes que as minhas palavras te demovam: vai, experimenta e não te esqueças de que acabas sempre por ir a tempo de mudar...
Hmmm, estranho. O maior objetivo da primeira cadeira de Física na FCUP (Mecânica), segundo o professor, é ensinar os alunos a pensar e a resolver problemas. Mas ensinar a resolver problemas não é só criar problemas com mil e uma coisas misturadas, super complexos, e forçar os alunos a resolvê-los. Talvez seja um bocado essa a filosofia pedagógica do IST (e talvez seja isso que as pessoas da escola de verão da FCUP queriam dizer). Aqui os professores preferem ensinar-te a estruturar o teu raciocínio nos problemas, criar esquemas, representações, e "obrigam-te" a avaliar criticamente a tua solução, avaliando por exemplo casos particulares. O ensino na FCUP pode ser focado na compreensão nos conceitos mas não deixam de dar importância à resolução de problemas, de todo :Penquanto que na fcup o ensino era mais focado na compreensão dos conceitos subjacentes
Olhar para isso como um fator é o maior erro que podes cometer, acredita. Eu, por exemplo, tinha média para ir para o IST e não o fiz, porque achava que ficava melhor aqui. Busquei por um bom curso numa boa universidade onde pudesse aprender bem e consolidar os conteúdos com o tempo necessário, e não um curso numa faculdade só por causa do prestígio e porque vão para lá os melhores alunos (o IST é muito mais do que isso, atenção, mas pelo que me parece, só estás a considerá-lo por essas razões). Se for esse o problema, posso-te garantir que para a FCUP vão muitos bons alunos, e alguns tinham média para o IST :PSó estava meio inclinado para o ist porque é uma universidade com médias de entrada altíssimas para onde vão todos os bons alunos, por isso sinto que é quase "suposto" eu também ir para lá.
Quando falei de resolver problemas estava a falar dos exercícios em si, os professores estruturam um certo raciocínio nos alunos, como tu disseste (tal como acontece com a matemática do secundário).Hmmm, estranho. O maior objetivo da primeira cadeira de Física na FCUP (Mecânica), segundo o professor, é ensinar os alunos a pensar e a resolver problemas. Mas ensinar a resolver problemas não é só criar problemas com mil e uma coisas misturadas, super complexos, e forçar os alunos a resolvê-los. Talvez seja um bocado essa a filosofia pedagógica do IST (e talvez seja isso que as pessoas da escola de verão da FCUP queriam dizer). Aqui os professores preferem ensinar-te a estruturar o teu raciocínio nos problemas, criar esquemas, representações, e "obrigam-te" a avaliar criticamente a tua solução, avaliando por exemplo casos particulares. O ensino na FCUP pode ser focado na compreensão nos conceitos mas não deixam de dar importância à resolução de problemas, de todo :P
Olhar para isso como um fator é o maior erro que podes cometer, acredita. Eu, por exemplo, tinha média para ir para o IST e não o fiz, porque achava que ficava melhor aqui. Busquei por um bom curso numa boa universidade onde pudesse aprender bem e consolidar os conteúdos com o tempo necessário, e não um curso numa faculdade só por causa do prestígio e porque vão para lá os melhores alunos (o IST é muito mais do que isso, atenção, mas pelo que me parece, só estás a considerá-lo por essas razões). Se for esse o problema, posso-te garantir que para a FCUP vão muitos bons alunos, e alguns tinham média para o IST :P
Por esse fator, já fico mais descansado.Quando falei de resolver problemas estava a falar dos exercícios em si, os professores estruturam um certo raciocínio nos alunos, como tu disseste (tal como acontece com a matemática do secundário).
É claro que o prestígio não é o único fator que estou a considerar, também seria mais fácil para mim estudar em Lisboa porque moro relativamente perto de lá e em princípio ia juntar me com uns amigos meus que também vão para o ist para arrendarmos um apartamento juntos, mas é claro que tenho de decidir por mim, não posso só ir atrás deles.