IST Instituto Superior Técnico

Por esse fator, já fico mais descansado. 😅 Mas aquilo que tinhas referido não devia ser um motivo para seguir um curso, acredita
Pois eu sei, mas sempre preferia ir para a universidade com amigos do que ir para um sítio para onde não vai ninguém que eu conheça, mas eventualmente ia ambientar-me e conhecer pessoal.

Olá, sei que essa publicação já é de há algum tempo, mas qual é o problema do meft? (estou a ponderar ir para esse curso mas ainda estou indeciso)
Sem querer assustar um potencial futuro frequentador do curso, o problema está, em última análise, na forma como a maioria dos professores abordam o processo de ensino-aprendizagem; devo dizer que o problema não é exclusivo do curso nem da instituição (embora este último factor possa agravá-lo um pouco), mas, pelo que vejo, aliás, pelo que experienciei, pode ser um pouco significativo em MEFT. Como poderei dizer isto? No fundo, não vás à espera de ser uma experiência propriamente agradável, mesmo que aprecies as matérias subjacentes; não quero com isto dizer que é absolutamente insuportável, mas... não é fácil. Os conhecimentos nem sempre são transmitidos da melhor forma, os testes não são necessariamente feitos para serem integralmente solúveis em tempo útil, a carga de trabalho (em particular, dadas as prolongadas sessões dos laboratórios) tende a ser exagerada, enfim, há muita coisa que poderia ser melhorada...

Em todo o caso, se for mesmo essa a tua vontade, não deixes que as minhas palavras te demovam: vai, experimenta e não te esqueças de que acabas sempre por ir a tempo de mudar...

Sem querer ser tão desencorajador: o MEFT é uma experiência espetacular, por um vasto conjunto de razões ainda que não propriamente agradável por várias outras, em particular as que o @NemoExNihilo apontou (basta um semestre para ilustrar bem todos esses problemas, o que é sintomático). Por outro lado - é um curso muito intelectualmente desafiante e satisfatório (e o ambiente em torno dele, isto é, os estudantes contribuem em muito para isso), no IST tens talvez oportunidades guiadas de aprender mais do que noutras faculdades (ou seja, são abordadas mais conteúdos ainda que delicados nas aulas, o que tem o efeito secundário de remeter como óbvio, fácil, elementar e trivial outros essenciais) e se há muito a melhorar - alguma vontade de o fazer, fruto de um empenho principalemente dos alunos.

Os meus conselhos devem ser levados com um grão de sal, pode ser só otimismo de ter acabado o primeiro semestre! 😆

Por acaso eu estive na escola de verão de física na fcup este verão e disseram-me que no técnico o ensino deixa um pouco a desejar, porque este é mais virado para a própria resolução dos problemas, enquanto que na fcup o ensino era mais focado na compreensão dos conceitos subjacentes (não sei se é verdade ou não, mas é claro que não iam dizer mal da própria universidade). Para além disso, quando li o teu comentário fui a pagina do meft e encontrei os horários das turmas, e realmente pareceu me excessivo porque na maior parte dos dias as aulas são das 8/9 até as 18 ou mais, pelo menos no primeiro ano (e 4 horas e meia de laboratórios é mesmo para matar). Dado isto e a informação que me deste começo a achar a minha outra opção (física na fcup ou fcul) mais razoável, afinal de contas ainda quero ter vida social... Só estava meio inclinado para o ist porque é uma universidade com médias de entrada altíssimas para onde vão todos os bons alunos, por isso sinto que é quase "suposto" eu também ir para lá.

Essa distinção não me parece fazer muito sentido nem corresponder de forma alguma à realidade... 😅 Ainda que seja verdade que o ensino no IST deixa por vezes muito a desejar, a causa é, regra geral, falta de interesse ou capacidade pedagógica dos docentes, ou uma "cultura de exigência" que resulte em que as disciplinas sejam mais difíceis do que o que seria pedagogicamente ótimo (no sentido em que talvez acabes por aprender menos por descurar alguns temas por não ser possível fazer tudo).

Quanto aos horários, é importante veres que não correspondem, de todo, à realidade! Tens o conjunto de todos os horários possíveis, não o teu! Claro que podiam ser mais simpáticos, mas não são das 8/9 às 18 todos os dias, nem nada parecido! 😜 As quatro horas e meia de laboratórios são pouco tempo - chegávamos sempre mais cedo e acabámos quase sempre a correr contra o tempo. Ainda assim, é só uma vez por semana e durante três quartos do semestre, por isso não é a cadeira mais a matar nem de longe...

A razão de MEFT ter uma média incrivelmente alta (e de alguma forma ter sido sempre a subir) não me parece uma boa razão para escolher o curso.

• Like
Reactions: davis
Sem querer ser tão desencorajador: o MEFT é uma experiência espetacular, por um vasto conjunto de razões ainda que não propriamente agradável por várias outras, em particular as que o @NemoExNihilo apontou (basta um semestre para ilustrar bem todos esses problemas, o que é sintomático). Por outro lado - é um curso muito intelectualmente desafiante e satisfatório (e o ambiente em torno dele, isto é, os estudantes contribuem em muito para isso), no IST tens talvez oportunidades guiadas de aprender mais do que noutras faculdades (ou seja, são abordadas mais conteúdos ainda que delicados nas aulas, o que tem o efeito secundário de remeter como óbvio, fácil, elementar e trivial outros essenciais) e se há muito a melhorar - alguma vontade de o fazer, fruto de um empenho principalemente dos alunos.

Os meus conselhos devem ser levados com um grão de sal, pode ser só otimismo de ter acabado o primeiro semestre! 😆

Essa distinção não me parece fazer muito sentido nem corresponder de forma alguma à realidade... 😅 Ainda que seja verdade que o ensino no IST deixa por vezes muito a desejar, a causa é, regra geral, falta de interesse ou capacidade pedagógica dos docentes, ou uma "cultura de exigência" que resulte em que as disciplinas sejam mais difíceis do que o que seria pedagogicamente ótimo (no sentido em que talvez acabes por aprender menos por descurar alguns temas por não ser possível fazer tudo).

Quanto aos horários, é importante veres que não correspondem, de todo, à realidade! Tens o conjunto de todos os horários possíveis, não o teu! Claro que podiam ser mais simpáticos, mas não são das 8/9 às 18 todos os dias, nem nada parecido! 😜 As quatro horas e meia de laboratórios são pouco tempo - chegávamos sempre mais cedo e acabámos quase sempre a correr contra o tempo. Ainda assim, é só uma vez por semana e durante três quartos do semestre, por isso não é a cadeira mais a matar nem de longe...

A razão de MEFT ter uma média incrivelmente alta (e de alguma forma ter sido sempre a subir) não me parece uma boa razão para escolher o curso.
Em que sentido é que no meft há oportunidades de aprender mais do que noutras faculdades? Podemos escolher disciplinas de outros cursos ou assim?
Outra questão, já que os professores dificultam a vida aos alunos assim tanto, e preciso um aluno matar-se a estudar para conseguir boas notas, caso contrário tem de se contentar com um 10?
Já agora, obrigado pelo esclarecimento em relação aos horários.

Sim, 10 é uma nota razoável em muitas cadeiras xD
Diria que atualmente como MEFT é carregado de bons alunos, os professores irão ter que puxar mais pelos alunos do que nos outros cursos do técnico e etc... pois se não fosse assim como é que ias distinguir bons alunos de excelentes alunos?
Post automatically merged:

Para não falar que qualquer curso à volta de física quer seja física teórica ou engenharias é sempre puxado e etc, somando ao nível dos alunos que estão a frequentar o curso obviamente que não vai ser um curso fácil de todo.

Sim, 10 é uma nota razoável em muitas cadeiras xD
Diria que atualmente como MEFT é carregado de bons alunos, os professores irão ter que puxar mais pelos alunos do que nos outros cursos do técnico e etc... pois se não fosse assim como é que ias distinguir bons alunos de excelentes alunos?

Para não falar que qualquer curso à volta de física quer seja física teórica ou engenharias é sempre puxado e etc, somando ao nível dos alunos que estão a frequentar o curso obviamente que não vai ser um curso fácil de todo.
Sendo assim, achas que noutras universidades os alunos sentem-se menos pressionados? É claro que os cursos são difíceis à mesma e que têm de estudar bastante, mas pelo que descreveste no técnico há um ambiente onde muitos dos alunos se sentem assim

Pegando nesta frase para dar 2 achegas à discussão:

1) Embora MEFT seja dos cursos mais exigentes do IST, pelo menos na minha altura os alunos de MEFT (junto com os de Matemática Aplicada), eram os alunos a acabar com melhores médias. Os alunos de MEFT costumavam ter médias nos ~16 valores, enquanto que em outros cursos os valores médios das médias andavam mais nos ~14. Portanto, é possível, mesmo assim, ter notas boas (para a escala do IST).

2) Estar rodeado de bons alunos é bom, em todos os sentidos, na minha opinião. Claro que numa primeira fase, alunos que eram os maiores das suas aldeias, melhores alunos das suas escolas, passam a sentir-se pouco especiais ali no meio. Muito mal por vezes também. Mas por outro lado irás criar amizades e passar a maior parte do teu tempo (sim, passas mais tempo com os teus colegas que com os teus professores. Aprendes muitas das vezes mais com os primeiros do que com os segundos, também...), com pessoas que te irão estimular e fazer com que sejas melhor em todos os sentidos. A potencial rede de contactos que poderás criar na universidade, e que muitas das vezes irás usar pela tua vida fora de diversas formas, é algo que, na minha opinião, é bastante desvalorizado ou nem considerado na forma como se escolhe as universidades.

@davis concordo contigo, mas talvez actualmente com a grande popularidade que o curso têm, talvez tenham apertado mais, ou talvez apenas seja o que fiquei a entender...

Por acaso eu estive na escola de verão de física na fcup este verão e disseram-me que no técnico o ensino deixa um pouco a desejar, porque este é mais virado para a própria resolução dos problemas, enquanto que na fcup o ensino era mais focado na compreensão dos conceitos subjacentes (não sei se é verdade ou não, mas é claro que não iam dizer mal da própria universidade). Para além disso, quando li o teu comentário fui a pagina do meft e encontrei os horários das turmas, e realmente pareceu me excessivo porque na maior parte dos dias as aulas são das 8/9 até as 18 ou mais, pelo menos no primeiro ano (e 4 horas e meia de laboratórios é mesmo para matar). Dado isto e a informação que me deste começo a achar a minha outra opção (física na fcup ou fcul) mais razoável, afinal de contas ainda quero ter vida social... Só estava meio inclinado para o ist porque é uma universidade com médias de entrada altíssimas para onde vão todos os bons alunos, por isso sinto que é quase "suposto" eu também ir para lá.

Como o @Alterado te disse, esses horários não correspondem propriamente aos que vais ter, porque incluem as várias alternativas para as aulas práticas e de laboratório (para cada disciplina, além das teóricas, só irás a uma das práticas e a uma das de laboratório, nada mais), ainda que se continue a verificar que os laboratórios ocupam, na minha opinião, bastante tempo, dentro e fora do horário que lhes está atribuído.

Mais uma vez, não quero que as minhas palavras te assustem a ponto de fugires a sete pés do curso; apenas estou a tentar fazer-te entender que, no fundo, não vai ser uma experiência intrinsecamente agradável. Suspeito que fazer Física noutros sítios também o não seja, mas sê-lo-á porventura menos, ou por outros motivos... Em todo o caso, não penses que é impossível fazer MEFT, ou que é absolutamente demolidor para corpo, mente e (dependendo do posicionamento metafísico de cada um) alma, e, aliás, o facto de estarmos a trocar estas palavras prova-o (estou no terceiro ano de MEFT). Exige, sim, um certo posicionamento mental que nem sempre é fácil de atingir, além de uma quantidade bastante significativa de esforço, e, se a tua escolha for MEFT, é para isso mesmo que te tens de preparar.

Por outro lado, também devo dizer que ires atrás das médias do último colocado para escolher o curso e o local onde o frequentas é pouco recomendável, no sentido em que isso não reflecte propriamente a qualidade do ensino que lá é praticado, apenas (e eventualmente) a qualidade dos alunos que desejam frequentar o curso (o que, diga-se de passagem, tende a ser proporcional aos exageros que vão cometer na introdução de dificuldades evitáveis no processo de avaliação...); sendo a Física o que é, diria que em praticamente qualquer instituição acabas por aprender bastante...

Ainda assim, é só uma vez por semana e durante três quartos do semestre, por isso não é a cadeira mais a matar nem de longe...

LIFE, por acaso, é um pouco menos grave nesse sentido, porque os relatórios são feitos lá (ou, pelo menos, assim era nos tempos em que aquilo ainda era LFEB...); quando começares com LMOO e todas as outras laboratoriais daí para a frente, logo vês o não ser "a matar"... Na minha experiência, acabas por levar mais tempo a tratar disso do que a tratar de tudo o resto.

1) Embora MEFT seja dos cursos mais exigentes do IST, pelo menos na minha altura os alunos de MEFT (junto com os de Matemática Aplicada), eram os alunos a acabar com melhores médias. Os alunos de MEFT costumavam ter médias nos ~16 valores, enquanto que em outros cursos os valores médios das médias andavam mais nos ~14. Portanto, é possível, mesmo assim, ter notas boas (para a escala do IST).

2) Estar rodeado de bons alunos é bom, em todos os sentidos, na minha opinião. Claro que numa primeira fase, alunos que eram os maiores das suas aldeias, melhores alunos das suas escolas, passam a sentir-se pouco especiais ali no meio. Muito mal por vezes também. Mas por outro lado irás criar amizades e passar a maior parte do teu tempo (sim, passas mais tempo com os teus colegas que com os teus professores. Aprendes muitas das vezes mais com os primeiros do que com os segundos, também...), com pessoas que te irão estimular e fazer com que sejas melhor em todos os sentidos. A potencial rede de contactos que poderás criar na universidade, e que muitas das vezes irás usar pela tua vida fora de diversas formas, é algo que, na minha opinião, é bastante desvalorizado ou nem considerado na forma como se escolhe as universidades.
LIFE, por acaso, é um pouco menos grave nesse sentido, porque os relatórios são feitos lá (ou, pelo menos, assim era nos tempos em que aquilo ainda era LFEB...); quando começares com LMOO e todas as outras laboratoriais daí para a frente, logo vês o não ser "a matar"... Na minha experiência, acabas por levar mais tempo a tratar disso do que a tratar de tudo o resto.

Quanto às notas finais de curso, uma das coisas que pode explicar isso é exatamente as cadeiras de laboratórios. Ao longo do curso, são seis e embora sejam muito - ou mesmo as mais - trabalhosas (como o @NemoExNihilo disse e como vejo toda a gente a queixar-se) - não é incomum a estimativa (nos QUCs) ser à volta de 12 ECTs (ou seja o dobro do previsto), os alunos costumam ter boas notas (16-18, na grande maioria dos casos).

O ponto 2) do @davis é talvez o que tenho gostado mais no curso. O ambiente intelectual é espetacular por isso mesmo, ainda que a adaptação seja muito difícil (bastante mais do que esperava, honestamente). Os alunos são o melhor que o MEFT me mostrou até agora - e posso confirmar que já aprendi imenso com eles e objetivamente mais do que com vários professores.

• Like
Reactions: davis
O ponto 2) do @davis é talvez o que tenho gostado mais no curso. O ambiente intelectual é espetacular por isso mesmo, ainda que a adaptação seja muito difícil (bastante mais do que esperava, honestamente). Os alunos são o melhor que o MEFT me mostrou até agora - e posso confirmar que já aprendi imenso com eles e objetivamente mais do que com vários professores.
Obrigado pelo esclarecimento, um ambiente estimulante intelectualmente é de facto bastante importante. No entanto, em que aspeto é que a tua adaptação foi muito difícil?

Mais uma vez, não quero que as minhas palavras te assustem a ponto de fugires a sete pés do curso; apenas estou a tentar fazer-te entender que, no fundo, não vai ser uma experiência intrinsecamente agradável. Suspeito que fazer Física noutros sítios também o não seja, mas sê-lo-á porventura menos, ou por outros motivos... Em todo o caso, não penses que é impossível fazer MEFT, ou que é absolutamente demolidor para corpo, mente e (dependendo do posicionamento metafísico de cada um) alma, e, aliás, o facto de estarmos a trocar estas palavras prova-o (estou no terceiro ano de MEFT). Exige, sim, um certo posicionamento mental que nem sempre é fácil de atingir, além de uma quantidade bastante significativa de esforço, e, se a tua escolha for MEFT, é para isso mesmo que te tens de preparar.
[
As tuas palavras não me assustaram, simplesmente não imaginei que alguém pudesse dizer tão "mal" do curso, uma vez que toda a gente me diz que é um curso muito bom. É claro que qualquer curso tem aspetos positivos e negativos, e até foi bom teres dito isso para eu ganhar alguma perspectiva.

Última edição:
Bom dia,

Estou neste momento no 5º ano de Medicina. Adoro o meu curso e quero ser médica, sem qualquer margem para dúvida. No entanto sempre tive uma gama de interesses muito vasta, gostei sempre muito de matemática, física e tecnologias e sempre senti alguma falta disso durante o percurso até agora. Estou a ponderar candidatar-me a Engenharia Biomédica no IST, portanto. A dúvida aqui é, será possível conciliar estes dois cursos ao mesmo tempo? E mais tarde, durante o internato (IAC e especialidade) que coincidiria ainda com alguns anos do curso de MEBiom? Em termos de frequência das aulas, etc.

Obrigada!

• Like
Reactions: AeroMarques
Boa tarde,
Já falei diversas vezes com vários membros da Uniarea acerca das minhas inseguranças em relação ao futuro universitário e, pelos vistos, parece que mais uma vez volto a pedir ajuda :P
Não tenho a certeza se quero ou não seguir engenharias. Sei que isto é uma afirmação perigosa, ainda por cima para alguém que está bastante inclinado a seguir MEFT, mas a verdade é que não tenho um plano B. E como Matemática e Física continuam a ser as disciplinas que me despertam mais interesse decidi, pelo menos para já, candidatar-me a um curso no Técnico (parece ser uma boa universidade em termos de prestígio e saídas mas tenho a noção de que não é um mar de rosas em termos de aprendizagem).

Como já disse, o curso que mais me interessa é MEFT (Engenharia Física Tecnológica). Já tive conversas com membros deste curso e li várias opiniões no fórum por isso tenho plena noção das dificuldades que me esperam, mas parece ser, apesar de tudo, o curso do IST que mais me agrada e penso que uma experiência desafiante e "dolorosa" (alguns de vocês contam testemunhos engraçados aqui no fórum xD) pode não resultar só em crescimento pessoal mas também, no caso de não gostar do curso, penso que poderá fornecer-me uma melhor ideia daquilo que quero fazer com o meu futuro. No entanto, se alguém com experiência neste curso quiser elaborar um pouco mais sobre o mesmo ficaria agradecido pois toda a informação é uma mais valia sobretudo acerca do funcionamento das cadeiras e saídas profissionais.

De momento o meu maior problema é escolher as restantes opções para colocar na minha candidatura. Engenharia Mecânica (MEMec) e Engenharia Aerospacial (MEAer) parecem-me ambas interessantes mas mesmo olhando para as diferentes cadeiras que frequentaria nestes cursos e para as suas saídas profissionais continuo sem perceber muito bem qual destes é mais adequado para mim. Engenharia Aerospacial parece interessante mas tem uma grande dose de especialização e não sei se não preferiria um maior grau de abrangência (além de que já ouvi dizer que muitos dos diplomados em MEAer acabam a trabalhar em consultoria) por outro lado Engenharia Mecânica parece-me tão abrangente que não consigo perceber exatamente qual o objetivo do curso.

Resumindo, de uma forma simples gostaria de ouvir qualquer opinião por parte de pessoas dentro destes cursos, porque penso que isso poderá ajudar-me a tomar esta decisão.
Obrigado a qualquer um que sequer tenha tido a paciência de ler este post gigantesco :P

De momento o meu maior problema é escolher as restantes opções para colocar na minha candidatura. Engenharia Mecânica (MEMec) e Engenharia Aerospacial (MEAer) parecem-me ambas interessantes mas mesmo olhando para as diferentes cadeiras que frequentaria nestes cursos e para as suas saídas profissionais continuo sem perceber muito bem qual destes é mais adequado para mim. Engenharia Aerospacial parece interessante mas tem uma grande dose de especialização e não sei se não preferiria um maior grau de abrangência (além de que já ouvi dizer que muitos dos diplomados em MEAer acabam a trabalhar em consultoria) por outro lado Engenharia Mecânica parece-me tão abrangente que não consigo perceber exatamente qual o objetivo do curso.

Olá. Sinto que sou capaz de te dar uma opinião em relação a esta parte, uma vez que passei por ambos os curso de que falas.
De forma simples (e sim, é só isto): se pretendes trabalhar no ramo aeroespacial, a resposta é o MEAer e caso ainda não faças ideia daquilo que queres, MEMec é a melhor opção devido à sua abrangência.

(além de que já ouvi dizer que muitos dos diplomados em MEAer acabam a trabalhar em consultoria

Também tens muitos diplomados de MEMec a trabalhar em consultoria. Isto acontece, não porque não conseguem arranjar outros empregos, mas porque consultoria é muito bem remunerada, em comparação com outros empregos mais "convencionais" de engenheiro. Aliás, o ramo aeroespacial tem até falta de engenheiros aeroespaciais, pelo que também há muitos engenheiros mecânicos e eletrotécnicos a trabalhar nesta área.

Qualquer dúvida que ainda possas ter dispõe .

Ola! Gostaria de saber quais os software que se usa em engenharia mecanica no IST no 1 ano

• Like
Reactions: AeroMarques
Ola! Gostaria de saber quais os software que se usa em engenharia mecanica no IST no 1 ano
SolidWorks para Desenho e Modelação Geométrica I e II. No meu tempo também se usava MatLab para Computação e Programação, mas entretanto passaram a dar Python.

• Like
Reactions: RRR and AeroMarques
Olá mais uma vez ahaha. Tenho uma duvida quanto ao mestrado integrado em engenharia mecânica no técnico. Se eu quiser fazer mestrado em matemática e aplicações posso fazê-lo como mestrado de engenharia mecânica? obrigada

Olá @RRR
Olá mais uma vez ahaha. Tenho uma duvida quanto ao mestrado integrado em engenharia mecânica no técnico. Se eu quiser fazer mestrado em matemática e aplicações posso fazê-lo como mestrado de engenharia mecânica? obrigada
Sim, podes fazer 2 mestrados.