Sem querer ser tão desencorajador: o MEFT é uma experiência espetacular, por um vasto conjunto de razões ainda que não
propriamente agradável por várias outras, em particular as que o
@NemoExNihilo apontou (basta um semestre para ilustrar bem todos esses problemas, o que é sintomático). Por outro lado - é um curso muito intelectualmente desafiante e satisfatório (e o ambiente em torno dele, isto é, os estudantes contribuem em muito para isso), no IST tens talvez oportunidades
guiadas de aprender
mais do que noutras faculdades (ou seja, são abordadas mais conteúdos ainda que delicados nas aulas, o que tem o efeito secundário de remeter como óbvio, fácil, elementar e trivial outros essenciais) e se há muito a melhorar -
há alguma vontade de o fazer, fruto de um empenho principalemente dos alunos.
Os meus conselhos devem ser levados com um grão de sal, pode ser só otimismo de ter acabado o primeiro semestre!
Essa distinção não me parece fazer muito sentido nem corresponder de forma alguma à realidade...

Ainda que seja verdade que o ensino no IST deixa por vezes muito a desejar, a causa é, regra geral, falta de interesse ou capacidade pedagógica dos docentes, ou uma "cultura de exigência" que resulte em que as disciplinas sejam mais difíceis do que o que seria pedagogicamente ótimo (no sentido em que talvez acabes por aprender menos por descurar alguns temas por não ser possível fazer tudo).
Quanto aos horários, é importante veres que
não correspondem, de todo, à realidade! Tens o conjunto de
todos os horários possíveis, não o teu! Claro que podiam ser mais simpáticos, mas não são das 8/9 às 18 todos os dias, nem nada parecido!

As quatro horas e meia de laboratórios são
pouco tempo - chegávamos sempre mais cedo e acabámos quase sempre a correr contra o tempo. Ainda assim, é só uma vez por semana e durante três quartos do semestre, por isso não é a cadeira mais
a matar nem de longe...
A razão de MEFT ter uma média incrivelmente alta (e de alguma forma ter sido sempre a subir) não me parece uma boa razão para escolher o curso.