IST Instituto Superior Técnico

Acho que me expressei mal 😅. Eu estava a referir-me a fazer os 3 anos de engenharia mecânica e depois fazer MMA
Diria que sim. No limite podem obrigar-te a fazer algumas propedêuticas das disciplinas da licenciatura de matemática do técnico.

Olá! Eu gostava de me candidatar à engenharia Biomédica no ist mas em primeiro fase não consigo ter nota para entrar (por causa do exame de matemática que correu mal e baixou-me a média). Fiquei com nota de candidatura de 177 com físico-química e matemática e estava a pensar se devia me candidatar a engenharia mecânica ou biológica e depois tentar mudar de curso. Qual destes seria mais parecido/com mais cadeiras em comum?
Também penso em me candidatar em segunda fase, com uma nota de candidatura de 187 provavelmente.

Olá @Débora A.
Qual destes seria mais parecido/com mais cadeiras em comum?
Sem olhar para planos de estudos, diria que biológica. Mecânica não me parece que seja. Podes encontrar os planos de estudos de cada curso no site do IST btw.

Olá! Eu gostava de me candidatar à engenharia Biomédica no ist mas em primeiro fase não consigo ter nota para entrar (por causa do exame de matemática que correu mal e baixou-me a média). Fiquei com nota de candidatura de 177 com físico-química e matemática e estava a pensar se devia me candidatar a engenharia mecânica ou biológica e depois tentar mudar de curso. Qual destes seria mais parecido/com mais cadeiras em comum?
Também penso em me candidatar em segunda fase, com uma nota de candidatura de 187 provavelmente.
Olá Débora. Quando entrei no IST há dois anos estava exatamente na mesma situação que tu, queria ir para biomédica mas não tinha média. Entrei em engenharia biológica e troquei no final do primeiro ano, sem quaisquer problemas, desde que tires boas notas ao longo do ano. As cadeiras de primeiro ano são quase todas iguais, apenas tens que fazer duas de cada semestre que não têm equivalência. É perfeitamente possível ter todas as cadeiras em dia no final do terceiro anos mas mentaliza-te que trocar de curso é sempre um desafio adicional, terás mais trabalho que a maior parte dos alunos (visto que terás mais cadeiras para fazer). Também é complicado quando fazes amigos num curso e depois vais para outro onde não conheces ninguém. De qualquer forma, vale a pena se é esse mesmo o curso que gostas. Por experiência própria há imensa gente que entra em engenharia biológica como segunda opção e acaba por ficar, por isso quem sabe, se calhar até gostas e ficas.
E tenta candidatar-te em segunda fase, com essa média é possível que entres (lembro-me que este ano entrou uma rapariga em segunda fase com média de 19).
Espero que tenha ajudado

Um amigo vai candidatar-se a Eng. Informática no IST para o ano e gostava de saber se há alguma diferença entre a Alameda e o Tagus Park, para além da nota de candidatura (que assumo ser mais elevada na Alameda somente devido à procura). Ele tem nota para a Alameda, mas o Tagus Park fica mais próximo de casa. A qualidade do ensino é igual, ou há melhores professores num lado ou noutro? Gostava de saber a opinião de quem está dentro.

Obrigado.

Um amigo vai candidatar-se a Eng. Informática no IST para o ano e gostava de saber se há alguma diferença entre a Alameda e o Tagus Park, para além da nota de candidatura (que assumo ser mais elevada na Alameda somente devido à procura). Ele tem nota para a Alameda, mas o Tagus Park fica mais próximo de casa. A qualidade do ensino é igual, ou há melhores professores num lado ou noutro? Gostava de saber a opinião de quem está dentro.

Obrigado.

Hey! Estou no 3º ano de informática do IST-Tagus e na minha opinião a qualidade de ensino é igual.
Os professores às vezes são os mesmos que na Alameda e o único problema que tive com o Tagus até agora foi com os alunos da Alameda que tendem a menosprezar este polo.
Há núcleos para todos os cursos e a associação de estudantes tem uma presença tão forte como na Alameda.
Por fim, eu também vivo ao lado do Tagus e é ridiculamente bom estudar ao lado de casa. Há aulas às 8 da manhã e acho que o teu amigo não vai achar piada acordar cedo depois de várias diretas ou ter que fazer 2 horas de transporte diários quando há projetos para fazer ainda.

Hey! Estou no 3º ano de informática do IST-Tagus e na minha opinião a qualidade de ensino é igual.
Os professores às vezes são os mesmos que na Alameda e o único problema que tive com o Tagus até agora foi com os alunos da Alameda que tendem a menosprezar este polo.
Há núcleos para todos os cursos e a associação de estudantes tem uma presença tão forte como na Alameda.
Por fim, eu também vivo ao lado do Tagus e é ridiculamente bom estudar ao lado de casa. Há aulas às 8 da manhã e acho que o teu amigo não vai achar piada acordar cedo depois de várias diretas ou ter que fazer 2 horas de transporte diários quando há projetos para fazer ainda.

Muito obrigado.

Olá. Candidato-me este ano lectivo ao ensino superior e ainda não tenho bem ideia daquilo que quero seguir. Gosto imenso de matemática, no entanto não tenho o mesmo sentimento por física. Com isto, comecei a equacionar seguir algo relacionado com informática, uma vez que é uma área bastante versátil, que envolve muita matemática e que também tem um alto nível de empregabilidade.
Já ouvi dizer que os melhores sítios para estudar engenharia informática são mesmo em Lisboa ou então a FEUP. O curso de engenharia informática e de computadores do IST tem um programa bastante interessante, semelhante ao de engenharia informática e computação da FEUP, e por isso gostava que alguém me pudesse responder às seguintes questões:

-O curso é acessível (dentro dos possíveis) para alguém que não gosta de física? E para quem gosta de matemática, pode ser uma boa opção?
-Para quem não sabe programar, será muito difícil a adaptação? Ou até mesmo impossível?
- A nível de emprego, o curso abre portas para o futuro ou é limitativo?
-Para quem estuda LEIC no IST, o que vos levou a escolherem este curso e neste sítio? O que pensam sobre o curso?

E se puderem dar mais informações sobre cadeiras, professores, o próprio ambiente académico, etc... Agradecia imenso!!

Olá!
Estou no último ano da licenciatura de informática no IST por isso acho que consigo dar a minha opinião.

- O curso só tem duas cadeiras de física (Mecânica e Ondas, Electromagnetismo e óptica). Quem fez física no 12º ano sente uma facilidade abismal pois a matéria é praticamente repetida. Para quem não teve física (meu caso!), as cadeiras são acessíveis e os professores dão ajuda.
Para quem gosta de matemática é uma excelente opção. Programação tem muita lógica matemática e as cadeiras de matemática que temos são muito difíceis, sendo os obstáculos maiores dos cursos.
- Eu entrei no curso sem saber programar. Estou viva, não tiro 20 a toda a hora mas já tive 20s, 18s e 17s. O mais importante não é o ato de programar em si mas perceber a lógica por detrás da programação e como 'escrever' em qualquer língua. É preciso trabalho mas a cadeira de Fundamentos de Programação dá um grande apoio. (Não fiques desmotivada pelas pessoas que já programam! São coisas da vida e nós só temos que dar o nosso melhor)
- O curso abre tantas portas que eu nem sei para onde me virar. Todos os meses recebo ofertas de emprego e não há um dia em que mude de ideias sobre para que área de mestrado quero ir.
- Eu escolhi LEIC porque sempre tive fascínio pelo desenvolvimento de programas e jogos. Quero desenvolver coisas que possam ajudar o público comum, sendo que já estagiei na área de educação. O IST é MUITO bom. Sinto-me preparada para tudo e acho que é muito difícil encontrar na vida e no mercado de trabalho algo mais difícil que o técnico. Sofri but what doesn't kills us makes us stronger.
O curso pode ser muito teórico mas há quem considere isso muito bom pois prepara-te para qualquer coisa.

Btw! Relembro que o IST tem dois pólos com informática. Os cursos são iguais. (Alameda e Tagus)
Páginas das cadeiras: FenixEdu™

Professores há de todos os tipos como em todo o lado. Há os fixes e energéticos e há outros que dão a matéria deles e está feito.
Ambiente académico é muito ativo. Vários núcleos, praxe porreira e três tunas de alta qualidade.

Olá. Sou aluna do 12°ano e prevejo acabar o secundário com média superior a 18. Estava a pensar em candidatar-me ao MEFT no IST. Será que alguém poderia informar-me em relação ao ambiente, praxes e outras especificidades em relação a este curso? Muito obrigada

Olá. Sou aluna do 12°ano e prevejo acabar o secundário com média superior a 18. Estava a pensar em candidatar-me ao MEFT no IST. Será que alguém poderia informar-me em relação ao ambiente, praxes e outras especificidades em relação a este curso? Muito obrigada

Olá, @Ninguém!

Já respondi algumas a uma pergunta semelhante neste tópico! O ambiente é uma das melhores coisas do curso - em MEFT, sinto que estou rodeado de pessoas incrivelmente inteligentes e motivadas, e bastante diferentes. Se te contaram histórias de terror sobre competitividade desmesurada - não são de todo verdade. O que se passa realmente é o contrário, e podes sempre contar com os teus colegas para te ajudar.

As praxe tende a ter como objetivo as pessoas divertirem-se; não costuma haver ninguém a fazer flexões ou a ficar sujo - e é perfeitamente opcional. Vais acabar por conhecer toda a gente rapidamente quer vás ou não à praxe - há mesmo muito pouca pressão para ir, e só costuma durar a primeira semana do primeiro semestre e uns dias no segundo, acho eu.

Outras especificidades: dá imenso trabalho, mas também se aprende bastante. As aulas e a avaliação nem sempre são de todo o mais pedagógicas, mas isso tem como consequência forçar os alunos a aprender a aprender sozinhos e uns com os outros. O currículo de MEFT vai mudar por causa da extinção dos mestrados integrados, pelo que o plano de estudos irá sofrer algumas alterações. Essencialmente, o número de opcionais na licenciatura vai aumentar, mas a formação base vai ser essencialmente a mesma (mas se estiveres mais interessada em física, vai tornar-se em princípio mais fácil fazer menos cadeiras de engenharia). Se te lembrares de mais coisas que queiras perguntar, manda-me uma mensagem (ou pergunta aqui ou no outro tópico que aparece a vermelho! nesta mensagem).

Há muita gente que ouve música alternativa, usa meias coloridas, toca um instrumento ou faz um desporto a nível de competição, sabe quantidade absurda de trivia sobre tudo, tem hobbies que variam entre caligrafia medieval a moda, vê Ru Paul's Drag Race e/ou vai ao Paredes de Coura, ou nunca ouviu falar disso e gosta é de jogar futebol, veste exclusivamente fatos de treino, ou camisas, ou saltos altos ou camisolas da Disney, e acho que isto resulta em que praticamente toda a gente se sinta confortável em ser quem é. Em comum, gostam muito de Física, de escrever em quadros brancos/de giz (quem não, é mesmo fixe) e de Matemática. Eu esqueci-me do que é que queria dizer, estou só a procrastinar olhar para diagramas de fase, mas é fácil encontrar pessoas fizes com quem te dás em MEFT, ou pelo menos essa parece ser a experiência da grande maior parte das pessoas.

Olá, @Ninguém!

Já respondi algumas a uma pergunta semelhante neste tópico! O ambiente é uma das melhores coisas do curso - em MEFT, sinto que estou rodeado de pessoas incrivelmente inteligentes e motivadas, e bastante diferentes. Se te contaram histórias de terror sobre competitividade desmesurada - não são de todo verdade. O que se passa realmente é o contrário, e podes sempre contar com os teus colegas para te ajudar.

As praxe tende a ter como objetivo as pessoas divertirem-se; não costuma haver ninguém a fazer flexões ou a ficar sujo - e é perfeitamente opcional. Vais acabar por conhecer toda a gente rapidamente quer vás ou não à praxe - há mesmo muito pouca pressão para ir, e só costuma durar a primeira semana do primeiro semestre e uns dias no segundo, acho eu.

Outras especificidades: dá imenso trabalho, mas também se aprende bastante. As aulas e a avaliação nem sempre são de todo o mais pedagógicas, mas isso tem como consequência forçar os alunos a aprender a aprender sozinhos e uns com os outros. O currículo de MEFT vai mudar por causa da extinção dos mestrados integrados, pelo que o plano de estudos irá sofrer algumas alterações. Essencialmente, o número de opcionais na licenciatura vai aumentar, mas a formação base vai ser essencialmente a mesma (mas se estiveres mais interessada em física, vai tornar-se em princípio mais fácil fazer menos cadeiras de engenharia). Se te lembrares de mais coisas que queiras perguntar, manda-me uma mensagem (ou pergunta aqui ou no outro tópico que aparece a vermelho! nesta mensagem).

Há muita gente que ouve música alternativa, usa meias coloridas, toca um instrumento ou faz um desporto a nível de competição, sabe quantidade absurda de trivia sobre tudo, tem hobbies que variam entre caligrafia medieval a moda, vê Ru Paul's Drag Race e/ou vai ao Paredes de Coura, ou nunca ouviu falar disso e gosta é de jogar futebol, veste exclusivamente fatos de treino, ou camisas, ou saltos altos ou camisolas da Disney, e acho que isto resulta em que praticamente toda a gente se sinta confortável em ser quem é. Em comum, gostam muito de Física, de escrever em quadros brancos/de giz (quem não, é mesmo fixe) e de Matemática. Eu esqueci-me do que é que queria dizer, estou só a procrastinar olhar para diagramas de fase, mas é fácil encontrar pessoas fizes com quem te dás em MEFT, ou pelo menos essa parece ser a experiência da grande maior parte das pessoas.
Muito obrigada pela breve resposta! De facto estava um pouco preocupada em relação ao ambiente, mas já estou muito mais descansada! E em relação às saídas profissionais e empregabilidade?

• Like
Reactions: Alterado
Muito obrigada pela breve resposta! De facto estava um pouco preocupada em relação ao ambiente, mas já estou muito mais descansada! E em relação às saídas profissionais e empregabilidade?
As estatísticas de empregabilidade/saídas profissionais mais detalhadas são as do OEIST (podes pesquisar por MEFT), mas não é uma lista exaustiva. Se quiseres fazer investigação em Física (de plasmas, de partículas, da informação, nuclear, lasers, astrofísica, gravitação...), ou mesmo em áreas que não parecem muito afins (neurociências, ou até desenvolver antibióticos), MEFT é um ótimo caminho.

Se quiseres trabalhar para uma consultora, não me parece que estejas em desvantagem face a outros cursos do IST. Se te fartares de Física, podes fazer a cadeira de Matemática Financeira e ir ganhar dinheiro, como vários alunos já fizeram. Se quiseres trabalhar numa empresa e desenvolver tecnologia, também é um sítio certo.

Mais ideias? Alguns percursos interessantes estão neste artigo do Diário de Notícias, e uma série entrevistas a alumni (que concluíram o curso nos últimos anos) feitas por atuais alunos de MEFT podem ser encontradas aqui!

• Like
Reactions: Ninguém
As estatísticas de empregabilidade/saídas profissionais mais detalhadas são as do OEIST (podes pesquisar por MEFT), mas não é uma lista exaustiva. Se quiseres fazer investigação em Física (de plasmas, de partículas, da informação, nuclear, lasers, astrofísica, gravitação...), ou mesmo em áreas que não parecem muito afins (neurociências, ou até desenvolver antibióticos), MEFT é um ótimo caminho.

Se quiseres trabalhar para uma consultora, não me parece que estejas em desvantagem face a outros cursos do IST. Se te fartares de Física, podes fazer a cadeira de Matemática Financeira e ir ganhar dinheiro, como vários alunos já fizeram. Se quiseres trabalhar numa empresa e desenvolver tecnologia, também é um sítio certo.

Mais ideias? Alguns percursos interessantes estão neste artigo do Diário de Notícias, e entrevistas a alumni feitas por atuais alunos de MEFT podem ser encontradas aqui!
Obrigada pelo esclarecimento! Espero para o ano poder entrar neste curso que tanto ambiciono! :)

Entrei em MEFT este ano e estou a gostar bastante do curso. Não vou adicionar muito ao que o @Alterado disse porque resumiu tudo muito bem :P
Reforço apenas a ideia de que o curso exige muito esforço e trabalho e que existem de facto problemas pedagógicos. Não quero porventura assustar-te ou dar-te a ideia de que é algo impossível, não o é. Mas é de facto especialmente exigente tendo em conta que é um curso bastante teórico e com professores que podem exigir uma dificuldade um pouco... elevada xD . Foi um impacto grande mas a meu ver vale bastante apena.

Só tive um semestre do curso até agora por isso a minha experiência é limitada mas estou cá para quaisquer questões acerca do curso. Boa sorte para os exames e ingresso na universidade :)

Entrei em MEFT este ano e estou a gostar bastante do curso. Não vou adicionar muito ao que o @Alterado disse porque resumiu tudo muito bem :P
Reforço apenas a ideia de que o curso exige muito esforço e trabalho e que existem de facto problemas pedagógicos. Não quero porventura assustar-te ou dar-te a ideia de que é algo impossível, não o é. Mas é de facto especialmente exigente tendo em conta que é um curso bastante teórico e com professores que podem exigir uma dificuldade um pouco... elevada xD . Foi um impacto grande mas a meu ver vale bastante apena.

Só tive um semestre do curso até agora por isso a minha experiência é limitada mas estou cá para quaisquer questões acerca do curso. Boa sorte para os exames e ingresso na universidade :)
Obrigada! Estou a ver que vai ser bastante exigente mas já estou habituada ao trabalho :). Boa sorte para ti também!

Boa noite!
Estou agora a acabar o 12º e gostava muito de entrar no técnico. Não sei quais vão ser as médias deste ano, mas segundo as do ano passado faltam-me umas décimas para entrar no que quero (Engenharia Biomédica), faltando-me também ainda o exame de matemática...
A minha pergunta é: se as médias se mantiverem e eu não conseguir entrar, posso tentar entrar para outro curso (como Engenharia Biológica) e depois fazer transferência? Como é que isso funciona?
Muito obrigado, desde já!