Olá. Candidato-me este ano lectivo ao ensino superior e ainda não tenho bem ideia daquilo que quero seguir. Gosto imenso de matemática, no entanto não tenho o mesmo sentimento por física. Com isto, comecei a equacionar seguir algo relacionado com informática, uma vez que é uma área bastante versátil, que envolve muita matemática e que também tem um alto nível de empregabilidade.
Já ouvi dizer que os melhores sítios para estudar engenharia informática são mesmo em Lisboa ou então a FEUP. O curso de engenharia informática e de computadores do IST tem um programa bastante interessante, semelhante ao de engenharia informática e computação da FEUP, e por isso gostava que alguém me pudesse responder às seguintes questões:
-O curso é acessível (dentro dos possíveis) para alguém que não gosta de física? E para quem gosta de matemática, pode ser uma boa opção?
-Para quem não sabe programar, será muito difícil a adaptação? Ou até mesmo impossível?
- A nível de emprego, o curso abre portas para o futuro ou é limitativo?
-Para quem estuda LEIC no IST, o que vos levou a escolherem este curso e neste sítio? O que pensam sobre o curso?
E se puderem dar mais informações sobre cadeiras, professores, o próprio ambiente académico, etc... Agradecia imenso!!
Olá!
Estou no último ano da licenciatura de informática no IST por isso acho que consigo dar a minha opinião.
- O curso só tem duas cadeiras de física (Mecânica e Ondas, Electromagnetismo e óptica). Quem fez física no 12º ano sente uma facilidade abismal pois a matéria é praticamente repetida. Para quem não teve física (meu caso!), as cadeiras são acessíveis e os professores dão ajuda.
Para quem gosta de matemática é uma excelente opção. Programação tem muita lógica matemática e as cadeiras de matemática que temos são muito difíceis, sendo os obstáculos maiores dos cursos.
- Eu entrei no curso sem saber programar. Estou viva, não tiro 20 a toda a hora mas já tive 20s, 18s e 17s. O mais importante não é o ato de programar em si mas perceber a lógica por detrás da programação e como 'escrever' em qualquer língua. É preciso trabalho mas a cadeira de Fundamentos de Programação dá um grande apoio. (Não fiques desmotivada pelas pessoas que já programam! São coisas da vida e nós só temos que dar o nosso melhor)
- O curso abre tantas portas que eu nem sei para onde me virar. Todos os meses recebo ofertas de emprego e não há um dia em que mude de ideias sobre para que área de mestrado quero ir.
- Eu escolhi LEIC porque sempre tive fascínio pelo desenvolvimento de programas e jogos. Quero desenvolver coisas que possam ajudar o público comum, sendo que já estagiei na área de educação. O IST é MUITO bom. Sinto-me preparada para tudo e acho que é muito difícil encontrar na vida e no mercado de trabalho algo mais difícil que o técnico. Sofri but what doesn't kills us makes us stronger.
O curso pode ser muito teórico mas há quem considere isso muito bom pois prepara-te para qualquer coisa.
Btw! Relembro que o IST tem dois pólos com informática. Os cursos são iguais. (Alameda e Tagus)
Páginas das cadeiras:
FenixEdu™
Professores há de todos os tipos como em todo o lado. Há os fixes e energéticos e há outros que dão a matéria deles e está feito.
Ambiente académico é muito ativo. Vários núcleos, praxe porreira e três tunas de alta qualidade.