instrutor de equitação

Ekistics

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2026
Mudei de Ciências para Humanidades pelas minhas capacidades, mas quero um curso com animais. Em CT pensava em enfermeira veterinária, mas aconselharam-me a mudar devido à negatividade. Também pensei em professora equestre ou cavaleira, mas não sei as específicas. Alguém pode indicar profissões com cavalos em Portugal? Sou boa em ginástica e voleibol, mas não me atraem como os cursos de ciências. O que sugerem?

Mudei de Ciências para Humanidades pelas minhas capacidades, mas quero um curso com animais. Em CT pensava em enfermeira veterinária, mas aconselharam-me a mudar devido à negatividade. Também pensei em professora equestre ou cavaleira, mas não sei as específicas. Alguém pode indicar profissões com cavalos em Portugal? Sou boa em ginástica e voleibol, mas não me atraem como os cursos de ciências. O que sugerem?
Olá @Ekistics
Em termos de cursos superiores, não tens nenhuma licenciatura específica na área, mas tens algumas escolas com o Curso Profissional de Técnico de Gestão Equina, não sei se já exploraste essa opção. Alguns integram no plano de estudos de 3 anos a preparação direta para os exames de Sela 4 e Sela 7, culminando muitas vezes com a realização do próprio Curso de Treinadores de Grau I nas suas instalações. Estes seriam os primeiros passos para seres legalmente instrutora de equitação no futuro. O caminho faz-se progressivamente por Graus, sendo que o Grau I te habilita como assistente/ajudante e o Grau II confere o título autónomo de Treinador/Monitor.