Integração, 3a fase

joanam6

Membro
Matrícula
19 Março 2018
Olá,
Candidatei me à 3a fase na FLUP depois de ter passado um ano a estudar na FLUL, onde entrei na 1a fase. Aí a minha integração foi relativamente fácil pois estávamos todos a começar ao mesmo tempo, no entanto, se entrar agora vai ser completamente diferente pois já passou quase um mês de aulas (e de praxe) e já todos se conhecem, o que significa que vou lá "cair de paraquedas". Apesar de conhecer duas pessoas nesse curso, tenho medo de não me integrar tão bem dado que toda a gente já se conhece.
Alguém que tenha entrado na 3a fase e me possa dizer como foi?
Obrigada!!

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Olá,
Candidatei me à 3a fase na FLUP depois de ter passado um ano a estudar na FLUL, onde entrei na 1a fase. Aí a minha integração foi relativamente fácil pois estávamos todos a começar ao mesmo tempo, no entanto, se entrar agora vai ser completamente diferente pois já passou quase um mês de aulas (e de praxe) e já todos se conhecem, o que significa que vou lá "cair de paraquedas". Apesar de conhecer duas pessoas nesse curso, tenho medo de não me integrar tão bem dado que toda a gente já se conhece.
Alguém que tenha entrado na 3a fase e me possa dizer como foi?
Obrigada!!
A integração de uma pessoa nem sempre é imediata.Se fores de Lisboa, indo para o Porto prepara-te para ouvires palavrões, é desagradável mas habituas-te.
Podes te integrar ao longo do ano ou ao longo do curso. Isso nem devia ser um impeditivo para fazeres o curso, se gostas do que fazes não olhes a quem.
A maior dificuldade estará em acompanhar o curso, visto já ter passado praticamente um mês( à parte da primeira semana de aulas que costuma ser apresentar as unidades curriculares,e outras coisas). Podes sempre pedir a alguém os apontamentos ou livros a alguém mais velho que já tenha andado no curso, mas tem em atenção que as aulas teóricas nem sempre são obrigatórias( pelo menos na FCUP), mas nesta fase convém ires a todas.
Se tiveres a certeza de que vais entrar, aconselho-te a ires à página do curso, ver a bibliografia para cada matéria. Comprares os livros( se possível), ou então encontra na net,comprar os cadernos, vai começando a estudar, vai tratando de outras coisas( separar o dinheiro para as despesas, caso não o tenhas feito), e assim já adiantas. Caso, efetivamente, entres, aí deves imediatamente pedir a matéria aos colegas e passar para o caderno para ser mais fácil para ti, as datas dos testes, por aí fora.
Ficam aqui algumas dicas.

• Like
Reactions: joanam6

joanam6

Membro
Matrícula
19 Março 2018
A integração de uma pessoa nem sempre é imediata.Se fores de Lisboa, indo para o Porto prepara-te para ouvires palavrões, é desagradável mas habituas-te.
Podes te integrar ao longo do ano ou ao longo do curso. Isso nem devia ser um impeditivo para fazeres o curso, se gostas do que fazes não olhes a quem.
A maior dificuldade estará em acompanhar o curso, visto já ter passado praticamente um mês( à parte da primeira semana de aulas que costuma ser apresentar as unidades curriculares,e outras coisas). Podes sempre pedir a alguém os apontamentos ou livros a alguém mais velho que já tenha andado no curso, mas tem em atenção que as aulas teóricas nem sempre são obrigatórias( pelo menos na FCUP), mas nesta fase convém ires a todas.
Se tiveres a certeza de que vais entrar, aconselho-te a ires à página do curso, ver a bibliografia para cada matéria. Comprares os livros( se possível), ou então encontra na net,comprar os cadernos, vai começando a estudar, vai tratando de outras coisas( separar o dinheiro para as despesas, caso não o tenhas feito), e assim já adiantas. Caso, efetivamente, entres, aí deves imediatamente pedir a matéria aos colegas e passar para o caderno para ser mais fácil para ti, as datas dos testes, por aí fora.
Ficam aqui algumas dicas.
Eu queria dizer FLUC, engano me sempre, desculpa 🙃
Mas sim, esse é um dos meus grandes medos, é ser muita matéria que eu não ouvi, especialmente no que toca a aulas de línguas... Depois chego lá e meto os pés pelas mãos em tudo!! Mas obrigada pela opinião e não tenho a certeza se entro, mas se calhar até era boa ideia ver já os programas. Obrigada de novo

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
AndréR Entrada na 2ª fase, praxes e integração - Experiências Ensino Superior 40
T Área de Integração 11ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
B Área de Integração - módulo 6 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
J Área de Integração - Ano 3 - Módulo 5 (Manual do Professor) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
I Praxe é para integração? Tradições Académicas 1
L Ano Zero e integração no ambiente universitário Ensino Superior 0
A Ficha ENES: qual usar (1ª ou 2ª fase) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
B Duvidas 1ª fase e 2ª fase de exames Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Segunda fase exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Ines88 2020 inscrição para ª fase Ensino Secundário 2
Ines88 2 fase, sim ou não? Ensino Secundário 1
M Exames segunda fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
P 2°Fase Exames Nacionais- Quem se pode inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Se for à 2º fase do exame de Biologia no 11º ano só me posso candidatar na 2º fase de candidaturas para a Universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Ângela0104 Posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
marina c Pandemia estudar nesta fase duplo stress Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
marina c 3 fase a reentreé Candidatos 2019/2020 0
N 3 fase e mudança de curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Eduardo Teixeira Candidatos 3a fase de candidaturas Candidatos 2019/2020 6
M Propina 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Anulação de matrícula 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Prazo da segunda fase!!! URGENTE Concurso Nacional e Locais - Público 1
marina c Alguém mais a aguardar a entrada na 3ª fase privado enfermagem? Privado Politécnico 0
L 2° fase e praxe no ISCAP Tradições Académicas 1
M Vagas para a 2º Fase Concurso Nacional e Locais - Público 6
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Duvidas no preenchimento da candidatura para a 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Posso me candidatar á segunda fase a um curso que não sobrou vagas? Concurso Nacional e Locais - Público 6
S 2ª Fase Universidade Coimbra Alojamento Universitário 0
R Vale a pena ir ás aulas do curso que calhou na primeira fase de candidaturas ou espero pelos resultados da segunda ? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Sara m. Almeida Segunda fase - Línguas e Relações empresariais - UTAD Concurso Nacional e Locais - Público 0
G Praxe e 2° fase Tradições Académicas 3
J Economia ISEG 2° fase Candidatos 2019/2020 9
KungFuKenny Posso me candidatar à segunda fase sem me candidatar à primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A 2ª Fase - NOVA Economia Candidatos 2019/2020 36
sarapotato Cancelar a candidatura à 1a fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
Cata7rina Bastos Mudar na 2a fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Dúvida em relação às medias/vagas da segunda fase da Nova Sbe Candidatos 2019/2020 6
Sofia122 Reaver dinheiro pago para ir a exame da 2ª fase para fazer melhoria de nota Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
SóniaSerra Resultados de exames 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
J 3a fase sem ir a 2a Concurso Nacional e Locais - Público 5
C Mudar após a 2a fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
miguel20123 Matrícula da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 6
P O que acharam da 2 fase de Matemática A? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M 2ª Fase História da Cultura e das Artes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B se reprovar á 2 fase o que devo fazer? Ensino Secundário 24
G Não consegui fazer uma disciplina na 1a fase por 3 décimas (Ciências e Tecnologias) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
C Segunda fase de exames implica segunda fase de candidaturas à faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 7
J Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 128