Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Marta._

Membro
Matrícula
21 Julho 2022
Instituição
FCUP
Olá!
Gostava de saber se alguém está interessado em candidatar-se ao curso de inteligência artificial e ciência de dados na FCUP.
Ou se estiverem a frequentar o curso podem contar a vossa experiência??

Obrigada!!

Última edição:
Olá!
Gostava de saber se alguém está interessado em candidatar-se ao curso de inteligência artificial e ciência de dados na FCUP.
Ou se estiverem a frequentar o curso podem contar a vossa experiência??

Obrigada!!
Olá Marta!
Entrei no ano passado para o curso de IACD em primeira opção (com Eng. Informática na FEUP como 2ª).

No primeiro ano temos quase todas as cadeiras em conjunto com os alunos de Ciência de Computadores, visto que temos 9 cadeiras iguais (a única exceção é uma cadeira específica do curso de IACD).

Como sempre, o primeiro ano é bastante teórico e tem como objetivo conheceres as bases da computação e dos computadores (desde teoremas abstratos a componentes que integram os computadores).
No entanto, para termos um "cheirinho" daquilo que é a área específica do nosso curso, temos aquela tal cadeira "exclusiva" que nos introduz a conceitos muito básicos da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados. É também a cadeira mais prática do 1º ano. No meu 1º ano tive de realizar 2 projetos práticos (um de IA, outro de CD), e os testes teóricos foram com consulta. Acredito que os professores mantenham este tipo de avaliação para esta cadeira.

E a programação?
Eu entrei no curso a saber zero de programação e agora consigo criar pequenos programas nas línguas Python e C com facilidade. Obviamente depende do esforço que colocares em aprender a programar, mas os professores explicam tudo e estão praticamente sempre dispostos a responder por email a dúvidas.

A verdade é que tem bastante matemática neste 1º ano, e por vezes estes conceitos novos podem ser um pouco chocantes à primeira, mas isso funciona de igual forma para Ciência de Computadores e para Eng. Informática.

Não consigo pensar em muita mais coisa, portanto se tiveres alguma dúvida por favor responde ou manda mensagem! :D

Olá Marta!
Entrei no ano passado para o curso de IACD em primeira opção (com Eng. Informática na FEUP como 2ª).

No primeiro ano temos quase todas as cadeiras em conjunto com os alunos de Ciência de Computadores, visto que temos 9 cadeiras iguais (a única exceção é uma cadeira específica do curso de IACD).

Como sempre, o primeiro ano é bastante teórico e tem como objetivo conheceres as bases da computação e dos computadores (desde teoremas abstratos a componentes que integram os computadores).
No entanto, para termos um "cheirinho" daquilo que é a área específica do nosso curso, temos aquela tal cadeira "exclusiva" que nos introduz a conceitos muito básicos da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados. É também a cadeira mais prática do 1º ano. No meu 1º ano tive de realizar 2 projetos práticos (um de IA, outro de CD), e os testes teóricos foram com consulta. Acredito que os professores mantenham este tipo de avaliação para esta cadeira.

E a programação?
Eu entrei no curso a saber zero de programação e agora consigo criar pequenos programas nas línguas Python e C com facilidade. Obviamente depende do esforço que colocares em aprender a programar, mas os professores explicam tudo e estão praticamente sempre dispostos a responder por email a dúvidas.

A verdade é que tem bastante matemática neste 1º ano, e por vezes estes conceitos novos podem ser um pouco chocantes à primeira, mas isso funciona de igual forma para Ciência de Computadores e para Eng. Informática.

Não consigo pensar em muita mais coisa, portanto se tiveres alguma dúvida por favor responde ou manda mensagem! :D
Olá!
Estou bastante interessado neste curso e gostava de saber mais como funcionam as aulas, por exemplo o que costumas levar contigo e assim?
E sobre a parte da programação, que especificações recomendas para um computador?
Em relação à matemática, é muito diferente da de secundário ou muito do que se aprendeu até ao secundário é usado neste curso?

Obrigado!

Olá!
Estou bastante interessado neste curso e gostava de saber mais como funcionam as aulas, por exemplo o que costumas levar contigo e assim?
E sobre a parte da programação, que especificações recomendas para um computador?
Em relação à matemática, é muito diferente da de secundário ou muito do que se aprendeu até ao secundário é usado neste curso?

Obrigado!
Boas! :D
No 1º semestre usei folhas individuais para tirar apontamentos das aulas e resolver exercícios, mas também levava o computador para ter acesso mais próximo dos slides, folhas de exercícios, ou mesmo para resolver exercícios de programação.
No 2º semestre comecei a usar um tablet e um computador, o que foi bastante bom porque deixei de levar tanto peso comigo.
Digo desde já que não precisas de tablet para nada, apenas foi uma ferramenta que pude ter acesso e facilita de certa forma o modo de trabalho e estudo.

As aulas são separadas sempre em Teóricas e Teórica-Práticas/Práticas-Laboratoriais. Nas teóricas é sempre a aprender matéria e a resolver alguns exemplos, nas práticas é sempre resolver folhas de exercícios que está marcada para essa semana (normalmente nunca se faz a ficha toda numa aula, pelo que convém resolver o resto em casa como forma de estudo autómano).

Basicamente qualquer computador serve para o curso, aliás, a faculdade tem salas com computadores para as aulas onde eles são necessários e portanto nem precisarias de um. Obviamente, aconselho a levares um devido a projetos, acesso a slides, etc...
O minimo que posso recomendar num computador são 8GB de RAM (16 seria ótimo), um bom teclado, um processador que seja no mínimo equivalente a um i3 da intel (não necessariamente dos mais recentes) e que seja minimamente leve.
Eu levei o meu computador para todo o lado este ano, para salas, para bares da faculdade, cafés, autocarros..., por isso que digo que é bom arranjares um computador que seja confortável de transportar.

Apesar de tudo o que disse em cima, se já tens um computador decente, não vale a pena comprares outro apenas para o curso (a não ser que tenhas motivo para isso, ou simplesmente teres liberdade financeira para isso xd).

Em relação à matemática, apenas usas matemática de secundário na 1ª metade de Cálculo I (e alguma em "contagem" na cadeira de Estruturas Discretas). O resto vai-te ser bastante novo, mas se deres à perna consegues apanhar bem.

Se tiveres mais perguntas, sente-te à vontade para perguntar! ^^