Investigação na área de química

Ana Paisana

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2016
Olá! Gostava de saber que cursos aconselham para alguém que queira seguir investigação na área de química. Eu tinha pensado em engenharia química visto que abrange algumas outras áreas em comparação com química aplicada, o que em termos de empregabilidade poderá ajudar. Obrigada!

Olá! Gostava de saber que cursos aconselham para alguém que queira seguir investigação na área de química. Eu tinha pensado em engenharia química visto que abrange algumas outras áreas em comparação com química aplicada, o que em termos de empregabilidade poderá ajudar. Obrigada!

Olá, na área de investigação química podes escolher engenharia química se estiveres mais focada em análises de qualidade, tens ainda a licenciatura de química, química aplicada e química tecnológica (esta última é da FCUL que é Química/Química Tecnológica e escolhes a que queres).
A diferença entre a engenharia química e a química tecnológica é que o curso de engenharia são 5 anos (licenciatura mais mestrado integrado, ou seja tens estágio e tese), a química tecnológica tens menos duas cadeiras de matemática (se não estou em erro) e no final só tens um projecto que te ocupa meio semestre e tens orientação de um professor (uma espécie de "estágio" com um relatório final e apresentação).
Em relação a química aplicada (nova de Lisboa) penso que esteja mais relacionado com a indústria (mas não tenho bem a certeza).

Em geral qualquer um dos cursos de química permite-te depois fazeres uma carreira em investigação química.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só dizeres :)

Alguém aqui que ande em química aplicada? Em princípio será a minha primeira opção, mas gostava de ter alguma informação complementar. O curso é interessante ou tem "demasiada" química? Componente laboratorial/experimental está muito presente? Os laboratorios do departamento de quimica da fct-unl são bons? Os docentes estão sempre presentes para ajudar? E o ambiente académico, é bom? Em geral o que gostam mais e o que gostam menos do curso? Sei que são imensas perguntas, mas nesta altura, toda a ajuda é importante!