UAlg Ir do Porto para o Algarve

InesSousa232031

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2020
Boa tarde,
Sou um aluno do distrito do Porto e, infelizmente, não devo conseguir entrar no curso que idealizo (Fisioterapia). Contudo, se as médias não fugirem muito ao que foi no ano passado, entro no Algarve.

Isto traz muitos medos e receios. Mais de 600km, sem conhecer nada nem ninguém... E como é obvio, surgem algumas dúvidas. E para quem se deslocou do Norte até ao Algarve e me conseguir ajudar/responder agradeço:

- Quando a alojamento, é facil arranjar? Custos?
- A faculdade em si é boa? E a praxe?
- A deslocação, aconselham comboio, autocarro ou avião?

São as minhas principais dúvidas. Se me conseguirem dar conselhos agradeço também. Obrigado

Vou fazer o mesmo mas para o curso de Gestão Hoteleira e tenho os mesmos receios. A Ualg tem alojamento e penso que quem vem de longe tem prioridade, é uma questão de explorar melhor isso porque acho que é a melhor opção.

Já pesquisei e vi que a universidade tem um dormitório misto por 130€ mensais(?). Quanto à prioridade, acho que na ficha ENES terei que colocar preferência regional - Algarve.

Gostava era mesmo que as pessoas que fizeram, o que provavelmente vamos fazer, dessem a sua opinião e explicar como foi a adaptação e a, respetiva, mudança.

Eu tirei o curso de turismo há muitos anos e tinha colegas que vieram de muito longe, ficaram na Residencia e foi tranquilo. Tambem há muita oferta de quartos junto à universidade, é uma questão de fazerem pesquisas na internet. Na minha altura, a praxe foi fixe, nada de abusos, e é bom para conhecer a malta toda. Ninguém é obrigado a fazer o que nao quer, ex. beber, etc. Não tenham receio, vao gostar muito da universidade. Posso dizer que foram os melhores anos da minha vida e ainda tenho amigas dessa altura.

Boa tarde,
Sou um aluno do distrito do Porto e, infelizmente, não devo conseguir entrar no curso que idealizo (Fisioterapia). Contudo, se as médias não fugirem muito ao que foi no ano passado, entro no Algarve.

Isto traz muitos medos e receios. Mais de 600km, sem conhecer nada nem ninguém... E como é obvio, surgem algumas dúvidas. E para quem se deslocou do Norte até ao Algarve e me conseguir ajudar/responder agradeço:

São as minhas principais dúvidas. Se me conseguirem dar conselhos agradeço também. Obrigado
Olá também vou para do Porto para o Algarve. Acho que te posso ajudar.

1ª pergunta:
Normalmente, as universidades dão prioridade de alojamento a pessoas que vivem longe, o mesmo acaba por acontecer com os bolseiros, então, acho que não será um problema para ti isso, porém, caso algo der errado, convém procurares em sites como o idealista, o olx e assim.

2ª pergunta:
Já falei com duas pessoas de lá e disseram me que o ambiente é tranquilo e o ensino tbm é bastante bom, quanto à praxe, nunca perguntei nada, já que não é muito do meu interesse.

3ª pergunta:
Aconselho-te avião ou autocarro, muito melhor que comboio. Fui praticamente todas as vezes de autocarro, tens a Flixbus (a sair de campanha) e tens a Rede Expresso (que tem saída de vários sítios do pais, tens de ver o q te ficas mais perto). Os preços rondam os 16 a 40 euros e podes levar uma mala de 20kg mais uma mochila de escola (ou outra semelhar).

Espero ter te ajudado <3
Post automatically merged:

Já pesquisei e vi que a universidade tem um dormitório misto por 130€ mensais(?). Quanto à prioridade, acho que na ficha ENES terei que colocar preferência regional - Algarve.

Gostava era mesmo que as pessoas que fizeram, o que provavelmente vamos fazer, dessem a sua opinião e explicar como foi a adaptação e a, respetiva, mudança.
Isso depende do tipo de alojamento que escolheres e se és bolseiro ou não, tem aqui o link para quem quiser ver:
Post automatically merged:

Eu tirei o curso de turismo há muitos anos e tinha colegas que vieram de muito longe, ficaram na Residencia e foi tranquilo. Tambem há muita oferta de quartos junto à universidade, é uma questão de fazerem pesquisas na internet. Na minha altura, a praxe foi fixe, nada de abusos, e é bom para conhecer a malta toda. Ninguém é obrigado a fazer o que nao quer, ex. beber, etc. Não tenham receio, vao gostar muito da universidade. Posso dizer que foram os melhores anos da minha vida e ainda tenho amigas dessa altura.
hope <333333333

Última edição:
Boa tarde,

Boa tarde,

Olá, tudo bem?
Há um grupo no Instagram de caloiros deste próximo ano letivo 2022/2023 da UALg, queres que te adicione? Tem lá uma menina que também vai sair do Porto para o Algarve.