Boa tarde :) Ainda não tenho a certeza, mas talvez me candidate ao ciclo básico de medicina em Ponta Delgada. Alguém me sabe informar sobre o ambiente, o grau de preparação com que vimos para Coimbra, e os métodos de avaliação :) Obrigada
Olá Ana! :)
Sou Estudante de Medicina na Universidade dos Açores, este ano inicio o 3º ano e até agora tenho adorado o percurso. É sempre complicado falar da nossa experiência no geral, porque achamos que temos tanta coisa para dizer. :)
O ambiente não podia ser melhor, pois como somos poucos (em relação às outras Universidades) tornamo-nos uma grande família! Existe um grande clima de entreajuda, inclusive um sistema de tutor-tutorando - que não tem nada a ver com a praxe - em que os alunos do 1º ano escolhem uma pessoa que se encontre no 2º ano para ajudá-lo no seu percurso em tudo o que for preciso, por exemplo dando-lhe apontamentos e sebentas. Para além disso, independentemente do tutor que tiverem, existe o hábito de partilhar tudo com todos num grupo do facebook ;)
Quanto ao nível de preparação, novamente por sermos menos, temos grande vantagem de existir uma grande proximidade entre professor e aluno: podemos colocar dúvidas durante as aulas a eles, por exemplo, coisa que num grande auditório lá fora é complicado!
Outro grande ponto a favor é o contacto com o hospital que começa logo no 1º ano! Eram vários os internos (que tinham estudado em Lisboa ou assim) que nos encontravam no Hospital e diziam-nos "Mas vocês já andam no hospital no 1º ano?? Eu cá só comecei no 4º.".
Por fim, os métodos de ensino que seguimos são equivalentes aos de Coimbra: basicamente, somos estudantes de Coimbra só que estudamos noutro sítio. Os professores de Coimbra vêm a S. Miguel dar uma "banhada" de matéria em períodos específicos, depois existem assistentes de S. Miguel que estão connosco todo o ano e que ficam responsáveis por dar toda a matéria que não foi leccionada por eles, e na época de exames são os de Professores de Coimbra que enviam os exames para fazermos ou vêm cá no caso de ser exame oral como em Anatomia. Também temos Prof. de certas cadeiras que são de S. Miguel.
Segundo o que ouço, chegamos a Coimbra mais preparados que os que já lá estavam, acho que chegaram a fazer comparação de médias e tudo. Mas isso é o que se diz. O que sei é que temos bastantes privilégios que nos permitem aprender ao máximo a teoria e a prática!
Bem, isto é o que te posso dizer de uma forma geral, espero que ajude nalguma coisa, e caso tenhas mais alguma dúvida mais especifica, não hesites :D