Boa tarde :) Ainda não tenho a certeza, mas talvez me candidate ao ciclo básico de medicina em Ponta Delgada. Alguém me sabe informar sobre o ambiente, o grau de preparação com que vimos para Coimbra, e os métodos de avaliação :) Obrigada
Olá Ana! :)
Sou Estudante de Medicina na Universidade dos Açores, este ano inicio o 3º ano e até agora tenho adorado o percurso. É sempre complicado falar da nossa experiência no geral, porque achamos que temos tanta coisa para dizer. :)
O ambiente não podia ser melhor, pois como somos poucos (em relação às outras Universidades) tornamo-nos uma grande família! Existe um grande clima de entreajuda, inclusive um sistema de tutor-tutorando - que não tem nada a ver com a praxe - em que os alunos do 1º ano escolhem uma pessoa que se encontre no 2º ano para ajudá-lo no seu percurso em tudo o que for preciso, por exemplo dando-lhe apontamentos e sebentas. Para além disso, independentemente do tutor que tiverem, existe o hábito de partilhar tudo com todos num grupo do facebook ;)
Quanto ao nível de preparação, novamente por sermos menos, temos grande vantagem de existir uma grande proximidade entre professor e aluno: podemos colocar dúvidas durante as aulas a eles, por exemplo, coisa que num grande auditório lá fora é complicado!
Outro grande ponto a favor é o contacto com o hospital que começa logo no 1º ano! Eram vários os internos (que tinham estudado em Lisboa ou assim) que nos encontravam no Hospital e diziam-nos "Mas vocês já andam no hospital no 1º ano?? Eu cá só comecei no 4º.".