UAc Ir estudar na Universidade dos Açores

Tigra

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Caros membros,
Alguém me pode dar informações sobre ir estudar (ensino superior) para Ponta Delgada, Açores.
É fácil arranjar quarto em Ponta Delgada?
As residencias universitárias têm vagas para estudantes do continente?
Quais os custos de ir estudar para lá?
As viagens de avião são "comparticipadas"?
Bem sei que são muitas perguntas, mas podes ser que algum membro do fórum esteja a estudar lá, ou que tenha lá alguém próximo.

Obrigado

Rita_catita

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Caros membros,
Alguém me pode dar informações sobre ir estudar (ensino superior) para Ponta Delgada, Açores.
Bem sei que são muitas perguntas, mas podes ser que algum membro do fórum esteja a estudar lá, ou que tenha lá alguém próximo.

Obrigado
Também tenho curiosidade em saber! :)

NGomes

Membro
Matrícula
27 Janeiro 2015
Boas @Rita_catita @Tigra,

Sou estudante de Gestão do Desporto na UL-FMH. Mas sou açoriano, da Ilha Terceira.
passando ás tuas perguntas:

-Sim é. Existem bons quartos ou até apartamentos a bons preços mas convêm começar a ir dando um olho nisso. como em todo o sitio, os melhores são sempre os primeiros a ficar ocupados.

-As residencias têm vagas para qq estudante da UAç que queira mudar-se para lá. Não me parece que tenhas problemas com isto.

-Posso-te dizer que os custos de vida nos Açores são bem mais baixos que no Continente. No geral as coisas são mais baratas. Mas nem tudo!

-comparticipadas não sei. Mas tens direito a "passagem de estudante" que te fica á volta dos 90€, salvo erro, ida e volta.

Ana Cláudia

Membro Caloiro
Colaborador Editorial
Matrícula
2 Março 2015
Boa tarde :) Ainda não tenho a certeza, mas talvez me candidate ao ciclo básico de medicina em Ponta Delgada. Alguém me sabe informar sobre o ambiente, o grau de preparação com que vimos para Coimbra, e os métodos de avaliação :) Obrigada

Última edição:
  • Like
Reactions: BiaMafra

NGomes

Membro
Matrícula
27 Janeiro 2015
@Ana Cláudia nessa já não te sei ajudar mas conheço que te lá esteja no curso... Manda-me MP ou adiciona no face que direciono-te para ela

NGomes

Membro
Matrícula
27 Janeiro 2015
@Tigra @Rita_catita

Fui-me informar melhor sobre sobre a "passagem de estudante" e decidi partilhar já que tinham perguntado.

Bem, se estudarem cá têm direito a ela.
Mas tem um mas.

Têm de pagar a passagem nomal ( super cara, este mês de junho/julho/agosto estam a 400€ no minimo, depois depende muito das transportadoras ). mas depois são reembolsadas nos CTT da diferença entre o que pagaram e o valor maximo para a passagem de estudante ( entre 90-134€ salvo erro ). têm de apresentar nos CTT comprovativo de matricula, CC e os tickets da passagem.

Espero ter ajudado

Tigra

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Obrigado pelas informações.
Só uma duvida: quando diz "se estudarem cá" refere-se aos alunos dos açores que estudam no continente ou também aos do continente que estudam nos açores?

Obrigado

• Like
Reactions: NGomes

NGomes

Membro
Matrícula
27 Janeiro 2015
Obrigado pelas informações.
Só uma duvida: quando diz "se estudarem cá" refere-se aos alunos dos açores que estudam no continente ou também aos do continente que estudam nos açores?

Obrigado
Ambos.

Eu sou dos Açores e estudo no Continente e tenho passagem de estudante mas o contrario também é possivel.

• Like
Reactions: Tigra
Matrícula
22 Janeiro 2015
Boa tarde :) Ainda não tenho a certeza, mas talvez me candidate ao ciclo básico de medicina em Ponta Delgada. Alguém me sabe informar sobre o ambiente, o grau de preparação com que vimos para Coimbra, e os métodos de avaliação :) Obrigada
Olá, sabes se lá as notas mínimas das provas de ingresso também costumam ser de 140? Obrigada!

Tigra

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Alguém me pode indicar sites onde procurar quartos/apartamentos em Ponta Delgada?

Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Medicina | 5º ano
Instituição
Universidade dos Açores | FMUC
Olá Ana! :)
Sou Estudante de Medicina na Universidade dos Açores, este ano inicio o 3º ano e até agora tenho adorado o percurso. É sempre complicado falar da nossa experiência no geral, porque achamos que temos tanta coisa para dizer. :)
O ambiente não podia ser melhor, pois como somos poucos (em relação às outras Universidades) tornamo-nos uma grande família! Existe um grande clima de entreajuda, inclusive um sistema de tutor-tutorando - que não tem nada a ver com a praxe - em que os alunos do 1º ano escolhem uma pessoa que se encontre no 2º ano para ajudá-lo no seu percurso em tudo o que for preciso, por exemplo dando-lhe apontamentos e sebentas. Para além disso, independentemente do tutor que tiverem, existe o hábito de partilhar tudo com todos num grupo do facebook ;)
Quanto ao nível de preparação, novamente por sermos menos, temos grande vantagem de existir uma grande proximidade entre professor e aluno: podemos colocar dúvidas durante as aulas a eles, por exemplo, coisa que num grande auditório lá fora é complicado!
Outro grande ponto a favor é o contacto com o hospital que começa logo no 1º ano! Eram vários os internos (que tinham estudado em Lisboa ou assim) que nos encontravam no Hospital e diziam-nos "Mas vocês já andam no hospital no 1º ano?? Eu cá só comecei no 4º.".
Por fim, os métodos de ensino que seguimos são equivalentes aos de Coimbra: basicamente, somos estudantes de Coimbra só que estudamos noutro sítio. Os professores de Coimbra vêm a S. Miguel dar uma "banhada" de matéria em períodos específicos, depois existem assistentes de S. Miguel que estão connosco todo o ano e que ficam responsáveis por dar toda a matéria que não foi leccionada por eles, e na época de exames são os de Professores de Coimbra que enviam os exames para fazermos ou vêm cá no caso de ser exame oral como em Anatomia. Também temos Prof. de certas cadeiras que são de S. Miguel.
Segundo o que ouço, chegamos a Coimbra mais preparados que os que já lá estavam, acho que chegaram a fazer comparação de médias e tudo. Mas isso é o que se diz. O que sei é que temos bastantes privilégios que nos permitem aprender ao máximo a teoria e a prática!
Bem, isto é o que te posso dizer de uma forma geral, espero que ajude nalguma coisa, e caso tenhas mais alguma dúvida mais especifica, não hesites :D