UAc Ir estudar na Universidade dos Açores

Mariana_Ferreira_R

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2016
Olá! Tiveste sorte, já que eu sou da Terceira!
O curso aqui é uma preparação de dois anos que depois é continuada em Lisboa. A nível da faculdade, o polo tem boas condições, sendo que é partilhado com outros cursos. Se queres que te diga, quanto ao curso de veterinária em si não sei muito, mas pelo que tenho conhecimento, trabalhas muito a vertente prática, já que a universidade tem uma exploração agricola e um laboratório com excelentes equipamentos ao dispor. Quanto ao ambiente, este é fantástico. Tu vais entrar na melhor ilha dos Açores no que toca a diversão nocturna e animação popular. Há festas quase todo o ano, desde das populares às profanas e acredita, vale muito a pena! O alojamento é muito fácil de se encontrar e a bom preço. Por norma, há contactos de pessoas que arrendam casas e quartos por preços muito baixos em relação aos praticados no continente (na ordem dos 300 euros por um T1 com despesas pagas). A faculdade ainda fica a uns 3/4 km do centro da cidade, mas tens transportes regulares até lá, sendo que por isso aconselho-te a ficares a residir no centro de Angra. Acredita, é a cidade mais bonita do nosso país e mesmo sendo pequena, não vai ser nenhum choque para ti.

Muito obrigada!! Fiquei um pouco mais descansada. E tomando em consideração a possibilidade de ficar na residência da faculdade, sabes alguma coisa? Sabes como funciona? Mas, pelo sim pelo não, é melhor começar a ver/pesquisar casas e isso, ou não? Peço desculpa mas estou mesmo "cega" em relação a isto, ainda não estou totalmente mentalizada de que possivelmente vou ter que passar 2 anos longe de tudo o que conheço e está na minha zona de conforto.

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Muito obrigada!! Fiquei um pouco mais descansada. E tomando em consideração a possibilidade de ficar na residência da faculdade, sabes alguma coisa? Sabes como funciona? Mas, pelo sim pelo não, é melhor começar a ver/pesquisar casas e isso, ou não? Peço desculpa mas estou mesmo "cega" em relação a isto, ainda não estou totalmente mentalizada de que possivelmente vou ter que passar 2 anos longe de tudo o que conheço e está na minha zona de conforto.
Acho que não há residência aqui em Angra. Não é necessário pesquisares, acredita. Chegas cá em Setembro e perguntas logo na secretaria informações acerca de alojamento e no próprio dia recebes muitas opções que depois é só contactar os senhorios. Vai correr muito bem! :)

• Like
Reactions: Mariana_Ferreira_R

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Okayyy! Mais uma vez obrigada! Tu ainda estás na ilha, ou vieste para o Continente estudar? :relieved:
Vou em Setembro para o continente :) Se tiveres alguma dúvida, dispõe por aqui, ou se quiseres, pelo facebook que poderei disponibilizar-te o link da minha página. :)

• Like

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Existe uma residência de estudantes no centro da cidade, perto da escola secundária jerónimo emiliano de andrade. A minha mãe já trabalhou na residência e eu própria já a visitei, e tem boas condições! No entanto, existem, penso eu, apenas quartos duplos, não sei se isso é um fator importante para ti. Mas é uma questão de pesquisares e veres por ti própria :)

• Like

Ricardo Vidal

Membro Dux
Matrícula
14 Junho 2016
Olá Ana! :)
Sou Estudante de Medicina na Universidade dos Açores, este ano inicio o 3º ano e até agora tenho adorado o percurso. É sempre complicado falar da nossa experiência no geral, porque achamos que temos tanta coisa para dizer. :)
O ambiente não podia ser melhor, pois como somos poucos (em relação às outras Universidades) tornamo-nos uma grande família! Existe um grande clima de entreajuda, inclusive um sistema de tutor-tutorando - que não tem nada a ver com a praxe - em que os alunos do 1º ano escolhem uma pessoa que se encontre no 2º ano para ajudá-lo no seu percurso em tudo o que for preciso, por exemplo dando-lhe apontamentos e sebentas. Para além disso, independentemente do tutor que tiverem, existe o hábito de partilhar tudo com todos num grupo do facebook ;)
Quanto ao nível de preparação, novamente por sermos menos, temos grande vantagem de existir uma grande proximidade entre professor e aluno: podemos colocar dúvidas durante as aulas a eles, por exemplo, coisa que num grande auditório lá fora é complicado!
Outro grande ponto a favor é o contacto com o hospital que começa logo no 1º ano! Eram vários os internos (que tinham estudado em Lisboa ou assim) que nos encontravam no Hospital e diziam-nos "Mas vocês já andam no hospital no 1º ano?? Eu cá só comecei no 4º.".
Por fim, os métodos de ensino que seguimos são equivalentes aos de Coimbra: basicamente, somos estudantes de Coimbra só que estudamos noutro sítio. Os professores de Coimbra vêm a S. Miguel dar uma "banhada" de matéria em períodos específicos, depois existem assistentes de S. Miguel que estão connosco todo o ano e que ficam responsáveis por dar toda a matéria que não foi leccionada por eles, e na época de exames são os de Professores de Coimbra que enviam os exames para fazermos ou vêm cá no caso de ser exame oral como em Anatomia. Também temos Prof. de certas cadeiras que são de S. Miguel.
Segundo o que ouço, chegamos a Coimbra mais preparados que os que já lá estavam, acho que chegaram a fazer comparação de médias e tudo. Mas isso é o que se diz. O que sei é que temos bastantes privilégios que nos permitem aprender ao máximo a teoria e a prática!
Bem, isto é o que te posso dizer de uma forma geral, espero que ajude nalguma coisa, e caso tenhas mais alguma dúvida mais especifica, não hesites :D
Achas que com 176.6 este ano consigo entrar?

Fresh Off Mars

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
IFE - Cardiologia
Instituição
CHLO (ex-UAç/FMUC; ex-HFF);
Ninguém vai conseguir adivinhar. Se estiveres a falar pelo contigente das ilhas, acredito que sim, mas nem estou informado de como têm sido as médias. Se for pelo contingente geral, até podes vir a entrar no continente. Ninguém adivinha :/

• Like
Reactions: Ricardo Vidal

Loira Ninja

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2016
Olá! Tiveste sorte, já que eu sou da Terceira!
O curso aqui é uma preparação de dois anos que depois é continuada em Lisboa. A nível da faculdade, o polo tem boas condições, sendo que é partilhado com outros cursos. Se queres que te diga, quanto ao curso de veterinária em si não sei muito, mas pelo que tenho conhecimento, trabalhas muito a vertente prática, já que a universidade tem uma exploração agricola e um laboratório com excelentes equipamentos ao dispor. Quanto ao ambiente, este é fantástico. Tu vais entrar na melhor ilha dos Açores no que toca a diversão nocturna e animação popular. Há festas quase todo o ano, desde das populares às profanas e acredita, vale muito a pena! O alojamento é muito fácil de se encontrar e a bom preço. Por norma, há contactos de pessoas que arrendam casas e quartos por preços muito baixos em relação aos praticados no continente (na ordem dos 300 euros por um T1 com despesas pagas). A faculdade ainda fica a uns 3/4 km do centro da cidade, mas tens transportes regulares até lá, sendo que por isso aconselho-te a ficares a residir no centro de Angra. Acredita, é a cidade mais bonita do nosso país e mesmo sendo pequena, não vai ser nenhum choque para ti.
Olá, sabes-me explicar o que é isso de ''preparação de dois anos'' ? é diferente do curso de medicina veterinária ?

Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Medicina | 5º ano
Instituição
Universidade dos Açores | FMUC
É sempre difícil prever as médias de entrada :/ e, este ano, nem estive muito por dentro do nível de dificuldade dos exames nacionais... O que te posso dizer é que no meu ano (já lá vão 3 anos), entrarias e ainda entrariam mais alguns com média um pouco inferior à tua, mas isso não ajuda muito :)

• Like
Reactions: Ricardo Vidal

joana.cabral

Membro
Matrícula
2 Fevereiro 2016
É sempre difícil prever as médias de entrada :/ e, este ano, nem estive muito por dentro do nível de dificuldade dos exames nacionais... O que te posso dizer é que no meu ano (já lá vão 3 anos), entrarias e ainda entrariam mais alguns com média um pouco inferior à tua, mas isso não ajuda muito :)
Eu estou com média de 17,67; acho que ainda vou pôr Açores depois de pôr a UBI mas estou indecisa :/ Do que tens visto, achas que o pessoal do continente se tem conseguido adaptar bem? :) Quais são para ti os pontos fortes e fracos do curso? :)

Fresh Off Mars

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
IFE - Cardiologia
Instituição
Eu estou com média de 17,67; acho que ainda vou pôr Açores depois de pôr a UBI mas estou indecisa :/ Do que tens visto, achas que o pessoal do continente se tem conseguido adaptar bem? :) Quais são para ti os pontos fortes e fracos do curso? :)
Fui lá aluno há 2 anitos e posso te dar já algum feedback.
São muito raros os alunos que não se adaptam bem. Os casos que sei que desistiram foram de pessoas que nunca quiseram ir para lá (apesar de lá terem ficado colocados) e que foram "obrigados" a ir experimentar pelo menos (alguns acabaram por gostar, mas um caso ou outro nem se dignou a sair com os amigos uma vez, o que dificulta essa mudança de perspectiva). A cidade tem tudo e as pessoas são muito acolhedoras (factor que achei especialmente positivo quando lá cheguei). Também tens que te lembrar que a maioria dos alunos vão estar nessas condições (fora de casa, numa ilha nova, não têm ninguém... nem familia, nem amigos) e isso propicia a que se criem desde logo fortes amizades que ajudam a passar esta etapa e que com certeza serão importantes para o futuro. Para além disso, as pessoas da própria ilha são normalmente muito simpáticas e estão sempre prontas para te ajudar no que precisares.

Pontos fracos? Talvez estares longe da tua família.
Pontos fortes? O facto de estares longe da tua família e de ser uma cidade mais pequena (p.e. em comparação com o Porto e Lisboa) propicia a que cries hábitos de estudo mais fortes que te dão vantagem (facilmente te "perdes" em saídas se fores para uma das grandes universidades). E esses hábitos ficam para o resto do curso, mesmo depois de ires para Coimbra.
Uma grande vantagem, na minha opinião, em relação à Madeira é que as aulas por videoconferencia são muito poucas, porque os profs vão lá à ilha durante uns dias e nesses dias só tens aulas (de manhã e de tarde) dessa disciplina. Nunca fui fã de videoconferência.
Outro ponto é que há poucos alunos, há um ensino que se aproxima mais do secundário (conheces toda a gente, os profs tambem têm mais facilidade em te conhecerem, etc...). Isto pode ser bom, mas quando há conflitos também é mau.
Outra vantagem é que o Hospital tem relativamente poucos alunos (são só os do 3º Ano e depois só do ano comum), o que faz com que tenhas muito mais componente prática no 3º ano do que, p.e., os alunos de Coimbra. Seria eventualmente uma desvantagem teres o 3º Ano nos açores (uma vez que a Madeira é menos tempo, apenas 2 anos), mas eu gostei muito deste 3º Ano e acho que foi muito bom para a minha formação... Daí que seja também uma vantagem. O ratio aluno:tutor é excelente. As pessoas são muito simpáticas. E tens muita componente prática. Para não falar de que quase toda a gente está sempre muito receptiva a que vás visitar o serviço, vás conhecer, vás assistir a consultas ou a cirurgias... Tudo. São muito simpáticos (não te digo todos, porque isso seria impossível, mas quase todos!).

Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Medicina | 5º ano
Instituição
Subscrevo todos os pontos fortes e fracos apontados pelo @Fresh Off Mars x) Acho que toda a gente (continental ou açoriano) que vem de 'coração aberto' à experiência para a Universidade dos Açores integra-se facilmente (os colegas mais velhos do curso que lá estão fazem sempre por nos acolher da melhor forma) e apaixona-se pela beleza da ilha, acabando por pertencer a uma pequena família que se cria entre colegas de curso que ajuda muito a lidar com a distância dos nossos familiares e as dificuldades que o curso nos vai colocando. O que tenho visto é que no final destes 3 anos, são muito raras as pessoas que não fazem um balanço positivo da experiência e que não sentem nostalgia ao deixar aquele lugar. :)

joana.cabral

Membro
Matrícula
2 Fevereiro 2016
Muito obrigada pelas respostas dos dois, a sério :') Ajudaram-me a decidir. Vou deixar ficar os Açores como última opção para Medicina, sempre com medo do ponto fraco de estar longe de casa (ok com essa parte estou aterrorizada entre saudades e não ter refill nos tupperwares e roupa lavada pela mãe ao fim de semana x) ) mas creio que pelo que me dizem, indo com o coração aberto para onde quer que vá, que iria gostar muito :) vamos lá ver o que vai acontecer às médias este ano..

mbspereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2016
Alguém me sabe dar informações sobre o curso de Ciências do Mar e de Biologia nos Açores? Estou a pensar em candidatar-me para lá visto que tenho ouvido falar muito bem da Universidade de lá mas estou muito indecisa sobre qual dos cursos é que coloco como primeira opção...

Fresh Off Mars

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
IFE - Cardiologia
Instituição
(sei que estou um bocadinho adiantado, mas o objectivo é mesmo já estar cá o post quando saírem os resultados)

Quem tiver entrado em Medicina nos Açores e tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, podem entrar em contacto comigo, quer por mensagem privada, quer por post neste tópico. Estive nas mesmas circunstâncias há uns aninhos, sei o choque que pode ser, conheço a realidade de lá e ainda tenho alguns contactos que podem ajudar (apesar de eu já não estudar lá). Estejam 100% à vontade.

PS: Se o choque de ir para uma ilha estudar for muito grande e estiverem a considerar não ir, peço que não tomem decisões precipitadas e que pelo menos conversem com alguém que tenha passado pelas mesmas circunstâncias.

desculpem o repost, estou apenas a tentar garantir que este post não passe despercebido a utilizadores menos acostumados ao fórum

• Like
Reactions: X16 and davis

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá, :relaxed: estou neste momento no 12º ano e gostava de entrar em medicina. Contudo não sei como irá ficar a minha média no final.:disappointed: Tenho andando a ver as universidades e as respectivas médias e durante essas pesquisas reparei que na Madeira/Açores, medicina tem a designação de Ciclo básico de medicina. Sendo do continente, gostava que alguém me esclarecesse quanto a diferença entre os dois cursos (se é que existe diferença) e como funciona caso queira pedir transferência para o continente. E já agora se quiserem dar umas informações adicionais ou umas dicas agradeço! :blush:
Muito obrigada!

Matrícula
20 Agosto 2015
Curso
Medicina | 5º ano
Instituição
Olá, @Joanaarcos :)
A UAç e a UC têm um acordo/protocolo, da mesma maneira que a Univ. da Madeira tem um protocolo com a Univ. de Lisboa para o curso de Medicina. (Não te sei falar muito da Madeira, porque nunca lá estudei.) Como existe esse protocolo, ao entrares no curso da UAç, farás 3 anos em S. Miguel, e findo o 3º ano, estando as cadeiras todas feitas (nos anos que testemunhei, raramente alguém deixou coisas por fazer), és incluída nas turmas de Coimbra do 4º ano e continuas a tua formação lá. A transição é automática, ninguém fica de fora e não implica recandidatura para continuar o curso, pois o percurso resulta de um acordo entre universidades - digo isto, porque é uma dúvida que surge muito. x) [Acho que na Madeira fazes apenas 2 anos lá e depois o resto em Lisboa, mas não tenho a certeza.]
Diria que não há qualquer diferença na formação, sendo ela toda feita em Coimbra ou iniciada nos Açores, senão o local onde a fazes e os deslocamentos que terás de fazer! Os métodos de avaliação são exatamente os mesmos que Coimbra, inclusive os exames são enviados de Coimbra para os Açores para os realizarmos, e as provas orais são feitas por Professores de Coimbra presencialmente ou por videoconferência. As aulas, ao longo do ano, seguem também o programa de Coimbra (até os powerpoints pouco estéticos são os mesmos, xD) e, dependendo da cadeira, são dadas por professores assistentes da UAç ou mesmo pelos Professores da cadeira em Coimbra que se deslocam aos Açores em certas alturas para nos dar matéria (é o caso de Anatomia). Também terás algumas aulas por videoconferência, mas são uma minoria e normalmente são de cadeiras que não justificam que o prof. se desloque. [Dizem que na Madeira o numero de aulas por videoconferência é maior, mas isso é só o que já li nalgumas opiniões por aqui.]
Basicamente, somos estudantes de Coimbra só que estudamos noutro sítio: Terminas os 6 anos como estudante da FMUC.
Não sei se já viste, mas neste tópico foram dadas algumas opiniões sobre vantagens/desvantagens de iniciar o curso nos Açores, podes dar uma olhadela, caso ainda não o tenhas feito :)
Quanto às transferências, não estou por dentro do assunto... Mas de um modo geral, acho que as transferências são complicadas no curso de Medicina :/ O que acontece muita vez é fazerem o 1º ano nos Açores e candidatarem-se no ano seguinte para uma outra universidade. Ficando colocados noutra universidade, conforme a que entrarem, têm equivalências de algumas cadeiras - e quem entra em Coimbra, tem equivalência a tudo o que fez.

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Muito obrigada pelo esclarecimento! :blush: Sim eu li todos os comentários a cima, mas nenhum respondia a tudo que gostava de saber. Confesso que fiquei bastante tentada a tomar uma dessas universidades como opção so apartir das opiniões xD.