Olá,
Percebo esse medo da distância, mas uma vez que és do norte vais perceber que quase nunca vais apanhar um avião sozinha, ou seja, é muito muito muito provável que esteja sempre no teu avião alguém de medicina uma vez que a maioria das pessoas é do norte. Algo que vais perceber quando lá chegares é que há muitas pessoas na mesma situação que tu: longe de casa, que não conhecem ninguém, ... E isso vai fazer com que vocês se tornem todos muito próximos quer com o vosso ano quer com os restantes anos.
Eu vou agora para o 3 ano nos Açores por isso ainda não te consigo dar a minha experiência em Coimbra, mas como conheço muito bem Coimbra vou te tentar responder à pergunta na mesma.
Nos Açores em termos de casas, são muito mais baratas que em Coimbra (encontras casas ótimas a 200€). Relativamente a voos, como temos um pacote estudantes nunca pagas mais do que 100€ no conjunto ida e volta, ex:. no momento de pagares os bilhetes pode o de ida custar 250€ e o de volta 50€, o que dá um total de 300€ a pagar naquele momento. Mas depois diriges-te aos correios de PDL (eu costumava ir ao de Lisboa mas perdia sempre dinheiro porque não sabiam fazer bem aquilo e os de PDL já estão super habituados a fazer a devolução) com o teu Cc, comprovativo de que estudas na universidade dos Açores (é o certificado multiuso que terás acesso no infoestudante), bilhete de embarque e recibo de cada voo. Eles depois devolvem-te a 300-100=200€.
Relativamente a Coimbra sei que as casas tendem a ser mais caras se tentares manter a qualidade da casa em que vivias nos Açores. Claro que arranjas quartos baratos e bons em Coimbra, mas é muito mais complicado de os arranjares em Coimbra do que nos Açores. No entanto, a verdade é que após uma procura exaustiva vais encontrar a casa perfeita para as tuas preferências porque em Coimbra tens imensas opções, já nos Açores o número de casas por onde escolher é muito menor.
Relativamente a transportes para Coimbra: isso depende de onde moras, se vais de carro, comboio ou autocarro,...
Se Açores é mais caro que coimbra? Não te sei responder, dado que depende do número de vezes que fores a casa quando estudares nos Açores e quando estudares em Coimbra, depende de se em Coimbra terás que apanhar muitos autocarros que nos Açores é mais raro, depende da casa em que ficares, ...
Ou seja, são as variantes que o decidem. Acho que o que mais pode afetar é mesmo o preço dos transportes, mas de resto são variantes que ainda não podes prever com certeza.
Boa sorte para a tua candidatura,