Ir para gestão sem gostar de matemática

ines.t

Membro
Matrícula
16 Maio 2021
Curso
Gestão
Instituição
ISEG-UL
Olá!
Estou no 12º ano e, tal como o momento pede, não me faltam dúvidas em relação a que curso superior escolher. Algumas das hipóteses que tenho em mente passam pelas áreas de gestão e economia, a minha maior insegurança é com a matemática, pois tenho noção que esses cursos envolvem bastante matemática (ou cadeiras relacionadas com números digamos assim), e apesar de estar em ciências e tecnologias nunca fui muito fã de matemática.
A minha questão seria se faz sentido ponderar ir para gestão ou economia tendo em conta o meu desagrado com matemática (já vi outras cadeiras nesses cursos que não envolvem matemática e penso que me poderiam agradar).

Olá!
Estou no 12º ano e, tal como o momento pede, não me faltam dúvidas em relação a que curso superior escolher. Algumas das hipóteses que tenho em mente passam pelas áreas de gestão e economia, a minha maior insegurança é com a matemática, pois tenho noção que esses cursos envolvem bastante matemática (ou cadeiras relacionadas com números digamos assim), e apesar de estar em ciências e tecnologias nunca fui muito fã de matemática.
A minha questão seria se faz sentido ponderar ir para gestão ou economia tendo em conta o meu desagrado com matemática (já vi outras cadeiras nesses cursos que não envolvem matemática e penso que me poderiam agradar).
Olá. Se já tiveres faculdades em mente posso olhar o plano de estudos e ver se tem mts cadeiras matemáticas. Sei que gestão costuma ter pelo menos cadeiras de cálculo mas só vendo é que posso dar um feedback mais preciso :)

Olá. Se já tiveres faculdades em mente posso olhar o plano de estudos e ver se tem mts cadeiras matemáticas. Sei que gestão costuma ter pelo menos cadeiras de cálculo mas só vendo é que posso dar um feedback mais preciso :)
A faculdade que eu gostaria de ir seria o iscte. Se não desse mesmo para entrar nessa, seria no iseg.

• Like
Reactions: davis
A faculdade que eu gostaria de ir seria o iscte. Se não desse mesmo para entrar nessa, seria no iseg.
Olá. A matemática nas 4 situações é mt parecida. Se precisas de gostar, não. Mas é um pouco puxada, então vais precisar de te empenhar. Mas n é impossível fazê-las. Boa sorte 🍀😊

• Like
Reactions: ines.t
Boa tarde,

No ano passado terminei o 12° em humanidades e á semelhança do que aqui foi apresentado, tenho algum gosto pela economia e gestão. No entanto, nunca fui bom a matemática. Por isso, escolhendo um curso como gestão de empresas tendo em conta que nunca tive Matemática A
(tive MACS) e esse curso tendo cadeiras como cálculo, contabilidade financeira e microeconomia terei muitas dificuldades? É um pouco subjetivo mas qualquer ajuda nesta fase é bem vinda

Obrigado

Olá! Estou no primeiro ano da licenciatura em Gestão no Iscte.
Aquilo que vos posso dizer é que gestão envolve sim muita matemática, análise de gráficos e resultados. Sempre fui muito boa a matemática e gostava, mas não era das minhas disciplinas preferidas.
Até agora tive 2 cadeiras de matemática (uma em cada semestre - matemática/cálculo (1o) e otimização (2o) )
Creio que não gostarem muito de matemática não é um impedimento para irem para gestão ou economia, no entanto devem ter em consideração que vão precisar dela ao longo do curso. O meu conselho é que “pesem” as duas coisas, o gosto pela área e o “sacrifício” que têm de fazer com a matemática. (procurarem saber mais sobre gestão e as suas cadeiras)
(já agora, Contabilidade Financeira 1 é das cadeiras que envolve menos matemática)

Aquilo que vos posso dizer é que gestão envolve sim muita matemática, análise de gráficos e resultados. Sempre fui muito boa a matemática e gostava, mas não era das minhas disciplinas preferidas.
Até agora tive 2 cadeiras de matemática (uma em cada semestre - matemática/cálculo (1o) e otimização (2o) )
Creio que não gostarem muito de matemática não é um impedimento para irem para gestão ou economia, no entanto devem ter em consideração que vão precisar dela ao longo do curso. O meu conselho é que “pesem” as duas coisas, o gosto pela área e o “sacrifício” que têm de fazer com a matemática. (procurarem saber mais sobre gestão e as suas cadeiras)
(já agora, Contabilidade Financeira 1 é das cadeiras que envolve menos matemática)
Olá! Obrigado pelas informações! Vou pesar bem as coisas. No entanto, assim á primeira vista e tendo em conta o meu passado com a matemática talvez não me fosse dar muito bem 😅
Não sei, vou pensar bem. Obrigado!

Olá! Desde já obrigada pela resposta.
Eu acabei o 10º e o 11º com boas notas a matemática apesar de nunca ter gostado da disciplina, agora no 12º é que começo a sentir mais dificuldades e a nota do primeiro semestre já não foi tão boa. Acho que a área de gestão e economia me poderia interessar em termos das áreas profissionais a que dá acesso, e para além disso, penso que, tirando a parte da matemática, o curso pode me interessar. O meu maior medo é mesmo a matemática (já quando foi para escolher o curso do secundário a matemática A era o que me preocupava), receio que seja complicado demais e que não consiga fazer as cadeiras ou que tenha extrema dificuldade em fazê-las.

Olá! Sei que é possível tirar a licenciatura totalmente em inglês, não sei se será este o teu caso ou não, no entanto essa opção é algo que me deixa um pouco incerta em relação ao que fazer. Sempre fui muito boa aluna a inglês, inclusive nos dois anos em que tive a disciplina no secundário acabei com 19 valores, mas o que me preocupa é ter matemática em inglês o que poderia dificultar ainda mais algumas das dificuldades que já tenho à disciplina. Penso que o ideal para mim seria a opção mista como existe na NOVA SBE (apenas matemática em português), porém sei que essa opção não existe nem no ISCTE, nem no ISEG.
Achas que faz sentido a minha preocupação ou que o inglês não teria influência?

Bom dia, seria possivel ver para mim?
No iscet Porto e no Isag Porto, ambas licenciaturas em gestão de emprego.
Estou num CTeSP em Marketing Digital por isso tem ligeiras bases de economia, mas não tenho bases matemáticas á vários anos. Frequentei artes no secundário. Gostava de ir para gestão de empresas mas tenho medo de não ser capaz por causa da matemática. Obrigada;)

Bom dia, seria possivel ver para mim?
No iscet Porto e no Isag Porto, ambas licenciaturas em gestão de emprego.
Estou num CTeSP em Marketing Digital por isso tem ligeiras bases de economia, mas não tenho bases matemáticas á vários anos. Frequentei artes no secundário. Gostava de ir para gestão de empresas mas tenho medo de não ser capaz por causa da matemática. Obrigada;)
Olá. Em princípio n é necessário grandes bases em qualquer uma das 2 mas eu no teu caso recordaria um pouco de derivação (dará jeito quando falares em primitivas).
Boa sorte 😊

• Like
Reactions: Vitória Magalhães
Seria possivel ver para mim? Universidade Portucalense
Olá. Desculpa a demora na resposta. Gestão na portucalense, certo? Provavelmente vais ter um pouquinho de dificuldade a seguir matemática pq pelo q vi do programa, devem dar muito rápido a parte das derivadas e primitivas. Mas com esforço chegas lá. É uma matéria que tens bastantes vídeos no youtube e qq dúvida podes mandar me dm. Boa sorte :)

Olá, eu estou a pensar na universidade de trás-os-montes o curso de gestão , a matemática será demasiado puxada? Acabei agora o secundário com média de 15 a matemática A, no entanto tive 12 no exame. Estou na dúvida entre gestão e marketing por causa da matemática… qual a opinião sobre isto?

Olá, eu estou a pensar na universidade de trás-os-montes o curso de gestão , a matemática será demasiado puxada? Acabei agora o secundário com média de 15 a matemática A, no entanto tive 12 no exame. Estou na dúvida entre gestão e marketing por causa da matemática… qual a opinião sobre isto?
Olá
Tens 3 cadeiras obrigatórias de matemática em gestão na utad. Não consigo ver o que é dado nas cadeiras mas devem ser cadeiras relativamente simples de cálculo. Não acho que 3 cadeiras devam-te impedir de seguir o curso que queres. E é indiferente o que fizeste até agora. Na universidade só depende o empenho que colocas lá 😊
Eu fui por impulso para matemática e no secundário eu era péssima. Só a mês e meio das candidaturas é que efetivamente comecei a apanhar gosto... e mesmo assim em testes nunca tive notas altas (andava à volta do 10 no 10 e do 14 no 11). Tirei uma vez por milagre um 18 no 12...
Esforcei-me na universidade, acabei a licenciatura com boa média para o curso que é, estou a uma semana de acabar o mestrado e dou explicações de matemática universitária...
Resumo da história: Não deixes de seguir o que gostas por causa de 3 cadeiras, com esforço elas ficam feitas :)
E btw marketing tb costuma ter cadeiras de matemática.
Boa sorte! 😊