Olá
@João0010,
Acho que não deves desistir já da ideia de ires para o IST. Quer dizer, o lema mais conhecido do Técnico é provavelmente "InsISTe, persISTe e não desISTe". Se estiveres a desistir mesmo antes de entrares, provavelmente estás a dizer a ti próprio que não "mereces" ir para o Técnico. Já vi alunos de 13-14 a matemática tirarem perto de 20 no exame de matemática por isso não tens nada que desistir já. Para além disto, qualquer trabalho que possas ter a preparar-te para os exames e a trabalhar no 12º, acredita que no IST (e acredito que na faculdade em geral) vai ser muitas vezes "pior".
Pelo que vi, o ISCTE tem um plano curricular mais "comum" enquanto o do ISEP parece-me ser muito mais prático e menos teórico (menos matemática, física e mais laboratórios/projetos). O curso no ISCTE parece-me mais virado para o Eng. Informático em geral e o do ISEP para o Eng. Informático, digamos, "administrativo"/prático.
Pessoalmente prefiro o plano curricular do ISCTE porque acho mais valioso aprender teoria nas aulas e aplicá-la em projetos do que ter cadeiras completamente de projeto. É mais fácil aprender a prática do que a teórica sozinho (como extra-curricular, por exemplo).
Para além disto, tem em atenção custos, deslocações, ambientes, ... Podes visitar ambas as faculdades durante este ano para veres como te sentes em cada uma.
Pronto, dito isto tudo, não desitas de entrar no Técnico porque tens uma barreira à tua frente! Se no final não conseguires, pelo menos sabes que deste o teu melhor desde o dia 1.
Abraço!