ISEG ou ISCTE (Gestão/Economia)

Marytrin

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2020
Vou este ano candidatar-me ao ensino superior mas estou com dúvidas entre escolher o Iseg ou o Iscte (Gestão/Economia). Alguém me pode aconselhar? Obrigada! 😊

Olá, bem-vinda ao Uniarea 😃
Acabei o 1° ano em Gestão no Iscte e já deixei a minha opinião acerca da minha experiência noutro tópico que deixarei abaixo. Nesse tópico também há uma partilha igualmente positiva de outro usuário acerca da sua experiência no Iseg em gestão 😃.
Ao nível de prestígio internacional (nomeadamente na área de gestão) , o Iscte tem mais do que o Iseg, na medida em que o Iscte é acreditado pelas:
•Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) (o iseg também)
•European University Association (EUA)
•Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) (o Iseg também)
•European Foundation for Management Development Quality Improvement System (EQUIS)
E em 2019 esteve nos rankings da finantial times ("o ranking internacional mais relevante para as Business Schools") onde ao nível de faculdades Lisboa só estava a NOVA SBE, a Católica e o Iscte.
O Iseg entrou para esse Ranking este ano mas com o mestrado de finanças.
Ao nível de empregabilidade segundo os dados do infocursos, no Iscte em gestão foi de 98,9% (1,1% de desemprego) e no Iseg em gestão foi de 98,2% (1, 8% de desemprego).
Ambas as faculdades são otimas, aconselho-te vivamente a veres o plano curricular das duas e ver qual te agrada mais e que vai de encontro ao que queres, entre o Iscte e o Iseg e entre gestão e economia.
Boa sorte com a escolha e se tiveres alguma questão, podes coloca-la em mensagem privada, não hesites, estarei disponível para responder 🙂
Olá e muito bem-vinda ao fórum! 🙂
Acabei o primeiro ano em Gestão no Iscte, e vou dizer-te que, sinceramente, amei tudo!
Antes de lá entrar estava receoso acerca de várias coisas, mas confesso-te que nenhum desses medos se concretizaram.
A integração foi extremamente fácil, sejas mais introvertida ou mais extrovertida, toda a gente te irá receber bem, porque estamos todos "no mesmo barco". O ambiente é mesmo fantástico (antes de entrar diziam isso e eu duvidei um bocado por pensar que era o que todas as faculdades diriam, mas é mesmo ótimo!). Foi fácil conhecer pessoas e fazer amizades (logo no primeiro dia conheci pessoal). O espírito de entreajuda é real no Iscte 😃 partilham testes e todas as avaliações de anos anteriores por todos os alunos, se tiveres dúvidas no estudo ou em qualquer coisa, estarão dispostos a ajudar-te (a título de exemplo, num trabalho de grupo de finanças, o meu grupo não estava a conseguir fazer várias questões, e eu perguntei a uma amiga que era de outro grupo e ela fez-me um vídeo a explicar todo o raciocínio e acabamos por ter alta nota!). Os professores estão mega disponíveis para nos ajudar (eles gostam quando temos dúvidas e participamos). Só para teres uma noção, este semestre fui a melhoria a uma cadeira e mandava dúvidas Há minha professora, por email, e passado 4 a 10 minutos ela respondia com a explicação toda detalhada.
Num lado mais pessoal, gostei de todas as cadeiras, umas são mais difíceis que outras, mas com esforço tudo se consegue e são super interessantes!
O Iscte foi uma das decisões mais acertadas de toda a minha vida (clichê mas é verdade), as instalações são fixes, todo o ambiente, estudantes, funcionários, professores, tudo ótimo.
O Iscte é o Iseg são ótimas faculdades para a área de Gestão, portanto sugiro que vejas o plano curricular de cada uma, e vê qual o que te atrai mais, porque estarás bem servido em qualquer uma delas (apesar de não saber muito do Iseg).
Não vou dizer qual escolheria porque sou suspeito 😀
P.S. Escolhi (quando me candidatei) Gestão no Iscte em 1° opção e Gestão no Iseg em 2° opção .
Boa sorte com a escolha! 🙂
Post automatically merged:

Deixo-te aqui o tópico em questão, onde há partilhas acerca do Iscte e do Iseg em gestão.

Última edição:
Bom dia, tenho 17,3 de média e gostava de saber se acham que consigo entrar ou no Iscte ou no ISEG com esta média de candidatura
Olá, bom dia!
É extremamente difícil, arrisco-me a dizer impossível de prever qual será a nota do último colocado no Iscte e no ISEG.
Não sei se te estas a referir a gestão, mas se sim, penso que no ISEG muito provavelmente entras. No Iscte o ano passado a nota do último colocado foi de 16,8 em gestão, logo é mais difícil de ter essa certeza. Contudo, poderás eventualmente entrar.
Todavia é como disse inicialmente, isto são palpites, porque a nota do último colocado é uma incógnita.

Tu estás mesmo frito dessa cabeça
Muito bom virmos partilhar informação que possa ser útil a estudantes, mas é completamente gratuita a troca de insultos que andam aqui a trocar. Pedia por favor que moderassem o tom da conversa, uma vez que poderão infringir regras do fórum.

No final do dia, os alunos escolhem as instituições por vários factores, muitos deles bastante fora do que os rankings dizem. Obrigada pela compilação de informação!

Olá. Eu sei que já cheguei tarde para responder à tua pergunta, mas vou deixar esta resposta para o caso de haver mais pessoas indecisas entre estas duas faculdades

(Carrega nas palavras/frases azuis para acederes aos links)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em primeiro lugar, vou só explicar como eu classifico as faculdades de economia e gestão em Portugal.

As melhores empresas para estudantes de economia e gestão em Portugal (ex: Deloitte, Bain, Mckinsey, etc.) têm preferência pelas faculdades target (algumas empresas contratam exclusivamente aqui), pois estas escolas dão um "selo de qualidade" aos alunos. Que eu saiba, não costumam ter preferência por candidatos que estudaram numa determinada faculdade desta "liga" (as empresas querem é que os candidatos sejam bons).

Target schools:

1) NOVA SBE
2) CATÓLICA Lisbon
3) FEP
4) ISEG
5) ISCTE

Fazendo um pequeno resumo, eu construí esse ranking assumindo que os futuros estudantes querem arranjar emprego nas melhores empresas, e não seguir uma carreira académica (se fosse este o caso, a ordem seria diferente). Por isso, esse critério teve mais peso na minha decisão de classificar as faculdades da forma que eu fiz.

1. NOVA SBE: Eu classifico a NOVA SBE em primeiro porque:
    • É "triple crown accredited".
    • É a faculdade melhor classificada na grande maioria dos rankings académicos (é melhor em investigação) e nos rankings das business schools (Financial Times e Eduniversal).
    • Consegue atrair as melhores empresas (ex: McKinsey, Bain, EY Parthenon, Moody's, Amazon) para a sua feira de emprego
    • Em termos de parcerias, não encontrei informação online sobre isso, apenas os "top recruiters", que como podes verificar, são empresas com grande qualidade.
    • Tem o mais vasto leque de clubes estudantis (tinha 35 no dia em que escrevi este post). Sendo que uma das coisas que faz uma faculdade ser boa é o tipo de estudantes que tem e as dinâmicas que existem entre eles, o facto de existir um grande número de clubes demonstra a proatividade dos estudantes da NOVA SBE. Além disso, é nos clubes estudantis que algumas soft skills são desenvolvidas.
  2. CATÓLICA SBE: Eu classifico a CATÓLICA Lisbon em segundo porque:
    • É "triple crown accredited".
    • Em termos de investigação, não é tão forte como a NOVA SBE, ISEG e FEP.
    • Consegue atrair empresas de topo para a sua feira de emprego (ex: Kearney, McKinsey, BCG).
    • Em termos de ligações às empresas, a CATÓLICA é a melhor do país, pois, a grande maioria dos CEOs das grandes empresas em Portugal estudaram na CATÓLICA Lisbon. Alguns dos Talent Partners também são grandes empresas (ex: McKinsey, BCG, Kearney).
    • Também tem vários clubes estudantis (tinha 14 no dia em que escrevi este post).
  3. FEP: Eu classifico a FEP em terceiro porque:
    • É acreditada pela AMBA e AACSB (2 em 3).
    • Em termos de investigação é a terceira melhor do país.
    • Já não traz algumas das empresas de topo (MBB) que a NOVA SBE e a CATÓLICA Lisbon trazem para a sua feira de emprego, apesar de também trazer boas empresas.
    • Em termos de parcerias, a FEP já tem uma parceria com a McKinsey há bastante tempo, ou seja, já é reconhecida como faculdade de topo por uma das MBB há vários anos.
    • Tem vários clubes estudantis (tinha 17 no dia em que escrevi este post).
  4. ISEG: Eu classifico o ISEG em quarto porque:
    • É acreditado pela AMBA e AACSB (2 em 3).
    • Em termos de investigação, é a segunda melhor do país.
    • Já não traz algumas das empresas de topo (MBB) que a NOVA SBE e a CATÓLICA Lisbon trazem para a sua feira de emprego, apesar de também trazer boas empresas.
    • Em termos de parcerias, o ISEG assinou recentemente um acordo de cooperação com a McKinsey e tem também um acordo de estágios com a Bain. Isto demonstra que essas duas empresas (que fazem parte das MBB) reconhecem agora o ISEG como universidade de topo.
    • Tem 11 clubes estudantis.
  5. ISCTE: Eu classifico o ISCTE em quinto porque:
    • É acreditado pela AMBA e AACSB (2 em 3).
    • Em termos de investigação, não é tão forte como a NOVA SBE, ISEG e FEP.
    • Já não traz algumas das empresas de topo (MBB) que a NOVA SBE e a CATÓLICA Lisbon trazem para a sua feira de emprego, apesar de também trazer boas empresas. Em 2019 e 2020 ainda conseguiu trazer o BCG, mas em 2023 já não conseguiu.
    • O ISCTE não tem parcerias (pelo menos eu não encontrei informação online sobre isso) com empresas das MBB, ao contrário do que acontece nas faculdades descritas acima.
    • Tem 15 clubes estudantis (14 se excluirmos o clube de alumni), apesar de 6 destes clubes serem núcleos de curso. Núcleos de curso fazem sentido no ISCTE, pois é uma universidade (ao contrário das outras, que são faculdades), mas não fazem sentido na NOVA SBE, CATÓLICA Lisbon, FEP e ISEG, porque estas são faculdades de economia e gestão, e normalmente só têm 2 licenciaturas.

Algumas das melhores empresas (não todas) também contratam nas semi-target schools, mas com muito menos frequência. No entanto, mesmo que não estudes numa faculdade "target", não quer dizer que não consigas ir trabalhar para as melhores empresas (se tiveres os skills necessários, consegues, vai ser é mais difícil).

Semi-target schools:

- Tier 1:

6) CATÓLICA Porto
7) UMINHO
8) UCOIMBRA

- Tier 2:

9) UAVEIRO

Tenho também de realçar que o ISCAL é o melhor instituto de ensino politécnico para o curso de gestão, e chega mesmo a ser melhor que algumas universidades nessa área (três das Big 4 também contratam no ISCAL).

Existem muitos fatores que podes usar para escolheres uma faculdade:
  • Se é pública ou privada.
  • Como está classificada nos rankings.
  • Que acreditações tem (algumas valem mais que outras).
  • Onde está localizada (em Portugal, e em que zona da cidade).
  • Salários dos graduados.
  • Empregabilidade dos graduados.
  • Onde trabalham os ex-alunos (alumni).
  • Como é o ambiente estudantil e a vida académica.
  • Que cadeiras tem o curso, e como são.
  • Como são as instalações.
  • Que serviços disponibiliza.
  • Que professores tem.
  • Que eventos faz.
  • Que programas de cooperação (com empresas, instituições e outras faculdades) e de ERASMUS tem.
  • Etc.
Agora tens de ser tu a decidir que fatores consideras mais importantes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu considero que tanto o ISEG como o ISCTE estão mais ou menos ao mesmo nível. Numa escala de 0 a 100%, a diferença entre estas duas faculdades seria de, por exemplo, 1/2%.

Dado isto, eu acho que o ISEG é a melhor escolha entre essas duas opções pelas seguintes razões.

Rankings e investigação

Universidade:​

O ISEG faz parte da Universidade de Lisboa, que é a maior e mais reputada universidade portuguesa.

Isto é comprovado pela sua classificação nos principais rankings internacionais.
Rankings​
Universidade de Lisboa​
ISCTE - IUL​
266º no mundo​
751º-760º no mundo​
201º-300º no mundo​
N.A.​
501º-600º no mundo​
801º-1000º no mundo​
202º no mundo​
1121º no mundo​
337º no mundo​
4354º no mundo​
202º no mundo​
1631º no mundo​
131º no mundo​
N.A.​
124º no mundo​
1402º no mundo​
166º no mundo​
N.A.​
196º no mundo​
1131º no mundo​

Estar numa universidade mais reputada aumenta a probabilidade de empresas e outras universidades estrangeiras conhecerem a UL, e por inerência, o ISEG. Se repararem, em alguns rankings que eu irei apresentar, não aparece lá escrito "ISEG - Lisbon School of Economics and Management", e sim "University of Lisbon".

Estar numa faculdade deste tamanho e com várias faculdades, também possibilita a alunos de vários cursos e de todas as zonas de Lisboa se possam juntar a clubes de estudantes da UL, como por exemplo a SDUL.

Rankings:​

O ISEG está melhor classificado na grande maioria dos rankings internacionais que avaliam "Business Schools" e também as áreas de "Economics", "Business" e "Finance" das universidades.

Algo importante a considerar quando se olha para rankings é: que fatores são avaliados. Todos o rankings têm critérios diferentes, por isso, é importante pesquisar a metodologia (methodology) utilizada em determinado ranking.

Os rankings mais importantes que medem principalmente prestígio, salários, empregabilidade e internacionalização são: Financial Times e Eduniversal. No entanto, estes rankings são referentes apenas a nível de mestrados, pós-graduações e MBAs.
  • Segundo a metodologia do European Business School Rankings 2022 do Financial Times, este ranking é feito medindo principalmente os resultados na Europa que cada faculdade tem em 5 rankings: MBA (25%), EMBA (25%), MiM (25%), Executive Education Open Programmes (12.5%) e Executive Education Custom Programmes(12.5%). Olhando para este fatores, conseguimos perceber que o ISEG e ISCTE partem em desvantagem, pois:
  • Segundo a metodologia da Eduniversal Ranking 2022 - Business schools:
    • São selecionadas as 1000 melhores business schools a nível mundial.
    • A seguir, dentro de cada país, as faculdades são divididas em "Palmes of Excellence" após uma avaliação baseada principalmente em critérios de internacionalização (acreditações, rankings, parcerias, etc.), .
    • Depois das escolas serem inseridas em "Palmes leagues", essas instituições são avaliadas por presidentes de outras business schools.
    • Este ranking não compara faculdades de países diferentes entre si, apenas compara dentro do próprio país.
Os rankings mais importantes que medem principalmente performance académica (investigação científica) são: Shangai Ranking (metodologia), QS Top Universities (metodologia), e Times Higher Education (metodologia).

Dado isto, os rankings em que o ISEG aparece acima do ISCTE estão marcados a azul, e os rankings em que o ISCTE aparece acima do ISEG estão marcados a vermelho.

Rankings de mestrado:​

Das instituições que eu referi anteriormente, existem 3 que elaboram rankings de mestrado nas áreas da Economia e Gestão: Financial Times, Eduniversal e QS.

Dado isto, estas são as classificações nesses três rankings:

Nos rankings em que as duas faculdades aparecem, o ISEG aparece, no geral, melhor classificado.

A vermelho estão os rankings em que o ISEG e o ISCTE têm mestrados na mesma área.

Mestrados e pós-graduações do ISEG no ranking Eduniversal atualmente (2023) (metodologia):

O ISEG tem
22 mestrados:
18 pós-graduações:
  • Gestão Empresarial - Formato Blended
  • Gestão e Avaliação Imobiliária (REAL ESTATE MANAGEMENT (CONSTRUCTION) - 33º in the World)
  • Análise Financeira
  • Data Science & Business Analytics
  • Marketing Digital
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Controlo de Gestão e Finanças Empresariais
  • Marketing Management
  • Gestão de Projetos
  • Strategic HR Practices
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão Empresarial
  • Prospetiva, Estratégia e Inovação (INNOVATION AND PROJECT MANAGEMENT - 26º in Western Europe)
  • Pharmaceutical Marketing & Business Development
  • Auditoria, Risco e Cibersegurança
  • Applied Artificial Intelligence & Machine Learning
  • Gestão de Instituições de Saúde
  • Data Science & Business Analytics - Formato Blended
1 EMBA (EXECUTIVE MBA - 51º in Western Europe)

Mestrados do ISCTE no ranking Eduniversal atualmente (2023) (metodologia):

17 mestrados
:
7 Executive Masters:
  • Gestão Empresarial para licenciados noutras áreas
  • Gestão Empresarial para licenciados em gestão e afins
  • Marketing Management
  • Gestão de Serviços de Saúde
  • Gestão de Programas e Projetos
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança
  • Controlo de Gestão e Performance
3 outros mestrados do ISCTE Executive Education:
  • Gestão Aplicada
  • Digital Technologies for Business
  • MBA in Sustainable Management
8 pós-graduações:
1 EMBA (ENTREPRENEURSHIP - 79º in the World)

Nos mestrados do ISEG e do ISCTE que são classificados na mesma área, os do ISEG estão, no geral, melhor classificados. Para ver isto, basta somar as classificações (a faculdade que tiver a soma mais alta, está pior colocada):
Área​
ISEG​
ISCTE​
ACCOUNTING​
41º
34º
ENTREPRENEURSHIP​
51º
79º
ECONOMICS​
26º
33º
CORPORATE FINANCE​
55º
33º
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT​
30º
22º
GENERAL MANAGEMENT​
33º
42º
MARKETING​
30º
39º
FINANCIAL MARKETS​
60º
INNOVATION AND PROJECT MANAGEMENT​
26º
18º
SOMA TOTAL
352
404

O ISEG não aparece nos "QS Business Master's Rankings" (metodologia), mas isto pode ser por diversas razões (e não necessariamente porque não tem qualidade suficiente para aparecer) tais como: dado que têm de ser as faculdades a entregar dados, as escolas podem simplesmente pensar que o tempo e os recursos que iriam ter que gastar para aparecer nesse ranking são superiores aos benefícios, principalmente porque já existem outros rankings de mestrado que medem as mesmas coisas.

ISCTE:

Professores (como investigadores):

Os professores do ISEG são melhores investigadores em Economia, segundo o ranking RePec/Ideas.

IDEAS é a maior base de dados bibliográfica dedicada à Economia (RePEC significa "Research Papers in Economics") e disponibilizada de forma gratuita na Internet , e cujo o server é gerido pelo Federal Reserve Bank of St. Louis.

Neste ranking, o ISEG está:
Neste ranking, o ISCTE está:

Em relação a Gestão, não existe um ranking específico para esta área. O mais parecido com isto são os rankings cef.up + NIPE que são geridos pela NIPE (Universidade do Minho) e CEF.UP (Universidade do Porto), e que têm uma categoria (JEL code) de "Business Administration and Business Economics; Marketing; Accounting".

No entanto, o ISEG tem 2 professores de Gestão que estão entre os TOP 2% a nível mundial:
  • Álvaro Rocha.
  • Carla Curado.
O ISCTE também tem 2 professores de Gestáo entre o TOP 2% a nível mundial:
  • Fernando Ferreira.
  • Sandra Loureiro.

Acreditações, afiliações e parcerias académicas​

Acreditações:​

O ISEG tem mais acreditações.

Acreditações do ISEG:

Acreditações do ISCTE:
  • A3ES - A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) avalia e acredita instituições portuguesas de ensino superior e os seus ciclos de estudos.
  • AACSB - O ISCTE é acreditado pela AACSB na categoria "Business".
  • AMBA - O MBA do INDEG-ISCTE é acreditado pela AMBA.
  • EUA - European University Association.
  • PMI - O Executive Master em "Gestão de Programas e Projetos" é acreditado pelo PMI.

Afiliações:​

O ISCTE tem mais afiliações.

Afiliações do ISEG:
Afiliações do ISCTE:

Parcerias académicas nacionais e internacionais:​

O ISCTE tem mais parcerias de "double degree".

Double degrees do ISEG:

Double degrees do ISCTE:

O ISCTE tem mais parcerias e colaborações nos seus mestrados e programas executivos.​

Parcerias e colaborações universitárias do ISEG nos seus mestrados e programas executivos.
Parcerias e colaborações universitárias do ISCTE nos seus mestrados e programas executivos.

O ISCTE tem parcerias de mobilidade internacional com universidades de mais países que o ISEG.​

Ambas as faculdades têm programas de intercâmbio com algumas das melhores faculdades de economia e gestão do mundo.

Empregabilidade e carreira​

Taxa de desemprego:​

Segundo os dados do Infocursos, as taxa de desemprego entre dezembro de 2021 e junho de 2022 de todos os alunos que se diplomaram entre os anos letivos de 2016/17 e 2019/20, eram de:
  • Economia:
    • ISEG: 1.4%.
    • ISCTE: 1.7%.
  • Gestão:
    • ISEG: 2.2%.
    • ISCTE: 2.1%.

Tempo que os alunos demoraram a arranjar emprego:​

Uma percentagem maior dos alunos do ISEG arranja emprego antes de acabar o curso, em comparação com os do ISCTE.​

Feiras de emprego:​

As feiras de emprego do ISCTE têm mais empresas.​

Serviços de carreira:​

Os "serviços de carreira" do ISEG são os melhores de Portugal, segundo o Financial Times.

Parcerias com empresas:​

O ISCTE tem mais "Career Partners".​

O ISEG tem acordos de cooperação e de estágios com empresas mais reputadas que o ISCTE.​

• O ISEG tem várias parcerias e acordos de cooperação com várias empresas de renome, como a Bain & Company (MBB), McKinsey (MBB), as Big 4, Microsoft, BNP Paribas, Galp, EDP, Jerónimo Martins, Sonae, entre outras. As MBB são empresas com processos de recrutamento altamente competitivos, e que são conhecidas por só contratarem os melhores alunos das melhores faculdades. Por isso, uma faculdade conseguir ter parcerias com empresas das MBB é um "selo de qualidade".
  • O ISCTE não tem parcerias (pelo menos eu não encontrei informação online sobre isso) com empresas das MBB, mas tem parcerias com as Big 4, BNP Paribas, Galp, EDP, Nestlé, Jerónimo Martins, Sonae, L'Oréal, Vodafone, entre outras.

Localização​

Em termos de atividades:​

O ISEG está localizado num dos centros históricos e culturais de Lisboa (freguesia da Estrela - mapa), e que tem na sua zona (e noutras zonas que ficam próximas):

O ISCTE está localizado entre a cidade universitária (Alvalade) e as Avenidas Novas (freguesia de Alvalade - mapa) onde está a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusófona e um dos campus da Universidade de Lisboa. Tem na sua zona (e noutras zonas que ficam próximas):

Em termos de transportes:​

ISEG

ISCTE​

Alumni​

Rede de alumni.​

O ISEG tem a maior associação de ex-alunos de economia e gestão em Portugal (Alumni Económicas).​

As redes de alumni possibilitam que os ex-alunos de uma instituição se conheçam, que criem "business networks", se mantenham em contacto, que continuem a aprender uns com os outros (em, por exemplo, eventos que são organizados por essa mesma associação), etc..

A eficácia da rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal, segundo o Financial Times.​

Esta métrica avalia a eficácia da rede de alumni em oportunidades de carreira, em criar empresas, adquirir novas ideias, recrutar staff e fazer eventos (como por exemplo palestras relacionadas com carreira).

CEOs e Chairmans das maiores/melhores empresas que estudaram no ISEG e ISCTE:​

Tanto os alumni do ISEG como os do ISCTE estão em cargos de grande relevância.

Empresas/instituições mais conhecidas/maiores que têm atualmente (2023) CEOs/Diretores (no topo da hierarquia) que estudaram no ISEG após a fundação do ISCTE:
  • Altice Portugal - Ana Figueiredo - CEO
  • GreenVolt - João Manso Neto - CEO
  • SIBS - Madalena Cascais Tomé - CEO
  • Mondelez Portugal - Sandra Vera-Cruz - CEO
  • Banco de Portugal - Mário Centeno - Governador
  • Caixa Geral de Depósitos - Paulo Macedo - CEO
  • Santander Portugal - Pedro Castro Almeida - CEO
  • Montepio - Pedro Leitão - CEO
  • Montepio - Manuel Ferreira Teixeira (fez mestrado) - Chairman
  • EuroBic - José Azevedo Pereira - CEO
  • Allianz Portugal - Teresa Brantuas - CEO
  • Ethos Asset Management - Carlos Santos - CEO & Founder (self-made billionaire)
  • Gato Preto - Carolina Afonso - CEO
  • Andre Jordan Group - Gilberto Jordan - CEO
  • Philips - André Cabral - Country Manager
  • Avanade - Tiago Minchin - Country Manager
  • Transdev Portugal & Espanha - Sérgio Soares - CEO
  • Aegon Santander - Tiago do Couto Venancio - CEO
  • Google Cloud - Sofia Marta - Contry Manager
  • EY-Parthenon - Miguel Cardoso Pinto - Head (EY-Parthenon é basicamente a "McKinsey" da EY e foi formada após a compra da Parthenon pela EY)
  • RTP - Nicolau Santos - Presidente
  • Media Nove - José Carlos Lourenço - CEO (esta empresa detém a Forbes Portugal, Forbes África Lusófona, Jornal Económico e Semanário Novo)
  • ADP France & Switzerland - Carlos Fontelas De Carvalho - Presidente
  • INSEAD - Francisco Veloso - Dean (INSEAD é uma das melhores business schools do mundo).
  • LeasePlan Portugal - António Oliveira Martins - Managing Director
  • Asus - Helder Bastos - Country Manager
  • Deloitte Portugal - Carlos Alberto Cruz - Chairman
  • WYgroup - Pedro Janela - Fouder & Chairman (Fez uma formação)
  • Revigres - Paula Roque - Managing Partner (fez uma formação)
  • Padaria Portuguesa - Nuno Carvalho - Founder & CEO
  • Alcatel/TCL - Patrícia Cavalheiro Dias - Country Manager
  • Emirates Airline - David Fernandes Quito - Country Director
  • Zolve/Logifrio - Vitor Figueiredo - CEO
  • Galp Guiné Bissau - Sérgio Gomes - CEO
  • SP Televisão - João Pedro Lopes - CEO (SP Televisão é a produtora de algumas das telenovelas mais conhecidas)
  • Moneris - Rui Pedro Almeida - CEO
  • Dukan Retailing Company - Hélder Miguens - CEO
  • SANA Hotels & Resorts - Karim Vissangy - Managing Director

Empresas/instituições mais conhecidas/maiores que têm atualmente (2023) CEOs/Diretores (no topo da hierarquia) que estudaram no ISCTE:
  • Cosmobilis/Bymycar - Carlos Gomes - Cofundador e CEO
  • Mastercard - Maria Antónia Saldanha - Country Manager
  • P&G Portugal - Cláudia Lourenço - Diretora-geral
  • ABANCA - Pedro Pimenta (fez apenas pós-graduação) - Country Manager
  • Millenium BCP - Miguel Maya - CEO
  • Millenium BCP - Nuno Amado - Chairman
  • Crédito Agrícola - Licínio Pina - CEO
  • Banco ATLANTICO Europa - Diogo Cunha - CEO
  • SAP Southern Europe - Carlos Lacerda - General Manager
  • Real Vida Seguros SA - Marta Graça Ferreira – CEO
  • Pfizer Portugal - Paulo Teixeira - Diretor
  • Samsung Portugal - Nuno Parreira - Diretor Geral
  • Renault Portugal - Ricardo Lopes - Managing Director
  • Generis Farmaceutica - Luís Abrantes - CEO
  • EDP Renováveis - Antonio Gomes Mota - Presidente do Conselho de Administração
  • Águas de Portugal - José Furtado - Presidente
  • Adecco Portugal - Alexandra Andrade - Country Manager
  • SEMAPA - Ricardo Pires - CEO (fez apenas uma formação no ISCTE)
  • ghd - Norberto Videira - General Manager EMEA
  • BDO Portugal - Gonçalo Raposo Cruz - CEO
  • Mazars Portugal - Luís Gaspar -Country Managing Partner
  • Aegon Santander - Tiago do Couto Venancio – CEO
  • Alliance Healthcare Portugal - Paulo Climaco Lilaia - CEO
  • Capgemini Portugal - Cristina Rodrigues - CEO
  • Peugeot Portugal - João Mendes – Diretor Geral
  • Iveco Portugal - Sandra Resende – Diretora Geral
  • Whirlpool e Indesit Portugal e Espanha - Armando Anjos – Director
  • Sumol+Compal - Duarte Pinto – CEO
  • Sumol+Compal - António Eusébio - Chairman
  • Xiaomi Portugal - Tiago Flores – CEO
  • Allianz Partners Portugal - Miguel Rego - CEO.
  • RH+ - Helder Braz - Chairman
  • Capgemini Engineering - Bruno Casadinho - Managing Director Asia Pacific.

Outros​

Clubes de estudantes:​

Clubes de estudantes do ISEG:
  • AEISEG.
  • AEISEC.
  • ISEG Junior Business Consulting.
  • LIS - Lisbon Investment Society.
  • Tuna Económicas (vídeo obrigatório para todos os alunos/futuros alunos do ISEG).
  • Leap Ventures.
  • ISEG Business Club.
  • ISEG+.
  • SDUL.
  • ISEG Junior Talent Recruitment.
  • ISEG YES - You Economics Society.
Clubes de estudantes do ISCTE:
  • AEISCTE.
  • AEISEC.
  • ISCTE Junior Consulting.
  • ISCTE Trading & Investment Club.
  • Tuna Académica (TAISCTE).
  • Coro ISCTE.
  • mISCuTEM.
  • Vivace - Orquestra e Coro de Camara do ISCTE.
  • Núcleo de Estudantes de Gestão (NEG).
  • Núcleo de Estudantes de Finanças e Contabilidade (NEFC).
  • Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE (NAMI).
  • Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística (NAGIL).
  • Núcleo de Alunos de Economia (NAE).
  • Núcleo de Alunos de Recursos Humanos (NERH).
  • Clube ISCTE (Alumni).
* O ISCTE tem 15 clubes estudantis. No entanto, 1 desses é o Clube de Alumni (que não é contabilizado no ISEG como um clube de estudantes), e também 6 núcleos de curso. Núcleos de curso fazem sentido no ISCTE, pois é uma universidade (ao contrário das outras, que são faculdades), mas não fazem sentido na NOVA SBE, CATÓLICA Lisbon, FEP e ISEG, porque estas são faculdades de economia e gestão, e normalmente só têm 2 licenciaturas. O ISEG tem 4, mas são licenciaturas no mesmo tema e que têm uma parte curricular comum a todas (estou a excluir as licenciaturas que são dadas em Inglês quando existem essas mesmas licenciaturas em português, e também as licenciaturas em conjunto com outras faculdades), e por isso, costuma ser a AEISEG que faz aquilo que os núcleos de estudantes fazem.

Uma das coisas que faz uma faculdade ser boa é o tipo de estudantes que tem e as dinâmicas que existem entre eles, e por isso, o número de clubes de estudantes pode ser usado para "ver" a proatividade dos alunos de uma faculdade. Nos clubes de estudantes vais ter oportunidade de:
  • Conhecer pessoas com os mesmos gostos que tu.
  • Saíres da tua zona de conforto.
  • Desenvolveres soft skills (liderança, trabalho em equipa, etc.)
  • Fazer networking.
  • Melhorares o teu CV
  • Etc.

Biblioteca:​

A biblioteca do ISEG tem a maior coleção existente no país nas áreas de Economia, Gestão e Ciências Auxiliares, e é considerada a biblioteca universitária mais importante de Portugal nestas áreas.

Outras informações sobre o ISEG, e a minha experiência​

Nesta parte irei falar apenas sobre o ISEG, dado que muita coisa que eu vou escrever aqui é referente às atividades e tudo aquilo que eu sei que o ISEG tem/disponibiliza. Como eu nunca estudei no ISCTE, não consigo dar o meu ponto de vista sobre essa faculdade.

Outras informações e "fun facts":​

- Vida académica
  • Existe um enorme espírito de entreajuda e cooperação entre os alunos.
  • As praxes costumam ser soft (são mais baseadas em jogos e rally tascas do que em "praxe tradicional") e não são muito frequentes (tens praxe nas duas primeiras semanas de aulas, e depois tens praxe uma vez por mês). As praxes são giras, mas há malta que prefere não participar. Se decidires que a praxe não é para ti, ninguém te vai obrigar a ir, nem ninguém te vai julgar por não quereres participar nela.
  • A associação de estudantes do ISEG (AE ISEG) organiza constantemente convívios, festas (Gordão, Gala, Festa da Bolsa, etc.), e também uma viagem de "College Break". Existe também a "tarde do cartão" (pagas 7€ por um cartão de 10 cervejas) às quintas-feiras numa barraquinha que a AE ISEG tem.
  • O ISEG está bastante perto da vida noturna lisboeta (Santos, Bairro Alto, Cais do Sodré), o que proporciona um excelente espírito académico aos estudantes. Vão ser várias as vezes que vais estar a estudar até às 23h nas salas de estudo, e depois vais beber um copo a Santos ou ao Bairro Alto.
- Instalações, serviços e eventos
  • As instalações do ISEG são bastante boas, e estão numa boa localização.
  • O ISEG tem salas de estudo abertas 24h acessíveis a todos os estudantes, o que faz com que muitas pessoas, não só do ISEG mas também de outras faculdades, vão estudar para lá. Por isso, mesmo quando estiveres a estudar, vais ter a possibilidade de conhecer pessoas novas nas pausas de estudo.
  • O ISEG tem um Gabinete de Apoio ao Aluno no caso de estares a passar por dificuldades.
  • O ISEG está sempre a organizar eventos. Desde concertos, seminários, workshops, debates, lançamentos de livros (ex: Mariana Mortágua do BE, Rui Rio do PSD), bootcamps, conferências, palestras, etc. Vais ter também economistas de renome (até prémios Nobel da economia) a dar "aulas abertas" no ISEG (ex: Mário Draghi, Jean Tirole; Jeffrey Franks).
- Professores e alunos
- Outros

Como estudante, aquilo que eu mais gostei de fazer foi:​

Não só esta zona oferece bastantes coisas para fazer, como também está sempre a acontecer alguma coisa no ISEG, e como estudante, gostei de fazer parte dum ambiente assim.

Se esse é o tipo de ambiente ao qual alguém gostaria de pertencer, então só posso recomendar o ISEG.

Pergunta: Se a nota do último colocado de uma faculdade for superior à de outra, significa que essa faculdade é melhor?

Resposta: [math](Preço)\neq(Valor)[/math]
Da mesma forma que tu, para comprares um bem ou serviço que custe 2€ (preço) tens de ter na tua posse mais de 2€ (dinheiro disponível), no mercado de vagas para o ensino superior, para entrares num curso em que o último colocado tem média de 16 valores (equivalente a preço) tu tens de ter uma média de entrada superior a 16 valores (equivalente a dinheiro disponível).

Tal como acontece numa situação de mercado, em que existe a percepção de que o preço é um indicador de qualidade (numa lógica de "you get what you pay for"), também pode existir a percepção de que uma faculdade com médias de entrada mais altas tende a ser melhor do que uma faculdade com médias de entrada mais baixas. Isto ignora o facto de que "Preço =/= Valor". Como disse Warren Buffet, um dos melhores investidores de sempre, "Price is what you pay, value is what you get" :
  • Preço é o que tu pagas: O preço depende fundamentalmente da procura e da oferta (obviamente que existem fatores que condicionam esta oferta e procura).
  • Valor é o que tu recebes: Valor depende de tudo aquilo que tu recebes (neste caso, portas que determinada faculdade te abre, empregabilidade, salário que recebes quando acabares o curso, contactos que fazes, etc.).
Cientificamente, também não está provado que um preço maior implica uma qualidade superior. Normalmente, esta perceção da relação preço-qualidade costuma ser mais forte quando não existem "sinais" que permitam averiguar se determinado produto é melhor que outro. Um aluno de secundário não sabe se uma faculdade é melhor que outra, porque nunca experienciou o ensino superior, não sabe como o ensino muda de faculdade para faculdade, que fatores representam o valor de uma universidade, etc. (porque lá está, só conheces verdadeiramente um determinado meio quando fazes parte dele). Por isso, esse aluno tenta encontrar informação onde pode: fala com professores, vê rankings, olha para as médias de entrada, etc..

O problema de olhar para médias de entrada para aferir o valor de uma determinada faculdade, é que, fazemos inconscientemente vários pressupostos que podem não corresponder à realidade:
  1. Os alunos do ano anterior tinham informação perfeita e completa na altura, e por isso, as médias de entrada representam a dinâmica entre oferta (que é constante, pois as vagas são decidida pela DGES) e procura, procura esta que teve por base decisões de alunos que, consoante a média que tinham, escolheram sempre a faculdade com melhor qualidade ou valor.
  2. As coisas não mudaram desde então.
  3. Os alunos do ano anterior tomaram decisões racionais (escolheram a universidade que lhes irá trazer as melhores perspetivas futuras).
  4. O limite de vagas não influencia a nota do último colocado.
  5. Para um aluno do ano anterior, é indiferente ir para uma cidade mais distante ou ir para uma universidade que fique perto da sua zona de residência.
Estes pressupostos podem ser facilmente descontruídos:
  1. Os alunos de secundário ainda são muito "verdinhos" a pesquisar (comparativamente ao nível exigido no ensino superior), e como tal, não podemos assumir que tomam decisões com base em informação perfeita e completa. Eu não entrei na faculdade assim há tanto tempo, e por isso lembro-me de eu e os meus amigos sermos péssimos a pesquisar sobre que faculdades eram melhores:
    • Olhámos para rankings, mas não sabíamos o que mediam, nem quais eram os rankings mais importantes.
    • Falámos com os nossos professores, mas eles também não sabiam muito bem quais eram as melhores faculdades.
    • Não sabíamos pesquisar bem (isso aprendes na faculdade), nem sabíamos que fatores eram importantes na escolha de uma universidade.
    • Vimos quais eram as médias de entrada, para termos uma ideia da qualidade.
      • Outro dos problemas de achar que médias de entrada são boas medidas de valor de uma faculdade (vamos assumir que a localização geográfica de uma faculdade é irrelevante para a decisão de um aluno) é o facto de haver uma boa probabilidade de alunos de anos anteriores também terem pensado desta maneira.
      • Ou seja, os alunos de anos anteriores podem também ter escolhido as faculdades em que se inscreveram consoante as notas de entrada, e não por causa de medidas objetivas de qualidade, o que faz com que os alunos dos anos seguintes, ao usarem o mesmo método, estão no fundo a fazer uma escolha com base numa perceção desajustada, e não em factos objetivos.
      • Assim sendo, se as médias são a medida usada para avaliar a qualidade, então, não interessa se uma faculdade melhore o ensino, a empregabilidade, as perspetivas salariais dos graduados, que suba nos rankings ao longo do tempo: a procura vai ser sempre mais ou menos estável, pois a procura não depende destes fatores, mas sim, das notas de anos anteriores, que por sua vez, resultam da procura de anos precedentes, procura esta que depende das notas dos anos anteriores a esses, e assim sucessivamente (é uma pescadinha de rabo na boca).
      • Achar que uma faculdade é melhor que outra porque alunos com médias mais altas decidiram ir para essa faculdade nos anos anteriores é um exemplo de "Appeal to Authority Fallacy" e de "Bandwagon fallacy" (resposta do ChatGPT).
    • Falámos com malta das universidades na Futurália (apesar de estarem todos a "puxar a brasa à sua sardinha" e segundo eles, as universidades em que estavam matriculados "eram as melhores").
    • Também pesquisei neste fórum na altura, mas as respostas eram todas genéricas e sem conteúdo novo e relevante.
    • Acabei por entrar em Economia no ISEG porque queria estudar Economia em Lisboa, não tinha média para entrar na NOVA SBE, e porque já na altura se dizia que o ISEG eram melhor em Economia e o ISCTE era melhor em Gestão (toda a gente dizia isto, mas ninguém sabia explicar porquê).
  2. Todos os anos as coisas mudam. Os rankings podem mudar, professores podem mudar, o método de ensino pode mudar, uma faculdade pode receber uma nova acreditação que tem potencial para a valorizar mais, podem ser feitos novos acordos de cooperação e parcerias, etc.. Achar que uma faculdade é melhor que outra porque era melhor, por exemplo, há 10 anos atrás, é um exemplo de "Appeal to Tradition Fallacy" (resposta do ChatGPT).
  3. As escolhas podem não ser racionais (em termos de valor que essa decisão trás para o futuro).
    • Alguns alunos do ano passado podem ter ido para as mesmas faculdades que os amigos foram só para terem companhia.
    • Alguns alunos do ano passado podem ter ido para faculdades com pior qualidade só porque queriam ir para uma determinada cidade.
    • Alguns alunos do ano passado podem ter ido para certas faculdades porque alguns familiares também estudaram lá.
    • Alguns alunos do ano passado podem ter ido para uma determinada faculdade porque queriam apenas fazer o curso, ouviram que naquela escola era mais fácil, e consequentemente, não tinham de estudar tanto.
    • etc..
  4. O limite de vagas influencia a nota do último colocado numa faculdade.
    • Como podemos ver, as faculdades com maiores médias de entrada são, por ordem: FEP, NOVA, UMINHO, UAVEIRO, ISCTE, ISEG, UCOIMBRA.
    • Tal como podemos verificar neste gráfico, se ordenarmos as faculdades por ordem da nota do 40º colocado em Gestão em cada uma destas faculdades, temos: NOVA SBE, FEP, ISCTE, UMINHO, ISEG, UCOIMBRA, UAVEIRO.
    • O facto de algumas faculdades terem menos vagas, faz com que as a notas dos últimos colocados dessas universidades sejam superiores às notas dos últimos colocados de outras.
  5. Os alunos tendem a preferir faculdades que ficam perto da sua zona de origem, independentemente de estas serem melhores ou piores. Como podemos verificar nestas tabelas, conseguimos perceber que a zona em se inserem as faculdades influencia a procura destas instituições por parte dos alunos. Os alunos tendem a preferir faculdades que se encontram próximas da sua zona de origem, e isto é especialmente relevante para as faculdades localizadas no norte do País (FEP, UMINHO, UCOIMBRA e UAVEIRO).
Faculdade
Nota do último colocado em Gestão (2022)
Colocados oriundos do mesmo distrito ou distrito adjacente em que está a faculdade (%)​
[Colocados oriundos da mesma zona (%)] / [População dessa zona (%)]
NOVA SBE​
17.9​
74%​
1.91​
FEP​
18.05​
93.8%​
2.50​
ISEG​
16.68​
73.2%​
1.90​
ISCTE​
17.2​
71%​
1.84​
UMINHO​
17.38​
96.8%​
3.28​
UCOIMBRA​
16.6​
70.8%​
3.26​
UAVEIRO​
17.24​
77.3%​
2.45​
  • Podemos ver que as faculdades que têm maior ponderação no que toca a colocados oriundos do mesmo distrito ou distrito adjacente onde está localizada a faculdade, em percentagem de todos os colocados nessa universidade, são, por ordem: UMINHO, FEP, UAVEIRO, NOVA, ISEG, ISCTE, UCOIMBRA.
    • Por exemplo, 96.8% dos estudantes colocados em Gestão na UMinho (em relação a todos os estudantes colocados em Gestão na UMinho) são, ou do distrito de Braga, ou dos distritos adjacentes a este (Porto, Viana do Castelo, Vila Real).
  • Também podemos ver que, as faculdades com maior rácio de percentagem de colocados oriundos do mesmo distrito ou distrito adjacente onde está localizada a faculdade em relação à percentagem da população que vive nesses distritos, são, por ordem: UMINHO, UCOIMBRA, FEP, UAVEIRO, NOVA, ISEG, ISCTE.
    • Por exemplo, 96.8% do estudantes colocados em Gestão na UMINHO são, ou do distrito de Braga, ou dos distritos adjacentes a este (Porto, Viana do Castelo, Vila Real). Já a população que vive nesses quatro distritos representa 21.7% da população nacional.
    • Fazendo um quociente disto (rácio), o resultado é igual a 3.28. Ou seja, a percentagem de estudantes destes quatro distritos que vão estudar para a UMINHO (em relação a todos os estudantes do país) é igual a 3.28 vezes da proporção de habitantes nesses quatro distritos em relação ao resto do país. Isto indica uma forte preferência de alunos desses 4 distritos pela UMINHO.

Última edição:
Olá eu estou indecisa entre o Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e a Pós-Graduação em Strategic HR Practices: Programa de Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos no Insttuto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).
Gostaria de saber qual destas duas opções me recomendam a nível da aprendizagem e da posterior empregabilidade.
Desde já, obrigada.

Olá eu estou indecisa entre o Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e a Pós-Graduação em Strategic HR Practices: Programa de Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos no Insttuto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).
Gostaria de saber qual destas duas opções me recomendam a nível da aprendizagem e da posterior empregabilidade.
Desde já, obrigada.
Em termos de aprendizagem:
Estás a comparar uma pós-graduação com um mestrado, sendo que numa pós-graduação não fazes tese, e também deves ter menos horas de aulas do que num mestrado.

Em termos de empregabilidade, GRH não é de todo a minha área, no entanto, o ISEG é uma das melhores faculdades de Economia e Gestão do país com um bom serviço de carreiras, enquanto que a ISMAI é uma universidade que não me parece ser assim tão boa (eu nem sabia que existia até ler este post), por isso, é provável teres melhores oportunidades de emprego com uma pós-graduação do ISEG. Se quiseres trabalhar na Maia, talvez o ISMAI seja mais conhecido lá, mas se quiseres ir trabalhar para outro sítio qualquer, o ISEG é muito mais conhecido.

• Like
Reactions: lauF
Em termos de aprendizagem:
Estás a comparar uma pós-graduação com um mestrado, sendo que numa pós-graduação não fazes tese, e também deves ter menos horas de aulas do que num mestrado.

Em termos de empregabilidade, GRH não é de todo a minha área, no entanto, o ISEG é uma das melhores faculdades de Economia e Gestão do país com um bom serviço de carreiras, enquanto que a ISMAI é uma universidade que não me parece ser assim tão boa (eu nem sabia que existia até ler este post), por isso, é provável teres melhores oportunidades de emprego com uma pós-graduação do ISEG. Se quiseres trabalhar na Maia, talvez o ISMAI seja mais conhecido lá, mas se quiseres ir trabalhar para outro sítio qualquer, o ISEG é muito mais conhecido.
Obrigada pela resposta :)

Vejo que continuas a teimar em determinados campos e induzir em erro as pessoas (alguns pontos acredito que não tenha sido por mal). Mas vou contestar / corrigir alguns dos teus pontos .

maskedcrab disse:

Target schools:

1) NOVA SBE
2) CATÓLICA Lisbon
3) FEP
4) ISEG
5) ISCTE

Ok. Essa é a tua opinião, mas para mim o ranking é diferente. E vou fazer uma diferenciação entre licenciaturas e mestrados, pois considero que há diferenças na avaliação.

Este meu ranking tem apenas em consideração as licenciaturas de gestão.

Ranking Licenciatura Gestão:

1º Nova
2º ISCTE-IUL/Católica
3º ISCTE-IUL/Católica
4º FEP
5º ISEG

Ranking Mestrados:
1º Nova
2º Católica
3º ISCTE
4º FEP
5º ISEG

Apesar de a FEP ser uma das que capta melhores alunos (sabemos que em Lisboa a concorrência faz-se em 4 universidades diferentes o que faz dispersar os melhores alunos), ao nível da internacionalização da licenciatura tem menos acordos internacionais e menos double degrees que o ISCTE e Católica, e tive em conta também a taxa de desemprego (que é ligeiramente maior que as anteriores) e o nº de empresas presentes na sua feira de emprego.

Universidade:

O ISEG faz parte da Universidade de Lisboa, que é a maior e mais reputada universidade portuguesa.​

Isto é comprovado pela sua classificação nos principais rankings internacionais.

Já o mesmo não se pode dizer do ISEG que não é definitivamente a mais reputada faculdade de Economia e Gestão., ficando atrás da Nova, ISCTE, FEP e Católica.

A universidade de Lisboa é reputada em algumas áreas sim, mas o mesmo se pode dizer da Universidade do Porto, ISCTE, Católica e Universidade Nova por exemplo.

O que interessa estar numa universidade reputada se na área da gestão o ISEG não está ao mesmo nível das restantes?

Estamos a comparar Escolas/cursos de Gestão e por isso não faz sentido vires colocar rankings (alguns deles desconhecidos) onde indica o ranking da Universidade de Lisboa englobando todas as faculdades da universidade e não o ISEG em particular.

Existem dezenas de rankings diferentes e vais buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas e onde nem estão inscritas para poder-se fazer uma comparação. Estás a querer insinuar que estas três faculdades não são melhores que o ISEG em gestão? Achas que a Nova em Economia está nos lugares que referem alguns desses rankings? Que Católica é a número 900º do mundo ou 1200 como aparece em alguns rankings que colocaste? Ou o ISCTE?

Onde queres chegar?

Isto desculpa que te diga é para mim manipulação no seu máximo, em vez de comparares a escola de gestão do ISEG com a IBS- ISCTE estás a fazer comparações que não têm razões de ser, onde a Universidade de Lisboa beneficia da investigação que é feita nas outras faculdades da Universidade de Lisboa e não do ISEG, pois como explicarei mais à frente os centros de investigação do ISEG estão pior classificados que os do ISCTE e o mesmo se passa na avaliação de ambas as escolas.

Tens a plataforma de U-Multirank, que é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus. Aqui permite comparar ambas as escolas que é o que interessa aos alunos e não haver confusões como queres criar.
Link: https://www.umultirank.org/about/u-multirank/the-project/

Avaliação escolas ISCTE vs ISEG:

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at/iscte-university-institute-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at/university-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=1232&field=24

Como podes ver na comparação entre escolas de gestão, a escola de gestão do ISCTE está à frente do ISEG, e é sobre isso que interessa para este tópico.

Podia também socorrer-me dos índices de força de ambas as universidades. se tivermos em consideração os índices de força das duas universidades o ISCTE está à frente. O “índice de força" reflete o peso dos candidatos em primeira opção face ao total de vagas disponíveis. E nesse campo o ISCTE bate a Universidade de Lisboa, aliás o ISCTE tem sido durante anos a universidade com melhor índice em Portugal, mesmo tendo tido a universidade que mais aumentou as suas vagas no ano passado (+16,4% de aumento de vagas).
Link:
https://ibs.iscte-iul.pt/noticias/2063/iscte-numero-1-no-acesso-ensino-superior

Entre os alunos do ISCTE e da Nova costumamos dizer na brincadeira que o ISEG é a eterna 5ª escola de gestão em Portugal, e não é por colocares rankings (muitos deles duvidosos e que não retratam a realidade) que mudará isso.

Além disso um dos critérios é o nº de alunos por exemplo, e toda a gente sabe que a universidade de Lisboa é mais antiga e é a que tem mais alunos de todas, por exemplo tem 6 ou 7 vezes mais alunos que o ISCTE, mas quantidade não é sinónimo de qualidade, e todo o meio académico e empresarial reconhece o ISCTE nas suas áreas, onde se destaca na área da Gestão, Psicologia e Sociologia por exemplo, e em que o ISEG ou se preferires a Universidade de Lisboa está atrás.

O ISCTE, Nova e Católica, são universidades com muito menos alunos, menos cursos logo também menos professores e consequentemente com menos investigadores, e relativamente recente.

O facto de serem mais recentes, e serem mais pequenas saem prejudicadas em alguns desses rankings.

Se tivesses em conta a dimensão das universidades o ISCTE estaria no topo, como por exemplo neste ranking das universidades jovens (universidades com menos de 50 anos) onde por exemplo neste ranking está em 1º, conforme podes ver aqui:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1963/iscte-novamente-melhor-universidade-jovem-portuguesa-ensino-investigacao

Ou seja, não faz sentido fazeres essa comparação e colocares esses rankings para distorcer a realidade, quando volto a referir, a discussão é entre Gestão no ISCTE vs ISEG.

Basta observar o caso da Universidade Nova de Lisboa, em que ao nível de economia é considerada neste momento a melhor, mas ao nível de engenharia não o é, apesar de ser muito boa também.

Portanto acho ridículo quereres desviar as atenções das fraquezas do ISEG e tentares colocar o ISEG no mesmo patamar que algumas das outras faculdades da Universidade de Lisboa.

Relativamente a centros de investigação, como deves saber estes são avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que é a agência portuguesa que avalia a investigação em Portugal, com base em uma avaliação internacional independente, composta por investigadores e professores de universidades estrangeiras.
https://www.fct.pt/

Se comparares as avaliações dos centros de investigação vais ver que apesar de mais pequeno em termos de números (alunos, professores etc), o ISCTE proporcionalmente até tem melhor score nas avaliações dos centros de investigação que a Universidade de Lisboa.

Todos os centros de investigação do ISCTE estão classificados com muito bom ou excelente, ao contrário da Universidade de Lisboa que tem vários classificados com Bom e até tem um centro de investigação classificado como fraco, mas como tem dezenas de centros de investigação “abafa” as más classificações.

Por isso faria mais sentido comparares por exemplo as unidades de investigação do ISEG vs ISCTE, e nesse campo o ISCTE leva vantagem.

As duas unidades de investigação de economia e gestão avaliadas do ISEG (REM e CSG) tiveram classificação de muito bom.
Link: https://www.iseg.ulisboa.pt/investigacao/centros-de-investigacao/

Já as unidades de investigação relacionadas com economia e gestão do ISCTE (UNIDE e Dinâmia) tiveram classificação de Excelente e Muito bom respetivamente.
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1525/investigacao-com-qualidade-reconhecida-avaliacao-internacional

Logo poderemos concluir duas possibilidades: ou que o ISCTE (e até a NOVA e Católica) não investem nesses rankings, ou então, que o resultado que a Universidade de Lisboa obtém se deve essencialmente à investigação de outras faculdades (por exemplo Técnico, FML) do que propriamente do ISEG.

Quanto ao facto de referires que são as principais rankings internacionais isso é relativo, no caso das escolas de gestão os rankings considerados são outros.

Por exemplo nos Estados Unidos da América (EUA) os principais rankings são estes:
1695945058099.png

E o ISEG só aparece no ranking do FT, enquanto o ISCTE aparece nos dois primeiros ranking, do US News e no Financial Times.

O MiM do ISEG foi criado em 2020 (os primeiros graduados terminaram o curso no final de 2021/início de 2022), e dado que para entrar nesse ranking têm de ser feitos inquéritos ao graduados 3 anos após o término do curso, o ISEG só poderá ser classificado em 2025 (este ranking só sai em setembro).

Isso não me parece verdade. O ISEG tem o MIM há muitos anos, a questão é que não preencheu a qualidade e os requisitos necessários para entrar nesse ranking.

Como podes observar no site do ISEG eles referem “ISEG introduced the new MiM in 2020”, ou seja, reformularam o MiM, pois o anterior não conseguia entrar no ranking.

Acreditações:​

O ISEG tem mais acreditações.​

Não acredito que continuas a tentar enganar as pessoas com isto….

Volto a frisar que uma acreditação de uma pós graduação não é a mesma coisa que uma acreditação da escola.

Se consultares os sites do ISEG, Nova, FEP, ISCTE e Católica eles não consideram as acreditações de pós graduações como acreditações das faculdades, só tu continuas com essa teoria. Por essa ordem de ideias todas elas também podiam reclamar várias acreditações.

Vai aos sites das faculdades e vai ver que acreditações elas consideram, nem o próprio ISEG considera, pois apenas está como acreditação o AACSB e a AMBA, por isso, pára de dar informação errada às pessoas.

Já estou cansado de estar a vir aqui corrigir-te.

Por muito que te custe o ISCTE tem em 2023 mais acreditações que avaliam a própria faculdade do que o ISEG.

Acreditações do ISEG
:
  • A3ES - A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) avalia e acredita instituições portuguesas de ensino superior e os seus ciclos de estudos.
  • AACSB - O ISEG é acreditado pela AACSB na categoria "Business".
  • AMBA - O MBA do ISEG é acreditado pela AMBA.
Acreditações do ISCTE:
Quanto às afiliações e accreditações internacionais dos cursos:

Afiliações + acreditações de cursos do ISEG:

Afiliações + acreditações de cursos do ISCTE:

Edited: O ISEG tem 12 afiliações (sendo que uma delas refere-se a um mestrado que o ISCTE não possui) e a escola de gestão do ISCTE tem 15 afiliações.

Concluimos então que o ISCTE tem mais acreditações e afiliações que o ISEG.

O ISCTE tem parcerias de mobilidade internacional com universidades de mais países que o ISEG.
Onde é que o ISEG tem parcerias com 168 universidades?

Eu fiz questão de contar e são 127 universidades, conforme podes comprovar aqui.

https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/unidade/erasmus/international-partners?locale=en

Tempo que os alunos demoraram a arranjar emprego:

Uma percentagem maior dos alunos do ISEG arranja emprego antes de acabar o curso, em comparação com os do ISCTE.​

Ainda continuas a acreditar nisso quando a taxa de desemprego é maior no ISEG que nas restantes faculdades e que o aproveitamento escolar é menor que nas outras faculdades? Devias pedir ao ISEG para colocar informação credível, pois não bate certo com os restantes parâmetros (empregabilidade, aproveitamento escolar, interação com meio empresarial etc.) de organismos nacionais e internacionais.

Serviços de carreira:

Os "serviços de carreira" do ISEG são os melhores de Portugal, segundo o Financial Times.​

Mas isso não se refere a um mestrado? Estares a generalizar pode induzir em erro as restantes pessoas, pois por exemplo ao nível das licenciaturas o ISEG tem a maior taxa de desemprego e menos empresas presentes nos fóruns de emprego, por isso, não devias referir isso para não induzir as pessoas em erro.

O ISEG tem acordos de cooperação e de estágios com empresas mais reputadas que o ISCTE.

• O ISEG tem várias parcerias e acordos de cooperação com várias empresas de renome, como a Bain & Company (MBB), McKinsey (MBB), as Big 4, Microsoft, BNP Paribas, Galp, EDP, Jerónimo Martins, Sonae, entre outras. As MBB são empresas com processos de recrutamento altamente competitivos, e que são conhecidas por só contratarem os melhores alunos das melhores faculdades. Por isso, uma faculdade conseguir ter parcerias com empresas das MBB é um "selo de qualidade".
  • O ISCTE não tem parcerias (pelo menos eu não encontrei informação online sobre isso) com empresas das MBB, mas tem parcerias com as Big 4, BNP Paribas, Galp, EDP, Nestlé, Jerónimo Martins, Sonae, L'Oréal, Vodafone, entre outras.

A sério? Ainda continuas a desvalorizar o ISCTE? Basta ver o percurso profissional dos alunos do ISCTE e comparar com os do ISEG para perceber que todas as empresas de topo recrutam no ISCTE (ao contrário de no ISEG), e podes voltar a consultar os fóruns de emprego de ambas as faculdades, onde o ISCTE leva muito mais emrpesas.

O ISEG tem a maior associação de ex-alunos de economia e gestão em Portugal (Alumni Económicas).​

As redes de alumni possibilitam que os ex-alunos de uma instituição se conheçam, que criem "business networks", se mantenham em contacto, que continuem a aprender uns com os outros (em, por exemplo, eventos que são organizados por essa mesma associação), etc..
Ok, deve ter a maior rede de alumni em Portugal, fruto da sua idade, parece-me irrelevante dar importância a esse ponto que é o óbvio, pois o ISCTE e a NOVA só têm 50 anos.

A eficácia da rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal, segundo o Financial Times.

Agora referires que a rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal já é enganar. Até podes referir isso nesse ano em relação aos mestrados em finanças, que é isso que trata a noticia, mas não devias dar uma ideia que abrange as restantes áreas e cursos, para não induzir as pessoas em erro.

Seguindo o teu raciocínio também podia dizer que o ISCTE é a 5ª escola com maior crescimento do mundo, a melhor em Portugal em internacionalização, maior número de estudantes internacionais e em progressão na carreira com base nestaes parâmetros do Financial Times:

https://ibs.iscte-iul.pt/noticias/2191/iscte-executive-education-5-escola-de-negocios-com-maior-crescimento-no-mundo-segundo-ranking-financial-times-2023

Portugal mantém três mestrados de gestão entre os melhores do mundo. Iscte sobe 12 lugares

https://www.jornaldenegocios.pt/comunicados-de-imprensa/detalhe/iscte-ee-5-escola-negocios-com-maior-crescimento-no-mundo-ranking-ft

Peço que não deturpes as noticias relacionadas com o ISEG. Não vamos por aí, estas avaliações são feitas anualmente e com base dos diferentes mestrados, não se referem à escola como um todo.

Tendo o ISEG a maior taxa de desemprego, menor aproveitamento escolar, menos empresas nos fóruns, obviamente nunca se poderia referir o que referiste.

CEOs e Chairmans das maiores/melhores empresas que estudaram no ISEG e ISCTE:​

Continuas a remover nomes da lista do ISCTE sem qualquer critério e a incluir no ISEG.

O José Miguel Chambel é o Diretor em Portugal de Corporate and Investment Banking que é uma subsidiária do Citibank, tal como a Google cloud é uma subsidiária da empresa mãe Google.

Por essa lógica, não deverias colocar esta:

Sofia Marta – Country Manager Google Cloud (sub-divisão da Google em Portugal) - de referir que o CEO da Google Portugal não é do ISEG é Bernardo Correia linkedin: https://pt.linkedin.com/in/bercorreia

E se colocaste essa deverias colocar este do ISCTE:

Tiago Monteiro - Executive Director Microsoft Portugal de Enterprise Commercial & Strategic Industries

E removeste André Themudo que é o Diretor da Blackrock em Portugal e Head of Wealth and Asset Managers Blackrock Iberia.
https://www.blackrock.com/pt/profissionais/sobre-nos/sobre-blackrock

José Bagina é CEO Portugal do SDG Group. O SDG Group tem 1000-5000 trabalhadores ao nível internacional, no entanto referes que em Portugal não tem trabalhadores suficientes, no entanto trata-se de uma empresa internacional com algum peso, e tens na tua lista por exemplo o “selfmade billionaire” que ninguém sabe dados da empresa, e que não deve ter muitos trabalhadores…

- Miguel Cardoso Pinto - Head (EY-Parthenon é basicamente a "McKinsey" da EY e foi formada após a compra da Parthenon pela EY)
Ele é partner, no fundo é um sénior, não é o responsável máximo da empresa, que tome as decisões estratégicas da empresa. Ele aparece como o responsável por uma das muitas secções, nesse caso ele está na secção estratégia. Miguel Cardoso Pinto

Se pesquisares o líder da EY em Portugal é este:
João Alves

Seguindo o teu raciocínio também poderia colocar vários exemplos do ISCTE:

Susana Claro – Partner na Pwc
https://www.linkedin.com/in/susana-claro

Fernando Torres Fiqueiredo – Partner na Mckinsey
https://uk.linkedin.com/in/fernandotorresfigueiredo

Claudio Gonçalves – Senior Partner na Kearney e Head of Energy & Process Industries Practice in Brazil
https://www.linkedin.com/in/claudiogoncalves/

Pedro Pulido – Partner na EY
https://www.linkedin.com/in/pedro-pulido-30a6a840/

Fabio Cruz – Partner na EY
https://www.linkedin.com/in/fábio-cruz-91754a48/

Pedro Subtil – Partner EY
https://www.linkedin.com/in/pedro-subtil-2330a84b/

Margarida Ramos Pereira – Partner Deloitte
https://www.linkedin.com/in/margarida-ramos-pereira-80b660/?originalSubdomain=pt

Só para nomear alguns partners do ISCTE.

Media Nove - José Carlos Lourenço - CEO (esta empresa detém a Forbes Portugal, Forbes África Lusófona, Jornal Económico e Semanário Novo)

Não me parece que uma empresa que tenha uma tiragem de 26 000-35000 revistas/jornais em Portugal seja uma grande empresa, e a julgar pela crise no sector diria que não deve ter mais que 10-20 trabalhadores Não bate algumas empresas que referi de alumni do ISCTE e que recusaste colocar na lista.

INSEAD - Francisco Veloso - Dean (INSEAD)

Não é uma empresa, pelos teus critérios não devia entrar, apesar de eu pessoalmente achar um cargo prestigiante.

Recordo-te que recusaste colocar Dana Redford que veio dos EUA de propósito fazer o doutoramente ao ISCTE e professor na universidade de Berkeley na California, onde também Diretor de Curso do Center for Executive Education do mesmo instituto.

https://webinars.dge.mec.pt/speaker/dana-redford

Se recusaste este do ISCTE não deverias colocar esse… mas vou adicionar esse à lista.

WYgroup - Pedro Janela - Fouder & Chairman

É uma media empresa, não faz sentido colocar apesar de ter muitos trabalhadores o VN é de 24,5 milhões, pelo que segundo os teus critérios já removeste empresas da lista do ISCTE com base nesse volume de negócios.

Revigres - Paula Roque - Managing Partner (fez uma formação) (Revigres é considerada grande empresa)

Não é considerada uma grande empresa, e além disso não me parece que seja a presidente.

Padaria Portuguesa - Nuno Carvalho - Founder & CEO

Apesar de não ser uma grande empresa, face à sua visibilidade, na minha opinião faz sentido estar.

Não é uma grande empresa.

Dukan Retailing Company - Hélder Miguens – CEO

Não é uma grande empresa. Parece-me uma pequena empresa de retalho com 75 supermercados nos Emirados Arabes Unidos

SANA Hotels & Resorts - Karim Vissangy - Managing Directo

Pequena empresa, 2.5 milhões em 2021, já excluíste empresas do ISCTE com 10x mais VN…

Recordo que foste tu a estipular estes critérios nos teus comentários em outros tópicos.

Enfim, continuo a ter de vir aqui corrigir a tua informação….

Attachments

• 1695945754920.png
    1695945754920.png
    36.2 KB · Visitas: 1
  • 1695949102348.png
    1695949102348.png
    77.8 KB · Visitas: 7
  • 1695949112284.png
    1695949112284.png
    16.2 KB · Visitas: 9
  • 1695949198171.png
    1695949198171.png
    75.8 KB · Visitas: 9
  • 1695949434481.png
    1695949434481.png
    47.3 KB · Visitas: 9
  • 1695949492735.png
    1695949492735.png
    56.1 KB · Visitas: 11
  • 1695951692749.png
    1695951692749.png
    84.7 KB · Visitas: 8
Última edição:
ISCTE VS ISEG

Vou enumerar um conjunto de factores que indicam que a escola de gestão do ISCTE é melhor que a do ISEG.

A ISCTE Business School é uma escola de gestão internacionalmente acreditada e pioneira no ensino da gestão em Portugal.

Foi no ISCTE que surgiu a primeira Escola de Negócios de formação de executivos, associada a uma universidade em Portugal (1988) tendo sido líder durante décadas.

Durante décadas o ISCTE, juntamente com a Nova e Católica e mais recentemente a FEP, foram consideradas pelas principais empresas de Recursos Humanos como as principais faculdades da área de gestão, sendo os seus alunos no top das preferências de recrutamento.

O ISEG pode ser uma excelente escola, especialmente na matemática aplicada à economia, mas nunca teve um cluster suficientemente desenvolvido e especializado na área da Gestão como o ISCTE.

Aqui no fórum estão a focar-se nos mestrados esquecendo os rankings das licenciaturas.

Por isso vou começar pela análise a factos relacionados com as licenciaturas e mais tarde passarei para os mestrados e outros factos.

- Licenciaturas ISCTE vs ISEG

O U-Multirank é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus.
Metodologia: https://www.umultirank.org/about/methodology/our-approach/

Este estudo usa uma escala de Avaliação de A a E, sendo nota A correspondente a Muito Bom e E a Fraco.
1696090667891.png
1696090678838.png
Podemos verificar que os alunos da licenciatura de gestão do ISCTE-IUL têm muito melhor desempenho e aproveitamento escolar obtendo a classificação de B (Bom) enquanto os do ISEG apenas obtém a classificação D (abaixo da média). Também é possível verificar que os alunos do ISCTE (nota C) estão em maior contato com as empresas ao longo da licenciatura do que os alunos do ISEG (nota D). Quanto à vertente internacional ambas estão bem cotadas (nota A).

Mesmo na licenciatura de Economia o ISCTE leva também vantagem, apenas na orientação internacional do programa é que o ISEG tem ligeira vantagem.
1696090691667.png

Taxas de desemprego licenciaturas ISCTE vs ISEG

· Gestão:
· Economia:
  • ISCTE: 1.7%
Fonte: Dados do DGES DGES

Grau de satisfação com a faculdade/curso licenciatura ISCTE vs ISEG

Licenciatura de Economia do ISEG
1696090705417.png

Licenciatura de gestão do ISEG
1696090715623.png

Neste campo não há dados do ISCTE na plataforma, mas podem consultar no site:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/2263/inqueritos-estudantes-revelam-elevada-satisfacao-com-iscte

Podemos concluir que o grau de satisfação dos estudantes do ISCTE em relação à instituição é muito superior aos do ISEG, tendo o ISEG resultados surpreendentes ao mesmo nível do grau de satisfação dos alunos da Beira Interior.

Eu pessoalmente também não estava à espera que os estudantes do ISEG tivessem este nível de insatisfação, que apesar de não ser uma má classificação está abaixo do que alguns apregoam aqui no fórum.

Notas de Entrada dos Alunos Licenciaturas

Até este ano o ISCTE Business School sempre teve melhores notas de acesso que o ISEG

Notas de Acesso Ensino Superior 1ª Fase Últimos 5 anos
2019
2020
2021
2022
2023
ISCTE
Gestão
168,00​
173,50​
170,00​
172,00​
165,50​
Economia
164,00​
170,00​
166,30​
168,00​
161,80​
ISEG
Gestão
159,50​
167,50​
161,30​
166,80​
166,50​
Economia
157,00​
164,00​
157,00​
164,00​
162,00​

Fonte: Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) (DGES)

Forúns de Emprego das Faculdades ISCTE vs ISEG

O ISCTE é a faculdade em Portugal que consegue captar mais empresas para o seu fórum de emprego ao longo dos anos. Os fóruns de emprego são iniciativas que as faculdades, especialmente as do TOP 5 (ISCTE, Nova, Católica, ISEG e FEP) organizam e onde as maiores empresas nacionais e internacionais procuram marcar presença no intuito de captarem os alunos para as suas vagas de emprego.

Número de Empresas presentes nos fóruns Emprego
2018
Notícias
2019
Notícias
2020
Notícias
2021
Notícias
2022
Notícias
ISCTE
79​
Link
95​
Link
70​
Link
60​
Link
63​
Link
ISEG
42​
Link
50​
Link
não realizou?​
Link
58​
Link
52​
Link

Em 2019 (antes da pandemia) o ISCTE conseguiu atrair 95 (!) grandes empresas para o seu Career Forum, um feito nunca alcançado em Portugal. Enquanto o ISEG nunca ultrapassou as cinco dezenas.

Verificou-se um decréscimo no número de empresas participantes nos eventos devido à pandemia do Covid em 2020-2021-2022.

Verificamos que o ISCTE consegue atrair mais empresas de topo que o ISEG. Tendo batido recordes ao longo dos anos em Portugal.

Em relação a 2023, o ISCTE atraiu mais de 70, mas como o ISEG ainda não realizou o seu evento, não adicionei os números.

Parcerias com empresas:

O ISCTE tem mais "Career Partners".​

Acreditações vs Afiliações

Neste campo importa salientar que as acreditações referem-se ao reconhecimento das instituições avaliadas como um todo, e as afiliações referem-se a reconhecimento de cursos (não de faculdades como um todo) e a pertença a organismos onde as mesmas são afiliadas e reconhecidas de acordo com os critérios desses organismos.

Quanto às afiliações internacionais dos cursos ou instituição:

Afiliações e acreditações de cursos do ISCTE:
Edited: O ISEG tem 12 afiliações (sendo que uma delas refere-se a um mestrado que o ISCTE não possui) e a escola de gestão do ISCTE tem 15 afiliações.

Concluimos então que o ISCTE tem mais acreditações e afiliações que o ISEG.

Double degrees

Mais uma prova da qualidade de ensino pode ser vista após consultar os Dual Degree de ambas as instituições, ou seja os programas que permitem aos estudantes ter uma diploma de duas universidades diferentes. Para haver o dual degree, o nível qualidade tem de ser similar entre as faculdades para que possa ser aceite por ambas as universidades e países.

O ISCTE tem acordos de double degrees com 11 universidades internacionais diferentes (de 9 países China, EUA, UK, França, Alemanha, Indonesia, Eslovénia, Polónia e Itália) e para várias licenciaturas e mestrados, e o ISEG tem double degrees com 3 universidades diferentes (Polónia e França) e nenhum deles relacionados com Economia e Gestão, mas apenas para Finanças e Matemática Aplicada.

Double degrees do ISEG:

Licenciaturas:
- Kozminski University - Polónia - (Licenciatura de Finanças)

Mestrados (3 mestrados relacionados com Matemática Financeira):
- Université de Lorraine – França
- Uniwersytet Ekonomiczny w Poznaniu – Polónia

Double degrees do ISCTE:

Licenciaturas:
- KEDGE Business School – França - (licenciatura de Gestão)
- Pforzheim University – Alemanha - (Licenciatura de Gestão e licenciatura de Marketing)

Mestrados (vários e de várias áreas):
- KEDGE Business School – França - (MSc in International Management, MSc in Business Administration, MSc in Management, MSc in Finance, MSc in Marketing, MSc in Management of Services and Technology)
- Pforzheim University – Alemanha - (MSc in International Management)
- Universitas Gadjah Mada – Indonesia - (MSc in Management, MSc in International Management, MSc in Business Administration, MSc in Finance, MSc in Marketing, MSc in Human Resources Management or MSc in Management)
- University of Ljubljana, Faculty of Economics – Eslovénia - (MSc in International Management)
- Nottingham Trent University - Reino Unido - (MSc in International Management)
- Southwestern University of Finance and Economics - China - MSc in Business Administration, MSc in Economics, MSc in Management, MSc in Marketing, MSc in Human Resources, Management and Organizational Consulting.
- Florida International University - EUA - Master in Management, Master in Business Administration, Master in International Management, Master in Management of Services and Technology, Master in Marketing, Master in Finance, Master in Accounting and Management Control
- Università degli studi di Palermo - Itália – (MSc in Management of Services and Technology)
- Warsaw University – Polónia – (MSc in Economics)
- Tongji School of Economics and Management – China – (Master in Management, Master in Business Administration, Master in International Management, Master in Management of Services and Technology)
- University of Central Florida, Rosen College of Hospitality Management - EUA - (Master in Hospitality and Tourism Management)

Acreditações das universidades que têm acordo Double degrees com o ISEG:

Acreditações das universidades que têm acordo Double degrees com o ISCTE:

Parcerias internacionais

O ISCTE tem parcerias de mobilidade internacional com mais universidades, e de mais países, que o ISEG.

De referir que o ISCTE possui mais parcerias com escolas de gestão internacionais acreditadas pela AACSB, EFMD ou AMBA (que são consideradas algumas das principais acreditações das escolas de gestão) do que o ISEG.

O ISCTE tem mais parcerias e colaborações nos seus mestrados e programas executivos e de empreendorismo.

Parcerias e colaborações universitárias do ISCTE nos seus mestrados, programas executivos e de empreendorismo/incubação.
Parcerias e colaborações universitárias do ISEG nos seus mestrados e programas executivos.

Avaliação dos Centros de Investigação

Em Portugal, os centros de investigação das universidades são avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que é a agência portuguesa que avalia a investigação em Portugal, com base em uma avaliação internacional independente, composta por investigadores e professores de universidades estrangeiras.
https://www.fct.pt

As duas unidades de investigação de economia e gestão avaliadas do ISEG (REM e CSG) tiveram classificação de muito bom.

Já as unidades de investigação relacionadas com economia e gestão do ISCTE (UNIDE-Bru e o Dinâmia) tiveram classificação de Excelente e Muito bom respetivamente.
https://ibs.iscte-iul.pt/contents/corpo-docente-investigacao/1534/centro-de-investigacao-bru

Podemos concluir então que os centros de investigação do ISCTE estão melhor classificados que os do ISEG.

E o ISCTE acabou de inaugurar em Julho deste ano 2023 um novo edifício que futuramente irá incluir ainda mais laboratórios de investigação num investimento de 24 milhões de euros.
link: https://eco.sapo.pt/2023/07/11/iscte-investe-mais-de-24-milhoes-de-euros-em-universidade-sem-muros/

Edited: Já foi inaugurado o novo complexo de investigação que vai englobar centenas de investigadores e vários centros de investigação do ISCTE.
Link: Inauguração do Iscte_Conhecimento e Inovação: um espaço de infinitas possibilidades

Rankings

Existem dezenas de rankings em todo o mundo, por isso vou apenas ter em conta o ARWU, QS, THE and US News e FT, Eduniversal e U-multirank O tipo de rankings varia, por exemplo nos EUA dão mais importância ao Ranking do Financial Times, US News, The Economist, Bloomberg e Forbes, por exemplo.

O ISCTE está há mais tempo nos rankings que o ISEG (que só entrou há poucos anos), o que demonstra que o ISCTE é há mais tempo reconhecido nos rankings internacionais em gestão.

- Financial Times

European Business School Rankings 2023
ISCTE: 44º lugar
ISEG: 59º lugar

No ranking desde:
ISEG: ano 2022
ISCTE: ano 2017

World EMBA Ranking 2023
ISCTE : 100º EMBA
ISEG: nunca conseguiu entrar neste ranking

Importa referir que apenas há dois Mestrados Executivos portugueses neste ranking. O EMBA do ISCTE e o Lisbon MBA feito em conjunto entre a Católica e Nova. O ISCTE tem o mérito de tê-lo feito sozinho.

EMBA 2023 - European rank - metodologia
ISCTE: 34º
ISEG: 55º

No ranking desde:
ISEG: ano 2022

Executive Education Open 2023 - metodologia
Iseg: 59º
ISCTE: 68º

No ranking desde
Iseg: ano 2021
ISCTE: ano 2018

Executive Education Custom 2023 - metodologia
ISEG: 52º
ISCTE: 61º

No ranking desde
Iseg: ano 2022
ISCTE: ano 2021

Masters in Finance pre-experience 2023 - metodologia
ISeg: 23º
ISCTE: 45º

No ranking desde:
Iseg: ano 2020

Masters in Management 2023 - metodologia
  • 15º - NOVA SBE
  • 26º - CATÓLICA Lisbon
  • 62º - ISCTE
No ranking desde :
ISEG: nunca conseguiu entrar neste ranking de gestão

Link: Portugal mantém três mestrados de gestão entre os melhores do mundo. Iscte sobe 12 lugares

- Quacquarelli Symonds (QS) Rankings

- QS World University Rankings by Subject 2023

Universidade de Lisboa: 251-300
ISCTE: não aparece

Universidade de Lisboa: 301-350
ISCTE-IUL: 501-550

- Accounting & Finance:

Universidade de Lisboa: 251-300
ISCTE-IUL: não aparece

QS Global Executive MBA Rankings:
ISCTE: 121º-130º​
ISEG: não entra no ranking​

QS Business Master’s World Rankings 2023

ISCTE: 101+
ISEG: o seu mestrado não entra no ranking

ISCTE: 151+

ISCTE: 131º-140

ISCTE: 101º+

ISCTE: 51º

De referir que o ISEG é a única faculdade do TOP5 que não consegue entrar em nenhum destes rankings de mestrados do QS.

Referir também que o ISCTE é a única escola portuguesa a integrar os 5 rankings da área da gestão.

- Ranking do United States News and World Report

US News & World Report Best Global Universities for Economics and Business

ISCTE: 208º do mundo
ISEG: nunca conseguiu entrar neste ranking

De referir que o ISCTE e a Nova são as únicas a conseguir entrar neste ranking americano (um dos mais prestigiantes para os norte americanos).

- Shanghai Ranking

Ranking of Academic Subjects Economics:
Universidade de Lisboa: 201-300​
ISCTE: não aparece​

Ranking of Academic Subjects Business Administration
ISCTE: 201-300​
Universidade de Lisboa: 301-400​

Ranking of Academic Subjects Management
Universidade de Lisboa: 201-300​
ISCTE: 401-500​

Hospitality & Tourism Management
ISCTE: 51-75​
Universidade de Lisboa: 151-200​

- Ranking Times Higher Education

World University Rankings 2023 by subject: business and economics
ISCTE: 301-400
Universidade de Lisboa:401-500

- Eduniversal Rankings

Mestrados do ISCTE no ranking Eduniversal atualmente (2023) (metodologia):

17 mestrados:
7 Executive Masters:
  • Gestão Empresarial para licenciados noutras áreas
  • Gestão Empresarial para licenciados em gestão e afins
  • Marketing Management
  • Gestão de Serviços de Saúde
  • Gestão de Programas e Projetos
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança
  • Controlo de Gestão e Performance
3 outros mestrados do ISCTE Executive Education:
  • Gestão Aplicada
  • Digital Technologies for Business
  • MBA in Sustainable Management
8 pós-graduações:
1 EMBA (ENTREPRENEURSHIP - 79º in the World)

Mestrados e pós-graduações do ISEG no ranking Eduniversal atualmente (2023) (metodologia):

O ISEG tem
22 mestrados:
18 pós-graduações:
  • Gestão Empresarial - Formato Blended
  • Gestão e Avaliação Imobiliária (REAL ESTATE MANAGEMENT (CONSTRUCTION) - 33º in the World)
  • Análise Financeira
  • Data Science & Business Analytics
  • Marketing Digital
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Controlo de Gestão e Finanças Empresariais
  • Marketing Management
  • Gestão de Projetos
  • Strategic HR Practices
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão Empresarial
  • Prospetiva, Estratégia e Inovação (INNOVATION AND PROJECT MANAGEMENT - 26º in Western Europe)
  • Pharmaceutical Marketing & Business Development
  • Auditoria, Risco e Cibersegurança
  • Applied Artificial Intelligence & Machine Learning
  • Gestão de Instituições de Saúde
  • Data Science & Business Analytics - Formato Blended
1 EMBA (EXECUTIVE MBA - 51º in Western Europe)

- U-Multirank Ranking

O plataforma U-Multirank é financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus

Avaliação Escolas de Gestão:

ISCTE Link: https://www.umultirank.org/study-at/iscte-university-institute-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: Link: https://www.umultirank.org/study-at/university-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=1232&field=24

Nesta avaliação patrocinada pela Comissão Europeia às escolas de Gestão de ambas as faculdades o ISCTE foi considerado melhor que o ISEG.

Mestrados
1696090771436.png

Podemos verificar que os alunos de mestrado em Gestão do ISCTE tem um maior contacto com o meio empresarial (nota B – Bom) e têm um maior nº de doutorados (nota A de Muito bom), o ISEG apenas se destaca no aproveitamento escolar dos alunos de mestrado (nota B).

Condecorações e Ordens Honorificas

O ISCTE é a única universidade pública com a Ordem de Instrução Pública e Membro Honorário desta ordem honorífica.

A Ordem da Instrução Pública é atribuída pelo Presidente da Répública e destina-se a galardoar "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1779/iscte-distinguido-com-ordem-instrucao-publica

Empreendorismo

O ISCTE foi pioneiro na promoção da inovação e empreendorismo no ensino da gestão em Portugal.

A Iscte Business School (IBS) promove a inovação e o impulso empreendedor como um valor fundamental para o ensino e investigação de qualidade e de referência no panorama nacional.

É através do ISCTE que se criou dois dos principais clusters de inovação, empreendorismo e desenvolvimento tecnológico em Portugal, nomeadamente o AUDAX (criado em 2005) e o BGI - Building Global Innovators (em 2010), este último feito em colaboração com o prestigiado MIT (Massachusetts Institute of Technology), recorrentemente no top das melhores universidade do mundo.

https://www.iscte-iul.pt/noticias/434/web-summit-seleciona-19-empresas-que-receberam-formacao-na-bgiiul

Foi através do ISCTE em colaboração com a RTP, que surgiu o primeiro programa de televisão relacionado com empreendorismo, chamado “Audax - Negócios à Prova” em 2008, antes até do famoso programa de empreendorismo americano “Shark Tank - Lago dos Tubarões”.

https://ibs.iscte-iul.pt/contents/escola/2299/empreendedorismo

É também através do ISCTE que se cria o O 1º Laboratório Europeu de análise e investigação aplicada de tendências nacionais e internacionais de Management & Marketing: https://futurecastlab.pt/

O ISCTE tem ainda um programa para jovens empreendedores, dedicado aos estudantes universitários e do ensino secundário.

Estes factos vêm reforçar a especialização do ISCTE na área da gestão e empreendorismo em Portugal, estando à frente do ISEG.

Prémios Alunos

ISCTE os alunos ganham mais vezes os prémios mais importantes de gestão que os do ISEG, o que vem evidenciar a excelência e qualidade do ensino da Gestão no ISCTE.

Por exemplo o ISEG nunca venceu o L’Oréal Brandstorm (onde o ISCTE já venceu uma final mundial), e no Prémio Interpares em 15 edições o ISEG nunca alcançou um lugar entre os 3 finalistas enquanto o ISCTE é um dos que tem mais vitórias.

Aqui está um link: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/69/premios-ganhos (ver apenas os prémios atribuídos a alunos do da IBS)
Infelizmente o site só está atualizado até 2016…

Outro Link: https://www.premioprimusinterpares.pt/Vencedores

Entre dezenas de prémios que os alunos do ISCTE já receberam nos últimos 20 anos, destacaria estes que consegui encontrar:

2004 Jovem Valor de Economia, Banco de Portugal – 1º lugar
2006 L’Oreal E-Strat Challenge – 1º lugar nacional
2006 Primus Interpares – 2º lugar
2007 EDP University Challenge – 1º lugar nacional
2007 Prémio Inovação e Empreedorismo CGD – 1º lugar
2010 Angelini University Award – 1º lugar
2010 L’Oréal Brandstorm – 1º lugar nacional
2010 L’Oréal Brandstorm – 1º lugar Mundial
2010 International Student Business Fórum – 1º lugar Mundial
2010 Leadership Tournament 2010 AIESEC – 1º lugar
2011 EDP University Challenge – 1º lugar nacional
2011 Primus Interpares – 1º lugar
2012 Best PhD Proposal na 2012 Conference on Entrepreneurial Universities – 1º lugar internacional
2013 Primus Interpares – 1º lugar
2014 EDP University Challenge – 1º lugar nacional
2015 Primus Interpares – 1º lugar e 3º lugar
2016 L’Oréal Brandstorm – 1º e 2º lugar
2016 L'Oreal Reload My Pharmacy – 1º lugar
2016 Primus Interpares – 1º lugar
2016 EDP University Challenge – 1º lugar
2016 Prémio Ordem dos Economistas – 1º lugar juntamento com aluno do ISEG
2018 Primus Interpares – 1º lugar
2020 Prémio António Simões Lopes Ordem dos Economistas – 1º lugar
2021 Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) – 1º lugar
2021 Venture Capital Investment Competition Europe – 1º lugar Europa
2022 L’Oréal Brandstorm – 1º lugar nacional
2022 Primus Interpares – 2º lugar
2022 European Ethics Bowl – 1º lugar Europa
2023 Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) – 1º lugar
2023 Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Banco de Portugal – 1º lugar para a melhores teses em Gestão

Quanto aos prémios Jacinto Nunes do Banco de Portugal, tanto o ISCTE como o ISEG recebem todos os anos. Este prémio distingue os alunos que obtiveram a melhor média final na licenciatura em Economia nos estabelecimentos de ensino superior cuja nota do último candidato admitido, nas duas primeiras fases de candidatura, tenha sido igual ou superior a 140 pontos.

Link: https://www.bportugal.pt/comunicado/premio-professor-jacinto-nunes-2022

Ex-alunos Alumni (De acordo com o critério adoptado por um dos users deste fórum, só inclui CEO’s, tendo excluído directores de Marketing, Financeiros e Recursos Humanos, etc. etc.)

- CEO’s e Directores de topo que passaram pelo ISCTE:
  • Carlos Gomes - Cofundador e CEO de Cosmobilis/Bymycar, ex-Diretor Geral PSA Peugeot Citroën, Responsável da Região América Latina; ex-Presidente PSA Peugeot Citroën China; ex-Presidente Fiat França, Espanha e Portugal e Responsável Europa do Sul
  • Paula Antunes da Costa - Vice Presidente Mundial VISA e Country Manager Portugal
  • Maria Antonia Saldanha – Diretora Mastercard Portugal
  • Claudia Lourenço – Diretora Geral da Procter & Gamble Portugal
  • Pedro Pimenta – Diretor Geral Abanca Portugal
  • Miguel Maya – CEO Millenium BCP
    Nuno Amado – Chairman Millenium BCP
  • Licinio Pina – CEO Crédito Agrícola
  • Diogo Cunha - CEO Banco ATLANTICO Europa
  • Carlos Lacerda - General Manager SAP Southern Europe
  • Marta Graça Ferreira – CEO Real Vida Seguros SA
  • Paulo Teixeira – Diretor Pfizer Portugal
  • Nuno Parreira – Diretor Geral da Samsung Portugal
  • Ricardo Lopes – Diretor Grupo Renault Portugal
  • Luís Abrantes – CEO Generis Farmaceutica e Vice Presidente Apogen
  • Antonio Gomes Mota - Presidente do Conselho de Administração da EDP Renováveis
  • José Furtado - Presidente da Águas de Portugal
  • Alexandra Andrade – Diretora Adecco Group Portugal
  • Ricardo Pires – CEO Semapa
  • Norberto Videira – Diretor Geral (Europe, Middle East and Africa) ghd-Good Hair Day
  • Gonçalo Raposo Cruz - CEO BDO Portugal
  • Luis Gaspar – Country Manager Mazars Portugal
  • Tiago do Couto Venancio – CEO Aegon Santander
  • José Miguel Chambel - Head of Corporate Banking do Citibank em Portugal
  • André Themudo – Director of Blackrock Portugal e Head of Wealth and Asset BlackRock Iberia
  • Marta Graça Ferreira - CEO da Real Vida Seguros
  • Paulo Climaco Lilaia - CEO da Alliance Healthcare Portugal
  • Cristina Rodrigues - CEO da Capgemini Portugal
  • Jose Bagina - Diretor Geral na SDG Portugal
  • João Mendes – Diretor Geral da Peugeot Portugal
  • Sandra Resende – Diretora Geral da Iveco Portugal
  • Nuno Coutinho - Diretor Geral Cintroën Portugal e Espanha
  • Nuno Marques - Diretor Geral Stellantis Ibéria
  • Armando Anjos – Director Whirlpool e Indesit Portugal e Espanha
  • Tiago Monteiro - Executive Director Microsoft Portugal de Enterprise Commercial & Strategic Industries
  • Duarte Pinto – CEO da Sumol+Compal
  • Tiago Flores – CEO Xiaomi Portugal
  • Miguel Rego – CEO Allianz Partners Portugal
  • Helder Braz – Chairman RH+
  • Bruno Casadinho - Managing Director Asia Pacific Capgemini Engineering
  • Miguel FarinhaCountry Manager da Ernest & Young Portugal, Angola e Moçambique, e da EY Parthenom

- CEO’s e Directores de topo que passaram pelo ISEG:
  • Ana Figueiredo – CEO Altice Portugal
  • João Manso Neto . CEO Greenvolt
  • Madalena Tomé – CEO SIBS
  • Sandra Vera-Cruz – CEO Mondelez Portugal
  • Mário Centeno – Governador do Banco de Portugal
  • Paulo Macedo – CEO Caixa Geral de Depósitos
  • Pedro Castro Almeida – CEO Santander Portugal
  • Pedro Leitão – CEO Montepio
  • Manuel Teixeira – Chairman Montepio
  • José Azevedo Pereira – CEO Eurobic
  • Teresa Brantuas – CEO Allianz Portugal
  • Carlos Santos – CEO & Founder Ethos Asset Management
  • Carolina Afonso – CEO Gato Preto
  • Gilberto Jordan – CEO Andre Jordan Group
  • André Cabral – Country Manager Philips Portugal
  • Tiago Minchin – Country Manager Avanade Portugal
  • Filipe Santos – CEO & Chairman da AICEP
  • Sérgio Soares – Diretor Geral Transdev Portugal e Espanha
  • Sofia Marta – Country Manager Google Cloud (uma subdivisão da Google em Portugal, de acordo com os teus critérios não se deveria incluir mas vou deixar estar)
  • Tiago do Couto Venancio – CEO Aegon Santander
  • Nicolau Santos – Presidente RTP
  • Carlos Fontelas De Carvalho – Presidente ADP France & Switzerland
  • Francisco Veloso – Dean INSEAD
  • António Oliveira Martins – Managing Director LeasePlan Portugal
  • Helder Bastos - Country Manager – Country Manager Asus
  • Carlos Alberto Cruz – Chairman Deloitte Portugal
  • Nuno Carvalho - Founder & CEO - Padaria Portuguesa
  • Patrícia Cavalheiro Dias - Country Manager Alcatel/TLC
  • David Fernandes Quito - Country Director Emirates Airlines
  • Vitor Figueiredo – CEO Zolve/Logifrio
  • João Pedro Lopes – CEO SP Televisão (SP Televisão é a produtora de algumas das telenovelas mais conhecidas)
Tenho mais nomes que poderia incluir do ISCTE, mas a lista ficaria demasiado longa e pelo que só adicionarei mais nomes se for solicitado ou incentivado a tal.

Verifica-se que os alumni do ISCTE têm um perfil bem mais internacional que os do ISEG, ocupando cargos de topo em mais empresas de topo nacionais e internacionais, muitas delas líderes mundiais nas suas áreas e países.

Doctor of Business Administration (DBA)

ISCTE

Relativamente ao Doutoramento do ISCTE, o facto de pertencer ao EDAMBA é importante, pois valoriza o mesmo, e a prova é que o DBA (Doctor of Business Administration) do ISCTE foi considerado em 2023 um dos 15 melhores do mundo pela The Association of DBA’s (Doctorate in Business Administration) International Dubai Ranking ™, sendo a única universidade portuguesa a ter um programa doutoral num ranking.
https://bru.iscte-iul.pt/ranking-for-doctor-of-business-administration-dba/
https://bru.iscte-iul.pt/programs/dba/
https://dubairanking.net/#toprankings

ISEG

O ISEG teve também um DBA mas entretanto encerrou, e enquanto esteve em funcionamento não estrou em qualquer ranking internacional.

https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/getFile.do?method=getFile&fileId=1366575&_request_checksum_=20248c09bd23e5dffbd4e52e715dba8a41275483
https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/instituicao/ISEG/cursos/internacional/other-programmes/other-programmes

O ISCTE está no coração do meio académico, mais precisamente na cidade universitária, junto à Reitoria e Campus da Universidade de Lisboa (Faculdade de Direito, Faculdades Medicina, Faculdade de Farmácia , Faculdade de Letras, Faculdade Medicina Dentária, Faculdade de Ciências etc.), a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Lusófona.

O ISEG está mais perto da zona histórica de Lisboa é verdade, mas longe do pulsar académico, em que a única faculdade que tem perto é o IADE.

Em termos de transportes:

ISEG

ISCTE

Se pensarmos em termos de transportes parece-me que o ISCTE está bem melhor servido que o ISEG, pois abrange mais área, mas isto é relativo depende do local de habitação claro.

Instalações (algumas delas prémios Valmor e New European Bahaus

ISCTE: https://www.iscte-iul.pt/campus
Edifício II (prémio Valmor): https://www.youtube.com/watch?v=-9hqzkC2AB8

Edifício Sedas Nunes: https://www.youtube.com/watch?v=nTtPuYt9WVE
Edificio INDEG: https://www.youtube.com/watch?v=BB8ENM9Nhjo
Edificio Ala Autonoma: https://www.youtube.com/watch?v=42DtBV0VnGU
Edificio Centro de Conhecimento e Inovação: Iscte Inauguração Edificio Conhecimento e Inovação (primeiro edifício em Lisboa reconstruído segundo os princípios de sustentabilidade, estética e inovação da New European Bahaus)

Biblioteca ISCTE: https://youtu.be/-9hqzkC2AB8?si=PHoUV5tC4Dp5YwtH&t=125 (ver a partir do minuto 2:04)

Ao longo do campus têm acesso a restaurantes, bares, cantinas: https://confoa.rcaap.pt/2018/informacoes/onde-almocar/

Nas instalações conta ainda com uma clinica médica SAMS, algo inédito em Portugal

https://www.sams.pt/UnidadesSaude/ClinicasSAMS/Paginas/ClinicaSAMSISCTEIUL.aspx

Residência universitária:

ISCTE: https://www.youtube.com/watch?v=DsMYVQpGFI8

ISEG: penso que não tem uma residência exclusiva pois é partilhada as vagas com outras faculdades da UL

Acção Social

Gabinete de apoio ao aluno

https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/acao-social/saude-outros-apoios/906/gabinete-de-aconselhamento-aluno-gaa
Nesta página poderão consultar todas as informações relacionadas com os apoios aos alunos, seja bolsas, acompanhamento psicológico etc.

Também podem contactar a AEISCTE que ajuda e fornece as informações que podem ajudar.

Cantinas perto do campus a preços acessíveis: do ISCTE e Universidade de Lisboa. Além de que poderão aceder a qualquer cantina de outra universidade pública.

Clubes de estudantes:

Clubes de estudantes do ISEG:
  • AEISEG.
  • AEISEC.
  • ISEG Junior Business Consulting.
  • LIS - Lisbon Investment Society.
  • Tuna Económicas (vídeo obrigatório para todos os alunos/futuros alunos do ISEG).
  • Leap Ventures.
  • ISEG Business Club.
  • ISEG+.
  • SDUL.
  • ISEG Junior Talent Recruitment.
  • ISEG YES - You Economics Society.

Clubes de estudantes do ISCTE:

Ambiente académico

O ambiente académico do ISCTE é considerado um dos melhores (na minha opinião o melhor mas sou suspeito) em Lisboa (e um dos melhores no país), mesmo por pessoas de outras universidades. E isso deve-se essencialmente aos seus eventos, e ao ambiente super eclético e descontraído que dispõe.

Como referi anteriormente o ISCTE está localizado na Cidade Universitária, junto ao campus da Universidade de Lisboa (Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia, de Medicina, de Psicologia, Faculdade de Letras etc), Universidade Católica e Lusófona. Isso permite que se esteja num ambiente universitário único e dinâmico.

Enquanto que o ISEG está numa zona longe deste ambiente, e a única universidade perto deles é o IADE, por isso só é possível conviver com alunos dessa faculdade além dos da própria.

Além disto, dentro do ISCTE podes conviver com alunos de várias licenciaturas desde as engenharias, ciências sociais, economia, gestão, arquitectura etc etc., o que torna o ambiente mais engraçado, e abrange todos os espectros políticos e sociais.

A AEISCTE é uma das associações de estudantes mais prestigiadas e notáveis, muito dinâmica e que tem a capacidade para organizar uma das melhores festas universitárias de Lisboa.

As festas do ISCTE são sobejamente conhecidas na área metropolitana de Lisboa. Com 3-4 palcos diferentes (normalmente cada um com diferentes géneros de música), dance performers, vídeo mapping, e até conseguem trazer alguns dos DJ’s internacionais de renome (DJ Vendetta, Martiin Solveig, Outwork, Mastiksoul por exemplo). Chegou a haver pelo menos uma festa em que um dos patrocínios era a Tommy Hilfinger, nunca uma faculdade portuguesa conseguiu atingir isso, e não só, também outras marcas de renome. A rádio Megahits marca sempre presença no evento. E a razão porque essas marcas querem ficar associadas a esses eventos é porque sabem que há qualidade e prestígio na sua organização. Atualmente desconheço como são.

Deixo aqui alguns links de exemplo:

Festa do caloiro:
https://www.youtube.com/watch?v=xs9BRohMh6c (Festa do Caloiro ISCTE-IUL 2013)

https://www.youtube.com/watch?v=8VGLpkfdyhI (Festa do Caloiro do ISCTE-IUL 2017)

ISCTE IUL // Oskar & Gaspar / Videomapping (Video mapping exemplo Iscte)

Galas ISCTE
Uma das coisas que a Associação organiza é as Galas ISCTE (exemplos):
https://www.youtube.com/watch?v=qAl3HVUtXAQ - (Gala ISCTE)

https://www.youtube.com/watch?v=_5uKKJM_RaY (Gala ISCTE 2022)

Também no ISCTE há a possibilidade de praticar desporto, com várias modalidades:
https://aeiscte-iul.pt/3021-2

Por vezes os próprios estudantes se organizam para realizar atividades e eventos únicos. Um exemplo mais flagrante é o Lipdub (vídeo sem cortes) realizado em colaboração com o David Fonseca, que juntou 250 alunos de todas as escolas do ISCTE, professores e funcionários (além do próprio David Fonseca claro) num fim de semana.
https://www.youtube.com/watch?v=g6dxarfOHIo
o que demonstra um espirito académico de salutar.

Como foi referido há também o Coro, o Grupo de teatro, A orquestra e a inconfundível Tuna.

A Tuna do ISCTE é uma das mais velhas em Lisboa, e é conhecida por “A Famosa”.
Deixo aqui alguns vídeos para conhecerem:
https://www.youtube.com/watch?v=jDe1qPk5eZk (“A Famosa”)

https://www.youtube.com/watch?v=Tnc5bZ4wgRc (1994 SIC)
https://www.youtube.com/watch?v=vgOrhIjeXgc (La Sarandillera)
https://www.youtube.com/watch?v=OKDhC8H1FTU (Balada Despedida para finalistas)

Por fim fica o OPEN DAY da IBS-ISCTE para os estudantes de secundário realizado em 2020 via Online devido à pandemia e que pode dar informação importante aos estudantes do secundário:

https://ibs.iscte-iul.pt/contents/escola/1480/porque-iscte-business-school

Nunca me dei ao trabalho de reunir informação sobre o ISCTE desta forma, mas quis repôr apenas a verdade na sequência de posts de um user.

Boa sorte a todos no vosso percurso académico estejam onde estiverem!

Última edição:
Vejo que continuas a teimar em determinados campos e induzir em erro as pessoas (alguns pontos acredito que não tenha sido por mal). Mas vou contestar / corrigir alguns dos teus pontos .

Ok. Essa é a tua opinião, mas para mim o ranking é diferente. E vou fazer uma diferenciação entre licenciaturas e mestrados, pois considero que há diferenças na avaliação.

Este meu ranking tem apenas em consideração as licenciaturas de gestão.

Ranking Licenciatura Gestão:

1º Nova
2º ISCTE-IUL/Católica
3º ISCTE-IUL/Católica
4º FEP
5º ISEG

Ranking Mestrados:
1º Nova
2º Católica
3º FEP
4º ISCTE
5º ISEG

Em relação à FEP, posso eventualmente estar a ser um pouco injusto, mas o site deles também não ajuda.

Apesar de a FEP ser uma das que capta melhores alunos (sabemos que em Lisboa a concorrência faz-se em 4 universidades diferentes o que faz dispersar os melhores alunos), ao nível da internacionalização da licenciatura tem menos acordos internacionais e menos double degrees que o ISCTE e Católica, e tive em conta também a taxa de desemprego (que é ligeiramente maior que as anteriores) e o nº de empresas presentes na sua feira de emprego.

Já o mesmo não se pode dizer do ISEG que não é definitivamente a mais reputada faculdade de Economia e Gestão., ficando atrás da Nova, ISCTE, FEP e Católica.

A universidade de Lisboa é reputada em algumas áreas sim, mas o mesmo se pode dizer da Universidade do Porto, ISCTE, Católica e Universidade Nova por exemplo.

O que interessa estar numa universidade reputada se na área da gestão o ISEG não está ao mesmo nível das restantes?

Estamos a comparar Escolas/cursos de Gestão e por isso não faz sentido vires colocar rankings (alguns deles desconhecidos) onde indica o ranking da Universidade de Lisboa englobando todas as faculdades da universidade e não o ISEG em particular.

Existem dezenas de rankings diferentes e vais buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas. Estás a querer insinuar que estas três faculdades não são melhores que o ISEG em gestão? Achas que a Nova em Economia está nos lugares que referem alguns desses rankings? Que Católica é a número 900º do mundo ou 1200 como aparece em alguns rankings que colocaste? Ou o ISCTE?

Onde queres chegar?

Isto desculpa que te diga é para mim manipulação no seu máximo, em vez de comparares a escola de gestão do ISEG com a IBS- ISCTE estás a fazer comparações que não têm razões de ser, onde a Universidade de Lisboa beneficia da investigação que é feita nas outras faculdades da Universidade de Lisboa e não do ISEG, pois como explicarei mais à frente os centros de investigação do ISEG estão pior classificados que os do ISCTE e o mesmo se passa na avaliação de ambas as escolas.

Tens a plataforma de U-Multirank, que é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus. Aqui permite comparar ambas as escolas que é o que interessa aos alunos e não haver confusões como queres criar.

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at/iscte-university-institute-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at/university-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=1232&field=24

Como podes ver na comparação entre escolas de gestão, a escola de gestão do ISCTE está à frente do ISEG, e é sobre isso que interessa para este tópico.

Podia também socorrer-me dos índices de força de ambas as universidades. se tivermos em consideração os índices de força das duas universidades o ISCTE está à frente. O “índice de força" reflete o peso dos candidatos em primeira opção face ao total de vagas disponíveis. E nesse campo o ISCTE bate a Universidade de Lisboa, aliás o ISCTE tem sido durante anos a universidade com melhor índice em Portugal, mesmo tendo tido a universidade que mais aumentou as suas vagas no ano passado (+16,4% de aumento de vagas).
Link:
https://ibs.iscte-iul.pt/noticias/2063/iscte-numero-1-no-acesso-ensino-superior

Entre os alunos do ISCTE e da Nova costumamos dizer na brincadeira que o ISEG é a eterna 5ª escola de gestão em Portugal, e não é por colocares rankings (muitos deles duvidosos e que não retratam a realidade) que mudará isso.

Além disso um dos critérios é o nº de alunos por exemplo, e toda a gente sabe que a universidade de Lisboa é mais antiga e é a que tem mais alunos de todas, por exemplo tem 6 ou 7 vezes mais alunos que o ISCTE, mas quantidade não é sinónimo de qualidade, e todo o meio académico e empresarial reconhece o ISCTE nas suas áreas, onde se destaca na área da Gestão, Psicologia e Sociologia por exemplo, e em que o ISEG ou se preferires a Universidade de Lisboa está atrás.

O ISCTE, Nova e Católica, são universidades com muito menos alunos, menos cursos logo também menos professores e consequentemente com menos investigadores, e relativamente recente.

O facto de serem mais recentes, e serem mais pequenas saem prejudicadas em alguns desses rankings.

Se tivesses em conta a dimensão das universidades o ISCTE estaria no topo, como por exemplo neste ranking das universidades jovens (universidades com menos de 50 anos) onde por exemplo neste ranking está em 1º, conforme podes ver aqui:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1963/iscte-novamente-melhor-universidade-jovem-portuguesa-ensino-investigacao

Ou seja, não faz sentido fazeres essa comparação e colocares esses rankings para distorcer a realidade, quando volto a referir, a discussão é entre Gestão no ISCTE vs ISEG.

Basta observar o caso da Universidade Nova de Lisboa, em que ao nível de gestão é considerada neste momento a melhor, mas ao nível de engenharia não o é, apesar de ser muito boa também.

Portanto acho ridículo quereres desviar as atenções das fraquezas do ISEG e tentares colocar o ISEG no mesmo patamar que algumas das outras faculdades da Universidade de Lisboa.

Relativamente a centros de investigação, como deves saber estes são avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que é a agência portuguesa que avalia a investigação em Portugal, com base em uma avaliação internacional independente, composta por investigadores e professores de universidades estrangeiras.

Se comparares as avaliações dos centros de investigação vais ver que apesar de mais pequeno em termos de números (alunos, professores etc), o ISCTE proporcionalmente até tem melhor score nas avaliações dos centros de investigação que a Universidade de Lisboa.

Todos os centros de investigação do ISCTE estão classificados com muito bom ou excelente, ao contrário da Universidade de Lisboa que tem vários classificados com Bom e até tem um centro de investigação classificado como fraco, mas como tem dezenas de centros de investigação “abafa” as más classificações.

Por isso faria mais sentido comparares por exemplo as unidades de investigação do ISEG vs ISCTE, e nesse campo o ISCTE leva vantagem.

Já as unidades de investigação relacionadas com economia e gestão do ISCTE (UNIDE e Dinâmia) tiveram classificação de Excelente e Muito bom respetivamente.
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1525/investigacao-com-qualidade-reconhecida-avaliacao-internacional

Logo poderemos concluir duas possibilidades: ou que o ISCTE (e até a NOVA e Católica) não investem nesses rankings, ou então, que o resultado que a Universidade de Lisboa obtém se deve essencialmente à investigação de outras faculdades (por exemplo Técnico, FML) do que propriamente do ISEG.

Quanto ao facto de referires que são as principais rankings internacionais isso é relativo, no caso das escolas de gestão os rankings considerados são outros.

Por exemplo nos Estados Unidos da América (EUA) os principais rankings são estes:
Ver anexo 24974

E o ISEG só aparece no ranking do FT, enquanto o ISCTE aparece nos dois primeiros ranking, do US News e no Financial Times.

Isso não me parece verdade. O ISEG tem o MIM há muitos anos, a questão é que não preencheu a qualidade e os requisitos necessários para entrar nesse ranking.

Como podes observar no site do ISEG eles referem “ISEG introduced the new MiM in 2020”, ou seja, reformularam o MiM, pois o anterior não conseguia entrar no ranking.

Não acredito que continuas a tentar enganar as pessoas com isto….

Volto a frisar que uma acreditação de uma pós graduação não é a mesma coisa que uma acreditação da escola.

Se consultares os sites do ISEG, Nova, FEP, ISCTE e Católica eles não consideram as acreditações de pós graduações como acreditações das faculdades, só tu continuas com essa teoria. Por essa ordem de ideias todas elas também podiam reclamar várias acreditações.

Vai aos sites das faculdades e vai ver que acreditações elas consideram, nem o próprio ISEG considera, pois apenas está como acreditação o AACSB e a AMBA, por isso, pára de dar informação errada às pessoas.

Já estou cansado de estar a vir aqui corrigir-te.

Por muito que te custe o ISCTE tem em 2023 mais acreditações que avaliam a própria faculdade do que o ISEG.

Acreditações do ISEG
:
Acreditações do ISCTE:
Quanto às afiliações e accreditações internacionais dos cursos:

Afiliações + acreditações de cursos do ISEG:

Afiliações + acreditações de cursos do ISCTE:
O ISEG tem 12 afiliações sendo que uma delas refere-se a um mestrado que o ISCTE não possui, e o ISCTE 12, por isso se retirarmos aquela que o Iseg tem a qual o ISCTE não pode possuir porque não tem o curso, o ISCTE tem mais afiliações.

Eu fiz questão de contar e são 127 universidades, conforme podes comprovar aqui.

https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/unidade/erasmus/international-partners?locale=en

Ainda continuas a acreditar nisso quando a taxa de desemprego é maior no ISEG que nas restantes faculdades e que o aproveitamento escolar é menor que nas outras faculdades? Devias pedir ao ISEG para colocar informação credível, pois não bate certo com os restantes parâmetros (empregabilidade, aproveitamento escolar, interação com meio empresarial etc.) de organismos nacionais e internacionais.

Mas isso não se refere a um mestrado? Estares a generalizar pode induzir em erro as restantes pessoas, pois por exemplo ao nível das licenciaturas o ISEG tem a maior taxa de desemprego e menos empresas presentes nos fóruns de emprego, por isso, não devias referir isso para não induzir as pessoas em erro.

A sério? Ainda continuas a desvalorizar o ISCTE? Basta ver o percurso profissional dos alunos do ISCTE e comparar com os do ISEG para perceber que todas as empresas de topo recrutam no ISCTE (ao contrário de no ISEG), e podes voltar a consultar os fóruns de emprego de ambas as faculdades, onde o ISCTE leva muito mais emrpesas.

Ok, deve ter a maior rede de alumni em Portugal, fruto da sua idade, parece-me irrelevante dar importância a esse ponto que é o óbvio, pois o ISCTE e a NOVA só têm 50 anos.

Agora referires que a rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal já é enganar. Até podes referir isso nesse ano em relação aos mestrados em finanças, que é isso que trata a noticia, mas não devias dar uma ideia que abrange as restantes áreas e cursos, para não induzir as pessoas em erro.

Seguindo o teu raciocínio também podia dizer que o ISCTE é a 5ª escola com maior crescimento do mundo, a melhor em Portugal em internacionalização, maior número de estudantes internacionais e em progressão na carreira com base nestaes parâmetros do Financial Times:

https://ibs.iscte-iul.pt/noticias/2191/iscte-executive-education-5-escola-de-negocios-com-maior-crescimento-no-mundo-segundo-ranking-financial-times-2023

Portugal mantém três mestrados de gestão entre os melhores do mundo. Iscte sobe 12 lugares

https://www.jornaldenegocios.pt/comunicados-de-imprensa/detalhe/iscte-ee-5-escola-negocios-com-maior-crescimento-no-mundo-ranking-ft

Peço que não deturpes as noticias relacionadas com o ISEG. Não vamos por aí, estas avaliações são feitas anualmente e com base dos diferentes mestrados, não se referem à escola como um todo.

Tendo o ISEG a maior taxa de desemprego, menor aproveitamento escolar, menos empresas nos fóruns, obviamente nunca se poderia referir o que referiste.

Continuas a remover nomes da lista do ISCTE sem qualquer critério e a incluir no ISEG.

O José Miguel Chambel é o Diretor em Portugal de Corporate and Investment Banking que é uma subsidiária do Citibank, tal como a Google cloud é uma subsidiária da empresa mãe Google.

Por essa lógica, não deverias colocar esta:

Sofia Marta – Country Manager Google Cloud (sub-divisão da Google em Portugal) - de referir que o CEO da Google Portugal não é do ISEG é Bernardo Correia linkedin: https://pt.linkedin.com/in/bercorreia

E se colocaste essa deverias colocar este do ISCTE:

Tiago Monteiro - Executive Director Microsoft Portugal de Enterprise Commercial & Strategic Industries

E removeste André Themudo que é o Diretor da Blackrock em Portugal e Head of Wealth and Asset Managers Blackrock Iberia.

José Bagina é CEO Portugal do SDG Group. O SDG Group tem 1000-5000 trabalhadores ao nível internacional, no entanto referes que em Portugal não tem trabalhadores suficientes, no entanto trata-se de uma empresa internacional com algum peso, e tens na tua lista por exemplo o “selfmade billionaire” que ninguém sabe dados da empresa, e que não deve ter muitos trabalhadores…

Ele é partner, no fundo é um senior, não quer dizer que seja o responsável máximo da empresa, e que tome as decisões estratégicas da empresa. Ele aparece como o responsável por uma das muitas secções, nesse caso ele está na secção estratégia. Miguel Cardoso Pinto

Se pesquisares o líder da EY em Portugal é este:
João Alves

Seguindo o teu raciocínio também poderia colocar vários exemplos do ISCTE:

Susana Claro – Partner na Pwc
https://www.linkedin.com/in/susana-claro

Fernando Torres Fiqueiredo – Partner na Mckinsey
https://uk.linkedin.com/in/fernandotorresfigueiredo

Claudio Gonçalves – Senior Partner na Kearney e Head of Energy & Process Industries Practice in Brazil
https://www.linkedin.com/in/claudiogoncalves/

Pedro Pulido – Partner na EY
https://www.linkedin.com/in/pedro-pulido-30a6a840/

Fabio Cruz – Partner na EY
https://www.linkedin.com/in/fábio-cruz-91754a48/

Pedro Subtil – Partner EY
https://www.linkedin.com/in/pedro-subtil-2330a84b/

Margarida Ramos Pereira – Partner Deloitte
https://www.linkedin.com/in/margarida-ramos-pereira-80b660/?originalSubdomain=pt

Só para nomear alguns partners do ISCTE.

Não me parece que uma empresa que tenha uma tiragem de 26 000-35000 revistas/jornais em Portugal seja uma grande empresa, e a julgar pela crise no sector diria que não deve ter mais que 10-20 trabalhadores Não bate algumas empresas que referi de alumni do ISCTE e que recusaste colocar na lista.

Não é uma empresa, pelos teus critérios não devia entrar, apesar de eu pessoalmente achar um cargo prestigiante.

Recordo-te que recusaste colocar Dana Redford que veio dos EUA de propósito fazer o doutoramente ao ISCTE e professor na universidade de Berkeley na California, onde também Diretor de Curso do Center for Executive Education do mesmo instituto.

Se recusaste este do ISCTE não deverias colocar esse… mas vou adicionar esse à lista.

É uma media empresa, não faz sentido colocar apesar de ter muitos trabalhadores o VN é de 24,5 milhões, pelo que segundo os teus critérios já removeste empresas da lista do ISCTE com base nesse volume de negócios.

Não é considerada uma grande empresa, e além disso não me parece que seja a presidente.

Apesar de não ser uma grande empresa, face à sua visibilidade, na minha opinião faz sentido estar.

Não é uma grande empresa. Parece-me uma pequena empresa de retalho com 75 supermercados nos Emirados Arabes Unidos

Pequena empresa, 2.5 milhões em 2021, já excluíste empresas do ISCTE com 10x mais VN…

Recordo que foste tu a estipular estes critérios nos teus comentários em outros tópicos.

Enfim, continuo a ter de vir aqui corrigir a tua informação….

Wow.

Quando eu pensava que este assunto já estava encerrado, recebo um email do Uniarea a notificar-me que alguém respondeu, e depois vi que eras tu...

Já se passaram dois meses, mas tu continuas a vir para aqui com "duas pedras na mão" acusar-me de estar a manipular e mentir.

Enfim...

Essa é a tua opinião

Exato. Eu deixei isso bem claro no meu comentário.

Não percebo porque é que ficas tão chateado com a minha opinião, principalmente quando eu utilizei sempre fontes para corroborar as minhas opiniões.

"ISEG que não é definitivamente"

Quem é que decide que o ISEG fica "atrás da Nova, ISCTE FEP e Católica"?

És tu?

Onde queres chegar?

Isto desculpa que te diga é para mim manipulação no seu máximo, em vez de comparares a escola de gestão do ISEG com a IBS- ISCTE estás a fazer comparações que não têm razões de ser, onde a Universidade de Lisboa beneficia da investigação que é feita nas outras faculdades da Universidade de Lisboa e não do ISEG

Bruh...

Literalmente, logo a seguir ao texto sobre a Universidade de Lisboa, eu coloquei os rankings das áreas de "Economia", "Gestão" e "Finanças" e também de "Business Schools".

Existem dezenas de rankings diferentes e vais buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas.

Para as áreas de Economia, Gestão e Finanças, eu coloquei 10 rankings, sendo que 7 desses 10 estão apresentados neste link do website do ISCTE, e dos outros 3 que não estão no site do ISCTE, apresentei um (U.S. News & World Report) que põe o ISCTE melhor classificado.

Por isso, não vale a pena acusares-me de ir "buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas".

Não é por tu não gostares das classificações desses rankings que significa que esses rankings não são fidedignos, ou que eu ando a escolher os rankings a dedo.

Estás a querer insinuar que estas três faculdades não são melhores que o ISEG em gestão?

Dude...

Neste tópico, o tema é "que universidade escolher" tal como existem n outros tópicos iguais neste fórum, sobre diversas universidades, mas tu, por alguma razão, levaste a minha resposta a peito, sentiste a necessidade de defender o ISCTE a todo o custo, e vens para aqui atacar-me, acusar-me de manipular e de estar a enganar os outros.

Eu apenas dei vários argumentos de porquê achar o ISEG é melhor que o ISCTE, e rankings foi um deles.

Só porque não concordas com a minha opinião, com os factos que eu apresento, isso não te dá o direito de vires para aqui com acusações.

Achas que a Nova em Economia está nos lugares que referem alguns desses rankings? Que Católica é a número 900º do mundo ou 1200 como aparece em alguns rankings que colocaste? Ou o ISCTE?

Eu apenas apresentei rankings com a devidas classificações.

Juro que não percebo porque é que ficaste tão chateado por eu apresentar rankings, principalmente quando 7 desses 10 também estão no website do ISCTE.

Link: The Project

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at...ngs/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at...kings/?variant=track&department=1232&field=24

"e não haver confusões como queres criar."

Ahahahaha

Tentas descredibilizar 10 rankings que eu apresentei, e depois apresentas o ranking U-Multirank que "por coincidência" (sarcasmo), coloca o ISCTE melhor cotado, e nesse ranking, nem a NOVA nem a FEP aparecem.

Definição de cherry picking: Cherry picking is a logical fallacy that occurs when someone focuses only on evidence that supports their stance, while ignoring evidence that contradicts it. For example, a person who engages in cherry picking might mention only a small number of studies out of all the studies which were published on a certain topic, in an attempt to make it look as if the scientific consensus matches their stance.

Entre os alunos do ISCTE e da Nova costumamos dizer na brincadeira que o ISEG é a eterna 5ª escola de gestão em Portugal

"costumamos dizer na brincadeira que o ISEG é a eterna 5ª escola de gestão em Portugal"

Isto é só ridículo.

e não é por colocares rankings (muitos deles duvidosos e que não retratam a realidade) que mudará isso.

Muito deles duvidosos?

Rankings que eu apresentei nas áreas de Economia, Gestão e Finanças:
  • Financial Times
  • Eduniversal Ranking
  • Shanghai Ranking
  • QS Top Universities
  • Times Higher Education
  • U.S. News & World Report
  • CEOWORLD Magazine
  • SCIMAGO Institutions Rankings 2023
  • NTU Rankings
  • University Ranking by Academic Performance (URAP)

Como podes ver no website do ISCTE, 7 deste 10 estão lá apresentados. Se fossem duvidosos, o ISCTE não os apresentava.

Apenas 3 dos rankings não estão apresentados no website do ISCTE:

Não saem prejudicadas. Basta leres a metodologia.

Se assim fosse, em determinadas áreas, a NOVA ou a Católica, não eram melhores que a Universidade de Lisboa ou que a Universidade do Porto.

Por exemplo, nos rankings do RePec/IDEAS, quando se comparam os 10 melhores investigadores de cada faculdade de Economia em Portugal relativamente à investigação feita nos últimos 10 anos, o ISEG continua a aparecer melhor classificado:

Outro exemplo: quando usas os cef.up + NIPE que são geridos pela NIPE (Universidade do Minho) e CEF.UP (Universidade do Porto), e que têm uma categoria (JEL code) de "Business Administration and Business Economics; Marketing; Accounting", e filtras por "points per author", a Universidade de Lisboa (ou ISEG) fica melhor colocada que o ISCTE (até podes mudar os anos se quiseres).

https://www.iscte-iul.pt/noticias/1...ersidade-jovem-portuguesa-ensino-investigacao

Ahahahahaha

Basta abrires o link do ranking que está na notícia que apresentaste para veres que, nesse ranking (universidades com menos de 50 anos), o ISCTE aparece em terceiro lugar em Portugal.

Logo poderemos concluir duas possibilidades: ou que o ISCTE (e até a NOVA e Católica) não investem nesses rankings

Tens fontes que corroborem que os rankings que eu apresentei são pagos, ou é só mais uma insinuação infundada?

Quanto ao facto de referires que são as principais rankings internacionais isso é relativo

Estás errado.

Basta abrires o link deste paper que mostra que os rankings QS, Shanghai e THE são os principais rankings académicos.

no caso das escolas de gestão os rankings considerados são outros.

1695945058099.png

Lol.

Se tivesses sido honesto terias mostrado o link do site onde tiraste essa imagem que apresentaste, e verias que, essa lista é referente a MBAs, como podes rever abaixo:

lista de mbas.png

E além disso, nos EUA existe uma grande tradição de MBAs e pouca/nenhuma tradição de Masters in Management, Mestrados em Finanças, ou outros mestrados específicos em Gestão. Esses mestrados são mais comuns na Europa, e como tal, os rankings do Financial Times e Eduniversal costumam ser mais "importantes" na Europa. Até podes consultar o website da NOVA SBE que apresenta esses dois rankings.

Além disso, ao contrário daquilo que se faz na Europa, nos EUA, eles costumam passar da licenciatura para doutoramento (na grande maioria das áreas), porque lá, a parte do mestrado costuma estar incluída no doutoramento, e como tal, os mestrados costumam ser mais relevantes na Europa.

O MiM do ISEG foi criado em 2020 (os primeiros graduados terminaram o curso no final de 2021/início de 2022), e dado que para entrar nesse ranking têm de ser feitos inquéritos ao graduados 3 anos após o término do curso, o ISEG só poderá ser classificado em 2025 (este ranking só sai em setembro).

Errado.

Eu já andava no ISEG antes de 2020 e posso garantir que não havia um mestrado em Gestão. Apenas havia um MBA.

Se não acreditares, este link mostra a página do MiM do ISEG, e como podes ver, o primeiro ano letivo é 2020/2021.

mim iseg.png

Por exemplo, a licenciatura em Finanças do ISEG foi reformulada, e como podes ver na página da licenciatura, continua a aparecer que essa licenciatura já está em continuidade há vários anos:

licenciatura em finanças.png

"Por muito que te custe"

Lol

PIRA (que na verdade é PIR) que não é uma parceria, mas sim um ranking de sustentabilidade da SDG.

O "PRME Champion" não é uma acreditação nem uma afiliação. Ser "PRME Champion" é uma designação atribuída a signatários altamente envolvidos no PRME. Ou seja, qualquer faculdade dentro da PRME podia ser um "PRME Champion" se quisesse ter o trabalho que vem associado.

Se tivesses aberto o link que eu apresentei, vias que está lá escrito "168 universidades".

O website que tu apresentaste pode estar desatualizado.

Ainda continuas a acreditar nisso quando a taxa de desemprego é maior no ISEG que nas restantes faculdades

Bruh...

Segundo os dados do Infocursos, as taxa de desemprego entre dezembro de 2021 e junho de 2022 de todos os alunos que se diplomaram entre os anos letivos de 2016/17 e 2019/20, eram de:
  • Economia:
    • ISCTE: 1.7%.
  • Gestão:
Ou seja, em gestão, a taxa de desemprego do ISEG é superior em 0.1 pontos percentuais que a do ISCTE.

Isto é totalmente insignificante.

e que o aproveitamento escolar é menor que nas outras faculdades?

Que aproveitamento escolar te estás a referir? (fontes?)

Se a tua definição de aproveitamento escolar for notas de conclusão de licenciatura, então sim, costumam ser mais baixas que as do ISCTE segundo os dados do Infocursos. Mas isto em nada tem a ver com a qualidade de ensino.

Quando muito, pode ser sinal que o ISEG é mais exigente que o ISCTE.

Devias pedir ao ISEG para colocar informação credível, pois não bate certo com os restantes parâmetros (empregabilidade, aproveitamento escolar, interação com meio empresarial etc.) de organismos nacionais e internacionais.

lol

Se estás interessado em saber algo sobre o ISEG, tens aqui os contactos.

Serviços de carreira:​

Os "serviços de carreira" do ISEG são os melhores de Portugal, segundo o Financial Times.

Mas isso não se refere a um mestrado? Estares a generalizar pode induzir em erro as restantes pessoas

Os serviços de carreira estão abertos a todos os estudantes, e não apenas aos estudantes de mestrado.

menos empresas presentes nos fóruns de emprego, por isso, não devias referir isso para não induzir as pessoas em erro.

Os serviços de carreira de uma faculdade não organizam apenas feiras de emprego. Também fazem:
  • Orientação de carreira.
  • Feedback do CV ou de cartas de motivação.
  • Feedback do perfil do linkedin.
  • Sessões para preparar entrevistas.
  • Aconselhamento de carreiras de Alumni.
  • Guias de carreira.
  • Trazem empresas à faculdade para as darem a conhecer aos alunos.
  • Organizam eventos de networking.
  • Celebram acordos de estágio com empresas.
  • etc.
Além disso, quantidade de empresas que vão a uma feira de emprego é diferente de qualidade dessas mesmas empresas. A NOVA SBE leva menos empresas à sua feira de emprego, mas a qualidade dessas empresas é superior à das empresas que vão à feira de emprego do ISCTE.

O ISEG tem acordos de cooperação e de estágios com empresas mais reputadas que o ISCTE.​

A sério? Ainda continuas a desvalorizar o ISCTE?

Bruh...

Não percebo onde é que eu desvalorizei o ISCTE. Apenas enunciei factos e usei fontes para corroborar.

Tu ficas triggered mesmo à toa.

todas as empresas de topo recrutam no ISCTE (ao contrário de no ISEG) e podes voltar a consultar os fóruns de emprego de ambas as faculdades, onde o ISCTE leva muito mais emrpesas.

Lol.

Explica-me lá como é que sabes que as empresas de topo não contratam no ISEG?

Tens acesso à plataforma de emprego do ISEG?

Perguntas aos recrutadores das melhores empresas se contratam no ISEG?

Só para te dar um cheirinho das empresas que contratam no ISEG, deixo aqui estes prints que tirei da plataforma de emprego do ISEG.

goldman sachs iseg.png
world bank.png
bank of america iseg.png
semapa iseg.png
iseg fidelity.png
Iseg greenvolt.png

Se para ti estas empresas não são alguns dos melhores sítios para estudantes de Economia e Gestão trabalharem, então tu não fazes a mínima ideia daquilo que estás a falar.

E caso não saibas, não são apenas as empresas que vão às feiras de emprego das universidades que contratam alunos dessas mesmas universidades.

Continua a ser verdade que a rede de alumni do ISEG é a maior de Portugal.

A eficácia da rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal, segundo o Financial Times.​

Esta métrica avalia a eficácia da rede de alumni em oportunidades de carreira, em criar empresas, adquirir novas ideias, recrutar staff e fazer eventos (como por exemplo palestras relacionadas com carreira).
Agora referires que a rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal já é enganar.

Onde é que eu escrevi que a "rede de alumni do ISEG é a melhor de Portugal"?

Peço que não deturpes as noticias relacionadas com o ISEG

lol

???

Lol

Errado.

José Miguel Chambel é diretor do departamento de Corporate and Investment Banking do Citibank. Corporate and Investment Banking não é uma subsidiária. Departamento é diferente de subsidiária.

Ou seja, não é um CEO, Chairman ou diretor no topo da hierarquia do Citibank em Portugal.

André Themudo é diretor da divisão de Wealth and Asset Managers BlackRock Iberia. Divisão é diferente de subsidiária.

Ou seja, não é um CEO, Chairman ou diretor no topo da hierarquia da BlackRock Portugal.

O novo Head do BlackRock Iberia é Luis Megías, e o antigo é Aitor Jauregui.

José Bagina é CEO Portugal do SDG Group. O SDG Group tem 1000-5000 trabalhadores ao nível internacional, no entanto referes que em Portugal não tem trabalhadores suficientes, no entanto trata-se de uma empresa internacional com algum peso

A SDG Group Portugal tem 23 clientes ativos, 35 trabalhadores no linkedin, e a empresa global tem 950 trabalhadores e receitas de €76M.

Tu achas que isso conta como grande empresa?

e tens na tua lista por exemplo o “selfmade billionaire” que ninguém sabe dados da empresa, e que não deve ter muitos trabalhadores…

Pode não ter muitos trabalhadores, mas faz investimentos bastante avultados (outra notícia).

Os hedge funds mais conhecidos no mundo também não têm muitos trabalhadores. Por exemplo, o hedge fund do Bill Ackman tem 73 trabalhadores (segundo o linkedin).

Ele é partner, no fundo é um senior, não quer dizer que seja o responsável máximo da empresa, e que tome as decisões estratégicas da empresa. Ele aparece como o responsável por uma das muitas secções, nesse caso ele está na secção estratégia. Miguel Cardoso Pinto

Ele é partner na EY (normal) mas é ele que é o "Head" da EY-Parthenon (EY-Parthenon é basicamente a "McKinsey" da EY e foi formada após a compra da Parthenon pela EY).

É um diretor de um curso de formação executiva (linkedin).

Ou seja, não é um CEO, Chairman ou diretor no topo da hierarquia.

WYgroup - Pedro Janela - Fouder & Chairman (Fez uma formação)

Segundo esta notícia, tem 350 trabalhadores.

Revigres - Paula Roque - Managing Partner (fez uma formação) (Revigres é considerada grande empresa)

Se abrires o link, está literalmente lá escrito que é de "Grande" dimensão.

Além disso, Managing Partner, como está implícito no nome, significa que é a partner que gere, e tem funções similares a um CEO.

Padaria Portuguesa - Nuno Carvalho - Founder & CEO

Como assim não é uma grande empresa?

Tem 510 trabalhadores e $81M de receita. Enquadra-se na definição de grande empresa.

Moneris - Rui Pedro Almeida - CEO

Tem 300 trabalhadores.

Dukan Retailing Company - Hélder Miguens – CEO

Tem 255 trabalhadores, e em termos de receita não sei.

SANA Hotels & Resorts - Karim Vissangy - Managing Directo

Dado que esta empresa tem 655 empregados em 16 hotéis espalhados por Portugal, Angola e Alemanha, duvido que a receita seja apenas de €2.5M.

Durante décadas o ISCTE, juntamente com a Nova e Católica e mais recentemente a FEP, foram consideradas pelas principais empresas de Recursos Humanos como as principais faculdades da área de gestão, sendo os seus alunos no top das preferências de recrutamento.

No passado. Que eu saiba, os futuros alunos vão inscrever-se nos anos letivos de 2024/2025 para a frente.

O ISEG pode ser uma excelente escola, especialmente na matemática aplicada à economia, mas nunca teve um cluster suficientemente desenvolvido e especializado na área da Gestão como o ISCTE.

Bruh...

ISEG significa "Instituto Superior de Economia e Gestão", oferece uma licenciatura em "Organização e Gestão de Empresas" desde 1972, e tem um centro de investigação em Gestão.

Como assim não tem um cluster especializado em Gestão?

- Licenciaturas ISCTE vs ISEG

O U-Multirank é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus.
Link: The Project
Metodologia: https://www.umultirank.org/about/methodology/our-approach/

Este estudo usa uma escala de Avaliação de A a E, sendo nota A correspondente a Muito Bom e E a Fraco.
1696090667891.png

1696090678838.png

Podemos verificar que os alunos da licenciatura de gestão do ISCTE-IUL têm muito melhor desempenho e aproveitamento escolar obtendo a classificação de B (Bom) enquanto os do ISEG apenas obtém a classificação D (abaixo da média). Também é possível verificar que os alunos do ISCTE (nota C) estão em maior contato com as empresas ao longo da licenciatura do que os alunos do ISEG (nota D). Quanto à vertente internacional ambas estão bem cotadas (nota A).

Em primeiro lugar, nesse ranking, nem aparece a NOVA SBE nem a FEP, mas depois tem a "Universidade Fernando Pessoa", por isso, em termos de credibilidade, não tem muita. Não interessa se é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia ou não.

Em segundo lugar, tal como mostras nessa imagem, a Universidade Fernando Pessoa é a segunda melhor em Portugal para Business Studies. Isto deve ser alguma piada. Já para não falar que a Universidade Católica aparece 3 vezes, apesar de só existirem 2 faculdades da UCP que têm cursos de Economia e Gestão (Lisboa e Porto).

Por isso, toda a tua análise em que usas apenas esse ranking para justificares que o ISCTE é melhor que o ISEG, não é credível.

Grau de satisfação com a faculdade/curso licenciatura ISCTE vs ISEG

Licenciatura de Economia do ISEG
1696090705417.png

Licenciatura de gestão do ISEG
1696090715623.png

Neste campo não há dados do ISCTE na plataforma, mas podem consultar no site:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/2263/inqueritos-estudantes-revelam-elevada-satisfacao-com-iscte

Podemos concluir que o grau de satisfação dos estudantes do ISCTE em relação à instituição é muito superior aos do ISEG, tendo o ISEG resultados surpreendentes ao mesmo nível do grau de satisfação dos alunos da Beira Interior.

Eu pessoalmente também não estava à espera que os estudantes do ISEG tivessem este nível de insatisfação, que apesar de não ser uma má classificação está abaixo do que alguns apregoam aqui no fórum.

Lol.

Usas dados do ISEG de uma fonte (em que o ISCTE não tem), mas depois usas dados do ISCTE (como universidade, e não como faculdade) de outra fonte.

Se é para fazer comparações, convém usar dados do mesmo tipo de fontes.

Abrindo o link que apresentaste, e depois abrindo o link dos resultados por faculdade, na página 2 do Principais Resultados de Monitorização Pedagógica do ISCTE, vemos que, de 0 a 10, o ISCTE Business School tem uma média de 7.8 no 1º ciclo (= licenciaturas) e na página 3, o ISCTE Business School tem uma média de 7.7 no 2º ciclo (= mestrados e doutoramentos).

Agora, usando o mesmo tipo de dados para o ISEG, abrindo a página 39 do Relatório de Atividades para 2021 do ISEG, vemos que, de 0 a 5, o ISEG tem uma média de 3.88. Ou seja, de 0 a 10, tem uma média de 7.76 (=2*3.88) (média global).

Ou seja, é uma diferença insignificante.

Em 2019 (antes da pandemia) o ISCTE conseguiu atrair 95 (!) grandes empresas para o seu Career Forum, um feito nunca alcançado em Portugal. Enquanto o ISEG nunca ultrapassou as cinco dezenas.

Verificou-se um decréscimo no número de empresas participantes nos eventos devido à pandemia do Covid em 2020-2021-2022.

Verificamos que o ISCTE consegue atrair mais empresas de topo que o ISEG. Tendo batido recordes ao longo dos anos em Portugal.

Quantidade de empresas que vão a uma feira de emprego é diferente de qualidade dessas mesmas empresas. A NOVA SBE leva menos empresas à sua feira de emprego, mas a qualidade dessas empresas é superior à das empresas que vão à feira de emprego do ISCTE.

Condecorações e Ordens Honorificas

O ISCTE é a única universidade pública com a Ordem de Instrução Pública e Membro Honorário desta ordem honorífica.

A Ordem da Instrução Pública é atribuída pelo Presidente da Répública e destina-se a galardoar "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1779/iscte-distinguido-com-ordem-instrucao-publica

Errado.

Como podes ver neste link, o ISEG é:
  • Membro honorário da Ordem de Instrução Pública.
  • Membro honorário da Ordem Santiago da Espada

ISCTE os alunos ganham mais vezes os prémios mais importantes de gestão que os do ISEG, o que vem evidenciar a excelência e qualidade do ensino da Gestão no ISCTE.

Por exemplo o ISEG nunca venceu o L’Oréal Brandstorm (onde o ISCTE já venceu uma final mundial), e no Prémio Interpares em 15 edições o ISEG nunca alcançou um lugar entre os 3 finalistas enquanto o ISCTE é um dos que tem mais vitórias.

Quem é que decide quais é que são os prémios mais importantes de gestão?

És tu?

Então porque é que achas que esses são os prémios mais importantes de gestão? É porque os alunos do ISCTE costumam ganhar mais vezes esses prémios?

Lá estás tu mais uma vez com cherry picking e "Wishful Thinking".

E além disso, mencionas o Prémio "Primus Interpares", que nem sequer é um prémio de Gestão.

Regulamento dos prémios "Primus Interpares":​

Alunos de Economia, Gestão e Engenharia podem candidatar-se. A avaliação para a atribuição desse prémio é feita em 4 fases:
  • : "A EGOR CONSULTING realiza a seleção das candidaturas apresentadas através da verificação dos documentos comprovativos que o candidato reuniu, à data da candidatura, e de todos os requisitos cumulativos e imperativos constantes das alíneas de a) a f) do artigo 5º deste regulamento."
  • 2ª: "Nesta fase II será desenvolvido um processo de avaliação que incluirá realização de testes psicológicos com utilização de tecnologias digitais."
  • 3ª: "Os pré-finalistas apurados para a Fase III serão sujeitos, em regime digital a um conjunto de provas desenvolvidas especificamente pela EGOR CONSULTING, tendo como objetivo a avaliação do perfil de competências comportamentais identificadas como relevantes para o processo de seleção. O processo de avaliação envolverá igualmente os resultados da apreciação de cada candidato, através de um questionário – desenvolvido pela EGOR – enviado via internet a três colegas e dois docentes universitários escolhidos pelo próprio candidato (...)".
  • 4ª: "Na Fase IV, os 5 candidatos finalistas apurados na fase anterior serão presentes ao Júri, que escolherá os 3 vencedores da respetiva edição do Prémio Primus Inter Pares. (...) O Júri levará em linha de conta o desempenho dos candidatos nas fases de apuramento anteriores, que será objeto da constituição de um dossier personalizado para cada candidato finalista por parte da EGOR, sem que, no entanto, esse desempenho anterior assuma valor determinante ou vinculativo para o Júri."

Ou seja, aquilo que é avaliado nesse prémio são:
  • Teste psicológicos
  • Competências comportamentais
  • Opinião de 3 colegas.
  • Opinião de 2 professores
  • Decisão do júri com base num dossier feito pela EGOR Consulting

Em que planeta isto é um prémio de gestão?

Doctor of Business Administration (DBA)

ISCTE

Relativamente ao Doutoramento do ISCTE, o facto de pertencer ao EDAMBA é importante, pois valoriza o mesmo, e a prova é que o DBA (Doctor of Business Administration) do ISCTE foi considerado em 2023 um dos 15 melhores do mundo pela The Association of DBA’s (Doctorate in Business Administration) International Dubai Ranking ™, sendo a única universidade portuguesa a ter um programa doutoral num ranking.
https://bru.iscte-iul.pt/ranking-for-doctor-of-business-administration-dba/
https://bru.iscte-iul.pt/programs/dba/
https://dubairanking.net/#toprankings

ISEG

O ISEG teve também um DBA mas entretanto encerrou, e enquanto esteve em funcionamento não estrou em qualquer ranking internacional.

https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/...sum_=20248c09bd23e5dffbd4e52e715dba8a41275483
https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/...ternacional/other-programmes/other-programmes

Basta olhares para as faculdades que aparecem nesse ranking de doutoramento para perceberes que esse ranking é lixo.

Se abrires este pdf, vais ver que as faculdades abaixo do ISCTE não são boas faculdades (à exceção da Hong Kong Polytechnic Business School), por isso é natural o ISCTE aparecer em 5º a nível mundial.

Além disso, segundo a metodologia, são as próprias faculdades que têm de submeter os seus próprios DBAs para aparecerem nesse ranking. Claramente isto foi uma jogada de marketing por parte do ISCTE.

(no ranking Eduniversal na parte "Select Schools", e no pdf, eu escrevi "N.A.". Por isso, podes ver aqui a metodologia que explica o que são as "Selected Schools".)

O ISEG está mais perto da zona histórica de Lisboa é verdade, mas longe do pulsar académico, em que a única faculdade que tem perto é o IADE.

Sim, mas está perto das zonas boémias de Lisboa. Já o ISCTE está bastante longe.

Além disso, só o ISEG tem metade dos alunos do ISCTE inteiro, por isso, os alunos do ISEG não se vão sentir propriamente sozinhos.

Enquanto que o ISEG está numa zona longe deste ambiente, e a única universidade perto deles é o IADE, por isso só é possível conviver com alunos dessa faculdade além dos da própria.

Se os alunos do ISEG forem ao Bairro Alto e Cais do Sodré (que fica a 15 minutos a pé), podem conviver com pessoas diferentes de todo o mundo, todos os dias da semana.

Chegou a haver pelo menos uma festa em que um dos patrocínios era a Tommy Hilfinger, nunca uma faculdade portuguesa conseguiu atingir isso, e não só, também outras marcas de renome.

Weird Flex, but ok.

Não sei quanto a ti, mas eu nunca fui a uma festa pelos patrocinadores que esta tinha, nem nunca estive a pesquisar que patrocínios tinham as festas a que fui.

Última edição:

Hmmm, estou a assistir a este tópico há meses, mas deixo aqui uma informação relevante para alunos do secundário/interessados em ingressar no Ensino Superior (a quem este tópico supostamente se dedica): as avaliações da FCT são muitas vezes relevantes do ponto de vista do financiamento do próprio centro, dos seus projectos. Boas avaliações significam melhores chances de um orçamento mais proveitoso e é esse o "valor" da avaliação, não há grandes diferenças entre um centro avaliado como Muito Bom e como Excelente, reitero que essas informações são relevantes para o centro a nível de financiamento, mas nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom. Ou seja, é praticamente irrelevante uma "competição" em que o que se compara é... a avaliação da FCT.

Além disso, reitero que o tópico deveria ter como destino prestar informações a estudantes interessados em determinados cursos de determinadas IES e que a informação perde-se e dispersa-se quando o foco é uma "competição" que, a observadores externos, parece muito pessoal entre as duas pessoas envolvidas, que podem perfeitamente ter opiniões diferentes, ao invés de quererem provar quem é que tem "razão" (numa "competição" em que os critérios objectivos não são assim tão objectivos, além de que há outros factores que relevam na escolha). E se calhar sou só eu, mas acho muito estranho colocarem-se links de perfis alheios do LinkedIn 🧐 Com isto, termino a mensagem na esperança de que as informações prestadas por todos possam ser úteis a alguém por aí!

maskedcrab disse:
Já se passaram dois meses, mas tu continuas a vir para aqui com "duas pedras na mão" acusar-me de estar a manipular e mentir.
Se não vim mais cedo foi porque não me foi possível.

Não percebo porque é que ficas tão chateado com a minha opinião, principalmente quando eu utilizei sempre fontes para corroborar as minhas opiniões.

Eu não fico chateado com a tua opinião, apenas estupefacto.

Literalmente, logo a seguir ao texto sobre a Universidade de Lisboa, eu coloquei os rankings das áreas de "Economia", "Gestão" e "Finanças" e também de "Business Schools"./
E é por aí que devias ter começado, pois é sobre isso que se trata o tópico.

Por isso, não vale a pena acusares-me de ir "buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas".

Juro que não percebo porque é que ficaste tão chateado por eu apresentar rankings, principalmente quando 7 desses 10 também estão no website do ISCTE.

Há alguma contradição nos teus argumentos, pois por um lado colocas a Nova em 1º lugar na investigação (que segundo os teus próprios argumentos é a melhor), mas ao mesmo tempo vais buscar rankings onde a Nova (e outras faculdades) estão em +1000 do mundo. Achas credível esses rankings?

Logo leva-me a crer que o facto de colocares esses rankings dúbios é claramente na tentativa de descredibilizar essas faculdades.

Quanto ao facto de referires que alguns estão no site do ISCTE, isso não diz nada.

Tentas descredibilizar 10 rankings que eu apresentei, e depois apresentas o ranking U-Multirank que "por coincidência" (sarcasmo), coloca o ISCTE melhor cotado, e nesse ranking, nem a NOVA nem a FEP aparecem.

A Nova e a FEP não aparecem porque provavelmente não enviaram os dados à plataforma. Mas o facto é que o ISEG e o ISCTE aparecem, é é sobre isso que se refere este tópico.

Muito deles duvidosos?

Rankings que eu apresentei nas áreas de Economia, Gestão e Finanças:

Referia-me aos anteriores, onde tu demonstras uma total contradição, conforme referi anteriormente.

Por exemplo, nos rankings do RePec/IDEAS, quando se comparam os 10 melhores investigadores de cada faculdade de Economia em Portugal relativamente à investigação feita nos últimos 10 anos, o ISEG continua a aparecer melhor classificado:

É por ranking como este que colocas tenho de vir aqui postar. Esse ranking não diz nada. Se todos tivessem inscritos aí sim, mas é opcional aparecer aí.
1696186622761.png
1696186634602.png
Ou seja, para aparecer nesse ranking tem-se de registar, se não se registar não aparece. Logo não podemos considerar esse ranking como um ranking que avalie a investigação feita em Portugal.

Podes ir ver a FCT (que avalia os centros de investigação) e o Multirank para ficar a saber a avaliação de ambas as faculdades e nesse campo o ISCTE leva vantagem.

Ahahahahaha

Basta abrires o link do ranking que está na notícia que apresentaste para veres que, nesse ranking (universidades com menos de 50 anos), o ISCTE aparece em terceiro lugar em Portugal.

Com base em termos de nº de alunos, rácio de alunos do sexo masculino vs feminino etc. sim.

Mas se carregares em "scores" vais ver que o ISCTE em ensino e Investigação é a melhor classificada.
1696186688123.png

Tens fontes que corroborem que os rankings que eu apresentei são pagos, ou é só mais uma insinuação infundada?

Quando digo que não investem, é que não se inscrevem, não procuram melhorar nesses rankings, como por exemplo nesse que colocaste do REPec/Ideas.

Estás errado.

Basta abrires o link deste paper que mostra que os rankings QS, Shanghai e THE são os principais rankings académicos.
Exactamente, esses são 3 dos principais, e podemos adicionar o Financial Times e US news, o Eduniversal e U-multirank, todos os outros sãos secundários.

Link: The Ranking Of World University Rankings 2022/23

Além desses Inclui o Umultirank por ser feito em colaboração com a Comissão Europeia e Erasmus e inclui também o Uduniversal que é o ranking que as universidades portuguesas referem muito.

Errado.

Eu já andava no ISEG antes de 2020 e posso garantir que não havia um mestrado em Gestão. Apenas havia um MBA.
1696186752159.png

Errado. O ISEG tem um mestrado de gestão há décadas.

Que aproveitamento escolar te estás a referir? (fontes?)

Se a tua definição de aproveitamento escolar for notas de conclusão de licenciatura, então sim, costumam ser mais baixas que as do ISCTE segundo os dados do Infocursos. Mas isto em nada tem a ver com a qualidade de ensino.

Quando muito, pode ser sinal que o ISEG é mais exigente que o ISCTE.
LOLOL

Asério? Não consegues melhor que isso? Qualidade do ensino talvez? Acompanhamento do percurso escolar dos estudantes? Qualidade dos professores? ambiente académico? Sei lá todas variáveis.

Se fizeres uma correlação entre a aproveitamento escolar – taxa de emprego – prémios dos alunos - notas de entrada dos estudantes – nº fórum empresas – avaliação dos cursos – Avaliação centros investigação – internacionalização – alumni - etc vais chegar à mesma conclusão que eu.

Mas pronto, percebo que não queiras admitir o que está em causa.

Os serviços de carreira de uma faculdade não organizam apenas feiras de emprego. Também fazem:

Correto.

Além disso, quantidade de empresas que vão a uma feira de emprego é diferente de qualidade dessas mesmas empresas. A NOVA SBE leva menos empresas à sua feira de emprego, mas a qualidade dessas empresas é superior à das empresas que vão à feira de emprego do ISCTE.
Estamos a falar de ISEG vs ISCTE e vais buscar a Nova? Falta-te argumentos para o ISEG?

Fala do ISEG, vai comparar o nº de empresas e qualidade das mesmas com as do ISCTE.

Percebo que te custe admitir que o ISCTE leva mais e melhores empresas que no ISEG.

Quanto ao facto de falares de qualidade, é cómico, quando estamos a falar nas principais empresas das respetivas áreas. Todas a empresas que vão ao fórum de empresas do ISCTE são líderes da banca, seguros, financeiras e consultoria etc. Muitas destas empresas nem vão ao ISEG.

Na área da consultoria, EY, Deloitte, BCG, Mckinsey, Kearney, PwC, KPMG, Accenture etc. todas contratam no ISCTE, basta ver os links que coloquei dos foruns, e podes ir ver os links que coloquei em posts anteriores onde muitos chegaram a partners, que caso não saibas, é o topo da carreira na maioria das empresas de consultoria.

Explica-me lá como é que sabes que as empresas de topo não contratam no ISEG?
As empresas de topo também contratam no ISEG, apenas não tantas como no ISCTE.

Então, excluindo os anos da pandemia, o ISCTE leva entre 70 a 95 empresas e o ISEG leva 50 a 60.

Tal como no ISCTE todas as empresas que vao ao fórum do ISEG são de topo, a diferença é que o ISCTE leva muitas mais, custa assim tanto perceber?

Por isso, toda a tua análise em que usas apenas esse ranking para justificares que o ISCTE é melhor que o ISEG, não é credível.
Ah para ti um ranking patrocinado pela Comissão Europeia e programa Erasmus não é credível, mas um ranking onde os investigadores têm de se inscrever para aparecer, já é credível?
Não tem lógica nenhuma esse teu raciocínio.

E além disso, mencionas o Prémio "Primus Interpares", que nem sequer é um prémio de Gestão.

Regulamento dos prémios "Primus Interpares":

Alunos de Economia, Gestão e Engenharia podem candidatar-se. A avaliação para a atribuição desse prémio é feita em 4 fases:

• : "A EGOR CONSULTING realiza a seleção das candidaturas apresentadas através da verificação dos documentos comprovativos que o candidato reuniu, à data da candidatura, e de todos os requisitos cumulativos e imperativos constantes das alíneas de a) a f) do artigo 5º deste regulamento."
  • 2ª: "Nesta fase II será desenvolvido um processo de avaliação que incluirá realização de testes psicológicos com utilização de tecnologias digitais."
  • 3ª: "Os pré-finalistas apurados para a Fase III serão sujeitos, em regime digital a um conjunto de provas desenvolvidas especificamente pela EGOR CONSULTING, tendo como objetivo a avaliação do perfil de competências comportamentais identificadas como relevantes para o processo de seleção. O processo de avaliação envolverá igualmente os resultados da apreciação de cada candidato, através de um questionário – desenvolvido pela EGOR – enviado via internet a três colegas e dois docentes universitários escolhidos pelo próprio candidato (...)".
  • 4ª: "Na Fase IV, os 5 candidatos finalistas apurados na fase anterior serão presentes ao Júri, que escolherá os 3 vencedores da respetiva edição do Prémio Primus Inter Pares. (...) O Júri levará em linha de conta o desempenho dos candidatos nas fases de apuramento anteriores, que será objeto da constituição de um dossier personalizado para cada candidato finalista por parte da EGOR, sem que, no entanto, esse desempenho anterior assuma valor determinante ou vinculativo para o Júri."

Ou seja, aquilo que é avaliado nesse prémio são:

• Teste psicológicos
  • Competências comportamentais
  • Opinião de 3 colegas.
  • Opinião de 2 professores
  • Decisão do júri com base num dossier feito pela EGOR Consulting

Em que planeta isto é um prémio de gestão?

Lá estás tu a tentar desvalorizar o prémio. Se não fosse importante o ISEG nem o patrocinava, pois ele é um dos patrocinadores.

Esqueceste-te de referir isto:

"O objetivo do prémio é galardoar a sólida e adequada conjunção das vertentes estritamente académicas e científicas com as demais qualidades humanas e valores éticos que cada interessado revele, na perspetiva da formação global, científica e humanista, que se pretende distinguir."

Ou seja avalia os conhecimentos que os alunos adquiriram nas faculdades e porem em prática.

Se calhar nunca ouviste falar em "hard skills & soft skills".

É apenas e só um dos principais parâmetros que as empresas avaliam para contratar pessoas. Quero acreditar que estando tu a fazer uma tese de mestrado sabes concerteza isto.

Basta olhares para as faculdades que aparecem nesse ranking de doutoramento para perceberes que esse ranking é lixo.
Curiosamente o ISEG enquanto teve o DBA nunca conseguiu entrar no ranking que qualificas de lixo, o que isso diz sobre o ISEG?

Mas é apenas um pormenor. Nada de especial.

Weird Flex, but ok.
Não percebeste o meu ponto, eu apenas referi isso, porque como sabes, as empresas só patrocinam um evento se considerarem que há qualidade e atratividade do mesmo, pois não querem que a imagem delas esteja colada a algo negativo.

Foi nesse intuito que referi isso, para demonstar a qualidade das festas e consequentemente do ambiente do ISCTE, nada mais...

Attachments

• 1696185832552.png
    1696185832552.png
    67.6 KB · Visitas: 6
  • 1696185537970.png
    1696185537970.png
    61.9 KB · Visitas: 4
  • 1696185477241.png
    1696185477241.png
    24.9 KB · Visitas: 4
  • 1696185424897.png
    1696185424897.png
    35.2 KB · Visitas: 4
  • 1696185364329.png
    1696185364329.png
    57.5 KB · Visitas: 5
  • 1696186679409.png
    1696186679409.png
    24.9 KB · Visitas: 3
Última edição:
Hmmm, estou a assistir a este tópico há meses, mas deixo aqui uma informação relevante para alunos do secundário/interessados em ingressar no Ensino Superior (a quem este tópico supostamente se dedica): as avaliações da FCT são muitas vezes relevantes do ponto de vista do financiamento do próprio centro, dos seus projectos. Boas avaliações significam melhores chances de um orçamento mais proveitoso e é esse o "valor" da avaliação, não há grandes diferenças entre um centro avaliado como Muito Bom e como Excelente, reitero que essas informações são relevantes para o centro a nível de financiamento, mas nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom. Ou seja, é praticamente irrelevante uma "competição" em que o que se compara é... a avaliação da FCT.

Além disso, reitero que o tópico deveria ter como destino prestar informações a estudantes interessados em determinados cursos de determinadas IES e que a informação perde-se e dispersa-se quando o foco é uma "competição" que, a observadores externos, parece muito pessoal entre as duas pessoas envolvidas, que podem perfeitamente ter opiniões diferentes, ao invés de quererem provar quem é que tem "razão" (numa "competição" em que os critérios objectivos não são assim tão objectivos, além de que há outros factores que relevam na escolha). E se calhar sou só eu, mas acho muito estranho colocarem-se links de perfis alheios do LinkedIn 🧐 Com isto, termino a mensagem na esperança de que as informações prestadas por todos possam ser úteis a alguém por aí!
Discordo em parte com o teu post.

É verdade que as avaliações impactam nos financiamentos. Mas essas avaliações são feitas não só ao nível quantitativo mas também qualitativo. Cingir as avaliações apenas ao ponto de vista da quantidade de financiamento parece-me redutor.

Os centros de avaliação são avaliados como um todo, por uma equipa internacional de especialistas e as notas são dadas de acordo com critérios especializados.

Estas são a descrição das notas:
1696189135175.png
Fonte: FCT — R&D Units — FAQ

Há no entanto algumas diferenças entre as avaliações.

Só referi esta questão na sequência de um post colocado por outro user em Março de 2023.

Quanto a dizeres que nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom não concordo inteiramente.

Todos que procuram ter uma carreira de investigação ambicionam estar nos principais centros de investigação, pois isso lhes dá outra visibildiade (investigar no Imperial College não é o mesmo que investigar numa qualquer universidade em Portugal) por exemplo.
Mas também é verdade que a avaliação de cada um é também avaliada per se, ou seja, há excelentes investigadores em centros de investigação menos reconhecidos, mas com uma qualidade do seu trabalho incrivel e reconhecidos pelos seus pares.

Não nos podemos esquecer que é importante ter boas avaliações e recohecimento para poder eventualmente progredir nas universidades, quer seja como professores, ou chefes de equipa, etc.

Quanto ao Linkedin, é possível colocar os perfis como privados, e todos eles têm o perfil aberto, penso que isto só lhes traz reconhecimento e notoriedade ao seu percurso profissional e académico, há quem queira ter uma grande network de contactos. Mas se acharem que inflige alguma regra do fórum digam sff que da minha parte removo os links que coloquei nos meus posts.

Última edição:
Discordo em parte com o teu post.

É verdade que as avaliações impactam nos financiamentos. Mas essas avaliações são feitas não só ao nível quantitativo mas também qualitativo. Cingir as avaliações apenas ao ponto de vista da quantidade de financiamento parece-me redutor.

Os centros de avaliação são avaliados como um todo, por uma equipa internacional de especialistas e as notas são dadas de acordo com critérios especializados.

Estas são a descrição das notas:
Ver anexo 25023
Fonte: FCT — R&D Units — FAQ

Há no entanto algumas diferenças entre as avaliações.

Só referi esta questão na sequência de um post colocado por outro user em Março de 2023.

Quanto a dizeres que nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom não concordo inteiramente.

Todos que procuram ter uma carreira de investigação ambicionam estar nos principais centros de investigação, pois isso lhes dá outra visibildiade (investigar no Imperial College não é o mesmo que investigar numa qualquer universidade em Portugal) por exemplo.
Mas também é verdade que a avaliação de cada um é também avaliada per se, ou seja, há excelentes investigadores em centros de investigação menos reconhecidos, mas com uma qualidade do seu trabalho incrivel e reconhecidos pelos seus pares.

Não nos podemos esquecer que é importante ter boas avaliações e recohecimento para poder eventualmente progredir nas universidades, quer seja como professores, ou chefes de equipa, etc.

Quanto ao Linkedin, é possível colocar os perfis como privados, e todos eles têm o perfil aberto, penso que isto só lhes traz reconhecimento e notoriedade ao seu percurso profissional e académico, há quem queira ter uma grande network de contactos. Mas se acharem que inflige alguma regra do fórum digam sff que da minha parte removo os links que coloquei nos meus posts.
Parece-te redutor a ti, na tua opinião, da qual posso perfeitamente discordar respeitosamente. Se fosse verdadeiramente relevante a avaliação feita pelo painel sem ser pelo ponto de vista do financiamento, terias certamente vários investigadores a referirem nos seus CV's que estão integrados em centros avaliados como "Excelentes" - isso não acontece. Não acontece porque, ainda que a avaliação tenha um painel de especialistas respeitados, o processo é extremamente burocrático e os centros interessam-se do ponto de vista do financiamento - é um *processo* com uma finalidade, do mesmo modo que a A3ES avalia os cursos em Portugal e tem sempre no painel um especialista internacional, mas nenhuma IES refere que o curso foi avaliado pelo reputado sr. X ou Y. Colocares a tabela da avaliação qualitativa que a FCT faz não contradiz o que estou a dizer - estou a falar de uma realidade prática, do ponto de vista de alguém que integra um centro de investigação e que, muito por acaso, está em processo de ser avaliado - com os atrasos, o que isso significou foi um corte temporário nas verbas, neste ano e meio em que faço parte do centro não ouvi nenhum dos nossos investigadores a queixar-se do atraso porque isso impactaria algum aspecto qualitativo da produção do centro. Podes perfeitamente discordar deste ponto de vista, mas o que estou a expressar é um ponto de vista que me ultrapassa a mim, está também ligada ao que conheço dos outros investigadores. Por curiosidade, há uns anos houve um problema grave com as avaliações noutros centros, que originaram artigos como este: Estudos clássicos: “Esta investigação em Portugal acabou. Ponto final”

Em segundo lugar, passaste de comparar uma realidade nacional (na qual se cinge a avaliação da FCT) para uma realidade internacional, o que me parece uma comparação injusta, até porque estavas a discordar do facto de dizer que um investigador não terá menos renome por integrar um centro avaliado pela FCT como "Muito Bom" em detrimento de outro que está integrado num avaliado como "Excelente". Os centros de investigação fora de Portugal não são avaliados pela FCT. Além disso, muitos centros de investigação adquirem reputação através da instituição a que estão agregados, uma vez que várias vezes a criação da universidade antecede a criação dos centros de investigação e não o contrário. Claro, instituições de topo terão vantagem para que os seus centros possam ser mais desenvolvidos, mas em nada isso coloca em causa que as avaliações da FCT dizem respeito a uma realidade portuguesa, com centros muitas vezes pequenos comparados a outras realidades. Reitero novamente que a avaliação da FCT não coloca em causa a carreira de um investigador e é sob este ponto de vista que estou a querer falar aos interessados no tópico: se estão indecisos entre uma formação no ISCTE ou no ISEG, o facto de um ter um centro como "Excelente" e outro não em nada me parece limitador da carreira de um investigador (para não falar que a maior parte das vezes, a investigação surge durante o percurso do estudante e é muito difícil chegar a um curso com expectativas imediatas de que isto será a sua futura carreira, pelo que me parece um critério menos relevante de escolha). De resto, concordo que efectivamente há investigadores reputados que não estão nos maiores centros de investigação.

Não estás a infringir nenhuma regra nem precisas retirar nada, achei só "peculiar" dado que duvido que o interesse dessas pessoas seja conectar-se com estudantes do secundário indecisos entre instituições, mas foi totalmente um comentário de opinião pessoal, se fosse algo ligado com as regras do fórum, já teria notificado antes.

Para terminar, alguma questão que tenhas podes sempre ou criar um tópico específico sobre investigação ou enviar mensagem, pois creio que já estamos off-topic! Saudações 🤗

• Like
Reactions: Teresa P.
Estamos a analisar esta questão sobre pontos de vista diferentes. Tu como investigadora eu como um "não investigador".

Foi referido por um user neste tópico vários rankings relacionados com a investigação que simplesmente não refletiam a realidade, daí eu ter referido a avaliação da FCT, que é o organismo oficial que avalia os centros de investigação em Portugal para comprovar a qualidade dos centros de Investigação de ambas as instituições.

A qualidade na avaliação que é feita é importante, até porque está intrinsecamente ligada à quantidade de financiamento, portanto na minha opinião, é injusto a desvalorizares. Se há menos financiamento há projetos que ficam pelo caminho, logo haverá menos bolsas, menos investigadores e menos possibilidade de os investigadores prosseguirem a investigação. Está tudo interligado.

É verdade que os investigadores não colocam nos seus CV’s que estão em centros avaliados por nota X ou Y, porque simplesmente não precisam, basta apenas colocarem o centro de investigação e/ou a universidade à qual estão afetos. Da mesma forma que no nosso CV só colocamos a faculdade que frequentámos, e não a avaliação que o curso tem, isto porque do outro lado (empresas, ONGs, instituições da área e sociedade em geral), reconhecem a qualidade e valor que essas instituições representam.

Apenas fiz aquela comparação com o Imperial College em sentido metafórico, para se perceber a importância que o factor qualitativo (ao qual está associado a uma “marca/selo”), pode ter na visão que as pessoas têm sobre determinada organização, universidade, Centro de I&D etc.

Tu como investigadora obviamente o factor quantitativo será o mais importante, pois resulta da atribuição de bolsas, mas muitas vezes, e injustamente, a sociedade tende apenas a ter em conta o fator qualitativo, que é o mais relevante para “nós de fora”. É um pouco como a injustiça que há nos Jogos Olimpicos, as pessoas querem medalhas, mas não querem gastar dinheiro a investir para as ter.

Quanto ao resto concordo contigo.

Última edição:
Permitam-me que edite e atualize o meu post geral pois surgiram novos dados sobre a questão mencionada neste tópico que reforçam aquilo que tenho vindo a dizer, e que importam realçar e informar. Alguns já tinha adicionado mas não tinha referido essa alteração.

O Financial Times, que produz um dos principais rankings de escolas de economia e gestão (e muito valorizado por alguns users aqui no fórum), publicou este mês o ranking das melhores escolas de economia e gestão da Europa. Este ranking põe em causa e refuta ainda mais o que uma pessoa apregoa aqui no fórum, e reforça aquilo que eu tenho vindo a dizer sobre o ISCTE estar no top 3 e o ISEG ser "apenas" a 5ª escola de gestão em Portugal.

A posição das escolas portuguesas neste ranking é este:

European Business School Rankings 2023

21º lugar – Nova
22º lugar – Católica
44º lugar – ISCTE
53º lugar – FEP
59º lugar – ISEG

A ISCTE Business School (IBS) volta ao pódio top 3 onde sempre tinha estado. No entanto isso para mim ainda não chega e espero que continue a trabalhar para voltar ao nº 1 em Portugal onde já esteve durante décadas.

Curiosamente nos primeiros lugares do top ranking europeu estão duas escolas com quem o ISCTE tem ou teve laços. A HEC de Paris, que está em 1º lugar, e que que foi até há pouco tempo o parceiro do ISCTE no Executive MBA e em 2º lugar está a London Business School, a atual parceira do EMBA, e nº1 mundial em vários rankings.

Link: Portugal tem três escolas de gestão entre as 50 melhores da Europa
1702922750996.png

Também o Financial Times divulgou o Ranking dos 100 melhores mestrados executivos do mundo e onde só surge 2 EMBA portugueses, nomeadamente o EMBA do ISCTE e o Lisbon MBA ministrado conjuntamente entre a Católica e Nova.

World EMBA Ranking 2023
63º lugar Lisbon MBA - Católica-Nova
100º lugar EMBA - ISCTE

De referir que o ISEG nunca conseguiu entrar neste ranking.

Importa salientar que o ISCTE tem o mérito de conseguir colocar o seu Executive MBA no top 100 dos melhores do mundo sozinho, ao contrário do Lisbon MBA que é feito em conjunto por duas faculdades.

Neste campo dos Mestrados executivos o ISCTE atinge o lugar nº34 europeu enquanto o ISEG o 55º lugar.

A formação executiva, através da Iscte Executive Education, foi destacada como a nº1 em Portugal em programas internacionais e a 5.ª com maior crescimento no mundo.

Já em Setembro tinha saído o Ranking dos Masters in Management, no qual o ISCTE foi considerado a nº 1 em Portugal e top 10 mundial na perspetiva de progressão salarial, e ainda a melhor Escola de Gestão em Portugal em termos da relação qualidade-preço do respetivo mestrado, nº 1 em Portugal e top 25 mundial.

Masters in Management 2023
- metodologia

15º - NOVA SBE
26º - CATÓLICA-Lisbon
62º - ISCTE

Importa salientar que também neste ranking de gestão o ISEG nunca conseguiu entrar.

Quanto a parcerias e afiliações do ISCTE, adicionei mais uma, nomeadamente com a LAIOB - Latin America Institute of Business. Esta organização possui colaborações com 4 universidades, a Ohio University, a University of Miami , a University of Akron, todas americanas, e o ISCTE.

O ISCTE é também a única universidade europeia escolhida para colaborar com a Strong Business School (antiga ESAG), uma filiada da Fundação Getulio Vargas (FGV), juntamente com outras instituições de renome como a UCLA da Califórnia, University of Chicago, UCSD de San Diego California, University of Alabama, University of Hong Kong, a Google, etc.

Já agora, e tendo em conta que há um user que vai buscar rankings duvidosos, alguns deles onde a maioria dos investigadores do ISCTE, Nova e Católica nem estão inscritos, e por isso são prejudicadas, permitam-me que coloque aqui também um ranking secundário. O MBA in Sustainable Management do ISCTE, foi considerado o 38º melhor do mundo pelo Corporate Knights Rankings.

Quanto aos alumni, decidi adicionar por exemplo Country Manager da Ernest & Young Portugal, Angola e Moçambique, e da EY Parthenom porque por engano foi referido por um user que o anterior CEO era do ISEG, o que não corresponde à realidade. Entretanto foi nomeado um novo CEO que entrará em funções em 2024 e este passou pelo ISCTE.E t

Também adicionei ao meu post geral a informação sobre o novo centro de investigação que foi inaugurado há poucas semanas
Inauguração do Iscte_Conhecimento e Inovação: um espaço de infinitas possibilidades

E por último uma outra boa noticia é que foi anunciado pelo 1º ministro que em termos de alojamento de estudantes, o ISCTE vai dispor em 2026 de mais de 700 vagas em residências universitárias.

Última edição:
Olá, bom dia!
É extremamente difícil, arrisco-me a dizer impossível de prever qual será a nota do último colocado no Iscte e no ISEG.
Não sei se te estas a referir a gestão, mas se sim, penso que no ISEG muito provavelmente entras. No Iscte o ano passado a nota do último colocado foi de 16,8 em gestão, logo é mais difícil de ter essa certeza. Contudo, poderás eventualmente entrar.
Todavia é como disse inicialmente, isto são palpites, porque a nota do último colocado é uma incógnita.
Boas,
Onde é que foste ver as médias dos colocados em mestrados?