Olá e muito bem-vinda ao fórum!
Acabei o primeiro ano em Gestão no Iscte, e vou dizer-te que, sinceramente, amei tudo!
Antes de lá entrar estava receoso acerca de várias coisas, mas confesso-te que nenhum desses medos se concretizaram.
A integração foi extremamente fácil, sejas mais introvertida ou mais extrovertida, toda a gente te irá receber bem, porque estamos todos "no mesmo barco". O ambiente é mesmo fantástico (antes de entrar diziam isso e eu duvidei um bocado por pensar que era o que todas as faculdades diriam, mas é mesmo ótimo!). Foi fácil conhecer pessoas e fazer amizades (logo no primeiro dia conheci pessoal). O espírito de entreajuda é real no Isctepartilham testes e todas as avaliações de anos anteriores por todos os alunos, se tiveres dúvidas no estudo ou em qualquer coisa, estarão dispostos a ajudar-te (a título de exemplo, num trabalho de grupo de finanças, o meu grupo não estava a conseguir fazer várias questões, e eu perguntei a uma amiga que era de outro grupo e ela fez-me um vídeo a explicar todo o raciocínio e acabamos por ter alta nota!). Os professores estão mega disponíveis para nos ajudar (eles gostam quando temos dúvidas e participamos). Só para teres uma noção, este semestre fui a melhoria a uma cadeira e mandava dúvidas Há minha professora, por email, e passado 4 a 10 minutos ela respondia com a explicação toda detalhada.
Num lado mais pessoal, gostei de todas as cadeiras, umas são mais difíceis que outras, mas com esforço tudo se consegue e são super interessantes!
O Iscte foi uma das decisões mais acertadas de toda a minha vida (clichê mas é verdade), as instalações são fixes, todo o ambiente, estudantes, funcionários, professores, tudo ótimo.
O Iscte é o Iseg são ótimas faculdades para a área de Gestão, portanto sugiro que vejas o plano curricular de cada uma, e vê qual o que te atrai mais, porque estarás bem servido em qualquer uma delas (apesar de não saber muito do Iseg).
Não vou dizer qual escolheria porque sou suspeito
P.S. Escolhi (quando me candidatei) Gestão no Iscte em 1° opção e Gestão no Iseg em 2° opção .
Boa sorte com a escolha!![]()
Olá, bom dia!Bom dia, tenho 17,3 de média e gostava de saber se acham que consigo entrar ou no Iscte ou no ISEG com esta média de candidatura
Muito bom virmos partilhar informação que possa ser útil a estudantes, mas é completamente gratuita a troca de insultos que andam aqui a trocar. Pedia por favor que moderassem o tom da conversa, uma vez que poderão infringir regras do fórum.Tu estás mesmo frito dessa cabeça
Faculdades | Rankings | Feiras de emprego | Parcerias empresariais | Clubes estudantis | |
---|---|---|---|---|---|
NOVA SBE | |||||
CATÓLICA Lisbon | |||||
FEP/PBS | |||||
ISEG | |||||
ISCTE |
Rankings | Universidade de Lisboa | ISCTE - IUL |
---|---|---|
266º no mundo | 751º-760º no mundo | |
201º-300º no mundo | N.A. | |
501º-600º no mundo | 801º-1000º no mundo | |
202º no mundo | 1121º no mundo | |
337º no mundo | 4354º no mundo | |
202º no mundo | 1631º no mundo | |
131º no mundo | N.A. | |
124º no mundo | 1402º no mundo | |
166º no mundo | N.A. | |
196º no mundo | 1131º no mundo |
Área | ISEG | ISCTE |
---|---|---|
ACCOUNTING | 41º | 34º |
ENTREPRENEURSHIP | 51º | 79º |
ECONOMICS | 26º | 33º |
CORPORATE FINANCE | 55º | 33º |
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT | 30º | 22º |
GENERAL MANAGEMENT | 33º | 42º |
MARKETING | 30º | 39º |
FINANCIAL MARKETS | 60º | 104º |
INNOVATION AND PROJECT MANAGEMENT | 26º | 18º |
SOMA TOTAL | 352 | 404 |
Faculdade | Nota do último colocado em Gestão (2022) | Colocados oriundos do mesmo distrito ou distrito adjacente em que está a faculdade (%) | [Colocados oriundos da mesma zona (%)] / [População dessa zona (%)] |
---|---|---|---|
NOVA SBE | 17.9 | 74% | 1.91 |
FEP | 18.05 | 93.8% | 2.50 |
ISEG | 16.68 | 73.2% | 1.90 |
ISCTE | 17.2 | 71% | 1.84 |
UMINHO | 17.38 | 96.8% | 3.28 |
UCOIMBRA | 16.6 | 70.8% | 3.26 |
UAVEIRO | 17.24 | 77.3% | 2.45 |
Em termos de aprendizagem:Olá eu estou indecisa entre o Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e a Pós-Graduação em Strategic HR Practices: Programa de Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos no Insttuto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).
Gostaria de saber qual destas duas opções me recomendam a nível da aprendizagem e da posterior empregabilidade.
Desde já, obrigada.
Obrigada pela resposta :)Em termos de aprendizagem:
Estás a comparar uma pós-graduação com um mestrado, sendo que numa pós-graduação não fazes tese, e também deves ter menos horas de aulas do que num mestrado.
- Plano de Estudos da pós-graduação em Strategic HR Practices do ISEG.
- Plano de Estudos do mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos do ISMAI.
Em termos de empregabilidade, GRH não é de todo a minha área, no entanto, o ISEG é uma das melhores faculdades de Economia e Gestão do país com um bom serviço de carreiras, enquanto que a ISMAI é uma universidade que não me parece ser assim tão boa (eu nem sabia que existia até ler este post), por isso, é provável teres melhores oportunidades de emprego com uma pós-graduação do ISEG. Se quiseres trabalhar na Maia, talvez o ISMAI seja mais conhecido lá, mas se quiseres ir trabalhar para outro sítio qualquer, o ISEG é muito mais conhecido.
maskedcrab disse:
Target schools:
1) NOVA SBE
2) CATÓLICA Lisbon
3) FEP
4) ISEG
5) ISCTE
Universidade:
O ISEG faz parte da Universidade de Lisboa, que é a maior e mais reputada universidade portuguesa.
Isto é comprovado pela sua classificação nos principais rankings internacionais.
O MiM do ISEG foi criado em 2020 (os primeiros graduados terminaram o curso no final de 2021/início de 2022), e dado que para entrar nesse ranking têm de ser feitos inquéritos ao graduados 3 anos após o término do curso, o ISEG só poderá ser classificado em 2025 (este ranking só sai em setembro).
Acreditações:
O ISEG tem mais acreditações.
O ISCTE tem parcerias de mobilidade internacional com universidades de mais países que o ISEG.
- O ISEG tem parcerias académicas com 168 universidades de 39 países.
- O ISCTE tem parcerias académicas com 178 universidades de 56 países.
Tempo que os alunos demoraram a arranjar emprego:
Uma percentagem maior dos alunos do ISEG arranja emprego antes de acabar o curso, em comparação com os do ISCTE.
Serviços de carreira:
Os "serviços de carreira" do ISEG são os melhores de Portugal, segundo o Financial Times.
O ISEG tem acordos de cooperação e de estágios com empresas mais reputadas que o ISCTE.
- O ISEG tem várias parcerias e acordos de cooperação com várias empresas de renome, como a Bain & Company (MBB), McKinsey (MBB), as Big 4, Microsoft, BNP Paribas, Galp, EDP, Jerónimo Martins, Sonae, entre outras. As MBB são empresas com processos de recrutamento altamente competitivos, e que são conhecidas por só contratarem os melhores alunos das melhores faculdades. Por isso, uma faculdade conseguir ter parcerias com empresas das MBB é um "selo de qualidade".
- O ISCTE não tem parcerias (pelo menos eu não encontrei informação online sobre isso) com empresas das MBB, mas tem parcerias com as Big 4, BNP Paribas, Galp, EDP, Nestlé, Jerónimo Martins, Sonae, L'Oréal, Vodafone, entre outras.
Ok, deve ter a maior rede de alumni em Portugal, fruto da sua idade, parece-me irrelevante dar importância a esse ponto que é o óbvio, pois o ISCTE e a NOVA só têm 50 anos.O ISEG tem a maior associação de ex-alunos de economia e gestão em Portugal (Alumni Económicas).
As redes de alumni possibilitam que os ex-alunos de uma instituição se conheçam, que criem "business networks", se mantenham em contacto, que continuem a aprender uns com os outros (em, por exemplo, eventos que são organizados por essa mesma associação), etc..
A eficácia da rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal, segundo o Financial Times.
Continuas a remover nomes da lista do ISCTE sem qualquer critério e a incluir no ISEG.CEOs e Chairmans das maiores/melhores empresas que estudaram no ISEG e ISCTE:
Ele é partner, no fundo é um sénior, não é o responsável máximo da empresa, que tome as decisões estratégicas da empresa. Ele aparece como o responsável por uma das muitas secções, nesse caso ele está na secção estratégia. Miguel Cardoso Pinto- Miguel Cardoso Pinto - Head (EY-Parthenon é basicamente a "McKinsey" da EY e foi formada após a compra da Parthenon pela EY)
Media Nove - José Carlos Lourenço - CEO (esta empresa detém a Forbes Portugal, Forbes África Lusófona, Jornal Económico e Semanário Novo)
INSEAD - Francisco Veloso - Dean (INSEAD)
WYgroup - Pedro Janela - Fouder & Chairman
Revigres - Paula Roque - Managing Partner (fez uma formação) (Revigres é considerada grande empresa)
Padaria Portuguesa - Nuno Carvalho - Founder & CEO
Moneris - Rui Pedro Almeida – CEO
Dukan Retailing Company - Hélder Miguens – CEO
SANA Hotels & Resorts - Karim Vissangy - Managing Directo
Notas de Acesso Ensino Superior 1ª Fase Últimos 5 anos | ||||||
2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | ||
ISCTE | Gestão | 168,00 | 173,50 | 170,00 | 172,00 | 165,50 |
Economia | 164,00 | 170,00 | 166,30 | 168,00 | 161,80 | |
ISEG | Gestão | 159,50 | 167,50 | 161,30 | 166,80 | 166,50 |
Economia | 157,00 | 164,00 | 157,00 | 164,00 | 162,00 |
Número de Empresas presentes nos fóruns Emprego | ||||||||||
2018 | Notícias | 2019 | Notícias | 2020 | Notícias | 2021 | Notícias | 2022 | Notícias | |
ISCTE | 79 | Link | 95 | Link | 70 | Link | 60 | Link | 63 | Link |
ISEG | 42 | Link | 50 | Link | não realizou? | Link | 58 | Link | 52 | Link |
Vejo que continuas a teimar em determinados campos e induzir em erro as pessoas (alguns pontos acredito que não tenha sido por mal). Mas vou contestar / corrigir alguns dos teus pontos .
Ok. Essa é a tua opinião, mas para mim o ranking é diferente. E vou fazer uma diferenciação entre licenciaturas e mestrados, pois considero que há diferenças na avaliação.
Este meu ranking tem apenas em consideração as licenciaturas de gestão.
Ranking Licenciatura Gestão:
1º Nova
2º ISCTE-IUL/Católica
3º ISCTE-IUL/Católica
4º FEP
5º ISEG
Ranking Mestrados:
1º Nova
2º Católica
3º FEP
4º ISCTE
5º ISEG
Em relação à FEP, posso eventualmente estar a ser um pouco injusto, mas o site deles também não ajuda.
Apesar de a FEP ser uma das que capta melhores alunos (sabemos que em Lisboa a concorrência faz-se em 4 universidades diferentes o que faz dispersar os melhores alunos), ao nível da internacionalização da licenciatura tem menos acordos internacionais e menos double degrees que o ISCTE e Católica, e tive em conta também a taxa de desemprego (que é ligeiramente maior que as anteriores) e o nº de empresas presentes na sua feira de emprego.
Já o mesmo não se pode dizer do ISEG que não é definitivamente a mais reputada faculdade de Economia e Gestão., ficando atrás da Nova, ISCTE, FEP e Católica.
A universidade de Lisboa é reputada em algumas áreas sim, mas o mesmo se pode dizer da Universidade do Porto, ISCTE, Católica e Universidade Nova por exemplo.
O que interessa estar numa universidade reputada se na área da gestão o ISEG não está ao mesmo nível das restantes?
Estamos a comparar Escolas/cursos de Gestão e por isso não faz sentido vires colocar rankings (alguns deles desconhecidos) onde indica o ranking da Universidade de Lisboa englobando todas as faculdades da universidade e não o ISEG em particular.
Existem dezenas de rankings diferentes e vais buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas. Estás a querer insinuar que estas três faculdades não são melhores que o ISEG em gestão? Achas que a Nova em Economia está nos lugares que referem alguns desses rankings? Que Católica é a número 900º do mundo ou 1200 como aparece em alguns rankings que colocaste? Ou o ISCTE?
Onde queres chegar?
Isto desculpa que te diga é para mim manipulação no seu máximo, em vez de comparares a escola de gestão do ISEG com a IBS- ISCTE estás a fazer comparações que não têm razões de ser, onde a Universidade de Lisboa beneficia da investigação que é feita nas outras faculdades da Universidade de Lisboa e não do ISEG, pois como explicarei mais à frente os centros de investigação do ISEG estão pior classificados que os do ISCTE e o mesmo se passa na avaliação de ambas as escolas.
Tens a plataforma de U-Multirank, que é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus. Aqui permite comparar ambas as escolas que é o que interessa aos alunos e não haver confusões como queres criar.
Link: https://www.umultirank.org/about/u-multirank/the-project/
Avaliação escolas ISCTE vs ISEG:
ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at/iscte-university-institute-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=700626&field=24
ISEG: https://www.umultirank.org/study-at/university-of-lisbon-rankings/?variant=track&department=1232&field=24
Como podes ver na comparação entre escolas de gestão, a escola de gestão do ISCTE está à frente do ISEG, e é sobre isso que interessa para este tópico.
Podia também socorrer-me dos índices de força de ambas as universidades. se tivermos em consideração os índices de força das duas universidades o ISCTE está à frente. O “índice de força" reflete o peso dos candidatos em primeira opção face ao total de vagas disponíveis. E nesse campo o ISCTE bate a Universidade de Lisboa, aliás o ISCTE tem sido durante anos a universidade com melhor índice em Portugal, mesmo tendo tido a universidade que mais aumentou as suas vagas no ano passado (+16,4% de aumento de vagas).
Link: https://ibs.iscte-iul.pt/noticias/2063/iscte-numero-1-no-acesso-ensino-superior
Entre os alunos do ISCTE e da Nova costumamos dizer na brincadeira que o ISEG é a eterna 5ª escola de gestão em Portugal, e não é por colocares rankings (muitos deles duvidosos e que não retratam a realidade) que mudará isso.
Além disso um dos critérios é o nº de alunos por exemplo, e toda a gente sabe que a universidade de Lisboa é mais antiga e é a que tem mais alunos de todas, por exemplo tem 6 ou 7 vezes mais alunos que o ISCTE, mas quantidade não é sinónimo de qualidade, e todo o meio académico e empresarial reconhece o ISCTE nas suas áreas, onde se destaca na área da Gestão, Psicologia e Sociologia por exemplo, e em que o ISEG ou se preferires a Universidade de Lisboa está atrás.
O ISCTE, Nova e Católica, são universidades com muito menos alunos, menos cursos logo também menos professores e consequentemente com menos investigadores, e relativamente recente.
O facto de serem mais recentes, e serem mais pequenas saem prejudicadas em alguns desses rankings.
Se tivesses em conta a dimensão das universidades o ISCTE estaria no topo, como por exemplo neste ranking das universidades jovens (universidades com menos de 50 anos) onde por exemplo neste ranking está em 1º, conforme podes ver aqui:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1963/iscte-novamente-melhor-universidade-jovem-portuguesa-ensino-investigacao
Ou seja, não faz sentido fazeres essa comparação e colocares esses rankings para distorcer a realidade, quando volto a referir, a discussão é entre Gestão no ISCTE vs ISEG.
Basta observar o caso da Universidade Nova de Lisboa, em que ao nível de gestão é considerada neste momento a melhor, mas ao nível de engenharia não o é, apesar de ser muito boa também.
Portanto acho ridículo quereres desviar as atenções das fraquezas do ISEG e tentares colocar o ISEG no mesmo patamar que algumas das outras faculdades da Universidade de Lisboa.
Relativamente a centros de investigação, como deves saber estes são avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que é a agência portuguesa que avalia a investigação em Portugal, com base em uma avaliação internacional independente, composta por investigadores e professores de universidades estrangeiras.
https://www.fct.pt/
Se comparares as avaliações dos centros de investigação vais ver que apesar de mais pequeno em termos de números (alunos, professores etc), o ISCTE proporcionalmente até tem melhor score nas avaliações dos centros de investigação que a Universidade de Lisboa.
Todos os centros de investigação do ISCTE estão classificados com muito bom ou excelente, ao contrário da Universidade de Lisboa que tem vários classificados com Bom e até tem um centro de investigação classificado como fraco, mas como tem dezenas de centros de investigação “abafa” as más classificações.
Por isso faria mais sentido comparares por exemplo as unidades de investigação do ISEG vs ISCTE, e nesse campo o ISCTE leva vantagem.
As duas unidades de investigação de economia e gestão avaliadas do ISEG (REM e CSG) tiveram classificação de muito bom.
Link: https://www.iseg.ulisboa.pt/investigacao/centros-de-investigacao/
Já as unidades de investigação relacionadas com economia e gestão do ISCTE (UNIDE e Dinâmia) tiveram classificação de Excelente e Muito bom respetivamente.
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1525/investigacao-com-qualidade-reconhecida-avaliacao-internacional
Logo poderemos concluir duas possibilidades: ou que o ISCTE (e até a NOVA e Católica) não investem nesses rankings, ou então, que o resultado que a Universidade de Lisboa obtém se deve essencialmente à investigação de outras faculdades (por exemplo Técnico, FML) do que propriamente do ISEG.
Quanto ao facto de referires que são as principais rankings internacionais isso é relativo, no caso das escolas de gestão os rankings considerados são outros.
Por exemplo nos Estados Unidos da América (EUA) os principais rankings são estes:
Ver anexo 24974
E o ISEG só aparece no ranking do FT, enquanto o ISCTE aparece nos dois primeiros ranking, do US News e no Financial Times.
Isso não me parece verdade. O ISEG tem o MIM há muitos anos, a questão é que não preencheu a qualidade e os requisitos necessários para entrar nesse ranking.
Como podes observar no site do ISEG eles referem “ISEG introduced the new MiM in 2020”, ou seja, reformularam o MiM, pois o anterior não conseguia entrar no ranking.
Não acredito que continuas a tentar enganar as pessoas com isto….
Volto a frisar que uma acreditação de uma pós graduação não é a mesma coisa que uma acreditação da escola.
Se consultares os sites do ISEG, Nova, FEP, ISCTE e Católica eles não consideram as acreditações de pós graduações como acreditações das faculdades, só tu continuas com essa teoria. Por essa ordem de ideias todas elas também podiam reclamar várias acreditações.
Vai aos sites das faculdades e vai ver que acreditações elas consideram, nem o próprio ISEG considera, pois apenas está como acreditação o AACSB e a AMBA, por isso, pára de dar informação errada às pessoas.
Já estou cansado de estar a vir aqui corrigir-te.
Por muito que te custe o ISCTE tem em 2023 mais acreditações que avaliam a própria faculdade do que o ISEG.
Acreditações do ISEG:
Acreditações do ISCTE:
- A3ES - A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) avalia e acredita instituições portuguesas de ensino superior e os seus ciclos de estudos.
- AACSB - O ISEG é acreditado pela AACSB na categoria "Business".
- AMBA - O MBA do ISEG é acreditado pela AMBA.
Quanto às afiliações e accreditações internacionais dos cursos:
- A3ES - A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) avalia e acredita instituições portuguesas de ensino superior e os seus ciclos de estudos.
- AACSB - O ISCTE é acreditado pela AACSB na categoria "Business".
- AMBA - O MBA do INDEG-ISCTE é acreditado pela AMBA.
- EUA - European University Association.
Afiliações + acreditações de cursos do ISEG:
- EFMD - European Foundation for Management Development.
- PRME - Principles for Responsible Management Education.
- GRLI - Globally Responsible Leadership Initiative.
- SDG - Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- PIRA – Positive Impact Rating for Universities
- CFA - A licenciatura em "Finance" e o mestrado em "Finance" pertencem ao University Affiliation Program.
- EIASM - European Institute for Advanced Studies in Management.
- ARPM - O mestrado em "Mathematical Finance" tem uma parceria com o Advanced Risk and Portfolio Management.
- RICS - A pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária é acreditada pelo RICS.
- PMI - A pós-graduação em Gestão de Projetos é acreditada pelo PMI.
- Institute and Faculty of Actuaries - o mestrado em Actuarial Science é acreditado pelo Institute and Faculty of Actuaries.
- CEFA - Os alunos que concluírem com sucesso a pós-graduação em "Análise Financeira" (que tem parceria com a APAF) recebem a certificação CEFA da EFFAS.
Afiliações + acreditações de cursos do ISCTE:
O ISEG tem 12 afiliações sendo que uma delas refere-se a um mestrado que o ISCTE não possui, e o ISCTE 12, por isso se retirarmos aquela que o Iseg tem a qual o ISCTE não pode possuir porque não tem o curso, o ISCTE tem mais afiliações.
- EFMD - European Foundation for Management Develpment.
- NIBES - Network of International Business and Economics Schools.
- CFA - O mestrado em "Finance" pertence ao University Affiliation Program.
- GBSN - Global Business School Network.
- EDAMBA – European Doctoral Programmes Association in Management & Business Administration.
- GARP - A pós-graduação em "Mercados e Riscos Financeiros" tem parceria com a GARP.
- PRME Champion (link: PRME Champions)
- CLADEA - Latin American Council of Management Schools (link: https://cladea.org/miembros/portugal/)
Onde é que o ISEG tem parcerias com 168 universidades?
Eu fiz questão de contar e são 127 universidades, conforme podes comprovar aqui.
https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/unidade/erasmus/international-partners?locale=en
Ainda continuas a acreditar nisso quando a taxa de desemprego é maior no ISEG que nas restantes faculdades e que o aproveitamento escolar é menor que nas outras faculdades? Devias pedir ao ISEG para colocar informação credível, pois não bate certo com os restantes parâmetros (empregabilidade, aproveitamento escolar, interação com meio empresarial etc.) de organismos nacionais e internacionais.
Mas isso não se refere a um mestrado? Estares a generalizar pode induzir em erro as restantes pessoas, pois por exemplo ao nível das licenciaturas o ISEG tem a maior taxa de desemprego e menos empresas presentes nos fóruns de emprego, por isso, não devias referir isso para não induzir as pessoas em erro.
A sério? Ainda continuas a desvalorizar o ISCTE? Basta ver o percurso profissional dos alunos do ISCTE e comparar com os do ISEG para perceber que todas as empresas de topo recrutam no ISCTE (ao contrário de no ISEG), e podes voltar a consultar os fóruns de emprego de ambas as faculdades, onde o ISCTE leva muito mais emrpesas.
Ok, deve ter a maior rede de alumni em Portugal, fruto da sua idade, parece-me irrelevante dar importância a esse ponto que é o óbvio, pois o ISCTE e a NOVA só têm 50 anos.
Agora referires que a rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal já é enganar. Até podes referir isso nesse ano em relação aos mestrados em finanças, que é isso que trata a noticia, mas não devias dar uma ideia que abrange as restantes áreas e cursos, para não induzir as pessoas em erro.
Seguindo o teu raciocínio também podia dizer que o ISCTE é a 5ª escola com maior crescimento do mundo, a melhor em Portugal em internacionalização, maior número de estudantes internacionais e em progressão na carreira com base nestaes parâmetros do Financial Times:
https://ibs.iscte-iul.pt/noticias/2191/iscte-executive-education-5-escola-de-negocios-com-maior-crescimento-no-mundo-segundo-ranking-financial-times-2023
Portugal mantém três mestrados de gestão entre os melhores do mundo. Iscte sobe 12 lugares
https://www.jornaldenegocios.pt/comunicados-de-imprensa/detalhe/iscte-ee-5-escola-negocios-com-maior-crescimento-no-mundo-ranking-ft
Peço que não deturpes as noticias relacionadas com o ISEG. Não vamos por aí, estas avaliações são feitas anualmente e com base dos diferentes mestrados, não se referem à escola como um todo.
Tendo o ISEG a maior taxa de desemprego, menor aproveitamento escolar, menos empresas nos fóruns, obviamente nunca se poderia referir o que referiste.
Continuas a remover nomes da lista do ISCTE sem qualquer critério e a incluir no ISEG.
O José Miguel Chambel é o Diretor em Portugal de Corporate and Investment Banking que é uma subsidiária do Citibank, tal como a Google cloud é uma subsidiária da empresa mãe Google.
Por essa lógica, não deverias colocar esta:
Sofia Marta – Country Manager Google Cloud (sub-divisão da Google em Portugal) - de referir que o CEO da Google Portugal não é do ISEG é Bernardo Correia linkedin: https://pt.linkedin.com/in/bercorreia
E se colocaste essa deverias colocar este do ISCTE:
Tiago Monteiro - Executive Director Microsoft Portugal de Enterprise Commercial & Strategic Industries
E removeste André Themudo que é o Diretor da Blackrock em Portugal e Head of Wealth and Asset Managers Blackrock Iberia.
https://www.blackrock.com/pt/profissionais/sobre-nos/sobre-blackrock
José Bagina é CEO Portugal do SDG Group. O SDG Group tem 1000-5000 trabalhadores ao nível internacional, no entanto referes que em Portugal não tem trabalhadores suficientes, no entanto trata-se de uma empresa internacional com algum peso, e tens na tua lista por exemplo o “selfmade billionaire” que ninguém sabe dados da empresa, e que não deve ter muitos trabalhadores…
Ele é partner, no fundo é um senior, não quer dizer que seja o responsável máximo da empresa, e que tome as decisões estratégicas da empresa. Ele aparece como o responsável por uma das muitas secções, nesse caso ele está na secção estratégia. Miguel Cardoso Pinto
Se pesquisares o líder da EY em Portugal é este:
João Alves
Seguindo o teu raciocínio também poderia colocar vários exemplos do ISCTE:
Susana Claro – Partner na Pwc
https://www.linkedin.com/in/susana-claro
Fernando Torres Fiqueiredo – Partner na Mckinsey
https://uk.linkedin.com/in/fernandotorresfigueiredo
Claudio Gonçalves – Senior Partner na Kearney e Head of Energy & Process Industries Practice in Brazil
https://www.linkedin.com/in/claudiogoncalves/
Pedro Pulido – Partner na EY
https://www.linkedin.com/in/pedro-pulido-30a6a840/
Fabio Cruz – Partner na EY
https://www.linkedin.com/in/fábio-cruz-91754a48/
Pedro Subtil – Partner EY
https://www.linkedin.com/in/pedro-subtil-2330a84b/
Margarida Ramos Pereira – Partner Deloitte
https://www.linkedin.com/in/margarida-ramos-pereira-80b660/?originalSubdomain=pt
Só para nomear alguns partners do ISCTE.
Não me parece que uma empresa que tenha uma tiragem de 26 000-35000 revistas/jornais em Portugal seja uma grande empresa, e a julgar pela crise no sector diria que não deve ter mais que 10-20 trabalhadores Não bate algumas empresas que referi de alumni do ISCTE e que recusaste colocar na lista.
Não é uma empresa, pelos teus critérios não devia entrar, apesar de eu pessoalmente achar um cargo prestigiante.
Recordo-te que recusaste colocar Dana Redford que veio dos EUA de propósito fazer o doutoramente ao ISCTE e professor na universidade de Berkeley na California, onde também Diretor de Curso do Center for Executive Education do mesmo instituto.
https://webinars.dge.mec.pt/speaker/dana-redford
Se recusaste este do ISCTE não deverias colocar esse… mas vou adicionar esse à lista.
É uma media empresa, não faz sentido colocar apesar de ter muitos trabalhadores o VN é de 24,5 milhões, pelo que segundo os teus critérios já removeste empresas da lista do ISCTE com base nesse volume de negócios.
Não é considerada uma grande empresa, e além disso não me parece que seja a presidente.
Apesar de não ser uma grande empresa, face à sua visibilidade, na minha opinião faz sentido estar.
Não é uma grande empresa.
Não é uma grande empresa. Parece-me uma pequena empresa de retalho com 75 supermercados nos Emirados Arabes Unidos
Pequena empresa, 2.5 milhões em 2021, já excluíste empresas do ISCTE com 10x mais VN…
Recordo que foste tu a estipular estes critérios nos teus comentários em outros tópicos.
Enfim, continuo a ter de vir aqui corrigir a tua informação….
Essa é a tua opinião
Já o mesmo não se pode dizer do ISEG que não é definitivamente a mais reputada faculdade de Economia e Gestão., ficando atrás da Nova, ISCTE, FEP e Católica.
Estamos a comparar Escolas/cursos de Gestão e por isso não faz sentido vires colocar rankings (alguns deles desconhecidos) onde indica o ranking da Universidade de Lisboa englobando todas as faculdades da universidade e não o ISEG em particular.
Onde queres chegar?
Isto desculpa que te diga é para mim manipulação no seu máximo, em vez de comparares a escola de gestão do ISEG com a IBS- ISCTE estás a fazer comparações que não têm razões de ser, onde a Universidade de Lisboa beneficia da investigação que é feita nas outras faculdades da Universidade de Lisboa e não do ISEG
Existem dezenas de rankings diferentes e vais buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas.
Estás a querer insinuar que estas três faculdades não são melhores que o ISEG em gestão?
Achas que a Nova em Economia está nos lugares que referem alguns desses rankings? Que Católica é a número 900º do mundo ou 1200 como aparece em alguns rankings que colocaste? Ou o ISCTE?
Tens a plataforma de U-Multirank, que é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus. Aqui permite comparar ambas as escolas que é o que interessa aos alunos e não haver confusões como queres criar.
Link: The Project
Avaliação escolas ISCTE vs ISEG:
ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at...ngs/?variant=track&department=700626&field=24
ISEG: https://www.umultirank.org/study-at...kings/?variant=track&department=1232&field=24
Como podes ver na comparação entre escolas de gestão, a escola de gestão do ISCTE está à frente do ISEG, e é sobre isso que interessa para este tópico.
Entre os alunos do ISCTE e da Nova costumamos dizer na brincadeira que o ISEG é a eterna 5ª escola de gestão em Portugal
e não é por colocares rankings (muitos deles duvidosos e que não retratam a realidade) que mudará isso.
O ISCTE, Nova e Católica, são universidades com muito menos alunos, menos cursos logo também menos professores e consequentemente com menos investigadores, e relativamente recente.
O facto de serem mais recentes, e serem mais pequenas saem prejudicadas em alguns desses rankings.
Se tivesses em conta a dimensão das universidades o ISCTE estaria no topo, como por exemplo neste ranking das universidades jovens (universidades com menos de 50 anos) onde por exemplo neste ranking está em 1º, conforme podes ver aqui:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1...ersidade-jovem-portuguesa-ensino-investigacao
Logo poderemos concluir duas possibilidades: ou que o ISCTE (e até a NOVA e Católica) não investem nesses rankings
Quanto ao facto de referires que são as principais rankings internacionais isso é relativo
no caso das escolas de gestão os rankings considerados são outros.
Por exemplo nos Estados Unidos da América (EUA) os principais rankings são estes:
![]()
E o ISEG só aparece no ranking do FT, enquanto o ISCTE aparece nos dois primeiros ranking, do US News e no Financial Times.
O MiM do ISEG foi criado em 2020 (os primeiros graduados terminaram o curso no final de 2021/início de 2022), e dado que para entrar nesse ranking têm de ser feitos inquéritos ao graduados 3 anos após o término do curso, o ISEG só poderá ser classificado em 2025 (este ranking só sai em setembro).
Isso não me parece verdade. O ISEG tem o MIM há muitos anos, a questão é que não preencheu a qualidade e os requisitos necessários para entrar nesse ranking.
Como podes observar no site do ISEG eles referem “ISEG introduced the new MiM in 2020”, ou seja, reformularam o MiM, pois o anterior não conseguia entrar no ranking.
Por muito que te custe o ISCTE tem em 2023 mais acreditações que avaliam a própria faculdade do que o ISEG.
Afiliações + acreditações de cursos do ISCTE:
- EFMD - European Foundation for Management Develpment.
- NIBES - Network of International Business and Economics Schools.
- CFA - O mestrado em "Finance" pertence ao University Affiliation Program.
- GBSN - Global Business School Network.
- EDAMBA – European Doctoral Programmes Association in Management & Business Administration.
- GARP - A pós-graduação em "Mercados e Riscos Financeiros" tem parceria com a GARP.
- PRME Champion (link: PRME Champions)
- CLADEA - Latin American Council of Management Schools (link: https://cladea.org/miembros/portugal/)
Onde é que o ISEG tem parcerias com 168 universidades?
Ainda continuas a acreditar nisso quando a taxa de desemprego é maior no ISEG que nas restantes faculdades
e que o aproveitamento escolar é menor que nas outras faculdades?
Devias pedir ao ISEG para colocar informação credível, pois não bate certo com os restantes parâmetros (empregabilidade, aproveitamento escolar, interação com meio empresarial etc.) de organismos nacionais e internacionais.
Serviços de carreira:
Os "serviços de carreira" do ISEG são os melhores de Portugal, segundo o Financial Times.
Mas isso não se refere a um mestrado? Estares a generalizar pode induzir em erro as restantes pessoas
menos empresas presentes nos fóruns de emprego, por isso, não devias referir isso para não induzir as pessoas em erro.
O ISEG tem acordos de cooperação e de estágios com empresas mais reputadas que o ISCTE.
- O ISEG tem várias parcerias e acordos de cooperação com várias empresas de renome, como a Bain & Company (MBB), McKinsey (MBB), as Big 4, Microsoft, BNP Paribas, Galp, EDP, Jerónimo Martins, Sonae, entre outras. As MBB são empresas com processos de recrutamento altamente competitivos, e que são conhecidas por só contratarem os melhores alunos das melhores faculdades. Por isso, uma faculdade conseguir ter parcerias com empresas das MBB é um "selo de qualidade".
- O ISCTE não tem parcerias (pelo menos eu não encontrei informação online sobre isso) com empresas das MBB, mas tem parcerias com as Big 4, BNP Paribas, Galp, EDP, Nestlé, Jerónimo Martins, Sonae, L'Oréal, Vodafone, entre outras.
A sério? Ainda continuas a desvalorizar o ISCTE?
todas as empresas de topo recrutam no ISCTE (ao contrário de no ISEG) e podes voltar a consultar os fóruns de emprego de ambas as faculdades, onde o ISCTE leva muito mais emrpesas.
Ok, deve ter a maior rede de alumni em Portugal, fruto da sua idade, parece-me irrelevante dar importância a esse ponto que é o óbvio, pois o ISCTE e a NOVA só têm 50 anos.
A eficácia da rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal, segundo o Financial Times.
Esta métrica avalia a eficácia da rede de alumni em oportunidades de carreira, em criar empresas, adquirir novas ideias, recrutar staff e fazer eventos (como por exemplo palestras relacionadas com carreira).
Agora referires que a rede de alumni do ISEG é a melhor em Portugal já é enganar.
Peço que não deturpes as noticias relacionadas com o ISEG
Tendo o ISEG a maior taxa de desemprego, menor aproveitamento escolar, menos empresas nos fóruns, obviamente nunca se poderia referir o que referiste.
Continuas a remover nomes da lista do ISCTE sem qualquer critério e a incluir no ISEG.
O José Miguel Chambel é o Diretor em Portugal de Corporate and Investment Banking que é uma subsidiária do Citibank, tal como a Google cloud é uma subsidiária da empresa mãe Google.
E removeste André Themudo que é o Diretor da Blackrock em Portugal e Head of Wealth and Asset Managers Blackrock Iberia.
https://www.blackrock.com/pt/profissionais/sobre-nos/sobre-blackrock
José Bagina é CEO Portugal do SDG Group. O SDG Group tem 1000-5000 trabalhadores ao nível internacional, no entanto referes que em Portugal não tem trabalhadores suficientes, no entanto trata-se de uma empresa internacional com algum peso
e tens na tua lista por exemplo o “selfmade billionaire” que ninguém sabe dados da empresa, e que não deve ter muitos trabalhadores…
Ele é partner, no fundo é um senior, não quer dizer que seja o responsável máximo da empresa, e que tome as decisões estratégicas da empresa. Ele aparece como o responsável por uma das muitas secções, nesse caso ele está na secção estratégia. Miguel Cardoso Pinto
Recordo-te que recusaste colocar Dana Redford que veio dos EUA de propósito fazer o doutoramente ao ISCTE e professor na universidade de Berkeley na California, onde também Diretor de Curso do Center for Executive Education do mesmo instituto.
https://webinars.dge.mec.pt/speaker/dana-redford
Se recusaste este do ISCTE não deverias colocar esse… mas vou adicionar esse à lista.
WYgroup - Pedro Janela - Fouder & Chairman (Fez uma formação)
É uma media empresa, não faz sentido colocar apesar de ter muitos trabalhadores o VN é de 24,5 milhões, pelo que segundo os teus critérios já removeste empresas da lista do ISCTE com base nesse volume de negócios.
Revigres - Paula Roque - Managing Partner (fez uma formação) (Revigres é considerada grande empresa)
Não é considerada uma grande empresa, e além disso não me parece que seja a presidente.
Padaria Portuguesa - Nuno Carvalho - Founder & CEO
Apesar de não ser uma grande empresa, face à sua visibilidade, na minha opinião faz sentido estar.
Moneris - Rui Pedro Almeida - CEO
Não é uma grande empresa.
Dukan Retailing Company - Hélder Miguens – CEO
Não é uma grande empresa. Parece-me uma pequena empresa de retalho com 75 supermercados nos Emirados Arabes Unidos
SANA Hotels & Resorts - Karim Vissangy - Managing Directo
Pequena empresa, 2.5 milhões em 2021, já excluíste empresas do ISCTE com 10x mais VN…
Durante décadas o ISCTE, juntamente com a Nova e Católica e mais recentemente a FEP, foram consideradas pelas principais empresas de Recursos Humanos como as principais faculdades da área de gestão, sendo os seus alunos no top das preferências de recrutamento.
O ISEG pode ser uma excelente escola, especialmente na matemática aplicada à economia, mas nunca teve um cluster suficientemente desenvolvido e especializado na área da Gestão como o ISCTE.
- Licenciaturas ISCTE vs ISEG
O U-Multirank é uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus.
Link: The Project
Metodologia: https://www.umultirank.org/about/methodology/our-approach/
Este estudo usa uma escala de Avaliação de A a E, sendo nota A correspondente a Muito Bom e E a Fraco.
![]()
![]()
Podemos verificar que os alunos da licenciatura de gestão do ISCTE-IUL têm muito melhor desempenho e aproveitamento escolar obtendo a classificação de B (Bom) enquanto os do ISEG apenas obtém a classificação D (abaixo da média). Também é possível verificar que os alunos do ISCTE (nota C) estão em maior contato com as empresas ao longo da licenciatura do que os alunos do ISEG (nota D). Quanto à vertente internacional ambas estão bem cotadas (nota A).
Grau de satisfação com a faculdade/curso licenciatura ISCTE vs ISEG
Licenciatura de Economia do ISEG![]()
Licenciatura de gestão do ISEG![]()
Neste campo não há dados do ISCTE na plataforma, mas podem consultar no site:
https://www.iscte-iul.pt/noticias/2263/inqueritos-estudantes-revelam-elevada-satisfacao-com-iscte
Podemos concluir que o grau de satisfação dos estudantes do ISCTE em relação à instituição é muito superior aos do ISEG, tendo o ISEG resultados surpreendentes ao mesmo nível do grau de satisfação dos alunos da Beira Interior.
Eu pessoalmente também não estava à espera que os estudantes do ISEG tivessem este nível de insatisfação, que apesar de não ser uma má classificação está abaixo do que alguns apregoam aqui no fórum.
Em 2019 (antes da pandemia) o ISCTE conseguiu atrair 95 (!) grandes empresas para o seu Career Forum, um feito nunca alcançado em Portugal. Enquanto o ISEG nunca ultrapassou as cinco dezenas.
Verificou-se um decréscimo no número de empresas participantes nos eventos devido à pandemia do Covid em 2020-2021-2022.
Verificamos que o ISCTE consegue atrair mais empresas de topo que o ISEG. Tendo batido recordes ao longo dos anos em Portugal.
Condecorações e Ordens Honorificas
O ISCTE é a única universidade pública com a Ordem de Instrução Pública e Membro Honorário desta ordem honorífica.
A Ordem da Instrução Pública é atribuída pelo Presidente da Répública e destina-se a galardoar "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”
https://www.iscte-iul.pt/noticias/1779/iscte-distinguido-com-ordem-instrucao-publica
ISCTE os alunos ganham mais vezes os prémios mais importantes de gestão que os do ISEG, o que vem evidenciar a excelência e qualidade do ensino da Gestão no ISCTE.
Por exemplo o ISEG nunca venceu o L’Oréal Brandstorm (onde o ISCTE já venceu uma final mundial), e no Prémio Interpares em 15 edições o ISEG nunca alcançou um lugar entre os 3 finalistas enquanto o ISCTE é um dos que tem mais vitórias.
Doctor of Business Administration (DBA)
ISCTE
Relativamente ao Doutoramento do ISCTE, o facto de pertencer ao EDAMBA é importante, pois valoriza o mesmo, e a prova é que o DBA (Doctor of Business Administration) do ISCTE foi considerado em 2023 um dos 15 melhores do mundo pela The Association of DBA’s (Doctorate in Business Administration) International Dubai Ranking ™, sendo a única universidade portuguesa a ter um programa doutoral num ranking.
https://bru.iscte-iul.pt/ranking-for-doctor-of-business-administration-dba/
https://bru.iscte-iul.pt/programs/dba/
https://dubairanking.net/#toprankings
ISEG
O ISEG teve também um DBA mas entretanto encerrou, e enquanto esteve em funcionamento não estrou em qualquer ranking internacional.
https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/...sum_=20248c09bd23e5dffbd4e52e715dba8a41275483
https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/...ternacional/other-programmes/other-programmes
O ISEG está mais perto da zona histórica de Lisboa é verdade, mas longe do pulsar académico, em que a única faculdade que tem perto é o IADE.
Enquanto que o ISEG está numa zona longe deste ambiente, e a única universidade perto deles é o IADE, por isso só é possível conviver com alunos dessa faculdade além dos da própria.
Chegou a haver pelo menos uma festa em que um dos patrocínios era a Tommy Hilfinger, nunca uma faculdade portuguesa conseguiu atingir isso, e não só, também outras marcas de renome.
Hmmm, estou a assistir a este tópico há meses, mas deixo aqui uma informação relevante para alunos do secundário/interessados em ingressar no Ensino Superior (a quem este tópico supostamente se dedica): as avaliações da FCT são muitas vezes relevantes do ponto de vista do financiamento do próprio centro, dos seus projectos. Boas avaliações significam melhores chances de um orçamento mais proveitoso e é esse o "valor" da avaliação, não há grandes diferenças entre um centro avaliado como Muito Bom e como Excelente, reitero que essas informações são relevantes para o centro a nível de financiamento, mas nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom. Ou seja, é praticamente irrelevante uma "competição" em que o que se compara é... a avaliação da FCT.Relativamente a centros de investigação, como deves saber estes são avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que é a agência portuguesa que avalia a investigação em Portugal, com base em uma avaliação internacional independente, composta por investigadores e professores de universidades estrangeiras.
https://www.fct.pt/
Se comparares as avaliações dos centros de investigação vais ver que apesar de mais pequeno em termos de números (alunos, professores etc), o ISCTE proporcionalmente até tem melhor score nas avaliações dos centros de investigação que a Universidade de Lisboa.
Todos os centros de investigação do ISCTE estão classificados com muito bom ou excelente, ao contrário da Universidade de Lisboa que tem vários classificados com Bom e até tem um centro de investigação classificado como fraco, mas como tem dezenas de centros de investigação “abafa” as más classificações.
Se não vim mais cedo foi porque não me foi possível.maskedcrab disse:
Já se passaram dois meses, mas tu continuas a vir para aqui com "duas pedras na mão" acusar-me de estar a manipular e mentir.
Não percebo porque é que ficas tão chateado com a minha opinião, principalmente quando eu utilizei sempre fontes para corroborar as minhas opiniões.
E é por aí que devias ter começado, pois é sobre isso que se trata o tópico.Literalmente, logo a seguir ao texto sobre a Universidade de Lisboa, eu coloquei os rankings das áreas de "Economia", "Gestão" e "Finanças" e também de "Business Schools"./
Por isso, não vale a pena acusares-me de ir "buscar rankings onde o ISCTE, Católica e a NOVA saem claramente prejudicadas".
Juro que não percebo porque é que ficaste tão chateado por eu apresentar rankings, principalmente quando 7 desses 10 também estão no website do ISCTE.
Tentas descredibilizar 10 rankings que eu apresentei, e depois apresentas o ranking U-Multirank que "por coincidência" (sarcasmo), coloca o ISCTE melhor cotado, e nesse ranking, nem a NOVA nem a FEP aparecem.
Muito deles duvidosos?
Rankings que eu apresentei nas áreas de Economia, Gestão e Finanças:
Por exemplo, nos rankings do RePec/IDEAS, quando se comparam os 10 melhores investigadores de cada faculdade de Economia em Portugal relativamente à investigação feita nos últimos 10 anos, o ISEG continua a aparecer melhor classificado:
Ahahahahaha
Basta abrires o link do ranking que está na notícia que apresentaste para veres que, nesse ranking (universidades com menos de 50 anos), o ISCTE aparece em terceiro lugar em Portugal.
Tens fontes que corroborem que os rankings que eu apresentei são pagos, ou é só mais uma insinuação infundada?
Exactamente, esses são 3 dos principais, e podemos adicionar o Financial Times e US news, o Eduniversal e U-multirank, todos os outros sãos secundários.Estás errado.
Basta abrires o link deste paper que mostra que os rankings QS, Shanghai e THE são os principais rankings académicos.
Errado.
Eu já andava no ISEG antes de 2020 e posso garantir que não havia um mestrado em Gestão. Apenas havia um MBA.
LOLOLQue aproveitamento escolar te estás a referir? (fontes?)
Se a tua definição de aproveitamento escolar for notas de conclusão de licenciatura, então sim, costumam ser mais baixas que as do ISCTE segundo os dados do Infocursos. Mas isto em nada tem a ver com a qualidade de ensino.
Quando muito, pode ser sinal que o ISEG é mais exigente que o ISCTE.
Os serviços de carreira de uma faculdade não organizam apenas feiras de emprego. Também fazem:
Estamos a falar de ISEG vs ISCTE e vais buscar a Nova? Falta-te argumentos para o ISEG?Além disso, quantidade de empresas que vão a uma feira de emprego é diferente de qualidade dessas mesmas empresas. A NOVA SBE leva menos empresas à sua feira de emprego, mas a qualidade dessas empresas é superior à das empresas que vão à feira de emprego do ISCTE.
As empresas de topo também contratam no ISEG, apenas não tantas como no ISCTE.Explica-me lá como é que sabes que as empresas de topo não contratam no ISEG?
Ah para ti um ranking patrocinado pela Comissão Europeia e programa Erasmus não é credível, mas um ranking onde os investigadores têm de se inscrever para aparecer, já é credível?Por isso, toda a tua análise em que usas apenas esse ranking para justificares que o ISCTE é melhor que o ISEG, não é credível.
E além disso, mencionas o Prémio "Primus Interpares", que nem sequer é um prémio de Gestão.
Regulamento dos prémios "Primus Interpares":
Alunos de Economia, Gestão e Engenharia podem candidatar-se. A avaliação para a atribuição desse prémio é feita em 4 fases:
- 1ª: "A EGOR CONSULTING realiza a seleção das candidaturas apresentadas através da verificação dos documentos comprovativos que o candidato reuniu, à data da candidatura, e de todos os requisitos cumulativos e imperativos constantes das alíneas de a) a f) do artigo 5º deste regulamento."
- 2ª: "Nesta fase II será desenvolvido um processo de avaliação que incluirá realização de testes psicológicos com utilização de tecnologias digitais."
- 3ª: "Os pré-finalistas apurados para a Fase III serão sujeitos, em regime digital a um conjunto de provas desenvolvidas especificamente pela EGOR CONSULTING, tendo como objetivo a avaliação do perfil de competências comportamentais identificadas como relevantes para o processo de seleção. O processo de avaliação envolverá igualmente os resultados da apreciação de cada candidato, através de um questionário – desenvolvido pela EGOR – enviado via internet a três colegas e dois docentes universitários escolhidos pelo próprio candidato (...)".
- 4ª: "Na Fase IV, os 5 candidatos finalistas apurados na fase anterior serão presentes ao Júri, que escolherá os 3 vencedores da respetiva edição do Prémio Primus Inter Pares. (...) O Júri levará em linha de conta o desempenho dos candidatos nas fases de apuramento anteriores, que será objeto da constituição de um dossier personalizado para cada candidato finalista por parte da EGOR, sem que, no entanto, esse desempenho anterior assuma valor determinante ou vinculativo para o Júri."
Ou seja, aquilo que é avaliado nesse prémio são:
- Teste psicológicos
- Competências comportamentais
- Opinião de 3 colegas.
- Opinião de 2 professores
- Decisão do júri com base num dossier feito pela EGOR Consulting
Em que planeta isto é um prémio de gestão?
Curiosamente o ISEG enquanto teve o DBA nunca conseguiu entrar no ranking que qualificas de lixo, o que isso diz sobre o ISEG?Basta olhares para as faculdades que aparecem nesse ranking de doutoramento para perceberes que esse ranking é lixo.
Não percebeste o meu ponto, eu apenas referi isso, porque como sabes, as empresas só patrocinam um evento se considerarem que há qualidade e atratividade do mesmo, pois não querem que a imagem delas esteja colada a algo negativo.Weird Flex, but ok.
Se não vim mais cedo foi porque não me foi possível.
Eu não fico chateado com a tua opinião, apenas estupefacto.
Discordo em parte com o teu post.Hmmm, estou a assistir a este tópico há meses, mas deixo aqui uma informação relevante para alunos do secundário/interessados em ingressar no Ensino Superior (a quem este tópico supostamente se dedica): as avaliações da FCT são muitas vezes relevantes do ponto de vista do financiamento do próprio centro, dos seus projectos. Boas avaliações significam melhores chances de um orçamento mais proveitoso e é esse o "valor" da avaliação, não há grandes diferenças entre um centro avaliado como Muito Bom e como Excelente, reitero que essas informações são relevantes para o centro a nível de financiamento, mas nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom. Ou seja, é praticamente irrelevante uma "competição" em que o que se compara é... a avaliação da FCT.
Além disso, reitero que o tópico deveria ter como destino prestar informações a estudantes interessados em determinados cursos de determinadas IES e que a informação perde-se e dispersa-se quando o foco é uma "competição" que, a observadores externos, parece muito pessoal entre as duas pessoas envolvidas, que podem perfeitamente ter opiniões diferentes, ao invés de quererem provar quem é que tem "razão" (numa "competição" em que os critérios objectivos não são assim tão objectivos, além de que há outros factores que relevam na escolha). E se calhar sou só eu, mas acho muito estranho colocarem-se links de perfis alheios do LinkedInCom isto, termino a mensagem na esperança de que as informações prestadas por todos possam ser úteis a alguém por aí!
Parece-te redutor a ti, na tua opinião, da qual posso perfeitamente discordar respeitosamente. Se fosse verdadeiramente relevante a avaliação feita pelo painel sem ser pelo ponto de vista do financiamento, terias certamente vários investigadores a referirem nos seus CV's que estão integrados em centros avaliados como "Excelentes" - isso não acontece. Não acontece porque, ainda que a avaliação tenha um painel de especialistas respeitados, o processo é extremamente burocrático e os centros interessam-se do ponto de vista do financiamento - é um *processo* com uma finalidade, do mesmo modo que a A3ES avalia os cursos em Portugal e tem sempre no painel um especialista internacional, mas nenhuma IES refere que o curso foi avaliado pelo reputado sr. X ou Y. Colocares a tabela da avaliação qualitativa que a FCT faz não contradiz o que estou a dizer - estou a falar de uma realidade prática, do ponto de vista de alguém que integra um centro de investigação e que, muito por acaso, está em processo de ser avaliado - com os atrasos, o que isso significou foi um corte temporário nas verbas, neste ano e meio em que faço parte do centro não ouvi nenhum dos nossos investigadores a queixar-se do atraso porque isso impactaria algum aspecto qualitativo da produção do centro. Podes perfeitamente discordar deste ponto de vista, mas o que estou a expressar é um ponto de vista que me ultrapassa a mim, está também ligada ao que conheço dos outros investigadores. Por curiosidade, há uns anos houve um problema grave com as avaliações noutros centros, que originaram artigos como este: Estudos clássicos: “Esta investigação em Portugal acabou. Ponto final”Discordo em parte com o teu post.
É verdade que as avaliações impactam nos financiamentos. Mas essas avaliações são feitas não só ao nível quantitativo mas também qualitativo. Cingir as avaliações apenas ao ponto de vista da quantidade de financiamento parece-me redutor.
Os centros de avaliação são avaliados como um todo, por uma equipa internacional de especialistas e as notas são dadas de acordo com critérios especializados.
Estas são a descrição das notas:
Ver anexo 25023
Fonte: FCT — R&D Units — FAQ
Há no entanto algumas diferenças entre as avaliações.
Só referi esta questão na sequência de um post colocado por outro user em Março de 2023.
Quanto a dizeres que nenhum investigador recebe renome devido a estar num centro avaliado como Excelente em detrimento de um que está num centro avaliado como Muito Bom não concordo inteiramente.
Todos que procuram ter uma carreira de investigação ambicionam estar nos principais centros de investigação, pois isso lhes dá outra visibildiade (investigar no Imperial College não é o mesmo que investigar numa qualquer universidade em Portugal) por exemplo.
Mas também é verdade que a avaliação de cada um é também avaliada per se, ou seja, há excelentes investigadores em centros de investigação menos reconhecidos, mas com uma qualidade do seu trabalho incrivel e reconhecidos pelos seus pares.
Não nos podemos esquecer que é importante ter boas avaliações e recohecimento para poder eventualmente progredir nas universidades, quer seja como professores, ou chefes de equipa, etc.
Quanto ao Linkedin, é possível colocar os perfis como privados, e todos eles têm o perfil aberto, penso que isto só lhes traz reconhecimento e notoriedade ao seu percurso profissional e académico, há quem queira ter uma grande network de contactos. Mas se acharem que inflige alguma regra do fórum digam sff que da minha parte removo os links que coloquei nos meus posts.
Boas,Olá, bom dia!
É extremamente difícil, arrisco-me a dizer impossível de prever qual será a nota do último colocado no Iscte e no ISEG.
Não sei se te estas a referir a gestão, mas se sim, penso que no ISEG muito provavelmente entras. No Iscte o ano passado a nota do último colocado foi de 16,8 em gestão, logo é mais difícil de ter essa certeza. Contudo, poderás eventualmente entrar.
Todavia é como disse inicialmente, isto são palpites, porque a nota do último colocado é uma incógnita.