ISEG ou ISCTE (Gestão/Economia)

Olá.

(Carreguem nos links a azul para acederem aos links)

Estou só a escrever este post para lembrar que a resposta que eu escrevi há 1 ano está neste momento desatualizada, e no futuro, como é natural, também irá estar. Por isso, se estiverem a ler isto em anos futuros (como por exemplo em 2025) recomendo que abram os links e confirmem se a informação ainda está atualizada.

Por exemplo:

Também queria só aproveitar para fazer algumas correções a outra resposta que está neste tópico.

O Financial Times, que produz um dos principais rankings de escolas de economia e gestão (e muito valorizado por alguns users aqui no fórum), publicou este mês o ranking das melhores escolas de economia e gestão da Europa. Este ranking põe em causa e refuta ainda mais o que uma pessoa apregoa aqui no fórum, e reforça aquilo que eu tenho vindo a dizer sobre o ISCTE estar no top 3 e o ISEG ser "apenas" a 5ª escola de gestão em Portugal.

A posição das escolas portuguesas neste ranking é este:

European Business School Rankings 2023

"Este ranking põe em causa e refuta ainda mais o que uma pessoa apregoa aqui no fórum, e reforça aquilo que eu tenho vindo a dizer sobre o ISCTE estar no top 3 e o ISEG ser "apenas" a 5ª escola de gestão em Portugal."

Como já tinha referido na minha primeira reposta a este tópico:

European Business School Rankings 2023

21º lugar – Nova
22º lugar – Católica
44º lugar – ISCTE
53º lugar – FEP
59º lugar – ISEG

A ISCTE Business School (IBS) volta ao pódio top 3 onde sempre tinha estado.

"A ISCTE Business School (IBS) volta ao pódio top 3 onde sempre tinha estado"

Os únicos anos em que o ISCTE apareceu em 3º lugar (em Portugal) nesse ranking foram em 2019 e 2023. Em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020, 2021 e 2022, a escola que apareceu em 3º lugar (em Portugal) nesse ranking foi a FEP|PBS, que em 2012, se tornou a 3º business school portuguesa classificada, depois da NOVA SBE e CATÓLICA Lisbon.

World EMBA Ranking 2023
63º lugar Lisbon MBA - Católica-Nova
100º lugar EMBA - ISCTE

De referir que o ISEG nunca conseguiu entrar neste ranking.

Importa salientar que o ISCTE tem o mérito de conseguir colocar o seu Executive MBA no top 100 dos melhores do mundo sozinho, ao contrário do Lisbon MBA que é feito em conjunto por duas faculdades.

Neste campo dos Mestrados executivos o ISCTE atinge o lugar nº34 europeu enquanto o ISEG o 55º lugar.

No Financial Times - European Business School Rankings 2023, onde também aparecem os resultados europeus dos Executive MBAs (EMBA), o EMBA do ISCTE ficou colocado em 54º lugar na Europa, enquanto que o EMBA do ISEG ficou classificado em 55º.

Última edição:
maskedcrab disse:

ISEG agora é triple-crown accredited

Parabéns. Como já tínhamos referido era uma questão de tempo até o ISCTE, ISEG e FEP conseguirem.

· · O ISEG Career Forum de 2023 que teve mais de 100 empresas presentes.
Devias pedir um aumento de avença lá no ISEG.

Esta é mais uma mentira do vosso departamento de comunicação. Na altura que vim aqui ao fórum postar em outubro, estavam a anunciar no site que era 150 empresas, passados uns dias apagaram e alteraram para 100, e quando vamos contar uma a uma verificamos que afinal são aproximadamente 60 no dia do evento.

Por muito que te custe o ISCTE ainda tem de longe o recorde em Portugal de empresas presentes no seu fórum empresas.

Enfim, para além das borlix do 1º ano, e de espalharem publicidade enganosa no metro, ainda mentem no site, o vosso desespero é tão grande que vale tudo. Alguém deve ter falhado a cadeira de ética, se é que a têm.

Btw já retiraram o logo do top50 da FT da vossa página? Da última vez que fui lá ainda o tinham, quando não estão ,nem nunca estiveram, no top 50 das Business School Europeias, ao contrário do ISCTE, Nova e Católica.

Em termos de career partners, o ISEG agora tem 27, enquanto que o ISCTE agora só tem 13 (pelo menos, segundo a informação que está no website do ISCTE).

Confundir Premium Partners com Plus Partners e Standard Partners é de brandar aos céus. Querias que o ISCTE fizesse a mesma estratégia que o ISEG e colocasse um determinado número de empresas que recrutam no ISCTE como career partners só porque sim?

Aliás se fores ver há empresas que patrocinam os melhores alunos das várias licenciatura do ISCTE e nem estão nessa lista. Portanto nem sei o que eles querem dizer com "career partners".
Se fores ver o ISEG tem 7 premium partners e o ISCTE 8.

Mas, onde não há dúvidas é na comparação do fórum empresas de ambas as faculdades.

Rankings internacionais

Mais uma vez continuas a ser o campeão do cherry picking, voltaste a postar essa tua tabela de excel da tua conta fake, e nem colocaste os mestrados do QS ranking onde o ISCTE está presente em todos da área da gestão (sendo a única das top5 que o consegue), e o ISEG nem entra em nenhum.

o MiM (mestrado em gestão pré-experiência) do ISEG só foi criado em 2020 (os primeiros graduados terminaram o curso no final de 2021/início de 2022), e dado que para entrar no ranking Financial Times - Masters in Management têm de ser feitos inquéritos ao graduados 3 anos após o término do curso, o ISEG só poderá ser classificado em 2025 (este ranking só sai em setembro).

Continuas a insistir numa mentira. O ISEG sempre teve um mestrado em gestão, desde 1983. O vosso MiM apenas foi renovado porque ao contrário das concorrentes, não conseguiam entrar nos rankings, provavelmente vocês ainda tinham os "dinossauros" a lecionar, os mesmos (um deles vosso dean) que atribuíram o Doutor Honoris Causa do ISEG ao Ricardo Salgado, quando qualquer pessoa com mínimos conhecimentos na área sabia o que se passava no BES.
Pensei que este ponto já tinha ficado assente, mas continuas a insistir para enganar as pessoas.

1722114033050.png

"A ISCTE Business School (IBS) volta ao pódio top 3 onde sempre tinha estado"

Os únicos anos em que o ISCTE apareceu em 3º lugar (em Portugal) nesse ranking foram em 2019 e 2023. Em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020, 2021 e 2022, a escola que apareceu em 3º lugar (em Portugal) nesse ranking foi a FEP|PBS, que em 2012, se tornou a 3º business school portuguesa classificada, depois da NOVA SBE e CATÓLICA Lisbon.

Eu referia-me desde que o ISCTE existe.

Mas já que queres entrar por aí, e para conhecimento do público em geral, podias ter referido que em todos esses anos que referes o ISCTE esteve sempre à frente do ISEG (com exceção de 2022, o primeiro ano em que o ISEG conseguiu entrar no ranking e que teve 2 lugares à frente). O ISEG tem vindo a melhorar mas ficou sempre atrás da Nova, Católica, ISCTE e FEP. O facto de vocês terem mudado de embalagem ajuda na comunicação (refiro-me por ter passado da Universidade Técnica para a UL, porque até aí não contava para o totobola).

Já para não falar nas licenciaturas, que está bem provado pelo único ranking conhecido que avalia as licenciaturas (o tal patrocinado pela Comissão Europeia e Erasmus), em que o ISCTE está claramente melhor classificado que o ISEG.

Olhar apenas a um ranking, quando existem vários, para argumentar que uma faculdade é melhor que outra é cherry picking, principalmente quando os rankings são apenas uma de várias ferramentas usadas para avaliar a qualidade de uma faculdade.

Sim, concordo que há muito mais para além dos rankings, mas recordo-te que foste o primeiro a vir aqui ao fórum dar especial destaque a rankings sem ter em consideração tudo o resto.

Chegas ao ponto de ir buscar rankings, onde os investigadores têm de se registar em sites para aparecer nos mesmos e rankings onde um dos critérios de avaliação, pasme-se, é o número de alunos das universidades. Ou seja, rankings que não avaliam a investigação pura que é feita em Portugal (pois essa é feita pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Esses rankings que insistes em postar, colocam a Nova, o ISCTE e a Católica mal classificados, quando tu admites que algumas dessas faculdades estão melhor cotadas que o ISEG, é uma forma óbvia e clara de cherry picking teu.

E por isso, pedia que deixasses de manipular com esta história do cherry picking, já toda a gente aqui percebeu que tu és o campeão do cherry picking, basta comparar os teus posts iniciais, que entretanto apagaste, com alguns que deixaste ficar, continuas a insistir mas já não tem piada, e parece-me algo ofensivo. És livre de ter a tua opinião mas dispenso mentiras e ofensas.

Pelo teu email, já percebi que deve ser uma conta fake, que deve ter "saído da toca" porque surgiram notícias na semana passada a informar que abriram as candidaturas ao ensino superior. Deves querer receber alguma avença lá do Iseg.
Post automatically merged:

Já agora, e tendo em conta que há pessoas que continuam a fazer cherry picking e a omitir dados, fica aqui a informação que no QS ranking, o MBA do ISCTE foi considerado um dos melhores da Europa, juntamente com a Católica e FEP.
Há três MBA executivos portugueses entre os melhores da Europa
Executive MBA do ISCTE no Top 50 da Europa

Última edição:
Parabéns. Como já tínhamos referido era uma questão de tempo até o ISCTE, ISEG e FEP conseguirem.

Esta é mais uma mentira do vosso departamento de comunicação. Na altura que vim aqui ao fórum postar em outubro, estavam a anunciar no site que era 150 empresas, passados uns dias apagaram e alteraram para 100, e quando vamos contar uma a uma verificamos que afinal são aproximadamente 60 no dia do evento.

Por muito que te custe o ISCTE ainda tem de longe o recorde em Portugal de empresas presentes no seu fórum empresas.

Enfim, para além das borlix do 1º ano, e de espalharem publicidade enganosa no metro, ainda mentem no site, o vosso desespero é tão grande que vale tudo. Alguém deve ter falhado a cadeira de ética, se é que a têm.

Btw já retiraram o logo do top50 da FT da vossa página? Da última vez que fui lá ainda o tinham, quando não estão ,nem nunca estiveram, no top 50 das Business School Europeias, ao contrário do ISCTE, Nova e Católica.

Confundir Premium Partners com Plus Partners e Standard Partners é de brandar aos céus. Querias que o ISCTE fizesse a mesma estratégia que o ISEG e colocasse um determinado número de empresas que recrutam no ISCTE como career partners só porque sim?

Aliás se fores ver há empresas que patrocinam os melhores alunos das várias licenciatura do ISCTE e nem estão nessa lista. Portanto nem sei o que eles querem dizer com "career partners".
Se fores ver o ISEG tem 7 premium partners e o ISCTE 8.

Mas, onde não há dúvidas é na comparação do fórum empresas de ambas as faculdades.

Mais uma vez continuas a ser o campeão do cherry picking, voltaste a postar essa tua tabela de excel da tua conta fake, e nem colocaste os mestrados do QS ranking onde o ISCTE está presente em todos da área da gestão (sendo a única das top5 que o consegue), e o ISEG nem entra em nenhum.

Continuas a insistir numa mentira. O ISEG sempre teve um mestrado em gestão, desde 1983. O vosso MiM apenas foi renovado porque ao contrário das concorrentes, não conseguiam entrar nos rankings, provavelmente vocês ainda tinham os "dinossauros" a lecionar, os mesmos (um deles vosso dean) que atribuíram o Doutor Honoris Causa do ISEG ao Ricardo Salgado, quando qualquer pessoa com mínimos conhecimentos na área sabia o que se passava no BES.
Pensei que este ponto já tinha ficado assente, mas continuas a insistir para enganar as pessoas.

Ver anexo 25511

Eu referia-me desde que o ISCTE existe.

Mas já que queres entrar por aí, e para conhecimento do público em geral, podias ter referido que em todos esses anos que referes o ISCTE esteve sempre à frente do ISEG (com exceção de 2022, o primeiro ano em que o ISEG conseguiu entrar no ranking e que teve 2 lugares à frente). O ISEG tem vindo a melhorar mas ficou sempre atrás da Nova, Católica, ISCTE e FEP. O facto de vocês terem mudado de embalagem ajuda na comunicação (refiro-me por ter passado da Universidade Técnica para a UL, porque até aí não contava para o totobola).

Já para não falar nas licenciaturas, que está bem provado pelo único ranking conhecido que avalia as licenciaturas (o tal patrocinado pela Comissão Europeia e Erasmus), em que o ISCTE está claramente melhor classificado que o ISEG.

Sim, concordo que há muito mais para além dos rankings, mas recordo-te que foste o primeiro a vir aqui ao fórum dar especial destaque a rankings sem ter em consideração tudo o resto.

Chegas ao ponto de ir buscar rankings, onde os investigadores têm de se registar em sites para aparecer nos mesmos e rankings onde um dos critérios de avaliação, pasme-se, é o número de alunos das universidades. Ou seja, rankings que não avaliam a investigação pura que é feita em Portugal (pois essa é feita pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Esses rankings que insistes em postar, colocam a Nova, o ISCTE e a Católica mal classificados, quando tu admites que algumas dessas faculdades estão melhor cotadas que o ISEG, é uma forma óbvia e clara de cherry picking teu.

E por isso, pedia que deixasses de manipular com esta história do cherry picking, já toda a gente aqui percebeu que tu és o campeão do cherry picking, basta comparar os teus posts iniciais, que entretanto apagaste, com alguns que deixaste ficar, continuas a insistir mas já não tem piada, e parece-me algo ofensivo. És livre de ter a tua opinião mas dispenso mentiras e ofensas.

Pelo teu email, já percebi que deve ser uma conta fake, que deve ter "saído da toca" porque surgiram notícias na semana passada a informar que abriram as candidaturas ao ensino superior. Deves querer receber alguma avença lá do Iseg.
Post automatically merged:

Já agora, e tendo em conta que há pessoas que continuam a fazer cherry picking e a omitir dados, fica aqui a informação que no QS ranking, o MBA do ISCTE foi considerado um dos melhores da Europa, juntamente com a Católica e FEP.
Há três MBA executivos portugueses entre os melhores da Europa
Executive MBA do ISCTE no Top 50 da Europa

Interessante dizeres isso, dado que escreveste isto em 2016:
A Nova e Católica já a possuíam e agora coube ao ISCTE essa obtenção, faltanto apenas a acreditação EQUIS para obter o 'Triple Crown', acreditação essa que é apenas uma questão de tempo, e pelo que consta já está bem encaminhado e no processo final.

Aparentemente, o ISCTE já está no processo final há 8 anos. É mesmo uma questão de tempo lol.

Até pedia, mas eu não trabalho para o ISEG. Ao contrário de ti que trabalhas para o ISCTE e é por isso que vens cá desde 2016 dar as tuas "opiniões imparciais", e, quando alguém discorda de ti ou apresenta outros dados, dizes que é tudo manipulação ou mentira.

Eu faço isto de graça, e vou continuar a fazer.

"Na altura que vim aqui ao fórum postar em outubro, estavam a anunciar no site que era 150 empresas, passados uns dias apagaram e alteraram para 100"

Bem... Para andares a controlar a informação que aparece no website do ISEG durante dias, é preciso já estar num nível de obcessão ridículo.

"Na altura que vim aqui ao fórum postar em outubro, estavam a anunciar no site que era 150 empresas, passados uns dias apagaram e alteraram para 100"

Se fizeres scroll down ao website do career forum, continua lá escrito "+150 empresas à tua espera".

"e quando vamos contar uma a uma verificamos que afinal são aproximadamente 60 no dia do evento."

Mais uma vez, se soubesses ler, vias que o ISEG Career Forum 2023 teve 2 dias:
  • No primeiro, estiveram presentes cerca 71 entidades.
  • No segundo dia, estiveram cerca de 80 empresas. Se assumirmos que 30 dessas empresas foram diferentes das do primeiro dia, a soma dá cerca de 100 entidades. Não me parece assim tão estranho.

Já reparaste que tu vês "mentiras" e "manipulação" em todo o lado. Já pensaste que talvez estejas a projetar?

"Por muito que te custe"

Ahahahahahahah

E mais uma vez, estás errado.

Tal como tu já tinhas escrito numa resposta anterior neste tópico, a maior feira de emprego do ISCTE, que ocorreu em 2019, teve 95 empresas. A feira de emprego do ISEG este ano teve mais de 100.

E antes que comeces com tretas a dizer que todas essas 95 empresas que foram ao ISCTE estiveram na exposição, enquanto que o ISEG Career Forum 2024 apenas teve 71 expositores este ano, vou só relembrar que no próprio site dessa feira de 2019 do ISCTE diz que "o evento será marcado por apresentações institucionais, por parte das empresas, que incluem os respetivos processos de recrutamento e seleção, pela realização de Speed Interviews (entrevistas com duração 5 minutos), e por Business Breakfasts (pequenos-almoços que juntam na mesma mesa recrutadores e estudantes)". Ou seja, essas 95 empresas não estiveram todas na exposição, mas sim distribuídas pelas várias atividades (exposição, speed interviews, business breakfasts, etc.).

Como podes verificar no website do ISEG Career Forum 2024, aconteceu o mesmo na feira do emprego do ISEG (71 expositores no primeiro dia, mais 80 empresas no segundo).

Qual é o problema da propina zero no primeiro ano?

Além disso, fizeste acusações de publicidade enganosa e de o departamento de comunicação publicar mentiras no website do ISEG. Impressionante que sempre que fazes acusações és sempre bastante abstrato. Nunca fazes uma acusação concreta.

Diz lá onde é que o ISEG fez publicidade enganosa ou mentiu no website.

"Alguém deve ter falhado a cadeira de ética, se é que a têm"

Interessante mencionares ética... Mais à frente já falamos um pouco sobre isso.

Tu deves estar a referir-te a isto (outro exemplo). Aqui está o Top 50 do Financial Times Executive Education de 2022 e de 2023. Como podes ver, o ISEG aparece nos dois anos. O ISCTE não aparece em nenhum. Dado que este ano o ISEG subiu nos rankings de Executive Education Open and Custom, não me parece descabido achar que o ISEG está outra vez no top 50.

Não aparece em lado nenhum que o ISEG está no Top 50 das Business Schools Europeias. O que aparece é que o ISEG é Top 50 a nível mundial em formação executiva, segundo o Financial Times.

Resumindo, tu não sabes ler, e depois vens para aqui chamar-me mentiroso ou dizer que é o ISEG que está a mentir. Isto já é um clássico teu.

Mais uma vez, acusações infundadas.

Sabes lá tu os acordos que o ISEG tem com as empresas. Aquilo que eu sei é que nos sites do ISEG e do ISCTE, que são públicos, aparecem esses career partners.

Além disso, a não ser que andes a espiar no ISEG, duvido que saibas o que Premium, Plus, e Standard Partnerships do ISEG são, e como é que estes são diferentes dos Talent Engagement e Talent Recruitment Partnerships do ISCTE.

Exato. Se não sabes, não fales.

Agora andares a escrever "Querias que o ISCTE fizesse a mesma estratégia que o ISEG e colocasse um determinado número de empresas que recrutam no ISCTE como career partners só porque sim" quando não sabes daquilo que estás a falar só demonstra que estás a tentar ter razão a todo o custo, independentemente se é verdade ou não.

Mais uma vez continuas a ser o campeão do cherry picking, voltaste a postar essa tua tabela de excel da tua conta fake

Ahahahahahaha

Sim, porque VozdaRazão deve mesmo ser o teu nome verdadeiro lol

Ridículo.

e nem colocaste os mestrados do QS ranking onde o ISCTE está presente em todos da área da gestão (sendo a única das top5 que o consegue), e o ISEG nem entra em nenhum.

Lol.

Em primeiro lugar, eu mencionei os mestrados QS na minha resposta anterior, como podes verificar aqui, por isso, mais uma vez, mentira.

Em segundo lugar, se queres um excel com todos os mestrados, faz tu. Tu deves estar a bater mal para achares que eu estou na obrigação de fazer tabelas em excel consoante as vontades de vossa excelência.

Tal como já tinha escrito numa resposta anterior, existem várias razões para o ISEG não aparecer nesse ranking, tais como: dado que têm de ser as faculdades a entregar dados, as escolas podem simplesmente pensar que o tempo e os recursos que iriam ter que gastar para aparecer nesse ranking são superiores aos benefícios, principalmente porque já existem outros rankings de mestrado que medem as mesmas coisas

E depois dizes que sou eu que dou demasiada importância a rankings. Enfim...

Continuas a insistir numa mentira. O ISEG sempre teve um mestrado em gestão, desde 1983. O vosso MiM apenas foi renovado porque ao contrário das concorrentes, não conseguiam entrar nos rankings, provavelmente vocês ainda tinham os "dinossauros" a lecionar

Mais uma vez, errado. Permite-me elucidar-te.

Existem dois tipos de mestrados em gestão:
  • Mestrado em Gestão pré-experiência (mais conhecido por Master in Management, ou MiM).
  • Mestrado em Gestão pós-experiência (mais conhecido por Master of Business Administration, ou MBA).
O que o ISEG tinha antes de 2020 era um MBA (abre esse link e vais ver que a data dessa brochura é de 2016) e não um MiM.

Tal como está escrito no site, e tal como eu já tinha referido antes, o MiM do ISEG foi criado em 2020.

Mas depois sou eu que continuo a insistir numa mentira... lol

lol

provavelmente vocês ainda tinham os "dinossauros" a lecionar, os mesmos (um deles vosso dean) que atribuíram o Doutor Honoris Causa do ISEG ao Ricardo Salgado, quando qualquer pessoa com mínimos conhecimentos na área sabia o que se passava no BES.

Lol. A queda do BES foi tão previsível que as pessoas só tiveram conhecimento quando já era tarde demais (sarcasmo). Deves mesmo ser um génio das finanças para teres percebido isso antes de todos os outros (sarcasmo).

E além disso, se queres andar a falar de bancos, então basta ler esta notícia que diz que uma aluna de mestrado em Contabilidade do ISCTE Business School, que fez uma tese de mestrado intitulada de "Análise de Bandeiras Vermelhas indiciadoras de fraude: o caso Caixa Geral de Depósitos" (pré-nacionalização) e foi defendê-la perante um júri que tinha como um dos membros um professor do ISCTE (Ilídio Tomás Lopes), que é alguém em puro conflito de interesses, e que:
  • Foi agressivo na forma como falou com a aluna que defendeu a sua tese, e que lhe disse ela "deveria ter medo do que estava a publicar".
  • Afirmou que a tese não poderia ser tornada pública, escrevendo isto em ata oficial.
  • Os serviços de gestão da escola travaram a emissão do diploma da aluna.
  • "A direção da escola, e mais tarde o gabinete da reitora, começaram então a instar os membros do júri a destruírem a ata e a substituírem-na por outra."
  • "Ilídio Tomás Lopes concordou em alterar a ata, mas Maria do Rosário da Veiga apontou que a alteração de uma ata de uma prova pública, depois de exarada e assinada pelos membros do júri, viola a lei e é um crime. Ao longo de Março, Abril e parte de Maio, várias dirigentes dos órgãos da faculdade – da diretora da escola de gestão à chefe de gabinete da reitora Maria de Lurdes Rodrigues – terão reunido ou contactado com a professora, segundo apurou a SÁBADO, para pressioná-la a substituir a ata".
  • "Já perto do final de Maio, a presidente do Conselho Científico, Luísa Lima, eliminou da ata as referidas passagens dos dois professores, incluindo a contra-argumentação técnica da orientadora da tese face às críticas do seu colega"
  • Provavelmente, a nota da aluna, que foi igual a 15 valores, foi prejudicada porque um dos membros desse júri era parcial, e porque aparentemente, aquele tema era "proibido".

Por isso não venhas para aqui mencionar ética nem mandar essa boquinha do Ricardo Salgado quando este apenas recebeu um Doutoramento Honoris Causa em 2013 (que não é crime, e o próprio João Duque já admitiu em 2015 que se enganou e premiou "um escroque da pior espécie"), enquanto que são os professores do ISCTE que andam a cometer crimes dentro do próprio ISCTE que prejudicam os seus alunos.

Já para não falar do caso "O que é o ISCTE?" em que parece que essa universidade é só uma fábrica de tachos.

Mas já que queres entrar por aí, e para conhecimento do público em geral, podias ter referido que em todos esses anos que referes o ISCTE esteve sempre à frente do ISEG (com exceção de 2022, o primeiro ano em que o ISEG conseguiu entrar no ranking e que teve 2 lugares à frente).

O ISCTE só aparece no ranking Financial Times European Business Schools em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, e 2023. O ISEG apareceu em 2022 e 2023 nesse ranking, e como eu já mencionei várias vezes, vai ficar em desvantagem até 2025.

O ISEG tem vindo a melhorar mas ficou sempre atrás da Nova, Católica, ISCTE e FEP. O facto de vocês terem mudado de embalagem ajuda na comunicação (refiro-me por ter passado da Universidade Técnica para a UL, porque até aí não contava para o totobola).

What??? O que é que uma coisa tem a ver com a outra???

Não foi mudança de embalagem. Foi literalmente uma fusão entre a Universidade Técnica de Lisboa (na qual o ISEG fazia parte) com a Universidade de Lisboa. Chamas a isto mudança de embalagem?

O ISEG, tal como todas as faculdades da UL, têm gestão independente. O facto de passar a pertencer à UL não muda em nada a sua gestão, nem a sua reputação em relação às áreas de Economia e Gestão.

Quando tens de vir com essa conversa, só demonstras que não tens argumentos.

Está bem provado só porque que existe um ranking??? Isto é a definição de cherry picking.

Já que gostas tanto de mencionar esse ranking para tentares provar que o ISCTE é melhor que o ISEG, fui dar uma vista de olhos.

Em primeiro lugar, o U-Multirank é de 2022 (a NOVA SBE e a FEP não aparecem neste ranking). Muita coisa aconteceu nestes 2 últimos anos (como por exemplo, a acreditação EQUIS).

Em segundo lugar, não existem scores globais por área (como por exemplo Gestão), apenas scores por parâmetros de avaliação (ex: investigação, ensino, etc.). Por isso, não dá para ver o que acontece quando duas universidades têm o mesmo score por área.

Em terceiro lugar, existem rankings para as áreas de Economia e Gestão:
  • No ranking da área da licenciatura em Economia, o ISEG aparece em primeiro lugar em Portugal. Quando tu olhas para os scores por área, e comparas com os do ISCTE, o ISEG aparece igualmente ou melhor cotado em todos os parâmetros à exceção do "International orientation of master programmes".
  • No ranking da área da licenciatura em Gestão, o ISEG e o ISCTE tem o mesmo score em todas as áreas, exceto 3:
    • Overall Learning Experience: O ISEG está cotado em C. O ISCTE não está cotado.
    • Income from private sources: O ISCTE está cotado em D. O ISEG não está cotado.
    • International joint publications: O ISCTE está cotado em B enquanto que o ISEG está cotado em C.

Tal como já tinha dito, os rankings são apenas uma de várias ferramentas usadas para avaliar a qualidade de uma faculdade, e por isso, apresentei muitos outros argumentos, tais como:
  • Acreditações
  • Afiliações
  • Parcerias académicas nacionais e internacionais
  • Taxas de desemprego
  • Tempo que os alunos demoram a arranjar emprego
  • Feiras de emprego
  • Serviços de carreira
  • Parcerias corporativas
  • Alumni em cargos relevantes
  • Clubes de estudantes
  • Biblioteca
  • Minha experiência
A única pessoa que ficou focada em rankings foste tu. É preciso ter lata para dizeres que eu dei "especial destaque a rankings sem ter em consideração tudo o resto".

Chegas ao ponto de ir buscar rankings, onde os investigadores têm de se registar em sites para aparecer nos mesmos e rankings onde um dos critérios de avaliação, pasme-se, é o número de alunos das universidades.

O único ranking que apresentei onde os investigadores têm de se registar foi o RePEc/IDEAS (explicação), e foi na parte da minha resposta em que falei dos professores (como investigadores) . Eu não o incluí na parte em que falei sobre rankings.

Em todos os outros rankings, os professores não se tinham de inscrever. Quanto muito, eram as universidades que tinham de entregar alguns dados (como por exemplo no ranking do Financial Times), mas na sua maioria, os rankings que apresentei aqui são baseados em dados bibliométricos. Basta ler a metodologia dos rankings para confirmar o que eu estou a dizer.

Mas já deu para perceber a tua estratégia. Falas em abstrato e no plural, não mencionas nenhum ranking em específico para parecer que os rankings que eu apresento são todos pouco confiáveis.

Por isso desafio-te a apresentares o ranking em que "o número de alunos das universidades" é um critério de avaliação (ambos sabemos que isto é mentira).

Ou seja, rankings que não avaliam a investigação pura que é feita em Portugal (pois essa é feita pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Mais uma mentira.

Como podes verificar na metodologia dos rankings que eu apresentei, à exceção do Financial Times, Eduniversal e CEOWorld Magazine, todos eles têm como um critério de avaliação a investigação científica por área, e o Shanghai Ranking, URAP e NTU Ranking medem única e exclusivamente investigação científica (o ranking de Shanghai mede também prémios científicos, que são consequência da investigação).

Além disso, essas avaliações da FCT foram feitas em 2018 e publicadas em 2019, e o período de avaliação foi entre 2013 e 2017.

As novas avaliações vão ocorrer entre 2024 e 2025 e o período avaliado é entre 2018 e 2023.

Já os rankings que apresentei que medem exclusivamente investigação:
  • No ranking de Shanghai, o período avaliado foi entre 2018 e 2022, e os dados bibliométricos foram retirados da Web of Science e InCites.
  • No ranking URAP, o período avaliado foi entre 2018 e 2022, e os dados bibliométricos faram retirados do InCites.
  • No ranking NTU, o período avaliado foi entre 2013 e 2023 e as estatísticas são referentes a artigos publicados em jornais indexados por SCI e SSCI.

Quando um investigador publica um artigo científico, submete para publicação em jornais peer-review, e nessa submissão tem de incluir em que unidade de investigação está inserido. Esses jornais estão indexados em bases de dados como Web of Science ou Scopus, e quando um artigo é publicado, essas bases de dados costumam ter os nomes dos autores indexados e atualizados automaticamente. Logo, os dados dos rankings que eu publiquei estão atualizados e não dependem do registo de autores.

Como podes ver no website de investigação do ISCTE, os professores estão registados nessas bases de dados.

Em primeiro lugar, como já tinha referido anteriormente, 7 dos 10 rankings que apresentei estão no website do ISCTE, e por isso, não vale a pena acusares-me de ir buscar rankings que colocam outras faculdades mal classificadas. Não é por tu não gostares das classificações que isso implica que esses rankings não são fidedignos.

Em segundo lugar, todos os rankings têm metodologias diferentes. Como tal, todos os rankings têm critérios de avaliação diferentes, e pesos atribuídos as esses critérios diferentes também. Logo, os resultados que cada universidade tem vão ser diferentes de ranking para ranking. Não percebo qual é a dificuldade em perceber isto.

Em terceiro lugar, os rankings são apenas uma de várias ferramentas usadas para avaliar a qualidade de uma faculdade. Quando eu classifiquei as outras faculdades, usei vários argumentos para justificar a minha classificação, como podes rever aqui, sendo rankings apenas um deles.

Em quarto lugar, explica-me lá como é que isto é cherry picking?

Definição de cherry picking: Cherry picking is a logical fallacy that occurs when someone focuses only on evidence that supports their stance, while ignoring evidence that contradicts it. For example, a person who engages in cherry picking might mention only a small number of studies out of all the studies which were published on a certain topic, in an attempt to make it look as if the scientific consensus matches their stance.

Para as áreas de Economia, Gestão e Finanças, eu coloquei 10 rankings, sendo que 7 desses 10 estão apresentados neste link do website do ISCTE, e dos outros 3 que não estão no site do ISCTE, apresentei um (U.S. News & World Report) que põe o ISCTE melhor classificado. Se eu estivesse a fazer cherry picking, só tinha apresentado os rankings que colocam o ISEG melhor classificado.

Se não sabes o que é cherry picking, não fales.

"basta comparar os teus posts iniciais, que entretanto apagaste, com alguns que deixaste ficar"

Se eu apaguei essas respostas há um ano atrás, foi porque achei que a informação não estava completa. Os novos que eu escrevi têm toda a informação que eu achei relevante. Por isso, estares a falar das respostas que eu apaguei há um ano atrás, em vez das respostas que estão aqui só demonstra falta de argumentos.

"continuas a insistir mas já não tem piada, e parece-me algo ofensivo"

Aahahahahahahahah

Aparentemente, apresentar factos é ofensivo lol.

Se apresentar factos é ofensivo, é porque a verdade te ofende.

"Pelo teu email, já percebi que deve ser uma conta fake"

AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Andas à procura do meu email??? Isto está a atingir níveis de obcessão ridículos. Já tens idade para ter juízo.

Btw, se fores ver a data da minha resposta anterior, aparece lá escrito "4 Julho 2024".

Por isso, não estejas a projetar e a acusar-me de vir aqui "porque surgiram notícias na semana passada a informar que abriram as candidaturas ao ensino superior".

Já reparaste que fizeste tudo aquilo que me estás a acusar?

Definição de "Projeção": Projection is the process of displacing one’s feelings onto a different person, animal, or object. The term is most commonly used to describe defensive projection—attributing one’s own unacceptable urges to another. For example, if someone continuously bullies and ridicules a peer about his insecurities, the bully might be projecting his own struggle with self-esteem onto the other person.

Última edição:
Aparentemente, o ISCTE já está no processo final há 8 anos. É mesmo uma questão de tempo lol.

E sabes há quantos anos andou o ISEG?
Até pedia, mas eu não trabalho para o ISEG. Ao contrário de ti que trabalhas para o ISCTE e é por isso que vens cá desde 2016 dar as tuas "opiniões imparciais", e quando alguém discorda de ti ou apresenta outros dados, dizes que é tudo manipulação ou mentira.
Não vais encontrar muitos posts meus, até porque devido a motivos pessoais, profissionais e académicos estive muitos anos ausentes e não pude dar o meu contributo. Voltei pelas questões que referi anteriormente. Mas uma coisa é certa, mantive sempre a minha conta. E se fores ver muitos dos séniores e moderadores deste fórum mantêm a sua conta. Não postei com uma conta fake, foi sempre com esta.

Eu faço isto de graça, e vou continuar a fazer, porque eu não admito que me chames mentiroso.
Mas és mentiroso, já disseste várias mentiras, e tu sabes disso, bastava ver os teus posts que entretanto apagaste aqui do fórum, muitos deles com ofensas pessoais, que entretanto e após chamadas de atenção de pessoal de outras faculdades e dos moderadores apagaste e tiveste um ato de contrição.

Uma mentira óbvia foi dizeres noutro fórum de discussão que tinhas terminado o mestrado em Finanças no ISEG, quando neste fórum Uniarea disseste que ainda estavas em processo de conclusão para final do ano 2023.
1722175882531.png
Uma mentira grave pois enganaste os candidatos.

Bem... Para andares a controlar a informação que aparece no website do ISEG durante dias, é preciso já estar num nível de obcessão ridículo.

O teu fórum empresas foi em Novembro, os meus últimos posts foram entre outubro e dezembro, logo é natural que tivesse de ir ao vosso site para contrapor com os teus posts.

Obsessão pelo ISCTE deves ter tu, que em vez de salientares os pontos fortes do ISEG tentaste descredibilizar o ISCTE, ou tens memória curta? Provavelmente não deves ter tido nota para entrar no ISCTE e vieste aqui descarregar as tuas frustrações.
Se tivesse uma obsessão fazia como tu e vinha durante estes anos todos fazer marketing.

Alguma vez viste um post meu com tanta informação sobre o ISCTE como eu fiz? Tenho conta aqui no Uniarea desde 2016 como dizes e nunca me dei ao trabalho em juntar tanta informação, só no ano passado é que o decidi fazer na sequência das tuas mentiras e/ou omissões aqui no fórum. Muita dela nem consta no site do ISCTE o que demonstra incompetência da parte da equipa de comunicação do ISCTE, portanto acusares de trabalhar lá é no mínimo cómico.

No segundo dia, estiveram cerca de 80 empresas. Se assumirmos que 30 dessas empresas foram diferentes das do primeiro dia, a soma dá cerca de 100 entidades. Não me parece assim tão estranho.

Estranho é no dia do evento ires contar e serem aproximadamente 60, e mesmo nessa página que referes indicam 150, e na mesma página referem 150 profissionais, enfim, já nem digo nada. É a vossa estratégia.

Não acho mal, o ISCTE também tem ou teve, é uma forma de captar alunos e aumentar as notas de entrada. Se bem que eu pessoalmente não deixaria de frequentar a Nova ou o ISCTE por apenas 700€, mas isso sou eu.

Além disso, fizeste acusações de publicidade enganosa e de mentir no website. Impressionante que sempre que fazes acusações és sempre bastante abstrato. Nunca fazes uma acusação concreta.

Diz lá onde é que o ISEG fez publicidade enganosa ou mentiu.

Já te disse, tinham um logo do top50 da business school quando nunca atingiu isso (agora corrigiram e está o Executive education), só o ISCTE, Nova e Católica podem dar-se ao luxo de usar essa insígnia.

A outra mentira foi do fórum empresas, indicavam 150 e afinal eram ou 60 ou 70 já nem me recordo.

Tu deves estar a referir-te a isto. Aqui está o Top 50 do Financial Times Executive Education de 2022 e de 2023. Como podes ver, o ISEG aparece nos dois anos. O ISCTE não aparece em nenhum. Dado que este ano o ISEG subiu nos rankings de Executive Education Open and Custom, não me parece descabido achar que o ISEG está outra vez no top 50.

Não aparece em lado nenhum que o ISEG está no Top 50 das Business Schools Europeias. O que aparece é que o ISEG é Top 50 a nível mundial em formação executiva, segundo o Financial Times.

Resumindo, tu não sabes ler, e depois vens para aqui chamar-me mentiroso. Já é um clássico teu.

Mais uma vez estás a mentir. Deves ser um mentiroso compulsivo em relação ao ISCTE. O Executive MBA do ISCTE está no TOP 40, que eu saiba 40 é melhor que 50

Link: Estamos no #TOP40 das melhores escolas de Formação de Executivos da Europa e #TOP75 do mundo!

E o seu Executive MBA está no TOP 100 do mundo onde o ISEG nunca entrou.

Só o Executive MBA feito em conjunto entre a Nova e Católica e o Executive MBA do ISCTE conseguiram atingir o TOP 100 do mundo.

Há dois MBA executivos portugueses entre os melhores 100 do mundo

Tens de avaliar as instituições executive como um todo, e não apenas os MBA open e custom. Se tiveres em consideração o Executive MBA (que é o principal dessas instituições executive), os open MBA e Custom MBA o ISCTE está no TOP 40 e o ISEG no 50. Não mintas.

1722176594119.png
Manipulação ao máximo. Como tens vindo a fazer constantemente. Ou como tu dizes cherry picking.

Estares a manipular e a mentir é lamentável.

Sabes lá tu os acordos que o ISEG tem com as empresas. Aquilo que eu sei é que nos sites do ISEG e do ISCTE, que são públicos, aparecem esses career partners.

Além disso, sabes lá tu o que é que Premium, Plus, e Standard Partnerships do ISEG são, e como é que eles são diferentes dos Talent Engagement e Talent Recruitment Partnerships do ISCTE.

Exatamente. Não sabes tu nem sei eu. Pois há empresas a patrocinar os melhores alunos das licenciaturas do ISCTE e nem aparecem nessa listagem.

Ahahahahahaha

Sim, porque VozdaRazão deve mesmo ser o teu nome verdadeiro lol

Ridículo.

Obviamente não me referia aos nicks aqui. Tu é que reparas nos nicks dos outros sem olhar ao teu.

Referia-me ao teu email. Duvido que uses esse teu email “crazyp*e*whor*” para coisas sérias. Pela tua reação, ou não sabes qual dos teus emails está registado aqui no fórum, ou então nem sabes que quando partilhas links é possível ver o teu email, por via das dúvidas omiti o teu email, pois pode ser o segundo caso.

Em primeiro lugar, eu mencionei os mestrados QS na minha resposta anterior, como podes verificar aqui, por isso, mais uma vez, mentira.

Em segundo lugar, se queres um excel com todos os mestrados, faz tu. Tu deves estar a bater mal para achares que eu estou na obrigação de fazer tabelas em excel consoante as vontades de vossa excelência.

Ah ok. Então é correta a perceção que tenho sobre ti, só colocas aquilo que te interessa. A isso se chama cherry picking, o tal termo que estás constantemente a acusar os outros.quando és o principal.

Tal como está escrito no site, e tal como eu já tinha referido antes, o MiM do ISEG foi criado em 2020

Não é relevante. O importante aqui é que esse MBA do ISEG nunca conseguiu entrar nos rankings.

á que gostas tanto de mencionar esse ranking para tentares provar que o ISCTE é melhor que o ISEG, fui dar uma vista de olhos.

Em primeiro lugar, o U-Multirank é de 2022 (a NOVA SBE e a FEP não aparecem neste ranking). Muita coisa aconteceu nestes 2 últimos anos (como por exemplo, a acreditação EQUIS).

Em segundo lugar, não existem scores globais por área (como por exemplo Gestão), apenas scores por parâmetros de avaliação (ex: investigação, ensino, etc.). Por isso, não dá para ver o que acontece quando duas universidades têm o mesmo score por área.

Em terceiro lugar, existem rankings para as áreas de Economia e Gestão:

• No ranking da área da licenciatura em Economia, o ISEG aparece em primeiro lugar em Portugal. Quando tu olhas para os scores por área, e comparas com os do ISCTE, o ISEG aparece igualmente ou melhor cotado em todos os parâmetros à exceção do "International orientation of master programmes".
  • No ranking da área da licenciatura em Gestão, o ISEG e o ISCTE tem o mesmo score em todas as áreas, exceto 3:
    • Overall Learning Experience: O ISEG está cotado em C. O ISCTE não está cotado.
    • Income from private sources: O ISCTE está cotado em D. O ISEG não está cotado.
    • International joint publications: O ISCTE está cotado em B enquanto que o ISEG está cotado em C.

Vou buscar esse porque é o único que avalia as licenciaturas, e é financiado pela Comissão europeia e Erasmus.

Vai só buscar os parâmetros que avaliam as licenciaturas/bachelor e aí o ISCTE leva vantagem em relação ao ISEG tanto em Economia como Gestão.

Tens também os links que avaliam as escolas como um todo.

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at...ngs/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at...kings/?variant=track&department=1232&field=24

E também aí o ISCTE leva vantagem na maioria dos parâmetros.

Isto já tinha sido discutido anteriormente não vou estar a meter a mesma conversa.

Mas já deu para perceber a tua estratégia. Falas em abstrato e no plural, não mencionas nenhum ranking em específico para parecer que os rankings que eu apresento são todos pouco confiáveis.

Eu não disse que todos são pouco confiáveis, tu sabes bem de quais falo.

Por isso desafio-te a apresentares o ranking em que "o número de alunos das universidades" é um critério de avaliação (ambos sabemos que isto é mentira).

Este é um deles:
1722175938645.png
Mas pronto, percebo que tenhas interesse em usar esses rankings para influenciar os incautos. Mas para mim um ranking que avalia uma instituição pelo nº de estudantes e pelo rácio entre homens e mulheres não é um ranking muito fiável, mas se calhar sou eu.

Daí o ISCTE, Católica e até a Nova como universidades estarem mal cotadas nalguns desses rankings.

E antes que digas que o ISCTE tenha algum deles no site, isso não prova nada, continuo a achar o mesmo e acho que deveriam retirar, pois o ISCTE tem 10 vezes menos alunos que a UL, e para mim qualidade é que interessa, não a quantidade.

No ranking de Shanghai, o período avaliado foi entre 2018 e 2022

Um exemplo. Afirmas que o ranking patrocinado pela Comissão europeia de 2022 não interessa, mas esses rankings já interessam. Enfim…

Quando um investigador publica um artigo científico, submete para publicação em jornais peer-review, e nessa submissão tem de incluir em que unidade de investigação está inserido. Esses jornais estão indexados em bases de dados como Web of Science ou Scopus, e quando um artigo é publicado, essas bases de dados costumam ter os nomes dos autores indexados e atualizados automaticamente. Logo, os dados dos rankings que eu publiquei estão atualizados e não dependem do registo de autores.

Há centenas de sites e de revistas para publicação. Mas vais buscar aqueles que te interessam, só porque nesses a Nova, Católica e ISCTE estão mal classificadas neles.

Tu num post anterior até afirmavas que a Nova era a melhor na investigação, mas achas que a sua classificação nalguns desses rankings corresponde à realidade?

Aliás o ISEG até usa algumas das revistas que publica para influenciar e aparecer nesses rankings.

Publicações

Usar uma publicação própria para aparecer nesses rankings é muito relativo, mas vamos acreditar que não é isso que se passa.

Não é mais justo ter em conta a avaliação que é feita pela FCT em Portugal e onde o ISCTE, Nova e Católica aparecem melhor?

Mas pronto é a tua estratégia de marketing.

. Logo, os dados dos rankings que eu publiquei estão atualizados e não dependem do registo de autores.

Como já mencionámos anteriormente havia pelo menos um que sim. Não fui ver todos.

Em primeiro lugar, como já tinha referido anteriormente, 7 dos 10 rankings que apresentei estão no website do ISCTE

Já referiste isso mil vezes, mas haver rankings influenciados pelo nº de alunos ou género de cada pessoa é ridículo.

O ISCTE (e outras) têm 10x menos alunos que a UL.

E é ridículo eles colocarem isso no site, pois nunca chegarão ao top enquanto tiverem em conta esses parâmetros, ou então fundiam-se a outra universidade como já podia ter acontecido (UL e Nova)

Se eu apaguei essas respostas há um ano atrás, foi porque achei que a informação não estava completa.

Memória curta.

Andas à procura do meu email??? Isto está a atingir níveis de obcessão ridículos. Já tens idade para ter juízo.

Foste o primeiro a atacar o meu nick aqui no fórum, tanto no passado como no presente e agora vens com isto?

Eu ando à procura do teu email? Então tu não sabes que quando partilhas um link aparece o email associado?

Quem devia ter idade para ter juízo eras tu, que andas a mentir aos candidatos a afirmar que tens o mestrado quando é tudo mentira, só para tentares passar por credível.

Isso é que é grave. Tens sorte é não te bloquearem a conta.

Attachments

• 1722175875293.png
    1722175875293.png
    23.7 KB · Visitas: 2
  • 1722175912279.png
    1722175912279.png
    48.3 KB · Visitas: 4
Última edição:
Apesar da rivalidade entre as vossas duas instituições, tenho de apelar a que conduzam a vossa discussão com civismo e sem ataques pessoais, focando-se no argumento e não na pessoa. @maskedcrab @VozdaRazão

• Like
Reactions: davis

Não vais encontrar muitos posts meus, até porque devido a motivos pessoais, profissionais e académicos estive muitos anos ausentes e não pude dar o meu contributo. Voltei pelas questões que referi anteriormente. Mas uma coisa é certa, mantive sempre a minha conta. E se fores ver muitos dos séniores e moderadores deste fórum mantêm a sua conta. Não postei com uma conta fake, foi sempre com esta.

Mas és mentiroso, já disseste várias mentiras, e tu sabes disso, bastava ver os teus posts que entretanto apagaste aqui do fórum, muitos deles com ofensas pessoais, que entretanto e após chamadas de atenção de pessoal de outras faculdades e dos moderadores apagaste e tiveste um ato de contrição.

Uma mentira óbvia foi dizeres noutro fórum de discussão que tinhas terminado o mestrado em Finanças no ISEG, quando neste fórum Uniarea disseste que ainda estavas em processo de conclusão para final do ano.
Ver anexo 25516

O teu fórum empresas foi em Novembro, os meus últimos posts foram entre outubro e dezembro, logo é natural que tivesse de ir ao vosso site para contrapor com os teus posts.

Obsessão pelo ISCTE deves ter tu, que em vez de salientares os pontos fortes do ISEG tentaste descredibilizar o ISCTE, ou tens memória curta? Provavelmente não deves ter tido nota para entrar no ISCTE e vieste aqui descarregar as tuas frustrações.
Se tivesse uma obsessão fazia como tu e vinha durante estes anos todos fazer marketing.

Alguma vez viste um post meu com tanta informação sobre o ISCTE como eu fiz? Tenho conta aqui no Uniarea desde 2016 como dizes e nunca me dei ao trabalho em juntar tanta informação, só no ano passado é que o decidi fazer na sequência das tuas mentiras e/ou omissões aqui no fórum. Muita dela nem consta no site do ISCTE o que demonstra incompetência da parte da equipa de comunicação do ISCTE, portanto acusares de trabalhar lá é no mínimo cómico.

Estranho é no dia do evento ires contar e serem aproximadamente 60, e mesmo nessa página que referes indicam 150, e na mesma página referem 150 profissionais, enfim, já nem digo nada. É a vossa estratégia.

Não acho mal, o ISCTE também tem ou teve, é uma forma de captar alunos e aumentar as notas de entrada. Se bem que eu pessoalmente não deixaria de frequentar a Nova ou o ISCTE por apenas 700€, mas isso sou eu.

Já te disse, tinham um logo do top50 da business school quando nunca atingiu isso (agora corrigiram e está o Executive education), só o ISCTE, Nova e Católica podem dar-se ao luxo de usar essa insígnia.

A outra mentira foi do fórum empresas, indicavam 150 e afinal eram ou 60 ou 70 já nem me recordo.

Mais uma vez estás a mentir. Deves ser um mentiroso compulsivo em relação ao ISCTE. O Executive MBA do ISCTE está no TOP 40, que eu saiba 40 é melhor que 50

Link: Estamos no #TOP40 das melhores escolas de Formação de Executivos da Europa e #TOP75 do mundo!

Só o Executive MBA feito em conjunto entre a Nova e Católica e o Executive MBA do ISCTE conseguiram atingir o TOP 100 do mundo.

Tens de avaliar as instituições executive como um todo, e não apenas os MBA open e custom. Se tiveres em consideração o Executive MBA (que é o principal dessas instituições executive), os open MBA e Custom MBA o ISCTE está no TOP 40 e o ISEG no 50. Não mintas.

Ver anexo 25519
Manipulação ao máximo. Como tens vindo a fazer constantemente. Ou como tu dizes cherry picking.

Exatamente. Não sabes tu nem sei eu. Pois há empresas a patrocinar os melhores alunos das licenciaturas do ISCTE e nem aparecem nessa listagem.

Obviamente não me referia aos nicks aqui. Tu é que reparas nos nicks dos outros sem olhar ao teu.

Referia-me ao teu email. Duvido que uses esse teu email “crazyp*e*whor*” para coisas sérias. Pela tua reação, ou não sabes qual dos teus emails está registado aqui no fórum, ou então nem sabes que quando partilhas links é possível ver o teu email, por via das dúvidas omiti o teu email, pois pode ser o segundo caso.

Ah ok. Então é correta a perceção que tenho sobre ti, só colocas aquilo que te interessa. A isso se chama cherry picking, o tal termo que estás constantemente a acusar os outros.quando és o principal.

Não é relevante. O importante aqui é que esse MBA do ISEG nunca conseguiu entrar nos rankings.

Vou buscar esse porque é o único que avalia as licenciaturas, e é financiado pela Comissão europeia e Erasmus.

Vai só buscar os parâmetros que avaliam as licenciaturas/bachelor e aí o ISCTE leva vantagem em relação ao ISEG tanto em Economia como Gestão.

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at...ngs/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at...kings/?variant=track&department=1232&field=24

Isto já tinha sido discutido anteriormente não vou estar a meter a mesma conversa.

Este é um deles:
Ver anexo 25518
Mas pronto, percebo que tenhas interesse em usar esses rankings para influenciar os incautos. Mas para mim um ranking que avalia uma instituição pelo nº de estudantes e pelo rácio entre homens e mulheres não é um ranking muito fiável, mas se calhar sou eu.

Daí o ISCTE, Católica e até a Nova como universidades estarem mal cotadas nalguns desses rankings.

E antes que digas que o ISCTE tenha algum deles no site, isso não prova nada, continuo a achar o mesmo e acho que deveriam retirar, pois o ISCTE tem 10 vezes menos alunos que a UL, e para mim qualidade é que interessa, não a quantidade.

Um exemplo. Afirmas que o ranking patrocinado pela Comissão europeia de 2022 não interessa, mas esses rankings já interessam. Enfim…

Há centenas de sites e de revistas para publicação. Mas vais buscar aqueles que te interessam, só porque nesses a Nova, Católica e ISCTE estão mal classificadas neles.

Tu num post anterior até afirmavas que a Nova era a melhor na investigação, mas achas que a sua classificação nalguns desses rankings corresponde à realidade?

Aliás o ISEG até usa algumas das revistas que publica para influenciar e aparecer nesses rankings.

Publicações

Usar uma publicação própria para aparecer nesses rankings é muito relativo, mas vamos acreditar que não é isso que se passa.

Não é mais justo ter em conta a avaliação que é feita pela FCT em Portugal e onde o ISCTE, Nova e Católica aparecem melhor?

Mas pronto é a tua estratégia de marketing.

Como já mencionámos anteriormente havia pelo menos um que sim. Não fui ver todos.

Já referiste isso mil vezes, mas haver rankings influenciados pelo nº de alunos ou género de cada pessoa é ridículo.

E é ridículo eles colocarem isso no site, pois nunca chegarão ao top enquanto tiverem em conta esses parâmetros, ou então fundiam-se a outra universidade como já podia ter acontecido (UL e Nova)

Memória curta.

Foste o primeiro a atacar o meu nick aqui no fórum, tanto no passado como no presente e agora vens com isto?

Eu ando à procura do teu email? Então tu não sabes que quando partilhas um link aparece o email associado?

Quem devia ter idade para ter juízo eras tu, que andas a mentir aos candidatos a afirmar que tens o mestrado quando é tudo mentira, só para tentares passar por credível.

Pronto. Já começas a desconversar.

Dado que o processo de acreditação da EQUIS demora 2-3 anos, 8 anos parece muito tempo, não achas?

Não vais encontrar muitos posts meus, até porque devido a motivos pessoais, profissionais e académicos estive muitos anos ausentes e não pude dar o meu contributo. Voltei pelas questões que referi anteriormente. Mas uma coisa é certa, mantive sempre a minha conta.

Esta foi a única conta que já criei aqui por isso não vale a pena estares a acusar-me de ter uma conta falsa. Não sei se sabes, mas dá para ler os posts e repostas sem criar conta.

Mas és mentiroso, já disseste várias mentiras, e tu sabes disso, bastava ver os teus posts que entretanto apagaste aqui do fórum

Que conveniente para ti que todos os posts em que eu sou mentiroso, estão magicamente apagados.

Também é impressionante que em vários respostas minhas neste tópico, tudo o que escrevo é corroborado com links que eu apresento.

Há com cada coincidência (sarcasmo)

Estás sempre a acusar-me de ser mentiroso, mas nunca dizes onde menti. E quando dizes alguma coisa, quando se vai a ver, na verdade foste tu que mentiste.

"Mas és mentiroso"
"bastava ver os teus posts que entretanto apagaste aqui do fórum, muitos deles com ofensas pessoais"

A única pessoa que está constantemente a chamar-me mentiroso e a partir para ofensas pessoais és tu.

Até um moderador aqui do fórum (@sigis ) acusaste de ser parcial contra o ISCTE, disseste que ele demonstrava ignorância e má fé, disseste que ele tinha falta de humildade, e disseste que estavas à espera um pedido de desculpa.

Tu não tens mesmo noção.

Uma mentira óbvia foi dizeres noutro fórum de discussão que tinhas terminado o mestrado em Finanças no ISEG, quando neste fórum Uniarea disseste que ainda estavas em processo de conclusão para final do ano.
1722175882531.png

Lol

Deixa-me imaginar. Isso também estava escrito numa das minhas respostas que foi magicamente apagada? (sarcasmo)

Tu não tens mesmo limites. Vale mesmo tudo.

Sempre que me acusas de mentir, nunca consegues apresentar provas. É sempre o "diz que disse".

Além disso, agora também andas a ir ao meu reddit? Estou a começar a achar que tens problemas, porque não é normal este stalking todo.

Primeiro tentas encontrar o meu email, depois vais ao meu reddit ver o que escrevi. Começo a achar que tens uma obsessão.

Qual é o problema que tu tens com alguém dar a sua opinião sobre que faculdade é melhor, e sobre que factos podem ser apresentados?

Agora numa pergunta do tipo "que faculdade é melhor", tal como existem várias perguntas desse tipo neste fórum, porque é que eu não posso responder? Tudo o que eu escrevi pode ser corroborado nos links que apresentei.

Não me digas que achas que a liberdade de expressão só serve para as pessoas pensarem o mesmo que tu.

Como podes ver na minha primeira resposta a este tópico, eu referi várias coisas em que o ISCTE é melhor que o ISEG. Por isso não vale a pena acusares-me de salientar os pontos fortes do ISEG e descredibilizar o ISCTE. Se não gostas dos factos, isso é problema teu.

"Provavelmente não deves ter tido nota para entrar no ISCTE e vieste aqui descarregar as tuas frustrações."

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Sabes lá tu se eu tive ou não média para entrar no ISCTE. Sempre com ataques Ad Dominem.

Já deu para perceber que achas que se alguém discorda de ti é porque é frustrado.

"Se tivesse uma obsessão fazia como tu e vinha durante estes anos todos fazer marketing."

AHAHAHAHAHAHA

Quem criou conta e desde 2016 que vem cá defender o ISCTE és tu, não sou eu. A minha conta foi criada em 2023.

vozdarazão.png 2.png

Tu fazes tudo aquilo que me acusas de fazer. Estás constantemente a projetar.

Alguma vez viste um post meu com tanta informação sobre o ISCTE como eu fiz? Tenho conta aqui no Uniarea desde 2016 como dizes e nunca me dei ao trabalho em juntar tanta informação, só no ano passado é que o decidi fazer na sequência das tuas mentiras e/ou omissões aqui no fórum.

Ahahahahahahaha

Metade da informação que tu deste foi copiada do meu post. A outra metade estava errada.

Mas claro. Sou eu que estou a mentir (sarcasmo).

Muita dela nem consta no site do ISCTE o que demonstra incompetência da parte da equipa de comunicação do ISCTE, portanto acusares de trabalhar lá é no mínimo cómico.

ahahahahahahahahhaha

Que argumento é esse???

Só porque chamaste incompetente à equipa de comunicação do ISCTE, isso significa que não trabalhas para o departamento de Marketing do ISCTE??

Será que tu não sabes ler???

Eu vou apenas copiar o que está no website do ISEG Career Forum 2024. Talvez seja mais fácil para ti:

Para perceberes o que está escrito no site, só precisas de compreensão básica de leitura ao nível do 4º ano.

Mas já dizia o velho ditado: Pior do que cego, é aquele que não quer ver.

Então não estou a perceber a indignação toda do teu último comentário. É só criticar por criticar.

Além disso, se tu irias ou não para o ISEG por 700€ diz-te respeito a ti. Não és tu que vais entrar no ensino superior este ano.

Além disso, fizeste acusações de publicidade enganosa e de o departamento de comunicação publicar mentiras no website do ISEG. Impressionante que sempre que fazes acusações és sempre bastante abstrato. Nunca fazes uma acusação concreta.

Bruh....

Tu deves estar a gozar com a minha cara.

No meu último comentário, eu literalmente escrevi isto:

Tu deves estar a referir-te a isto (outro exemplo). Aqui está o Top 50 do Financial Times Executive Education de 2022 e de 2023. Como podes ver, o ISEG aparece nos dois anos. O ISCTE não aparece em nenhum. Dado que este ano o ISEG subiu nos rankings de Executive Education Open and Custom, não me parece descabido achar que o ISEG está outra vez no top 50.

Resumindo, tu não sabes ler, e depois vens para aqui chamar-me mentiroso ou dizer que é o ISEG que está a mentir. Isto já começa a ser um clássico teu.

Outra vez???

Resumindo, tu não sabes ler, e depois vens para aqui chamar-me mentiroso ou dizer que é o ISEG que está a mentir. Isto já é um clássico teu.

Tu deves ter graves problemas de compreensão de leitura

Abre lá os links da minha resposta.

Se tu abrires, vais ver que o TOP 50 Financial Times Executive Education (2022 e 2023) se refere aos rankings de OPEN e CUSTOM EXECUTIVE EDUCATION.

ISTO NÃO TEM NADA A VER COM OS EXECUTIVE MBAs.

SÃO RANKINGS DIFERENTES

Tal como eu já tinha escrito, mas mais uma vez, tu ignoraste muito convenientemente, no ranking CONJUNTO DO EXECUTIVE EDUCATION (que incluí OPEN e CUSTOM EXECUTIVE PROGRAMS) o ISEG aparece em 41º LUGAR NO MUNDO EM 2022 e em 47º LUGAR NO MUNDO EM 2023. Em 2024, o ISEG subiu nas classificações nesses dois rankings, logo, continua a estar no TOP50 do Financial Times Executive Education.

Percebeste agora, ou é preciso um desenho?

Tal como eu já tinha escrito numa resposta minha anterior,

No Financial Times - European Business School Rankings 2023, onde também aparecem os resultados europeus dos Executive MBAs (EMBA), o EMBA do ISCTE ficou colocado em 54º lugar na Europa, enquanto que o EMBA do ISEG ficou classificado em 55º.

Dado que no ranking mundial dos EMBA acaba na posição 100º, posição essa que é ocupada pelo ISCTE, o ISEG fica de fora por pouco. Mas no ranking europeu, aparece logo na posição a seguir.

1722176594119.png

Bruh....

Isso são coisas diferentes. Os Executive MBA do Financial Times não têm nada a ver como os rankings no Executive Education. Acabei de explicar isso acima.

Isso está literalmente escrito na parte que tu sublinhaste: Executive Education TOP 50 Combined Ranking = Executive Education Open + Executive Education Custom.

Não sou eu que tenho de avaliar. Nem és tu. Os rankings são fixos.

Não vais agora estar a criar o teu próprio ranking do Financial Times só para poderes ter razão, pois não?

Tens aqui a lista de rankings do Financial Times de quiseres confirmar.

Eu sei que não o vais fazer. Vais apenas chamar-me de mentiroso como de costume.

Eu coloco os links todos para ser fácil de verificar. Porque é que tu não colocas links?

Eu apenas coloquei informação que está publicamente disponível. Se isso te incomoda, é problema teu.

Explica-me lá o que é que isso tem de relevante para a discussão que estamos aqui a ter.

Estás só a desconversar.

E além disso. Se tu encontraste esse email, é porque foste aos detalhes do documento à procura do email que estava associado. O email não está simplesmente lá exposto quando entras no link que partilhei. Eu sabia disso, e por isso coloquei um email de uma conta descartável precisamente para evitar que pessoas como tu viessem atrás de mim. Aparentemente tive razão.

Além dos rankings de mestrado do QS, também existem rankings do Financial Times e da Eduniversal. Só o ranking da Eduniversal tem dezenas de rankings. Tens noção do trabalho que eu iria ter a colocar isso tudo em Excel??? Qual é a diferença de eu fazer um excel ou colocar os links para acederem aos websites??? Tens algum problema cognitivo que te impede de aceder aos links, e por isso precisas de excel????

ISEG MBA é o nome que se dá ao Executive MBA do ISEG. O ISEG só tem EMBA e não tem MBA.

E no ranking europeu de EMBA de 2023 do Financial Times (que está incluído no European Business School Rankings 2023), o EMBA do ISEG aparece em 55º lugar, abaixo do 54º lugar do EMBA do ISCTE.

Errado.

Bastava teres carregado nos links que eu coloquei para verificares que estás errado. Mas lá está, como sabes que eu tenho razão, estás a fingir-te de ignorante.

Não sei. Foi por isso que te pedi para elaborares. Mas obviamente que não fizeste, porque irias ser apanhado a mentir.

É por isso que escreveste essa não-resposta.

Este é um deles:
1722175938645.png

AHAHAHAHAHAHAHAH

Tu tens uma lata.

Tal como está escrito nesse print screen "You are currently viewing a previous year's rankings. View the latest rankings: Young University Rankings 2024". Isto é o ranking de universidades novas do Times Higher Education.

Eu não apresentei esse ranking. O ranking que eu coloquei foi este: Times Higher Education - World University Rankings 2024 by subject: Business and Economics

Sabes o que é hilariante nisto?

Os números para os quais tu apontas setas não são critérios de avaliação. São apenas informações referentes às universidades.

Os critérios de avaliação, como está escrito na metodologia, são:

Em nenhum sítio aparece que o número de alunos é um dos critérios de avaliação do ranking.

E depois dizes que quem está a tentar enganar sou eu. lol

No ranking de Shanghai, o período avaliado foi entre 2018 e 2022

Ahahahahaha

O ranking de Shanghai é considerado um dos três rankings universitários mais importantes do mundo.

Mas aparentemente, como o ISCTE não aparece em cima, o menino @VozdaRazão não o considera importante.

Sempre em modo cherry picking.

E além disso, ter apoio da UE não faz com que seja melhor. Pensar isso é ceder à falácia da autoridade. Um ranking é melhor por ter melhores critérios de avaliação e melhores dados.

Publicações

E todas essas revistas e jornais aparecem nas bases de dados da Web of Science, Scopus e InCites.

Se os artigos que aparecem nas publicações do ISEG não forem citadas, então a qualidade de investigação como é medida nos rankings, desce, e por consequência, a sua classificação desce. Por isso pouco importa se o ISEG tem um journal ou não. No final do dia, os artigos do ISEG têm de ser citados por outros investigadores para o ISEG poder subir nos rankings.

E os artigos para aparecerem nos journals do ISEG têm de ser avaliados por referees, muitos deles internacionais, e que não podem ter ligação aos investigadores que submetem os artigos. É assim que funciona a publicação de artigos em revistas científicas. Além disso, várias pessoas de diferentes países e universidades publicam nos journals do ISEG, e não apenas os professores do ISEG.

Esse argumento é mesmo uma desculpa esfarrapada.

Outra vez???

Já respondi a isso na minha resposta anterior:

Todos os rankings têm metodologias diferentes. Como tal, todos os rankings têm critérios de avaliação diferentes, e pesos atribuídos a esses critérios diferentes também. Logo, os resultados que cada universidade tem vão ser diferentes de ranking para ranking. Não percebo qual é a dificuldade em perceber isto.

Lol

Mais uma acusação infundada e falsa.

Realmente o Portuguese Economic Journal e o European Management Studies Journal do ISEG, que são pequenos e relativamente insignificantes a nível mundial, vão realmente afetar as classificações dos rankings globais (sarcasmo).

Estes argumentos estão a tornar-se cada vez mais ridículos.

.
Outra vez???

Os centros de investigação do ISEG são o REM (Economia) e CSG (Gestão e Ciências Sociais). O centro de investigação do ISCTE Business School é o BRU-UNIDE.

Na página 15 do pdf do relatório de avaliação da área de Economia 2017-2018, o REM (ISEG) tem estas classificações:

REM.png

Na página 26 do pdf do relatório de avaliação da área de Sociologia, Antropologia, Demografia e Geografia 2017-2018, o CSG (ISEG) tem estas classificações:

CSG.png

Na página 25 do pdf do relatório de avaliação da área de Gestão 2017-2018, o BRU-UNIDE (ISCTE) tem estas classificações:

BRU - UNIDE.png

Como podes ver nos relatórios de avaliação das unidades de investigação 2017-2018 da FCT, as diferenças entre as avaliações desses centros são mínimas.

Além disso, tal como já tinha respondido na minha reposta anterior:

Como podes verificar na metodologia dos rankings que eu apresentei, à exceção do Financial Times, Eduniversal e CEOWorld Magazine, todos eles têm como um critério de avaliação a investigação científica por área, e o Shanghai Ranking, URAP e NTU Ranking medem única e exclusivamente investigação científica (o ranking de Shanghai mede também prémios científicos, que são consequência da investigação).

Essas avaliações da FCT foram feitas em 2018 e publicadas em 2019, e o período de avaliação foi entre 2013 e 2017.

As novas avaliações vão ocorrer entre 2024 e 2025 e o período avaliado é entre 2018 e 2023.

• No ranking de Shanghai, o período avaliado foi entre 2018 e 2022, e os dados bibliométricos foram retirados da Web of Science e InCites.
  • No ranking URAP, o período avaliado foi entre 2018 e 2022, e os dados bibliométricos faram retirados do InCites.
  • No ranking NTU, o período avaliado foi entre 2013 e 2023 e as estatísticas são referentes a artigos publicados em jornais indexados por SCI e SSCI.

Logo, os dados dos rankings que eu publiquei estão atualizados e não dependem do registo de autores.

Outra vez???

Tal como já tinha respondido na minha última resposta:

O único ranking que apresentei onde os investigadores têm de se registar foi o RePEc/IDEAS (explicação), e foi na parte da minha resposta em que falei dos professores (como investigadores) . Eu não o incluí na parte em que falei sobre rankings.

Em todos os outros rankings, os professores não se tinham de inscrever. Quanto muito, eram as universidades que tinham de entregar alguns dados (como por exemplo no ranking do Financial Times), mas na sua maioria, os rankings que apresentei aqui são baseados em dados bibliométricos. Basta ler a metodologia dos rankings para confirmar o que eu estou a dizer.

Mas já deu para perceber a tua estratégia. Falas em abstrato e no plural, não mencionas nenhum ranking em específico para parecer que todos os rankings que eu apresento são pouco confiáveis.

Mais uma vez, falso.

Como já escrevi acima: Em nenhum ranking que eu apresentei o número de alunos é critério de avaliação.

Tu bem que tentas atirar barro à parede para ver se cola.

"Foste o primeiro a atacar o meu nick aqui no fórum, tanto no passado como no presente e agora vens com isto"

Mais uma vez, é mentira. Nunca ataquei o teu nickname.

"Eu ando à procura do teu email? Então tu não sabes que quando partilhas um link aparece o email associado?"

Como já disse acima, se tu encontraste esse email, é porque foste aos detalhes do documento à procura do email que estava associado. O email não está simplesmente lá exposto quando entras no link que partilhei. Eu sabia disso, e por isso coloquei um email de uma conta descartável precisamente para evitar que pessoas como tu viessem atrás de mim. Aparentemente tive razão.

"Quem devia ter idade para ter juízo eras tu, que andas a mentir aos candidatos a afirmar que tens o mestrado quando é tudo mentira, só para tentares passar por credível."

Sim. Eu tenho mestrado. Tu não me conheces de lado nenhum para andares a afirmar se eu tenho ou não mestrado. Mais uma vez, inventas mentiras e fazes ataques Ad Hominem para ver se ganhas alguns pontos. O nível a que chegas é mesmo muito baixo.

Tu acusas muito os outros, mas apresentas poucas provas. Recusas-te a aceitar factos, e depois, chamas mentiroso a quem se recusa a aceitar as tuas mentiras e falácias.

Não me chateies mais.

Última edição:
É impressionante. Só desconversaste.

Dado que o processo de acreditação da EQUIS demora 2-3 anos, 8 anos parece muito tempo, não achas?
Sim, e quanto tempo teve o ISEG a obter isso?

Alguns rankings
fazes magia, não interessa se são credíveis, o importante é passar a mensagem errada certo?

Será que tu não sabes ler???
Eu vou apenas copiar o que está no website do ISEG Career Forum 2024. Talvez seja mais fácil para ti:

Para perceberes o que está escrito no site, só precisas de compreensão básica de leitura ao nível do 4º ano.

Mas já dizia o velho ditado: Pior do que cego, é aquele que não quer ver.
E tu sabes?
Felizmente o responsável que fez o vosso site não mudou o banner, para todos verem aquilo que me estou a referir, da mentira (voluntária ou não) que foi feito no vosso site:
Pelos vistos em vez de 150 profissionais colocaram 150 empresas.
1722194826408.png
Dado que no ranking mundial dos EMBA acaba na posição 100º, posição essa que é ocupada pelo ISCTE, o ISEG fica de fora por pouco. Mas no ranking europeu, aparece logo na posição a seguir.
E no ranking europeu de EMBA de 2023 do Financial Times (que está incluído no European Business School Rankings 2023), o EMBA do ISEG aparece em 55º lugar, abaixo do 54º lugar do EMBA do ISCTE.
Não vou dizer uqe não nem que sim, mas tira lá print disso que não estou a conseguir ver. Caso contrário vou pensar que é tanga mais uma vez.

Times Higher Education

Eu estava falar no geral não nos subjects...

E todas essas revistas e jornais aparecem nas bases de dados da Web of Science, Scopus e InCites.
Que essas revistas do ISEG estão lá não duvido. lol

Mas que ajuda ajuda, ou pelo menos dá para nos entreteres. Se alguns desses rankings que continuas a insistir fossem para ser levados a sério (excluído aqueles em que todas investem e que já referimos em discussões anteriores), ou pelo menos quer todos investissem de igual forma neles, tenho a certezas que a unidade já tinha sido classificada de excelente pela FCT.

Como explicas que alguns (volto a referir) alguns sites de rankings que referes a UL está bem classificada e a sua unidade não se coaduna com essa classificação em Portugal ? não achas no mínimo estranho?
Como se justifica que por exemplo o ISCTE e Nova tenham classificação de excelente nos seus centros e o ISEG está abaixo?

Como podes ver no website de investigação do ISCTE, os professores estão registados nessas bases de dados.
Sim alguns estão, mas a maioria nem está, portanto nem percebo porque insistes.

Além disso, agora também andas a ir ao meu reddit? Estou a começar a achar que tens problemas, porque não é normal este stalking todo.

Primeiro tentas encontrar o meu email, depois vais ao meu reddit ver o que escrevi. Começo a achar que tens uma obsessão.
Eu ando a ir ao teu reddit? Então tu postas num forum público e queres que as pessoas fechem os olhos? Então para que vais para um fórum público? Eu não tenho o direito de entrar em fóruns públicos para ajudar nas minhas questões?

Quanto ao teu email, tu é que o exposeste aqui, eu até fiz-te o favor de omitir alguns caracteres, pois fiquei na dúvida se sabias que ficava público ou não.

Por último:

Quanto à tua mentira descarada nem uma palavra:
1722195297804.png

Já pediste desculpa aqueles candidatos que mentiste no ano passado quando disseste que tinhas mestrado e andavas a aconselhar os candidatos???

Mas ficava-te bem um pedido de desculpas a todos os outros que mentiste deliberadamente (Sim porque aí foi deliberado, ao contrário de alguns posts que pode ser por falta ignorância ou falta de informação).

Última edição:
A confiança com que tu escreves coisas que estão erradas é impressionante.

erá que tu não sabes ler???

E tu sabes ler?
Felizmente o responsável que fez o vosso site não mudou este banner, para todos provarem a mentira (voluntária ou não) que foi feito no vosso site:
Captura de ecrã 2024 07 28 194630 — Postimages
Pelos vistos em vez de 150 profissionais colocaram 150 empresas.

Diz-me: quanto é 70 empresas + 80 empresas?

É igual a 150 empresas não é?

O teu desespero para tentares provar que eu estou a mentir já começa a ser triste.

Tira lá print disso que não estou a conseguir ver. Caso contrário vou pensar que é tanga mais uma vez.

Claro sua majestade. Não quer mais nada?

Que essas revistas do ISEG estão lá não duvido. lol

Mas que ajuda ajuda, ou pelo menos dá para nos entreteres. Se alguns desses rankings que continuas a insistir fossem para ser levados a sério (excluído aqueles em que todas investem e que já referimos em discussões anteriores), ou pelo menos quer todos investissem de igual forma neles, tenho a certezas que a unidade já tinha sido classificada de excelente pela FCT.

Como explicas que alguns (volto a referir) alguns sites de rankings que referes a UL está bem classificada e a sua unidade não se coaduna com essa classificação em Portugal ? não achas no mínimo estranho?
Como se justifica que por exemplo o ISCTE e Nova tenham classificação de excelente nos seus centros e o ISEG está abaixo?
Estás sempre a fazer afirmações infundadas. Não consegues provar nada que escreves.

Tu nem sequer te preocupas se aquilo que escreves é verdade ou não. Se parece uma ameaça ao "grande e magnífico prestígio do ISCTE", assumes logo que é:
  • Mentira
  • Errado
  • Manipulação
  • etc.
Impressionante

Por último:
Já pediste desculpa aqueles candidatos que mentiste no ano passado quando disseste que tinhas mestrado e andavas a aconselhar os candidatos?? Já nem pesso para mim.

Mas ficava-te bem um pedido de desculpas a todos os outros que mentiste deliberadamente. Porque aí foi deliberado, ao contrário de alguns posts que pode ser por falta ignorância ou falta de informação.

Eu não sei do que estás a falar, dado que nunca referi que estava a acabar o mestrado.

É só mais uma das tuas tentativas desesperadas para tentares ganhar alguns pontos.

Não me chateies mais. Já provaste o ridículo que consegues ser.

Diz-me: quanto é 70 empresas + 80 empresas?

É igual a 150 empresas não é?

O teu desespero para tentares provar que eu estou a mentir já começa a ser triste.
Então entras em contradição com o que disseste. Deves fazer magia.

Eu ajudo-te porque pareces ter dificuldade em contar:
Empresas Presentes
Fiz-te um favor são 71, daí a dizer que são 150 vai uma grande diferença.

Claro sua majestade. Não quer mais nada?
Pois calculava, deve ser mais uma mentira tua. Enfim...
Eu não sei do que estás a falar, dado que nunca referi que estava a acabar o mestrado.

É só mais uma das tuas tentativas desesperadas para tentares ganhar alguns pontos.
Wow... o que chamar a uma pessoa assim?... sem palavras....

Última edição:

Reparei agora que editaste o teu post com novos dados
Lol

Deixa-me imaginar. Isso também estava escrito numa das minhas respostas que foi magicamente apagada? (sarcasmo)

Tu não tens mesmo limites. Vale mesmo tudo.

Sempre que me acusas de mentir, nunca consegues apresentar provas. É sempre o "diz que disse".
Para ti é que vale tudo, mentes, omites, ofendes e manipulas.

Eliminas os teus posts para esconderes aquilo que disseste. Até apagaste o post em que vieste fazer um pedido de desculpas.

Mas para azar teu, há vestígios que indicam que apagaste posts como este quando uma moderadora aqui do fórum veio pedir para parares.
Se estás esquecido fica aqui a prova como apagaste posts e agora negas que os escreveste:
1722366409550.png

Demonstras falta de carácter ao mentires, e não assumires aquilo que escreveste no passado e que entretanto apagaste, só para não correres o risco de seres apanhado na mentira mais uma vez. Só estou arrependido por ter apagado os meus posts dessa altura quando pediste desculpa. Não o devia ter feito, as tuas lágrimas foram de crocodilo.

AHAHAHAHAHAHA

Quem criou conta e desde 2016 que vem cá defender o ISCTE és tu, não sou eu. A minha conta foi criada em 2023.
Sim e então? como nessa altura muita gente estava indecisa entre a gestão na Nova e ISCTE, e não havia opiniões de alunos do ISCTE no fórum, e fiz esse post sim. Aliás se não estou enganado foi há tanto tempo que até acho que foi na altura em que havia rumores de que a Nova ia mudar de Lisboa para Carcavelos.

Em 8 anos tenho quase tantos posts como tu em 1 ano e meio, incluindo o spam que fizeste em vários tópicos, que depois apagaste que pelos vistos negas.

Uma coisa são opiniões, outra coisa são omissões, mentiras, ofensas e manipulações.

Aceito que as pessoas errem por falta de informação e/ou erro involuntário, agora deliberadamente não aceito.

Estás sempre a pegar nesse ponto, da antiguidade da minha conta como se isso fosse negativo, muitos dos séniores e moderadores aqui do fórum se inscreveram na mesma altura que eu, provavelmente sem o contributo deles não havia fórum,

Relembro-te que este fórum é para toda a gente, independentemente do grau de ensino, género, nacionalidade, religião, orientação etc.
Estares a querer insinuar que as pessoas após fazerem licenciaturas, mestrados ou outro grau qualquer deixam de ter direito a postar aqui é ridículo, até porque pode haver pessoas que querem continuar a estudar seja agora ou mais tarde, e podem sempre voltar.

Continuo à espera da prova disso, quando o Financial Times só divulga o TOP 100, não há informação sobre os lugares seguintes.
Mas fico à espera que mostres esse print screen, caso contrário vou achar que é mais uma mentira tua.

Eu coloco os links todos para ser fácil de verificar. Porque é que tu não colocas links?
Basta ires à página da IBS ISCTE e na página das licenciaturas diz as várias empresas que patrocinam.

Todos os rankings têm metodologias diferentes.
Exactamente, cada ranking é um ranking e ambos sabemos quais são os principais na área da Gestão, que as faculdades portuguesas investem, não vale a pena ir buscar outros.

Os centros de investigação do ISEG são o REM (Economia) e CSG (Gestão e Ciências Sociais). O centro de investigação do ISCTE Business School é o BRU-UNIDE.
Só uma nota, o centro Dinâmia também está ligado à IBS ISCTE e está classificado de Muito bom.

Relembro que esse centro de Investigação do ISCTE dedicado à investigação em Economia e Gestão BRU-UNIDE é o único de ambas as instituições que tem classificação de Excelente.

E deixo a diferença entre um centro de Investigação Excelente e Muito bom
1722369736879.png
Fonte: Arquivo.pt

Centro de Investigação Excelente: "Unidade de investigação que se distingue pela elevada qualidade e mérito internacional da sua produção científica e tecnológica e com contribuições significativas para a área de investigação em que se integra."

Centro de Investigação Muito Bom: "Unidade de investigação reconhecida como uma referência nacional e com contribuições de relevo internacional para a área de investigação em que se integra."

Eu não quero saber de rankings estrangeiros relacionados com investigação onde há instituições que não investem neles, vamos cingir-nos à avaliação oficial da investigação em Portugal que temos, quando surgir um novo período de avaliação, se ainda estivermos por cá, aí falamos.

Rankings Rankings Rankings

Quanto aos rankings tu sabes tão bem quanto eu quais são os principais rankings nestas áreas onde todas as faculdades TOP5 investem, e por isso estão em pé de igualdade.

Aliás mantenho a minha opinião que tive desde o início e que volto a referir: para mim os rankings valem o que valem, ninguém acredita que a Nova, ISCTE, ISEG, FEP e Católica, estão classificadas como TOP100 do mundo, como aparecem em alguns deles. Isso deve-se porque algumas universidades americanas, chinesas, inglesas etc não investem nesses rankings, aliás muitas delas (Harvard, MIT, Wharton, Stanford, Kellogg, Columbia, MIT, Berkeley, Chicago só para nomear algumas) nem querem perder esse tempo com isso nem apostam nas acreditações, porque o nome/selo/marca delas basta para chamariz. As universidades de países periféricos como Portugal é que precisam de investir nisso, e fazem-no como se fossem a última bolacha do pacote.

Eu só refiro neste fórum os principais rankings porque todas as faculdades do TOP5 apostam nele, logo estão em pé de igualdade.

Mas as posições não refletem a realidade no mundo, e não é pelo ISCTE estar à frente do ISEG nos principais rankings de Gestão que vou mudar de opinião.

Última edição:

Reparei agora que editaste o teu post com novos dados

Eliminas os teus posts para esconderes aquilo que disseste. Até apagaste o post em que vieste fazer um pedido de desculpas.

Mas para azar teu, há vestígios que indicam que apagaste posts como este quando uma moderadora aqui do fórum veio pedir para parares.
Se estás esquecido fica aqui a prova como apagaste posts e agora negas que os escreveste:
Ver anexo 25531

Demonstras falta de carácter ao mentires, e não assumires aquilo que escreveste no passado e que entretanto apagaste, só para não correres o risco de seres apanhado na mentira mais uma vez. Só estou arrependido por ter apagado os meus posts dessa altura quando pediste desculpa. Não o devia ter feito, as tuas lágrimas foram de crocodilo.

Sim e então? como nessa altura muita gente estava indecisa entre a gestão na Nova e ISCTE, e não havia opiniões de alunos do ISCTE no fórum, e fiz esse post sim. Aliás se não estou enganado foi há tanto tempo que até acho que foi na altura em que havia rumores de que a Nova ia mudar de Lisboa para Carcavelos.

Em 8 anos tenho quase tantos posts como tu em 1 ano e meio, incluindo o spam que fizeste em vários tópicos, que depois apagaste que pelos vistos negas.

Uma coisa são opiniões, outra coisa são omissões, mentiras, ofensas e manipulações.

Aceito que as pessoas errem por falta de informação e/ou erro involuntário, agora deliberadamente não aceito.

Estás sempre a pegar nesse ponto, da antiguidade da minha conta como se isso fosse negativo, muitos dos séniores e moderadores aqui do fórum se inscreveram na mesma altura que eu, provavelmente sem o contributo deles não havia fórum,

Relembro-te que este fórum é para toda a gente, independentemente do grau de ensino, género, nacionalidade, religião, orientação etc.
Estares a querer insinuar que as pessoas após fazerem licenciaturas, mestrados ou outro grau qualquer deixam de ter direito a postar aqui é ridículo, até porque pode haver pessoas que querem continuar a estudar seja agora ou mais tarde, e podem sempre voltar.

Continuo à espera da prova disso, quando o Financial Times só divulga o TOP 100, não há informação sobre os lugares seguintes.
Mas fico à espera que mostres esse print screen, caso contrário vou achar que é mais uma mentira tua.

Basta ires à página da IBS ISCTE e na página das licenciaturas diz as várias empresas que patrocinam.

Exactamente, cada ranking é um ranking e ambos sabemos quais são os principais na área da Gestão, que as faculdades portuguesas investem, não vale a pena ir buscar outros.

Só uma nota, o centro Dinâmia também está ligado à IBS ISCTE e está classificado de Muito bom.

Relembro que esse centro de Investigação do ISCTE dedicado à investigação em Economia e Gestão BRU-UNIDE é o único de ambas as instituições que tem classificação de Excelente.

Ver anexo 25532

Centro de Investigação Excelente: "Unidade de investigação que se distingue pela elevada qualidade e mérito internacional da sua produção científica e tecnológica e com contribuições significativas para a área de investigação em que se integra."

Centro de Investigação Muito Bom: "Unidade de investigação reconhecida como uma referência nacional e com contribuições de relevo internacional para a área de investigação em que se integra."

Eu não quero saber de rankings estrangeiros relacionados com investigação onde há instituições que não investem neles, vamos cingir-nos à avaliação oficial da investigação em Portugal que temos, quando surgir um novo período de avaliação, se ainda estivermos por cá, aí falamos.

Quanto aos rankings tu sabes tão bem quanto eu quais são os principais rankings nestas áreas onde todas as faculdades TOP5 investem, e por isso estão em pé de igualdade.

Aliás mantenho a minha opinião que tive desde o início e que volto a referir: para mim os rankings valem o que valem, ninguém acredita que a Nova, ISCTE, ISEG, FEP e Católica, estão classificadas como TOP100 do mundo, como aparecem em alguns deles. Isso deve-se porque algumas universidades americanas, chinesas, inglesas etc não investem nesses rankings, aliás muitas delas (Harvard, MIT, Wharton, Stanford, Kellogg, Columbia, MIT, Berkeley, Chicago só para nomear algumas) nem querem perder esse tempo com isso nem apostam nas acreditações, porque o nome/selo/marca delas basta para chamariz. As universidades de países periféricos como Portugal é que precisam de investir nisso, e fazem-no como se fossem a última bolacha do pacote.

Eu só refiro neste fórum os principais rankings porque todas as faculdades do TOP5 apostam nele, logo estão em pé de igualdade.

Mas as posições não refletem a realidade no mundo, e não é pelo ISCTE estar à frente do ISEG nos principais rankings de Gestão que vou mudar de opinião.

Eu apaguei os posts porque:
  • o primeiro post que fiz tinha informação incompleta
  • toda a informação verdadeira que resultou da nossa discussão depois foi incluída no meu primeiro post neste tópico, em vez de estar dispersa por várias respostas.

há vestígios que indicam que apagaste posts como este quando uma moderadora aqui do fórum veio pedir para parares.
Demonstras falta de carácter ao mentires sobre teres apagado coisas que escreveste anteriormente, só para não correres o risco de seres apanhado na mentira mais uma vez.

Eu nunca neguei que apaguei posts. Até escrevi aqui:
Se eu apaguei essas respostas há um ano atrás, foi porque achei que a informação não estava completa. Os novos que eu escrevi têm toda a informação que eu achei relevante. Por isso, estares a falar das respostas que eu apaguei há um ano atrás, em vez das respostas que estão aqui só demonstra falta de argumentos.
Por isso não vale a pena andares a insinuar que eu ando a mentir sobre ter apagado posts.

Mais uma vez, estás a pôr palavras na minha boca.

A única coisa que eu nego foi ter escrito que, segundo as tuas palavras, eu ainda estava "em processo de conclusão para final do ano 2023" do mestrado. Isso foste tu que inventaste para me descredibilizares.

Além disso, caso não te lembres, ao longo das tuas respostas neste tópico (que são recentes), também me acusaste inúmeras vezes de ter mentido e manipulado, e as minhas respostas continuam cá para toda a gente ver.

1722366409550.png

Demonstras falta de carácter ao mentires sobre teres apagado coisas que escreveste anteriormente, só para não correres o risco de seres apanhado na mentira mais uma vez. Só estou arrependido por ter apagado os meus posts dessa altura quando pediste desculpa. Não o devia ter feito, as tuas lágrimas foram de crocodilo.
Como podes reparar pelo print que tu próprios postaste, a única coisa ofensiva que eu fui acusado de escrever foi "Tu estás mesmo frito dessa cabeça".

Para além disso, ignoras muito convenientemente o facto de a moderadora ter escrito: "é completamente gratuita a troca de insultos que andam aqui a trocar. Pedia por favor que moderassem o tom da conversa". Isto está no plural. Tu também estás incluído nesta frase. Não venhas agora fazer-te de vítima.

Tu falas como se eu te andasse a insultar ao longo dos meus posts. Tu passas as tuas respostas todas a dizer que eu sou mentiroso e que ando a enganar e manipular, como podes rever aqui...
E por isso, pedia que deixasses de manipular
Mas és mentiroso, já disseste várias mentiras
Deves ser um mentiroso compulsivo em relação ao ISCTE
Manipulação ao máximo. Como tens vindo a fazer constantemente
...apesar de eu apresentar links para comprovar tudo o que escrevo, ao contrário de ti, que mandas postas de pescada para o ar, e depois nem apresentas links para se poder comprovar o que dizes. Mas ambos sabemos porque é que não apresentas links: porque se apresentasses, seria fácil de comprovar que aquilo que tu escreves é falso.

E não é só a mim que atacaste. Como eu já tinha mencionado, até um moderador (@sigis ) atacaste quando ele avisou que tu estavas a dar informação enviesada. E a tua reação foi atacá-lo, dizendo que ele demonstrava ignorância e má fé, disseste que ele tinha falta de humildade e que estavas à espera um pedido de desculpa, como podes rever aqui:
Ainda não te retrataste sobre a tua abordagem aqui. Ficava bem um pouco de humildade caro moderador.
Quanto as ti sibis apesar de esperar um pedido de desculpa teu

"Se tivesse uma obsessão fazia como tu e vinha durante estes anos todos fazer marketing."

AHAHAHAHAHAHA

vozdarazão.png 2.png

Tu fazes tudo aquilo que me acusas de fazer. Estás constantemente a projetar.

Bruh...

Tu escreveste isto: "Se tivesse uma obsessão fazia como tu e vinha durante estes anos todos fazer marketing".
Eu apenas realcei que quem tinha uma conta de 8 anos e andou a vir "estes anos todos fazer marketing" (usando exatamente as tuas palavras) foste tu, não fui eu

Nunca disse que havia problema. Lá estás tu a pôr palavras na minha boca.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Bruh...

Tu literalmente só tens de abrir os link para confirmares o que eu escrevi. Essa informação está toda lá.

E agora tens a lata de escrever "Continuo à espera da prova disso"???

Isto só prova que estás aqui a escrever de má fé, e que fazes de tudo para não teres de admitir que estás errado.

Se é assim tão fácil, porque é que não apresentas os links como eu?

Eu não quero saber de rankings estrangeiros onde há instituições que não investem neles

Continuas a insinuar que as universidades "investem" em rankings. Apresenta lá fontes e provas de como isso é verdade. Em nenhum ranking que eu apresentei, as universidades "investem" para aparecerem bem colocadas.

Aliás, vários rankings que eu apresentei, como podes ler na metodologia, apenas usam "third-party data sources" que não envolvem de todo as universidades que lá aparecem (como por exemplo Shanghai Ranking, URAP e NTU Ranking). E nos rankings que usam dados entregues pelas universidades, se o ISCTE aparece, é porque entregou esses dados.

1722369736879.png

Centro de Investigação Excelente: Unidade de investigação que se distingue pela elevada qualidade e mérito internacional da sua produção científica e tecnológica e com contribuições significativas para a área de investigação em que se integra.

Centro de Investigação Muito Bom: Unidade de investigação reconhecida como uma referência nacional e com contribuições de relevo internacional para a área de investigação em que se integra.

Eu já respondi a isso na minha última resposta, mas mais uma vez, ignoraste muito convenientemente. Deixo aqui, outra vez, para tu poderes ler com atenção:

Na página 15 do pdf do relatório de avaliação da área de Economia 2017-2018, o REM (ISEG) tem estas classificações:

REM.png

Na página 26 do pdf do relatório de avaliação da área de Sociologia, Antropologia, Demografia e Geografia 2017-2018, o CSG (ISEG) tem estas classificações:

CSG.png

Na página 25 do pdf do relatório de avaliação da área de Gestão 2017-2018, o BRU-UNIDE (ISCTE) tem estas classificações:

BRU - UNIDE.png

Como podes ver nos relatórios de avaliação das unidades de investigação 2017-2018 da FCT, as diferenças entre as avaliações desses centros são mínimas.

Além disso, tal como já tinha respondido na minha reposta anterior:

Essas avaliações da FCT foram feitas em 2018 e publicadas em 2019, e o período de avaliação foi entre 2013 e 2017.

Como podes ver, o BRU-UNIDE (ISCTE), só num dos critérios de avaliação é que teve "5" (de 1 a 5), tal como os dois centros de investigação do ISEG. Esse critério deve ter um peso maior na decisão, e foi por isso que o BRU-UNIDE aparece como "Excelente", enquanto que os do ISEG aparecem como "Muito Bom"

Por isso, as diferenças que estás a tentar apontar são mínimas. E também estão desatualizadas como já referi na minha resposta anterior.

Eu não quero saber de rankings estrangeiros onde há instituições que não investem neles, vamos cingir-nos à avaliação oficial da investigação em Portugal que temos
Claro. Que coincidência tu quereres usar uma fonte em que "por acaso" o ISCTE aparece melhor (sarcasmo). Mais uma vez, cherry picking da tua parte.

Já percebi que não estás aqui para dar informação útil, mas sim para me atacares sem qualquer limite de decência simplesmente porque eu apresentei informação que vai contra a tua narrativa. Por isso, não vou voltar a responder-te.

Na sequência deste tópico venho colocar algumas notícias relevantes, que refutam algumas mentiras e/ou manipulações que um user veio fazer neste fórum para denegrir as outras instituições.

O Executive MBA do ISCTE-IUL, continua pelo 3º ano consecutivo no top 100 mundial de acordo com o Financial Times.

Só 2 Executive MBA portugueses estão neste ranking. O Executive MBA do ISCTE-IUL e o Executive MBA feito em conjunto entre Católica e a Nova.

Financial Times Ranking Executive MBA 2024:
49º lugar do mundo The Lisbon MBA Católica|Nova
92º lugar do mundo Executive MBA ISCTE-IUL

De referir que o ISEG nunca conseguiu entrar neste ranking.

Links:
FT: https://rankings.ft.com/rankings/2963/executive-mba-2024
Negócios: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/lisbon-mba-chega-ao-top-25-da-europa-mba-do-iscte-sobe-oito-posicoes-no-top-100-mundial

Quanto à Investigação, 6 investigadores do Centro de Investigação de Gestão do ISCTE (BRU-ISCTE), foram reconhecidos como parte do top 2% dos melhores cientistas do mundo na área da Economia e Gestão, pela Universidade de Stanford, estando entre os mais citados entre investigadores.
De referir que este centro de investigação do ISCTE-IUL, é o centro de investigação em Portugal na área da Gestão com mais investigadores nesta prestigiada lista.

https://bru.iscte-iul.pt/bru-iscte-researchers-featured-on-stanfords-top-2-scientists-list/

Isto vem comprovar a qualidade da investigação do ISCTE-IUL. Não é por acaso que este centro de investigação é um dos únicos em Portugal na área da Gestão classificado como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que é o organismo oficial que avalia todos os centros de investigação em Portugal.

E Relativamente a Mestrados de Gestão, o Financial Times também divulgou o ranking dos melhores mestrados de gestão do mundo.
https://rankings.ft.com/rankings/2961/masters-in-management-2024

Financial Times Ranking Masters in Management 2024
Nova 8º lugar
Católica 27º lugar
ISCTE-IUL 60º lugar
FEP 70º lugar

Também neste ranking o ISEG nunca conseguiu entrar.
Link Jornal Económico: