Isep ou Feup engenharia biomedica/ bioengenharia

FRAN2007

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2025
Boa noite.
Gostaria de saber a vossa opinião e experiência, por favor.
Interesso-me pela área de bio engenharia. Não tenho média para o curso da Feup e estou indeciso sobre o que fazer:
1 hipótese: candidato-me a Engenharia Química na Feup e depois faço mestrado numa área mais relacionada com as bio
2 hipótese: entro num curso do Isep (uma vez que talvez também não consiga engenharia biomedica) e depois peço mudança de curso dentro do Isep. Se assim for qual o curso?
O que fariam?
Entravam na Feup e depois mudavam para Isep? Ou deixavam-se ficar 3 anos na Feup em engenharia química? Ou entravam num curso do Isep (também não sei qual) e depois pediam transferência para engenharia biomedica no Isep?
Obrigado

Olá!!
A engenharia biomédica é uma área fascinante que combina princípios da engenharia com conhecimentos de biologia e medicina, focando-se no desenvolvimento de tecnologias para a saúde, como próteses, equipamentos médicos ou sistemas de diagnóstico. Se não consegues entrar diretamente no curso na FEUP, tens boas alternativas para chegares lá.
A primeira hipótese, Engenharia Química na FEUP com mestrado em bioengenharia, é viável porque a base em química pode ser útil em áreas como biomateriais ou biotecnologia. No entanto, o curso é bastante diferente da engenharia biomédica, pelo que terias de complementar com disciplinas optativas ou formação adicional. Se gostares de química, pode ser um bom caminho, mas se o teu foco é mesmo biomédica, poderás sentir falta de algumas bases específicas.
A segunda opção, entrar no ISEP e depois mudar para engenharia biomédica, também é interessante. Se o objetivo é essa área, o ideal seria escolher um curso que partilhe disciplinas fundamentais com a biomédica (como eletrónica, materiais ou programação). Assim, a transição seria mais suave. O ISEP tem uma boa reputação em engenharias práticas, e a transferência interna pode ser facilitada se tiveres boas notas.
Quanto a trocar da FEUP para o ISEP, depende do que valorizas mais. A FEUP tem um prestígio forte, mas se o curso não te agradar, pode não compensar ficar três anos nele. O ISEP, sendo mais prático, pode ser uma opção mais direta para o que pretendes.

• Like
Reactions: davis
Boa noite.
Interesso-me pela área de bio engenharia. Não tenho média para o curso da Feup e estou indeciso sobre o que fazer:
1 hipótese: candidato-me a Engenharia Química na Feup e depois faço mestrado numa área mais relacionada com as bio
2 hipótese: entro num curso do Isep (uma vez que talvez também não consiga engenharia biomedica) e depois peço mudança de curso dentro do Isep. Se assim for qual o curso?
O que fariam?
Entravam na Feup e depois mudavam para Isep? Ou deixavam-se ficar 3 anos na Feup em engenharia química? Ou entravam num curso do Isep (também não sei qual) e depois pediam transferência para engenharia biomedica no Isep?
Obrigado
Escolheria a FEUP. É mais fácil mudança de curso dentro da mesma instituição. As instituições ganham "à cabeça" e é mais vantajoso manterem um aluno do que ficarem sem ele... Em vez de Eng. Química, escolheria Eng. Materiais. Caso não conseguisse mudar, virava-me para os biomateriais e faria uma pos-graduação/mestrado em Bio "coisas". Boa sorte nas decisões!
Post automatically merged:

Boa noite.
O que fariam?
Obrigado
Escolheria a FEUP. É mais fácil mudança de curso dentro da mesma instituição. As instituições ganham "à cabeça" e é mais vantajoso manterem um aluno do que ficarem sem ele... Em vez de Eng. Química, escolheria Eng. Materiais. Caso não conseguisse mudar, virava-me para os biomateriais e faria uma pos-graduação/mestrado em Bio "coisas". Boa sorte nas decisões!

Boa noite.
O que fariam?
Obrigado
Olá. Eu sei que é um pouco tarde e hoje é o último dia da candidatura mas, a tua média está muito abaixo do último colocado o ano passado na FEUP e no ISEP em Biomédica? Se não tiver muito abaixo recomendo pôres como opção na mesma, a média do exame nacional de matemática a este ano desceu bastante.
Para teres uma noção, na distribuição das classificações do exame, enquanto que o ano passado ~26.5% de alunos tiraram 170 ou mais no exame, este ano ~24.5% de alunos tiraram 150 ou mais no exame, com a nota mais tirada em 2024 sendo 195 pontos e em 2025 70 pontos.

Enquanto às hipóteses,
Eu optava pela 2ª Hipótese honestamente, dizes que também não tens média para biomédica no ISEP, no entanto, a nota do último colocado no ISEP é mais baixa pelo que a transferência de curso deve de ser mais fácil. Depois, como já tens a ideia de fazer um mestrado, faz um na FEUP numa área mais relacionada com as bio como disseste, no teu currículo vai ser muito mais importante onde fizeste o mestrado que a licenciatura, se o fizeres!!
Enquanto ao curso do ISEP, Engenharia Química deve de ser a mais semelhante a biomédica.