IST IST Maiores 23 Provas Modelo

Kyle Hyde

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2018
Caso alguem tenha provas do concurso de ingresso Maiores 23 do IST que possa disponibilizar ficaria extramemente agradecido.

Até agora consegui arranjar as que coloco em anexo, mas procurava encontrar mais algumas de física porque o programa da prova de física tem imensa matéria que não faz parte do programa escolar em vigor.

Já agora, alguém que tenha realizado as provas M23 pode me dizer se na realização destas é disponibilizado algum tipo de formulário?

Agradeço qualquer informação que possam partilhar.

Attachments

• exemplo-prova-fisica-e-quimica-2008.pdf
    98.4 KB · Visitas: 108
  • m23-porva-2010-portugues.pdf
    128.3 KB · Visitas: 71
  • m23-prova-2010-matematica.pdf
    40.4 KB · Visitas: 92
  • m23-prova-2012-matematica.pdf
    107.9 KB · Visitas: 58
  • prova física.zip
    341.5 KB · Visitas: 39
  • Interpretação e expressão escrita 2010.pdf
    128.3 KB · Visitas: 39
  • Provas 2008.pdf
    627.1 KB · Visitas: 40
  • Fisica e Quimica 2010.pdf
    115.7 KB · Visitas: 47
  • Geometria Descritiva 2010.pdf
    19.5 KB · Visitas: 20
  • Geometria Descritiva 2012.pdf
    123.3 KB · Visitas: 16

Jishin

Membro
Matrícula
1 Maio 2018
Vou fazer para o próximo ano no mesmo local, pois ainda tenho 22, mas pelo que me informei por ai, creio que não e pela lista de materiais que disponibilizam acho que também nao é permitido calculadora, assim que também nao podes guardar aí as fórmulas. De qualquer forma boa sorte :)

Última edição:

Kyle Hyde

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2018
Vou fazer para o próximo ano no mesmo local, pois ainda tenho 22, mas pelo que me informei por ai, creio que não e pela lista de materiais que disponibilizão acho que também nao é permitido calculadora, assim que também nao podes guardar aí as fórmulas. De qualquer forma boa sorte :)
Melhor começares a estudar então.

Actualizei o post com todas as provas modelos que consegui arranjar, espero que sejam de aproveito.

Kyle Hyde

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2018
Aprovei. As provas não são mais difíceis que os exames nacionais, mas o tempo de realização é pouco, por isso se não tiveres habituado aos exercícios torna-se difícil acabar tudo a tempo. O que complica um bocado as coisas é que no programa das provas há matéria que não faz parte do secundário há décadas, portanto é boa ideia investir em explicadores que te possam dar exercícios semelhantes aos que estão nas provas modelo.

Desde de que vás bem preparado aprovas na boa.

Jishin

Membro
Matrícula
1 Maio 2018
nao é mesmo aceite qualquer tipo de calculadora nos testes? Isso vai lixar-me bastante. Ainda bem que aprovaste, parabéns :)

O exame foi muito parecido aos dos outros anos ou nem por isso?

Kyle Hyde

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2018
Obrigado.

O de física foi muito parecido ao que está em imagens e o de matemática foi semelhante mas com um par de exercícios que não tinham aparecido nas provas que eu tenho (um de mínimo divisores comuns e outro para encontrar dois números em que um deles tinha de ser primo, não tenho o enunciado por isso não consigo ser mais específico), mas tinha exercícios com fracções, limites, análise de funções (onde se tem de fazer as derivadas, extremos, concavidades e esboço da função) e um de secções cónicas como todos os outros.

Calculadora não é permitido mas também não é necessário.

Estuda tudo o que está no programa para não haver surpresas.

Última edição:

Jishin

Membro
Matrícula
1 Maio 2018
Boa tarde esclareces-me uma dúvida por favor, no site diz: "Completem 23 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede à candidatura" eu tenho 22 anos, faço 23 em Junho de 2019, eu no próximo ano concorro e vou logo à prova esse mesmo ano ou tenho de fazer a candidatura este ano (inscrição no ano anterior)? Como fizeste, increveste-te em Junho deste ano, fizeste o exame em Julho? Ou fizeste a inscrição no ano passado?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Jishin
Boa tarde esclareces-me uma dúvida por favor, no site diz: "Completem 23 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede à candidatura" eu tenho 22 anos, faço 23 em Junho de 2019, eu no próximo ano concorro e vou logo à prova esse mesmo ano ou tenho de fazer a candidatura este ano (inscrição no ano anterior)? Como fizeste, increveste-te em Junho deste ano, fizeste o exame em Julho? Ou fizeste a inscrição no ano passado?
Se só fazes os 23 em 2019 só poderias concorrer por este concurso em 2020.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: Jishin

Land rover

Membro Caloiro
Matrícula
21 Abril 2022
Instituição
Ipca
Boa tarde , alguem tem a prova ou modelo de prova de conhecimentos maiores de 23 de economia?
obrigada