IST ou FEUP (Licenciatura Aeroespacial)

RafaelLINO

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2024
Olá, vou fazer a minha candidatura ao ensino superior este ano, vivo em Chaves, Vila Real. Sempre quis tirar aeroespacial e sempre quis tirar no ist. Porem, tinha essa ideia pois so havia disponivel o meu curso no Minho, Aveiro e Lisboa. Ao longo do ano varios colegas, estudantes da Feup, diziam me que ia abrir aero este ano. Contudo nestes ultimos meses todos me diziam que nao devia ser este ano. Pois hoje recebo a noticia de que o meu curso foi aberto na Feup. Ja tinha descartado essa opcao devido à inexistência do curso ate agora. Falta perto de um mês para as candidaturas e agora estou nesta dúvida imensa, alguem me consegue ajudar?
Gostava muito de experimentar na feup porem penso que o curso tem muito mais reconhecimento no ist quando se trata para saidas de trabalho internacionalmente. Para alem disso o curso vai abrir este ano, pode estar um pouco mal organizado. Ha 30 vagas na feup porem tenho quase a certeza que entro. Conseguem me dar a vossa opiniao? Quero me formar no melhor sitio possivel, obrigadoooo

• Like
Reactions: AeroMarques
Também me vou candidatar para aeroespacial e vou colocar a FEUP como primeira opção e o IST como segunda, já que o Porto também fica mais perto da minha cidade comparando com Lisboa. No entanto, como são só 30 vagas, não sei se vou conseguir entrar. É esperar para ver ahah.
Se entrares logo nos vemos. Grande abraço!
Post automatically merged:

Alo! Estive a ler a thread e estou numa situação super parecida com a tua ahah. Também fui à sessão da feup no sábado mas sinto que saí de lá ainda mais indecisa.. Sinceramente acho que o técnico seria uma decisão mais acertada mas a minha mãe não gosta muito da ideia e acho que seria complicado para os meus pais sustentar-me em Lisboa, então devo acabar por escolher a FEUP, tal como disseste..
Já agora por curiosidade, estás com que média de ingresso? Como são apenas 30 vagas não tenho a certeza se a minha média é suficiente (enquanto que no técnico tenho mais certezas que entro) ...
Ola, desculpa so responder agora estive meio apagado. Acabei por escolher Feup. Tal como disseste acho que o ist tmb me parecia mais tentador, so que os meus paos nao gostavam muito e nao havia possibilidade de aguentar estudar la por questoes monetarias. Candidatei me com media de 19.475, acho que em principio devo entrar. Caso entrares logo nos vemos, grande abraço;)

Se entrares logo nos vemos. Grande abraço!

Ola, desculpa so responder agora estive meio apagado. Acabei por escolher Feup. Tal como disseste acho que o ist tmb me parecia mais tentador, so que os meus paos nao gostavam muito e nao havia possibilidade de aguentar estudar la por questoes monetarias. Candidatei me com media de 19.475, acho que em principio devo entrar. Caso entrares logo nos vemos, grande abraço;)
sem problema :) também meti a aero na feup como 1a opção com média de 19,33 agora é só esperar até dia 25 e ver ahah
boa sorte !!! (com essa média nem precisas;) )

• Like
Reactions: RafaelLINO
Eu estou a adorar o curso, não tenho nada a apontar
Em relação ao espaço sim, dependendo do menor que escolheres, acaba por ser muito focado no espaço. Nos primeiros dois anos em que não há menores, tens cadeiras muito parecidas com engenharia mecânica e algumas de engenharia eletrónica; em termos de nível de dificuldade, claro que vai haver momentos em que vais ter de dar o litro e há 2/3 cadeiras ao longo dos dois primeiros anos que são de um nível de dificuldade muito grande, mas não é nada que não se faça
O espaço está bastante presente sim, no primeiro semestre tens uma cadeira de introdução na qual vais desenvolver um mini-projeto que consiste na criação de um pequeno satélite, e depois a nível de menores, tens por exemplo o menor de sensores e dispositivos em que tudo o que dás vai estar relacionado com o espaço, vida no espaço, etc.
Quanto a esse comentário do diretor da FEUP, claro que tens que ter noção que qualquer professor vai defender a sua instituição. Também já vi muitos professores da UA a gabar milhões o curso e a criticar feups e outras parecidas por serem muito antiquadas xD
Nos dois primeiros anos letivos do curso notou-se alguma instabilidade em termos de organização das cadeiras e conteúdos, o que significa que de ano para ano têm vindo a mudar algumas cadeiras, outras mantêm-se mas mudam alguns conteúdos, etc. No entanto acho que já foi atingido um ponto de estabilidade em que o plano curricular está bem organizado e já não vão ser feitas mais alterações. Isto é uma coisa que não depende da universidade em si mas sim do facto de ser um curso novo, e certamente vai acontecer a mesma coisa na FEUP.

Não sei se foi nesta publicação ou não que mencionei mas Aveiro destaca-se muito pelo facto de ser uma universidade mais pequena em que a relação que tens com os professores é muito mais direta. Talvez isso até possa acontecer em algumas cadeiras na FEUP este ano, visto que vão ser só 30 alunos, mas mesmo assim considerando que muitas das cadeiras de aero vão ser lecionadas com outros cursos duvido que aconteça ao mesmo nível.
Concluindo acho que Aveiro é uma ótima opção, a FEUP também é claro, e no fundo acho que a tua valência e qualidade como engenheira não vem só da universidade onde andas como também da dedicação que tens ao curso, e no final de contas, principalmente se fores trabalhar para a área do espaço, que seja em Portugal ou lá fora está a crescer bastante e tem muita procura, ninguém vai querer saber da tua instituição de ensino superior nem tampouco da tua média, só vão querer saber se conseguiste acabar o curso e que skills é que aprendeste tanto no curso em si como em projetos extracurriculares

Acho que não se aplica tanto a ti, mas a FEUP tem um ponto bastante forte que são as equipas de projetos, como a equipa da formula student que é das melhores no país; Aveiro também tem equipa de fórmula student mas claro que não é tão grande ou avançada como a da FEUP, mas isto é algo mais específico para quem gosta mesmo de fórmula 1 e quer seguir algo relacionado com isso no futuro
Olá!

Desculpa só responder agora, já li à muito tempo mas entretanto não respondi oops...

Obrigada pela partilha de informações, ajudou-me bastante a fazer a decisão. Também falei com uma pessoa da UMinho, e não gostei assim muito de algumas coisas que ouvi...

Por isso meti Aveiro em primeira opção e, hoje já é oficial que entrei! Por isso muito obrigada, que ajudaste muito.

• Like
Reactions: RafaelLINO
Boas! Fico contente de ver mais uma vítima da sociedade a entrar em Aveiro :)

Já é tradição de Aero haver um grupo no whatsapp em que está toda a gente do curso e todos os anos os caloiros são adicionados para irem conhecendo malta, vou-te enviar o link do grupo aqui por mensagem e aproveita para mandar a pessoal que já tenhas conhecido que entrou

Não dá por mensagem I guess mas fica aqui para quem vir entrar

Boas! Fico contente de ver mais uma vítima da sociedade a entrar em Aveiro :)

Já é tradição de Aero haver um grupo no whatsapp em que está toda a gente do curso e todos os anos os caloiros são adicionados para irem conhecendo malta, vou-te enviar o link do grupo aqui por mensagem e aproveita para mandar a pessoal que já tenhas conhecido que entrou

Não dá por mensagem I guess mas fica aqui para quem vir entrar
Muito obrigada mesmo! Por agora só conheço (mas nem é bem conhecer) uma pessoa que entrou tb, mas vou lhe mandar!

@miguelcpaiva por acaso há um grupo de caloiros mais geral?
conheço uma pessoa que entrou em contabilidade e também queria saber se há um grupo para o curso dela.
Desculpa a maçada

Última edição:
Normalmente há sempre grupos com todos os caloiros da UA em que colocam links para o grupo de cada curso na descrição, no entanto não estou em nenhum desses grupos, a maneira mais fácil é ir ao Twitter e encontrar quem tenha postado o resultado da colocação

Normalmente há sempre grupos com todos os caloiros da UA em que colocam links para o grupo de cada curso na descrição, no entanto não estou em nenhum desses grupos, a maneira mais fácil é ir ao Twitter e encontrar quem tenha postado o resultado da colocação
Se souberes alguma coisa, avisa por favor! mas como assim encontrar quem postou o seu resultado? não é o mais provável que essas pessoas estejam tão perdidas como a minha amiga?