Eu estou a adorar o curso, não tenho nada a apontar
Em relação ao espaço sim, dependendo do menor que escolheres, acaba por ser muito focado no espaço. Nos primeiros dois anos em que não há menores, tens cadeiras muito parecidas com engenharia mecânica e algumas de engenharia eletrónica; em termos de nível de dificuldade, claro que vai haver momentos em que vais ter de dar o litro e há 2/3 cadeiras ao longo dos dois primeiros anos que são de um nível de dificuldade muito grande, mas não é nada que não se faça
O espaço está bastante presente sim, no primeiro semestre tens uma cadeira de introdução na qual vais desenvolver um mini-projeto que consiste na criação de um pequeno satélite, e depois a nível de menores, tens por exemplo o menor de sensores e dispositivos em que tudo o que dás vai estar relacionado com o espaço, vida no espaço, etc.
Quanto a esse comentário do diretor da FEUP, claro que tens que ter noção que qualquer professor vai defender a sua instituição. Também já vi muitos professores da UA a gabar milhões o curso e a criticar feups e outras parecidas por serem muito antiquadas xD
Nos dois primeiros anos letivos do curso notou-se alguma instabilidade em termos de organização das cadeiras e conteúdos, o que significa que de ano para ano têm vindo a mudar algumas cadeiras, outras mantêm-se mas mudam alguns conteúdos, etc. No entanto acho que já foi atingido um ponto de estabilidade em que o plano curricular está bem organizado e já não vão ser feitas mais alterações. Isto é uma coisa que não depende da universidade em si mas sim do facto de ser um curso novo, e certamente vai acontecer a mesma coisa na FEUP.
Não sei se foi nesta publicação ou não que mencionei mas Aveiro destaca-se muito pelo facto de ser uma universidade mais pequena em que a relação que tens com os professores é muito mais direta. Talvez isso até possa acontecer em algumas cadeiras na FEUP este ano, visto que vão ser só 30 alunos, mas mesmo assim considerando que muitas das cadeiras de aero vão ser lecionadas com outros cursos duvido que aconteça ao mesmo nível.
Concluindo acho que Aveiro é uma ótima opção, a FEUP também é claro, e no fundo acho que a tua valência e qualidade como engenheira não vem só da universidade onde andas como também da dedicação que tens ao curso, e no final de contas, principalmente se fores trabalhar para a área do espaço, que seja em Portugal ou lá fora está a crescer bastante e tem muita procura, ninguém vai querer saber da tua instituição de ensino superior nem tampouco da tua média, só vão querer saber se conseguiste acabar o curso e que skills é que aprendeste tanto no curso em si como em projetos extracurriculares
Acho que não se aplica tanto a ti, mas a FEUP tem um ponto bastante forte que são as equipas de projetos, como a equipa da formula student que é das melhores no país; Aveiro também tem equipa de fórmula student mas claro que não é tão grande ou avançada como a da FEUP, mas isto é algo mais específico para quem gosta mesmo de fórmula 1 e quer seguir algo relacionado com isso no futuro