Já acabei o secundário. Como melhorar a média?

ines.td

Membro
Matrícula
14 Agosto 2016
Olá!
Eu criei este tópico porque sinto que existem imensas informações relativas aos alunos que queiram melhorar as suas médias internas, mas são poucos os que falam sobre aqueles que já terminaram todo o secundário e não têm como melhorar. :confused:

Tenho 19 anos e acabei o secundário no ano passado, ou seja 2015/2016. Estive este ano na faculdade, na minha 6ª opção (tudo o resto tinha sido medicina e, como esperado, não entrei) e não gostei lá muito... Repeti os exames nacionais mas, com os exames da faculdade, não consegui conciliar as coisas nada bem e, mais uma vez, sei que não vou entrar. A minha média interna era 13 e poucos mas, ao longo do 11º e 12º, repetindo muitos exames nacionais, lá consegui subir para 17. Sei que foi uma melhoria imensa e, se por um lado estou muito orgulhosa por ter conseguido subir quase 4 valores em exames, sei que não é suficiente para medicina. Agora, tendo sido este o último ano para melhorar a nota interna e não tendo conseguido, não há nada que eu possa fazer?

Tenho noção que é um tópico complexo e sinto que é pouco abordado. Por isso, agradeço a partilha de qualquer informação que tenham, independentemente de estar, ou não, relacionado com o meu caso!

Muito obrigada :)

ines.td

Membro
Matrícula
14 Agosto 2016
Muito obrigada pela resposta tão rápida!! No entanto, continuo com algumas dúvidas, desculpa.
- As melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior restringem-se apenas às provas de ingresso? Ou posso melhorar as notas "internas" das disciplinas? Por exemplo, posso fazer, para o próximo ano, o exame de FQA e (se tiver melhor nota), embora não altere a nota do diploma, poderá alterar a nota da disciplina que conta para a média final para o acesso ao ensino superior do respetivo ano? E se sim, pode-se fazer isso com qualquer disciplina (inglês, português,...)?
Peço desculpa pela confusão no raciocínio.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigada pela resposta tão rápida!! No entanto, continuo com algumas dúvidas, desculpa.
- As melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior restringem-se apenas às provas de ingresso? Ou posso melhorar as notas "internas" das disciplinas? Por exemplo, posso fazer, para o próximo ano, o exame de FQA e (se tiver melhor nota), embora não altere a nota do diploma, poderá alterar a nota da disciplina que conta para a média final para o acesso ao ensino superior do respetivo ano? E se sim, pode-se fazer isso com qualquer disciplina (inglês, português,...)?
Peço desculpa pela confusão no raciocínio.
Não, o artigo refere-se a melhorias das notas das disciplinas. Podes fazer melhorias às disciplinas em que o respectivo exame nacional exista com o mesmo programa. No caso de FQ não poderás fazer melhoria dado que o programa mudou e tudo indica que o exame deste ano foi o último com o programa antigo.

Martxi

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Não, o artigo refere-se a melhorias das notas das disciplinas. Podes fazer melhorias às disciplinas em que o respectivo exame nacional exista com o mesmo programa. No caso de FQ não poderás fazer melhoria dado que o programa mudou e tudo indica que o exame deste ano foi o último com o programa antigo.
Boa noite! @davis isto mantém-se, certo?
Estou na mesma situação de querer melhorar notas internas de 11°ano para efeitos de entrada no ensino superior sendo que essas nunca serão a minha prova de ingresso. Não poderão alterar a nota do diploma sendo que já vai fazer 2 anos desde que concluí as disciplinas mas poderá aumentar a minha média da candidatura, está correto?
Obrigada, desde já 😊

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Martxi
@davis isto mantém-se, certo?
Certo.
Estou na mesma situação de querer melhorar notas internas de 11°ano para efeitos de entrada no ensino superior sendo que essas nunca serão a minha prova de ingresso. Não poderão alterar a nota do diploma sendo que já vai fazer 2 anos desde que concluí as disciplinas mas poderá aumentar a minha média da candidatura, está correto?
Se for o mesmo programa ainda, sim, certo.

• Like
Reactions: Martxi

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Olá! Saberiam me dizer se o programa de MACS ou Geografia A mudou?
Bom dia, eu penso que sim, que já mudou, até porque noutras disciplinas, nomeadamente Matemática A, o programa já mudou para as Aprendizages, até os manuais de preparação de exame também já mudaram. Já agora, também os de 11 ano, mudaram, inclusive Geografia A e MACS, mas és de qual programa? Antigo Programa ou metas? De qualquer forma, segue um documento em pdf relativa às Aprendizagens, que começaram a ser aplicadas no ano letivo anterior(2018\19) ao 10º ano , portanto este já é o 2º ano( sendo que os de 12º ano ainda estão a dar as Metas), e é muito provável que o exame do próximo ano já incida sobre este programa

Sofiaa4

Membro
Matrícula
15 Setembro 2019
Bom dia, eu penso que sim, que já mudou, até porque noutras disciplinas, nomeadamente Matemática A, o programa já mudou para as Aprendizages, até os manuais de preparação de exame também já mudaram. Já agora, também os de 11 ano, mudaram, inclusive Geografia A e MACS, mas és de qual programa? Antigo Programa ou metas? De qualquer forma, segue um documento em pdf com relativa às aprendizagens, que começaram a ser aplicados no ano letivo anterior, portanto este já é o 2º ano, e é muito provável que o exame do próximo ano já incida sobre este programa
MACS e Geografia conclui no ano letivo de 2016/2017

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Então és das Metas, sendo assim, não vais precisar de aprender nada de novo, pois no novo programa eles retiraram muita matéria(falo de Matemática A e História A), de qualquer forma, vê os documentos que indiquei, está atenta às informações do IAVE que penso que saem no final de novembro sobre a matéria que incidirá o exame. Talvez os exames do próximo ano sejam mais fáceis, por causa das Aprendizagens, não sei.
Também não sei se haverá um ano de transição.

Sofiaa4

Membro
Matrícula
15 Setembro 2019
Então és das Metas, sendo assim, não vais precisar de aprender nada de novo, pois no novo programa eles retiraram muita matéria(falo de Matemática A e História A), de qualquer forma, vê os documentos que indiquei, está atenta às informações do IAVE que penso que saem no final de novembro sobre a matéria que incidirá o exame.
Então poderei realizar o exame de MACS e Geografia em 2020? E já agora o de História A e o de Português poderei também fazer sendo que esses fiz no ano anterior?

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Então poderei realizar o exame de MACS e Geografia em 2020?
Sim podes, ninguém te impede. Existem alunos que já acabaram o secundário e estão a repetir exames de 11ºano, e alunos do profissional a fazerem exames de disciplinas que não tiveram, por isso sim, nada te impede. Mas pede sempre mais informações na secretária da tua escola.

Sofiaa4

Membro
Matrícula
15 Setembro 2019
Sim podes, ninguém te impede. Existem alunos que já acabaram o secundário e estão a repetir exames de 11ºano, e alunos do profissional a fazerem exames de disciplinas que não tiveram, por isso sim, nada te impede. Mas pede sempre mais informações na secretária da tua escola.
Eu acabei o ano passado o secundário mas queria repetir exames nomeadamente de 11°ano para efeitos de acesso ao ensino superior e disseram-me que para isso podia o fazer. Mas agora vim ver e falaram que tinha de ter o programa igual daí a minha dúvida. Obrigada pela ajuda!!

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Eu acabei o ano passado o secundário mas queria repetir exames nomeadamente de 11°ano para efeitos de acesso ao ensino superior e disseram-me que para isso podia o fazer. Mas agora vim ver e falaram que tinha de ter o programa igual daí a minha dúvida. Obrigada pela ajuda!!
Não precisas de ter o programa igual, apenas precisas do exame para acesso do ensino superior, ninguém vai ver se és do novo ou do antigo programa , apenas precisas de fazer o exame, mas é importante, ver se o exame que vais fazer se é do atual programa ou não,isso sim, para depois não teres problemas a fazer o exame.
Existem sempre alunos que já acabaram o secundário à toténs, fizerem o exame e foram para os cursos que queriam.

Sofiaa4

Membro
Matrícula
15 Setembro 2019
Não precisas de ter o programa igual, apenas precisas do exame para acesso do ensino superior, ninguém vai ver se és do novo ou do antigo programa , apenas precisas de fazer o exame, mas é importante, ver se o exame que vais fazer se é do atual programa ou não,isso sim, para depois não teres problemas a fazer o exame.
Existem sempre alunos que já acabaram o secundário à toténs, fizerem o exame e foram para os cursos que queriam.
Então eu posso começar já a estudar para os exames e depois em fevereiro ir me inscrever sem problemas?

Annaa123

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Ola!
Eu acabei o secundário em 2016, e vou agora repetir os exames de FQ e Mat em 2020, como aluna externa. Isto, para ver se entro no curso de realmente quero (não tive media com os exames passados que fiz). Se tiver, por exempo, 18 a FQ, passo a ter 18 como CFD de FQ ou fico com a nota com que acabei o secundário, na mesma?
A minha media interna vai aumentar se isso acontecer?

Obrigadaa 😊