Já acabei o secundário. Como melhorar a média?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ola!
Eu acabei o secundário em 2016, e vou agora repetir os exames de FQ e Mat em 2020, como aluna externa. Isto, para ver se entro no curso de realmente quero (não tive media com os exames passados que fiz). Se tiver, por exempo, 18 a FQ, passo a ter 18 como CFD de FQ ou fico com a nota com que acabei o secundário, na mesma?
A minha media interna vai aumentar se isso acontecer?

Obrigadaa 😊
Como o programa mudou, é uma incógnita. Mas se eu fosse a ti fazia o exame como se contasse, nunca se sabe. É possível. O mesmo se aplica para Matemática A.

Sim, vai alterar a média interna.
Com a mudança do programa não podes afirmar a 100%.

Annaa123

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Como o programa mudou, é uma incógnita. Mas se eu fosse a ti fazia o exame como se contasse, nunca se sabe. É possível. O mesmo se aplica para Matemática A.

Com a mudança do programa não podes afirmar a 100%.
Só mais uma coisa... Tenho que dizer alguma coisa em específico, na secretaria da escola, quando me for inscrever para os exames? Obrigada :)

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Só mais uma coisa... Tenho que dizer alguma coisa em específico, na secretaria da escola, quando me for inscrever para os exames? Obrigada :)
Dizer, não. Tens de preencher que não vais como interno, que não estás a fazer melhoria para diploma, nem para conclui o secundário, não preencher o campo do prosseguimento de estudos e sim para prova de ingresso. Mas na altura logo vês, e qualquer coisa perguntas aqui no fórum.

Dannyfc94

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2018
Ola!
Eu acabei o curso de Ciências e Tecnologias secundário em 2013 com uma média baixa e pretendia subir a média global entre 4 a 5 valores, uma vez que pretendo ingressar em cursos com médias de 17/18 de candidatura, pensei em frequentar por um outro ensino recorrente não presencial (em Sócioeconómicas) e fazer os 4 exames (PT, Matemática A + 2 bienais) que serão a "minha média de secundário".
A minha dúvida é: os 2 exames bienais podem ser usados de outros cursos,. Por exemplo, posso usar exames de Inglês ou Matemática B para subir a minha média ou terei que realizar obrigatoriamente no meu caso de Geografia, Economia ou História B?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ola!
Eu acabei o curso de Ciências e Tecnologias secundário em 2013 com uma média baixa e pretendia subir a média global entre 4 a 5 valores, uma vez que pretendo ingressar em cursos com médias de 17/18 de candidatura, pensei em frequentar por um outro ensino recorrente não presencial (em Sócioeconómicas) e fazer os 4 exames (PT, Matemática A + 2 bienais) que serão a "minha média de secundário".
A minha dúvida é: os 2 exames bienais podem ser usados de outros cursos,. Por exemplo, posso usar exames de Inglês ou Matemática B para subir a minha média ou terei que realizar obrigatoriamente no meu caso de Geografia, Economia ou História B?
As duas bienais têm de ser bienais do curso de ciências socioeconómicas, ou seja, dois entre os exames de Geografia A, Economia A, História B ou, ainda podes escolher, Filosofia.

Dannyfc94

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2018
Obrigado. Ainda assim se com o que de acordo o que está em baixo descrito, se as bienais específicas fossem do curso em escolha não deveriam referir da mesma forma como em b), indicando que eram as respetivas?

a) Na disciplina de Português da componente de formação geral;
b) Na disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo curso científico-humanístico do ensino recorrente;
c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica escolhidas de entre as várias disciplinas que integram os planos de estudos dos cursos científico-humanísticos ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado. Ainda assim se com o que de acordo o que está em baixo descrito, se as bienais específicas fossem do curso em escolha não deveriam referir da mesma forma como em b), indicando que eram as respetivas?

b) Na disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo curso científico-humanístico do ensino recorrente;
c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica escolhidas de entre as várias disciplinas que integram os planos de estudos dos cursos científico-humanísticos ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral.
Pois, eu próprio agora fiquei na dúvida, mas fui ler a portaria referente ao ensino recorrente, e o nº2 do artigo 17º da portaria 242/2012, diz:

2 — A avaliação sumativa externa é da responsabilidade dos serviços ou entidades do Ministério da Educação e Ciência designados para o efeito e compreende a realização de exames finais nacionais, regendo -se pelas normas aplicáveis aos cursos científico -humanísticos, com as devidas adaptações, nas seguintes disciplinas:
b) Na disciplina trienal da componente de formação específica;
c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica, ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia da componente de formação geral, de acordo com a opção do aluno.

• Like
Reactions: Dannyfc94

Rui F.

Membro Veterano
Matrícula
3 Julho 2018
Boas! Podem-me só esclarecer uma dúvida, por favor? Pelo que escreveram anteriormente fiquei sem perceber, os exames das duas disciplinas bienais são do próprio curso ou são de qualquer curso? Obrigado.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas! Podem-me só esclarecer uma dúvida, por favor? Pelo que escreveram anteriormente fiquei sem perceber, os exames das duas disciplinas bienais são do próprio curso ou são de qualquer curso? Obrigado.
Do próprio curso.

• Like
Reactions: Rui F.

Carla222222

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2018
Boa noite.
Eu conclui o ensino secundário o ano passado (2018/2019). E este ano não consegui entrar na universidade no curso que queria.
Gostaria de saber se este ano letivo (2019/2020), ainda posso fazer melhoria da nota, do exame de matemática A e de fisico- quimica, a nível de prova de ingresso e a nivel de melhoria da média da escola. Ou só posso melhorar a nota das provas de ingresso?
Obrigada.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite.
Eu conclui o ensino secundário o ano passado (2018/2019). E este ano não consegui entrar na universidade no curso que queria.
Gostaria de saber se este ano letivo (2019/2020), ainda posso fazer melhoria da nota, do exame de matemática A e de fisico- quimica, a nível de prova de ingresso e a nivel de melhoria da média da escola. Ou só posso melhorar a nota das provas de ingresso?
Obrigada.
Se é para melhorares a tua média do secundário com o objetivo de te voltares a candidatar, podes melhorar ambas.