Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive

Matrícula
17 Março 2020
Já acabei o secundário no ano passado e fui aluno do ISEL, porém quero mudar de curso e para isto vou repetir os exames nacionais de Português e Matemática A.
Mas ontem ao pesquisar melhor sobre o curso que pretendo ingressar, verifiquei que é matemática 16 (A ou B) e como, não querendo ofender ninguém, Matemática B apresenta-se como mais acessível, pretendo trocar o exame de Matemática A pelo de Matemática B.
Daí surgiram me várias dúvidas.
1) Posso fazer o exame de matemática B, tendo sido aluno de matemática A?
2) Se tiver negativa no exame de matemática B, isto altera algo na minha nota de secundário ou o status "Secundário completo"?

Tenho receio que se tiver negativa no exame de matemática B, me faça ter que fazer a disciplina.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Já acabei o secundário no ano passado e fui aluno do ISEL, porém quero mudar de curso e para isto vou repetir os exames nacionais de Português e Matemática A.
Mas ontem ao pesquisar melhor sobre o curso que pretendo ingressar, verifiquei que é matemática 16 (A ou B) e como, não querendo ofender ninguém, Matemática B apresenta-se como mais acessível, pretendo trocar o exame de Matemática A pelo de Matemática B.
Daí surgiram me várias dúvidas.
1) Posso fazer o exame de matemática B, tendo sido aluno de matemática A?
2) Se tiver negativa no exame de matemática B, isto altera algo na minha nota de secundário ou o status "Secundário completo"?

Tenho receio que se tiver negativa no exame de matemática B, me faça ter que fazer a disciplina.
Podes fazer os exames que quiseres, independentemente de teres tido a disciplina ou não.
Não influencia as tuas notas, visto que não tiveste essa disciplina. De qualquer forma, nunca poderias descer.

• Like
Reactions: TomSebastianPires
Matrícula
17 Março 2020
Muito obrigado pela informação, e que rapidez. Sem vocês nem sei o que era feito de nós alunos.
Mensagem fundida automaticamente:

Descobri que tanto posso usar o exame de matemática B como o A, sendo o A feito em 2 fase pois são os mesmos feitos na mesma hora no mesmo dia, em 1 fase de candidatura. Porém surge me outra dúvida, no boletim de inscrição para os exames na 1 fase, coloco matemática A e B ou só o B?

Attachments

Última edição:
  • Like
Reactions: Blasty

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Muito obrigado pela informação, e que rapidez. Sem vocês nem sei o que era feito de nós alunos.

Descobri que tanto posso usar o exame de matemática B como o A, sendo o A feito em 2 fase pois são os mesmos feitos na mesma hora no mesmo dia, em 1 fase de candidatura. Porém surge me outra dúvida, no boletim de inscrição para os exames na 1 fase, coloco matemática A e B ou só o B?
Colocas os dois exames
Se vais fazer o exame de Matemática B, metes só esse.
Atenção que num ano normal, não poderias fazer o exame que é do teu plano de estudos na 2ª fase, teria de ser ao contrário. Aconselho a perguntares à escola se não há problema e se podes fazer assim.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ou seja, teria de colocar o exame de matemática A na 1 fase e o B na segunda? A foto do guia geral de exames diz diferente, não entendo.
Estás a referir-te a ter uma opção com o exame de Matemática B na 1ª e o de Matemática A na 2ª. Isso aparece para exemplificar se os alunos fossem de Humanidades.
ATUALIZADO: Não podes.

Última edição:
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
I Já acabei o secundário. Como melhorar a média? Ensino Secundário 78
L Anulação de disciplina que já foi concluída Ensino Secundário 1
PedroJesus17 Exames nacionais - QUEM JÁ FEZ? Exames Nacionais 2021 14
S Equivalência já depois de aceite a transferência? Ensino Superior - Geral 1
A As médias já contam com os exames? Concurso Nacional e Locais - Público 2
pancakes Mudar de curso pelo CNAES e pedir equivalência a cadeiras já feitas Concurso Nacional e Locais - Público 2
S Datas para Mudança de Par Instituição/Curso | DGES, já saiu? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
S Estudante de Medicina (já com licenciatura noutra área) que quer fazer transferência para Med na UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
H Alguém já sabe data de inscrição para os exames visto que exames está ano são entre 2 de julho e 16 de julho ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Amélia Shan Devo fazer exame de Inglês e Filosofia, sendo que já vou fazer exame de FQ e BG? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
P UC É possível escolher unidades curriculares que já fiz noutro curso no 3º ano do meu curso atual? Universidade de Coimbra 2
S Anular disciplina já feita Ensino Secundário 2
An@ Já TO deram? Quem TO entregou? Ensino Básico 1
pancakes dúvida cna 2021 para alunos que já concluíram o secundário Concurso Nacional e Locais - Público 9
I Anulação de uma cadeira já feita Ensino Superior - Geral 1
L Será possível que mesmo que já não frequente o secundário possa ir fazer o exame por externo? Ensino Secundário 8
L ULHT Alguém já concorreu á Lusófona de Lisboa e não ficou colocado?? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 13
F FCUL já alguém se conseguiu matricular na Fcul? Universidade de Lisboa 15
I Já saíram os resultados do concurso nacional de acesso da primeira fase? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
Davidlb1991 Que mestrado tirar na área da gestão se já trabalho há cinco anos? Tecnologias 2
LoneWolf Passei o Ensino Secundário mas preciso de assitir a aulas para melhorar um exame mas as inscrições já foram Ensino Secundário 4
J Nova candidatura, tendo já frequentado, retira algum direito? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
B Afinal ter interesse por campos diferentes já não me parece algo bom.... Qual o curso ideal? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Que implicações tenho caso falte a um exame já concluído? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
G Disciplinas já feitas Ensino Secundário 2
E Já há novas datas exatas dos exames nacionais 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
dinisdeoliveirafer Anular uma disciplina já concluída Ensino Secundário 2
marina c já há resultados de bolsa?? Bolsas e Residências 4
Sofia122 Dicas para organização do estudo para o exame nacional de uma disciplina que já não vou ter mais aulas (Biologia e Geologia) Ensino Secundário 5
F Já fizeram obras na FLUL? Quando é que a FCSH se muda para Campolide? Humanidades, Secretariado e Tradução 2
R Candidatura ao ensino superior quando já se está matriculado no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Entrada na Universidade já com uma licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
cotonete Posso trocar de exame sendo que já fui à 1 fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
G Posso repetir cadeiras que já fiz em melhoria? Ensino Superior - Geral 1
marina c regressar ao fim de 18 anos!!! o 1º passo já está dado! Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
G Anulação de disciplina já feita. Ensino Secundário 1
G Novo cartão de cidadão em breve - mas a candidatura já está feita! Concurso Nacional e Locais - Público 3
G Anulação de disciplinas já feitas. Ensino Secundário 1
M Cadeira que já fiz aparece o meu nome na pauta Ensino Superior - Geral 2
AnaLu Já no 12°, ainda indecisa. Que curso escolher? Ensino Superior - Geral 19
A Mestrado em Évora - Alguém a frequentar ou já tenha frequentado? Ajuda. Universidade de Évora 0
D Como fugir à matemática tendo já feito matemática. Ensino Secundário 3
E Quem já concluiu uma disciplina de 11º ano tem que se inscrever no exame como externo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
P Entrei num curso que não queria e já estava noutro Ensino Superior - Geral 3
M Secundário e já licenciados Ensino Secundário 6
Gabriel Matos Posso-me candidatar a bolsa já estando no ensino superior? Bolsas e Residências 1
M Reingresso - E se o curso já não estiver disponível? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1