Jornalismo

Matrícula
19 Março 2015
Olá !Sou aluna do 12º ano de Línguas e Humanidades o curso de jornalismo foi, sem dúvida, um curso que me cativou imenso. Estou bastante interessada na ESCS em Lisboa. Gostaria de ouvir alguns "feedbacks" da vossa parte sobre o curso em si, a escola, as saidas profissionais, etc....
Obrigada :)

• Like
Reactions: Daniela Abreu

Cátia Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2015
Olá Carolina :) Bem, eu gostava muito de te ajudar mas só te posso dizer que o curso de Jornalismo é bastante interessante.
Infelizmente não te posso ajudar relativamente à ESCS porque estou a estudar jornalismo em Coimbra mas quanto ao curso posso dizer-te que tens de ter mesmo muito amor por ele, se o tiveres fazes o curso sem qualquer dificuldade :)

Cristiano Costa

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2015
Cátia, estou a pensar em seguir jornalismo em Coimbra. Como é o curso, as cadeiras, a universidade, os professores... ?? Que conselhos me dás?

Cátia Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2015
Cátia, estou a pensar em seguir jornalismo em Coimbra. Como é o curso, as cadeiras, a universidade, os professores... ?? Que conselhos me dás?
Olá Cristiano :) Olha é assim, atualmente a reforma formativa da FLUC está a mudar. Não sei se já sabes mas o curso vai passar a chamar-se "Jornalismo e Comunicação". Como tal, muitas cadeiras vão mudar. O que te posso dizer é que eu estou muito feliz por estar onde estou, não estou nada arrependida e a universidade é muito boa. As cadeiras fazem-se muito facilmente desde que tenhas métodos de estudo e saibas escrever bem, os professores dão muito valor à capacidade de sintese e à capacidade de articulares ideias.
O conselho que te posso dar é mesmo praticares bem a escrita. E em Coimbra tens muitas oportunidades. Não sei que tipo de jornalista queres ter mas temos um jornal universitário, televisão e ainda a Rádio. Podes sempre praticar lá :)

• Like
Reactions: Filipa Rodrigues

Cristiano Costa

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2015
Muito obrigado, a sério, esclareceste todas as minhas dúvidas. Estou cada vez mais decidido em ir para Coimbra :)

Cátia Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2015
Muito obrigado, a sério, esclareceste todas as minhas dúvidas. Estou cada vez mais decidido em ir para Coimbra :)
Olha se quiseres, e acho que é importante, podes adicionar o meu fb. Eu estou no segundo ano e nós estamos a criar uma página onde estamos a tentar ajudar futuros caloiros, que tal como tu, querem entrar na FLUC. Há uma série de novidades na nova reforma da universidade e é importante ficares a par das novas cadeiras e das possibilidades que podes vir a ter com cada uma delas, por isso se precisares já sabes!

Matrícula
19 Março 2015
Olá Cátia, antes de mais obrigada pela ajuda. Eu também estou interessada em Jornalismo em Coimbra, dps de muitas pesquisas. No entanto, tenho visto que o Jornalismo é muito de televisão e rádio, e pouco de escrita, isto é, vejo muitas cadeiras de televisão e rádio e pouco ou nada de escrita....O que eu queria mesmo era ser jornalista de imprensa..Será q com a nova reforma vou poder optar pelas cadeiras que eu quero ( deixar de lado as de televisaõ e focar-me na de imprensa)? Obrigada :D

Cátia Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2015
Olá Cátia, antes de mais obrigada pela ajuda. Eu também estou interessada em Jornalismo em Coimbra, dps de muitas pesquisas. No entanto, tenho visto que o Jornalismo é muito de televisão e rádio, e pouco de escrita, isto é, vejo muitas cadeiras de televisão e rádio e pouco ou nada de escrita....O que eu queria mesmo era ser jornalista de imprensa..Será q com a nova reforma vou poder optar pelas cadeiras que eu quero ( deixar de lado as de televisaõ e focar-me na de imprensa)? Obrigada :D
Carolina, o que te posso dizer quanto é isso é o mesmo que disse ao Cistiano :) Se tiveres facebook posso, com todo o agrado, enviar-te a página com a nova reforma formativa e mostrar-te algumas cadeiras mais relacionadas para aquilo que pretendes. Não sei se sabes mas vai, também, haver a possibilidade de fazermos um Menor num outro curso qualquer da FLUC para poderes complementar o teu currículo.
Se queres ser jornalista de imprensa aconselho-te a escolheres mais cadeiras relacionadas a essa área mas opta também por escolheres uma ou duas cadeiras relacionadas com televisão e rádio também porque é importante teres um conhecimento a todos os níveis. :)

Filipa Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2015
Olá, também estou a pensar em Jornalismo na Universidade de Coimbra, mas tenho receio de não conseguir entrar, o que me está a parecer bastante provável dado as notas que tive nos exames nacionais. Tenho como segunda opção o curso de comunicação social no instituto politécnico de Viseu. Sei que comunicação social e Jornalismo têm diferenças, mas estou a assumir essa hipótese como uma espécie de "treino" para o curso de Jornalismo caso no futuro consiga mudar de curso e realmente seguir Jornalismo em Coimbra.
O que acham desse curso?
Obrigada pela atenção

Matrícula
19 Março 2015
Olá, também estou a pensar em Jornalismo na Universidade de Coimbra, mas tenho receio de não conseguir entrar, o que me está a parecer bastante provável dado as notas que tive nos exames nacionais. Tenho como segunda opção o curso de comunicação social no instituto politécnico de Viseu. Sei que comunicação social e Jornalismo têm diferenças, mas estou a assumir essa hipótese como uma espécie de "treino" para o curso de Jornalismo caso no futuro consiga mudar de curso e realmente seguir Jornalismo em Coimbra.
O que acham desse curso?
Obrigada pela atenção
Olá Filipa, eu nao estou na area, ate pq me vou candidatar a turismo na FLUC...mas se é mesmo jornalismo q queres e em Coimbra, tens o curso de comunicação social na ESEC..aconselhava-te a dar uma vista de olhos no site da ESEC... a media nem é muito alta e pelo que sei, pois tenho la amigos a estudar, o curso é muito pratico e interessante! Se quiseres uma opiniao de quem la estuda, é so dizeres, que eu peço para eles te ajudarem :)

Cátia Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2015
O que acham desse curso?
Obrigada pela atenção
Olá Filipa :) Bem, se queres mesmo optar por jornalismo na FLUC, acho que deves tentar mesmo assim. Não sei qual a tua média mas não custa nada colocares como primeira opção e arriscar. Em segundo lugar, tal como a Carolina referiu, também temos comunicação social na ESEC. Mas se tens algum motivo por optar pelo Instituto Politécnico de Viseu, também tenho lá amigas e posso informar-te sobre como é o curso lá.
Quanto às diferenças, não sei que ramo do jornalismo pretendes seguir mas "Jornalismo" propriamente dito é mais "sério" e por isso acaba por ser mais teórico no primeiro ano, para aprenderes a lidar com a deontologia e o profissionalismo que um jornalista tem de ter. De facto, comunicação social é um curso mais prático mas acho que o estás a ver de uma boa perspetiva querendo usá-lo apenas como um "treino" :)
O que te aconselho é a dares uma vista na nova reforma da FLUC, agora o curso também se tornou mais prático porque tens a vantagem de escolher as cadeiras que queres, nas vertentes que queres. Caso a tua média, de facto, não chegue então acho que deves optar pelo curso de comunicação social para ganhares algumas bases e depois tentar Jornalismo caso ainda queiras. :)
De qualquer das formas, informa-te sobre o Instituto Politécnico de Viseu e também sobre a ESEC e vê aquele que te parece adequado :)

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Alguem tem uma ideia como é "jornalismo e comunicação" no instituto politécnico de Portalegre?

Rita Silveira

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2015
Alguém me pode especificar o perfil de um profissional nesta área, bem como os pontos mais fortes e mais fracos do curso na ESCS?

Última edição:
Matrícula
20 Julho 2015
Posso falar-lhes do curso de Ciências da Comunicação da UBI, na Covilhã. Além de proporcionar uma vivência jornalística em conjunto com a Publicidade e as Relações Públicas, fazendo com que o estudante conheça um pouco de cada área que compõe uma assessoria de imprensa, a UBI ainda tem o Mestrado em Jornalismo, para sequencia, dando maior ênfase, ainda, na escolha pelo Jornalismo. Conta com laboratórios de Rádio e TV e com várias produções de imprensa. Vale conhecer!

• Like
Reactions: Edi Marques

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Boa tarde. Há alguem aqui que tenha estudado ciencias da comunicação? Estes dias uma amiga disse-me que queria candidatar-se a esse curso e fiquei curiosa. Quais sao as saidas profissionais? Onde se pode trabalhar? É um mistura de jornalismo com relaçoes internacionais ou estou com a ideia totalmente errada?
Obrigada

• Like
Reactions: Fábio Giacomelli
Matrícula
20 Julho 2015
Boa tarde. Há alguem aqui que tenha estudado ciencias da comunicação? Estes dias uma amiga disse-me que queria candidatar-se a esse curso e fiquei curiosa. Quais sao as saidas profissionais? Onde se pode trabalhar? É um mistura de jornalismo com relaçoes internacionais ou estou com a ideia totalmente errada?
Obrigada
Olá Cecília!
O curso é um misto de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, dando ao estudante uma possibilidade de atuar em qualquer área comunicacional. O Curso da UBI, na Covilhã, é bem completo e se pensas nesse curso, te recomendo ele. Várias saídas profissionais, estágios e mestrados para a sequencia.

• Like
Reactions: Cecília

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Olá Cecília!
O curso é um misto de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, dando ao estudante uma possibilidade de atuar em qualquer área comunicacional. O Curso da UBI, na Covilhã, é bem completo e se pensas nesse curso, te recomendo ele. Várias saídas profissionais, estágios e mestrados para a sequencia.
e em termos de saidas profissionais? Onde é que se pode trabalhar? Arranja-se emprego ou ha demasiados desempregados?

• Like
Matrícula
20 Julho 2015
e em termos de saidas profissionais? Onde é que se pode trabalhar? Arranja-se emprego ou ha demasiados desempregados?
Saídas Profissionais:
- Jornalismo (imprensa escrita, rádio e meios audiovisuais)
- Realização e produção na área do multimédia: Realização e produção na área do audiovisual e webdesign e webjornalismo
- Actividades de comunicação empresarial (comunicação interna, publicidade e relações públicas)
- Assessoria na área da comunicação institucional (gabinetes de relações públicas de instituições nacionais e autarquias)

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Saídas Profissionais:
- Jornalismo (imprensa escrita, rádio e meios audiovisuais)
- Realização e produção na área do multimédia: Realização e produção na área do audiovisual e webdesign e webjornalismo
- Actividades de comunicação empresarial (comunicação interna, publicidade e relações públicas)
- Assessoria na área da comunicação institucional (gabinetes de relações públicas de instituições nacionais e autarquias)
Muito obrigada

• Like

Ana Rita

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2015
Alguém me pode especificar o perfil de um profissional nesta área, bem como os pontos mais fortes e mais fracos do curso na ESCS?
Olá Rita. Na candidatura ao ensino superior, coloquei as ESCS em primeiro lugar, pois, após pesquisar, verifiquei que é dos estabelecimentos superiores que mais prática te oferece, o que é essencial, cada vez mais, para quem quer seguir esta área.
Se fores ao site da ESCS, tens lá o plano de estudos do curso, os docentes, e muitas outras informações que acredito que te vão ajudar.
O site é: www.escs.ipl.pt