JOVEM PERDIDO NA VIDA

AntonioAraujo77

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2022
Olá a todos, peço desculpa o desabafo desde já!

Acabei este ano o secundário e como muitos mais jovens que o fizeram, encontro-me perdido (completamente). Ambiciono ir para a faculdade mas não consigo decifrar o caminho a seguir. Sou um aluno com capacidades e notas razoáveis e aspiro ser um homem bastante bem sucedido como toda a gente (acho eu)!

No entanto, tenho dois gostos pessoais, a gestão de marketing, tudo o que envolva negócio, venda, pensamento empresarial etc e depois, o desporto que é a minha grande paixão! Gostaria de seguir desporto, mais concretamente o ensino mas tenho noção do quão difícil é esse caminho.. Muita gente me diz para seguir o que gosto mas não deverei seguir uma área que “goste menos” mas que me irá dar mais segurança no futuro? Ou deverei antes seguir aquilo que é a minha paixão e esquecer a tão desejada “segurança monetária”, casa excelente etc.

Desculpem o desabafo mais uma vez e agradeço muito a todos que responderem

Oi, eu não tenho os mesmos interesses que tu mas conto te a minha história. Acabei o secundário o ano passado e estava muito confuso sobre o que queria fazer, tinha muitos gostos, uma media fraquinha e, tal como tu, estava muito nervoso quanto ao futuro, então em vez de me enfiar em algo à toa, decidi ficar um ano a trabalhar um part time e a estudar para fazer melhoria de nota interna e olhando agora para trás (vou para a faculdade este ano) posso dizer que foi uma excelente decisão. Fiquei com uma ideia melhor do mercado de trabalho, deu para espairecer e aclarar a minha mente e, pela melhoria das notas, dar me mais liberdade de escolha. Acho que olhando para o teu caso, seria uma boa ideia pensares nisso pois perderes um ano só porque sim não vale a pena :)

• Like
Reactions: dariodias97

Acabei este ano o secundário e como muitos mais jovens que o fizeram, encontro-me perdido (completamente). Ambiciono ir para a faculdade mas não consigo decifrar o caminho a seguir. Sou um aluno com capacidades e notas razoáveis e aspiro ser um homem bastante bem sucedido como toda a gente (acho eu)!

No entanto, tenho dois gostos pessoais, a gestão de marketing, tudo o que envolva negócio, venda, pensamento empresarial etc e depois, o desporto que é a minha grande paixão! Gostaria de seguir desporto, mais concretamente o ensino mas tenho noção do quão difícil é esse caminho.. Muita gente me diz para seguir o que gosto mas não deverei seguir uma área que “goste menos” mas que me irá dar mais segurança no futuro? Ou deverei antes seguir aquilo que é a minha paixão e esquecer a tão desejada “segurança monetária”, casa excelente etc.

Estamos aqui para nos suportar uns aos outros, so don't apologize. Tal como tu, acabei o secundário este ano e estou tão nervosa para o que vem daqui para a frente como tu, até porque, apesar de saber o que tenciono seguir, não tenho média para o curso :)
Todos se descobrem a si mesmos e às suas paixões a ritmos diferentes e apesar de vivermos numa sociedade que nos faz pensar que aos 18 (ou por volta dessa idade) temos que saber o que queremos fazer para o resto da nossa vida, NÃO EXISTE PRESSÃO NENHUMA.
O meu conselho na generalidade das situações semelhantes à tua é optar pela tua paixão, por aquilo que realmente gostas e que te vez a fazer. Porque quando tiveres 40 anos e estiver a chover e tu tiveres que sair da tua cama quentinha, é muito mais motivador pensares que vais trabalhar, sendo o trabalho algo que tu realmente gostas, do que sendo o trabalho algo que é tipo, meh. Como costumam dizer 'quem corre por gosto, não cansa'. Ainda que o dinheiro seja importante, a tua felicidade é mais. Mas esta é só a minha opinião. Vale o que vale.
Se, mesmo assim, não tiveres a certeza de que decisão tomar: Já pensaste em fazer um gap year? Conheço testemunhos em que isso ajudou bastante no autodescobrimento e no crescimento pessoal em geral. Não sei se é algo que te vias a fazer mas também é uma opção a considerar.

Olá, António!

É bastante comum o sentimento que partilhas aqui connosco e tal como te disseram, acho que escolheres algo que gostas é muito importante para o teu bem-estar e algo que dificilmente uma compensação monetária inferioriza (especialmente, tendo em conta a norma salarial em Portugal). Acho que em qualquer uma das áreas vais encontrar pontos positivos e coisas menos positivas, mas o lado bom das licenciaturas Bolonha é que elas permitem alguma flexibilidade quando fores para mestrado e isso retira alguma pressão do que é escolher um curso superior, porque embora seja um passo importante da tua vida, não é um fechar de portas.

Se quiseres ser prof de Educação Física, terás obrigatoriamente de fazer um mestrado em Ensino - este é um dos poucos mestrados (todos os de Ensino, na verdade) que têm critérios de acesso específicos e precisas ter uma licenciatura na área do Desporto para poderes entrar. Então, se realmente estás a ponderar essa carreira, optares por uma licenciatura nesta área pode ser vantajoso porque permite-te teres essa opção e, se depois achares que afinal preferes algo voltado para Marketing, tens oportunidade de fazeres pós-graduação ou mestrado na área. Claro, nessa altura terás de adquirir conhecimentos de uma nova área mas isso não é assim tão incomum nos mestrados e pós-graduações, então em princípio não vais estar isolado nisso e, por estranho que pareça, depois de alguns anos no Ensino Superior os alunos tendem a amadurecer um pouco e acabam por adaptar-se relativamente bem a novas áreas, mesmo que isso envolva mais um esforço de aprendizagem. Se seguires o caminho inverso, de uma licenciatura na área de Marketing, depois não poderás seguir a via do Ensino na área do Desporto, então é algo que deves ponderar.

Talvez isto te ajude um pouco na decisão, mas quanto ao Ensino tem também em conta que existe um envelhecimento elevado da classe profissional, pelo que, nos próximos anos, deverão surgir mais contratações, uma vez que vários profs estarão na idade da reforma. Isto não significa que seja um mar de rosas - há toda a questão das colocações dos profs longe de casa, horários desequilibrados, carreiras congeladas, etc. É algo que talvez melhore com o passar do tempo.

Boa sorte!!

• Like
Reactions: dariodias97