Línguas Aplicadas Flup

Jo Filipe

Membro
Matrícula
3 Agosto 2025
Olá! Tudo bem? Eu quero estudar Línguas Aplicadas na FLUP e quero estudar o ramo de relações empresariais. Nesse ramo, estudarei Japonês e Alemão.

Existem muitos estudantes de Japonês e Alemão no curso? São línguas procuradas? E com que nivel uma pessoa fica no Japonês? Nível básico ou nível intermédio?

Aprender alemão e japonês é uma boa combinação para o mercado laboral?

Se alguém me pudesse ajudar ficaria agradecido

Olá! Estou a estudar no curso e ramo em que pretendes ingressar. Desde já, desejo-te boa sorte!
As línguas que considero serem mais vantajosas para o mercado de trabalho, tendo em conta o ramo que escolheste, são Alemão e Francês. Japonês não é uma opção tão comum e acabas com um nível básico, se não estiver enganada, então não diria que compense se o teu objetivo é utilizá-la no mercado de trabalho. Espanhol também pode ser útil (foi a língua que escolhi, bem como alemão). Quanto a Inglês, não tenho uma opinião muito formada.
Qualquer coisa, dispõe :)

• Like
Reactions: davis

Obrigado por responderes bea! Eu escolherei alemão com certeza, mas Espanhol não escolho porque já tenho um nível avançado. Eu estava a pensar seguir Japonês porque depois posso dedicar um ano mais a estudar Japonês na flup até ter o nível intermédio (caso fique com o nível A2 em Japonês).

O Francês eu até estudava mas eu nao gosto nada do idioma :/

Alemão parece-me ser muito interessante e até abriria portas para estudar um mestrado na Alemanha.

E em termos de mobilidade Erasmus, tu ou os teus colegas na altura conseguiram fazer Erasmus? Valeu a pena?

Sim, é possível e até recomendo! Normalmente pode-se fazer a partir do 2° ano, mas a maior parte do pessoal vai no 3°. Tenho muitos amigos que vão fazer erasmus agora, inclusive! Pessoalmente, fiz erasmus no secundário e foi uma experiência brutal.
Obrigado por responderes bea! Eu escolherei alemão com certeza, mas Espanhol não escolho porque já tenho um nível avançado. Eu estava a pensar seguir Japonês porque depois posso dedicar um ano mais a estudar Japonês na flup até ter o nível intermédio (caso fique com o nível A2 em Japonês).

O Francês eu até estudava mas eu nao gosto nada do idioma :/

Alemão parece-me ser muito interessante e até abriria portas para estudar um mestrado na Alemanha.

E em termos de mobilidade Erasmus, tu ou os teus colegas na altura conseguiram fazer Erasmus? Valeu a pena?

• Like
Reactions: davis

Sim, é possível e até recomendo! Normalmente pode-se fazer a partir do 2° ano, mas a maior parte do pessoal vai no 3°. Tenho muitos amigos que vão fazer erasmus agora, inclusive! Pessoalmente, fiz erasmus no secundário e foi uma experiência brutal.
Muito obrigado pela resposta! Poderias-me dizer se as opções de Erasmus na FLUP no curso de LA são boas? E podemos ir para que países? Eu acho que vou fazer Erasmus no segundo ano e se possível no terceiro também

Muito obrigado pela resposta! Poderias-me dizer se as opções de Erasmus na FLUP no curso de LA são boas? E podemos ir para que países? Eu acho que vou fazer Erasmus no segundo ano e se possível no terceiro também
Do que sei, são boas e existem vários destinos, mas só podes fazer erasmus uma vez.