Línguas e Estudos Editoriais-Aveiro

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Olá a todos.
Alguém me pode falar mais aprofundadamente deste curso? Tipo de saídas profissionais e se tem empregabilidade, como são as aulas, formas de avaliação e professores, etc.
Em relação às aulas, nas cadeiras de línguas (exemplo, nas de inglês e português) a parte da avaliação oral pode ser feita com "criatividade" (recorrendo - se aos chamados "roleplays", que são apresentações teatrais em que crias uma história com personagens, relacionada com o tema da apresentação), ou é obrigatoriamente feita sempre de forma mais "seca" e "objetiva", onde apenas tens que expor brevemente um tema factual?
Quanto a mestrados, acham que com esta licenciatura teria portas abertas para o mestrado de comunicação multimédia, também existente na UA, já que em LEE existem duas cadeiras de Multimédia?
Obrigada!

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
Línguas e Estudos Editoriais
Olá a todos.
Alguém me pode falar mais aprofundadamente deste curso? Tipo de saídas profissionais e se tem empregabilidade, como são as aulas, formas de avaliação e professores, etc.
Em relação às aulas, nas cadeiras de línguas (exemplo, nas de inglês e português) a parte da avaliação oral pode ser feita com "criatividade" (recorrendo - se aos chamados "roleplays", que são apresentações teatrais em que crias uma história com personagens, relacionada com o tema da apresentação), ou é obrigatoriamente feita sempre de forma mais "seca" e "objetiva", onde apenas tens que expor brevemente um tema factual?
Quanto a mestrados, acham que com esta licenciatura teria portas abertas para o mestrado de comunicação multimédia, também existente na UA, já que em LEE existem duas cadeiras de Multimédia?
Obrigada!
Olá!
Bem as saídas profissionais estão na página do curso, que podes encontrar no site da UA. A avaliação depende do professor e cadeira, no primeiro ano normalmente é tudo feito por avaliação contínua (que consiste em dois testes por semestre), porém também podes optar por uma avaliação final (que é apenas por exame final, não tendo testes nem trabalhos). Os professores são todos diferentes, alguns mais flexíveis do que outros mas têm sempre em conta o aluno.
Quanto às línguas, em Língua Portuguesa o professor geralmente divide a turma, metade faz um tema e a outra metade faz outro (dando sempre a opção de podermos trocar entre nós) ou então atribui temas e os que sobrarem podem ser escolhidos por alguém insatisfeito. Em Inglês, este ano, era uma professora de um programa entre universidades (ela era americana) e fazia vários trabalhos nas aulas, em grupo, que nos permitia expor as nossas opiniões e debater. Quanto a apresentações orais, a professora também nos deixava escolher o tema mas não era nada relacionado com roleplay, porque estamos na uni xD. As apresentações não costumam ser ''chatas'' se puderes escolher um tema que te interesse, ''objetivas'' covém ser sempre visto que estão relacionadas com matéria que é dada nas aulas. Porém em Inglês podes não ser tão objetiva, e mostrar mais aquilo que pensas (pela minha experiência com esta professora, com os outros não sei).
Quanto ao mestrado, sim, terias uma porta aberta para o mestrado de comunicação.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida que possa surgir manda mensagem!

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Olá!
Bem as saídas profissionais estão na página do curso, que podes encontrar no site da UA. A avaliação depende do professor e cadeira, no primeiro ano normalmente é tudo feito por avaliação contínua (que consiste em dois testes por semestre), porém também podes optar por uma avaliação final (que é apenas por exame final, não tendo testes nem trabalhos). Os professores são todos diferentes, alguns mais flexíveis do que outros mas têm sempre em conta o aluno.
Quanto às línguas, em Língua Portuguesa o professor geralmente divide a turma, metade faz um tema e a outra metade faz outro (dando sempre a opção de podermos trocar entre nós) ou então atribui temas e os que sobrarem podem ser escolhidos por alguém insatisfeito. Em Inglês, este ano, era uma professora de um programa entre universidades (ela era americana) e fazia vários trabalhos nas aulas, em grupo, que nos permitia expor as nossas opiniões e debater. Quanto a apresentações orais, a professora também nos deixava escolher o tema mas não era nada relacionado com roleplay, porque estamos na uni xD. As apresentações não costumam ser ''chatas'' se puderes escolher um tema que te interesse, ''objetivas'' covém ser sempre visto que estão relacionadas com matéria que é dada nas aulas. Porém em Inglês podes não ser tão objetiva, e mostrar mais aquilo que pensas (pela minha experiência com esta professora, com os outros não sei).
Quanto ao mestrado, sim, terias uma porta aberta para o mestrado de comunicação.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida que possa surgir manda mensagem!
Muito obrigada pela tua resposta tão esclarecedora! Acabaste agora o primeiro ano de LEE?
Que tipo de temas os alunos têm que apresentar em língua portuguesa e em inglês?
Essa parte de a professora de inglês organizar debate em que expomos a nossa opinião é positiva! Mas quanto ao formato de apresentação, imagina, eu escolho um tema que a professora ou professor permite, se eu quiser apresentar num formato de roleplay, apesar de não ser muito escolhido, sou impedida de o fazer, ou achas que os professores são flexíveis a ponto de aceitarem vários formatos de apresentação, ao invés de apenas deixarem a opção de "lecturette"?
Ah, o mestrado a que me refiro é comunicação multimédia, não só comunicação (Ensino › Curso). Digo isto porque parece-me que entendeste que eu estava a falar de um mestrado apenas chamado de comunicação, e não este que dei o link. Como no segundo ano há duas UCs de Multimédia, acho que se pode "validar" a entrada nele, certo?
Muito obrigada!

Última edição:

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
Muito obrigada pela tua resposta tão esclarecedora! Acabaste agora o primeiro ano de LEE?
Achei isso da avaliação contínua fantástico, acho que prefiro face a uma final!
Que tipo de temas os alunos têm que apresentar em língua portuguesa e em inglês?
Essa parte de a professora de inglês organizar debate em que expomos a nossa opinião é positiva, pois já vinha habituada a fazer isso das aulas do secundário! Mas quanto ao formato de apresentação, imagina, eu escolho um tema que a professora ou professor permite, se eu quiser apresentar num formato de roleplay, apesar de não ser muito escolhido, sou impedida de o fazer, ou achas que os professores são flexíveis a ponto de aceitarem vários formatos de apresentação, ao invés de apenas deixarem a opção de "lecturette"? Claro, se, como és nova no curso (pelo que percebi, acabaste agora o primeiro ano), podes não ter informações suficientes para responder a isto, hahahaha!
Ah, o mestrado a que me refiro é comunicação multimédia, não só comunicação (Ensino › Curso). Digo isto porque parece-me que entendeste que eu estava a falar de um mestrado apenas chamado de comunicação, e não este que dei o link (não leves a mal, please xD). Como no segundo ano há duas UCs de Multimédia, acho que se pode "validar" a entrada nele, certo?
Muito obrigada por tirares parte do tenpo para me responder! ^. ^
Sim acabei!
Depende, os temas podem mudar todos os anos tanto em Língua Portuguesa como em Inglês... Quanto à parte do roleplay não consigo mesmo responder porque nunca aconteceu, mas acho que não serias impedida. O problema é que os temas que nos dão, são mais de pesquisa (por exemplo, no último trabalho de Inglês tivemos vários temas para escolher, eu escolhi a Exploração no espaço e pesquisei sobre o assunto com as minhas colegas e depois fizemos uma espécie de conversa entre nós e as professora só assistia).
Eu percebi que era esse mestrado haha (claro que não levo a mal). Penso que sim!
Estás a pensar candidatar-te a LEE?

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Sim acabei!
Depende, os temas podem mudar todos os anos tanto em Língua Portuguesa como em Inglês... Quanto à parte do roleplay não consigo mesmo responder porque nunca aconteceu, mas acho que não serias impedida. O problema é que os temas que nos dão, são mais de pesquisa (por exemplo, no último trabalho de Inglês tivemos vários temas para escolher, eu escolhi a Exploração no espaço e pesquisei sobre o assunto com as minhas colegas e depois fizemos uma espécie de conversa entre nós e as professora só assistia).
Eu percebi que era esse mestrado haha (claro que não levo a mal). Penso que sim!
Estás a pensar candidatar-te a LEE?
Já que acabaste o primeiro ano, podes dizer a tua experiência? Estive para aqui a perguntar coisas mais objetivas sobre o curso e acabei por não te questionar sobre a tua opinião dele. Qual foi a língua que escolheste em terceiro (espanhol, francês, alemão)? Que expectativas tens para o teu segundo ano? Já tens alguma ideia de mestrado? Gostaste mais das aulas de língua portuguesa ou das de inglês.
Mesmo que mudem todos os anos, a "base" dos temas é sempre relacionada com a sociedade, certo? Por exemplo, não te põem a fazer uma apresentação sobre as regras gramaticais, né?
Obrigada!

Última edição:

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
Já que acabaste o primeiro ano, podes dizer a tua experiência? Estive para aqui a perguntar coisas mais objetivas sobre o curso e acabei por não te questionar sobre a tua opinião dele xD. Qual foi a língua que escolheste em terceiro (espanhol, francês, alemão)? Que expectativas tens para o teu segundo ano? Já tens alguma ideia de mestrado? Gostaste mais das aulas de língua portuguesa ou das de inglês (pergunto-te só destas disciplinas, porque são as que conheço "melhor", obviamente todas as outras são totalmente novas para mim, mas sei que o curso é mais que PT e Ing, obviamente XD).
Mesmo que mudem todos os anos, a "base" dos temas é sempre relacionada com a sociedade, certo? Por exemplo, não te põem a fazer uma apresentação sobre as regras gramaticais, né? xD Ah, estou a perceber a questão, mas creio que mesmo sendo temas mais de "pesquisa", não seja impeditivo no formato de todo! Eu tive inglês no 12º ano, a maioria dos temas das apresentações eram assim, também, um bocado de "pesquisa" (exemplo, questões relacionadas com direitos humanos/liberdade de expressão/culturas, etc), mas conseguíamos sempre fazer em roleplay hahahahaha x) (A professora até preferia sempre o formato roleplay, ela detestava lecturettes, claro que estou a falar de uma professora de secundário, mas só para veres a ideia, os professores de uni podem ser diferentes, acho que depende da flexibilidade! xD). Outra questão acerca das apresentações: é feita só para a professora ou professor da disciplina, ou o "público" também é constituído pela turma? xP Porque pela forma como descreveste, em que disseste que a "professora só assistia", deu a entender que estavas tu com as tuas colegas a apresentarem sozinhas para a professora, e eu acho isso muito esquisito, porque as apresentações é suposto serem feitas em frente a uma turma, não só para a professora,acho eu XD. (Desculpa se li "muito" nas tuas palavras e tirei conclusões idiotas, ou se soei bruta a falar xD).
Bem, se estou a pensar candidatar-me ou não....é uma história um pouco "complexa", hahahaha xD Prefiro não expô-la aqui em público, mas se quiseres saber detalhes, manda MP, mas só se quiseres!
Obrigada!
Eu gostei do meu primeiro ano, não foi difícil de me adaptar às cadeiras nem ao departamento. Eu escolhi francês e gostei, mas tanto espanhol com alemão também me parecem boas opções! O segundo ano parece-me ser mais trabalhoso e quanto a mestrado devo fazer o mestrado de estudos editoriais. Preferi as de inglês xD
Os temas podem ser relacionados com a sociedade, em LP houve uma apresentação em que tivemos de ser contra ou a favor da eutanásia (sendo que o professor é que atribuiu o temas), mas também tivemos a apresentação final que foi sobre matéria e tivemos que apresentar temas relacionados com gramática (eu apresentei a regência verbal, mas houve quem tivesse as orações como tema). Não creio que na universidade seja esse o caso, é claro que no secundário facilitam muito mais mas na uni os professores querem aquelas apresentações interessantes e convincentes (mesmo que não acredites em nada do que dizes). No caso da apresentação de inglês que te falei, foi uma exceção porque era final do 2º semestre e não era necessário estar lá ninguém. Tem sempre público, que é a tua turma. Não estejas preocupada com as apresentações, eu sou uma pessoa bastante tímida e consegui sobreviver a todas as apresentações orais porque ninguém quer saber, está toda a gente no telemóvel ou a dormir hahaha
Ah, está bem! Mas espero que acabes por te candidatar (se gostares realmente do curso, claro), porque somos um curso com pouca gente mas super divertidos e unidos! Se te candidatares e entrares pensa na praxe, é uma ótima forma de conheceres melhor os teus colegas e os colegas mais velhos!
Espero ter ajudado

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
Obrigada pela informação toda, mais uma vez! xD Uma última questão, tu disseste isto: "Não creio que na universidade seja esse o caso, é claro que no secundário facilitam muito mais mas na uni os professores querem aquelas apresentações interessantes e convincentes (mesmo que não acredites em nada do que dizes).", o que queres exatamente dizer com esta frase? Os stores querem que tu mintas? xD Podes desenvolver melhor neste assunto?
Quanto ao resto, acho que já me esclareceste as dúvidas todas, obrigada mais uma vez!
Claro que não xD
Mas às vezes quando não podemos escolher os nossos temas, acabamos por não fazer uma apresentação em condições e um dos meus professores disse para sermos convincentes e defendermos a nossa opinião sobre o assunto mesmo que não seja algo com o qual concordamos a 100%. Por exemplo, eu posso não ser a favor da eutanásia mas se esse for o meu tema eu tenho que o apresentar com se concordasse. É só uma ajuda que nos dão para fazermos boas apresentações e não daquelas em que falamos 5 minutos e estamos sempre com pausas porque não sabemos o que dizer.
De nada, ainda bem que consegui ajudar!! Boa sorte :)

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Claro que não xD
Mas às vezes quando não podemos escolher os nossos temas, acabamos por não fazer uma apresentação em condições e um dos meus professores disse para sermos convincentes e defendermos a nossa opinião sobre o assunto mesmo que não seja algo com o qual concordamos a 100%. Por exemplo, eu posso não ser a favor da eutanásia mas se esse for o meu tema eu tenho que o apresentar com se concordasse. É só uma ajuda que nos dão para fazermos boas apresentações e não daquelas em que falamos 5 minutos e estamos sempre com pausas porque não sabemos o que dizer.
De nada, ainda bem que consegui ajudar!! Boa sorte :)
Tu ao bocado disseste que gostaste mais das aulas de inglês que de LP, qual foi a razão para isso? Segunda questão: O que te levou a escolher LEE?

Última edição:

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
AH oki, já entendi o que querias dizer XD É como se tivesses de "encarnar" alguém com a opinião oposta à tua xP Agora surgiram-me agora, duas novas questões que esqueci de perguntar, mas juro que, por agora, são as últimas! XD Tu ao bocado disseste que gostaste mais das aulas de inglês que de LP, qual foi a razão para isso? Segunda questão: O que te levou a escolher LEE?
Exato!
Na boa, faz as perguntas que quiseres! Gostei mais das aulas de inglês porque foram dinâmicas, não era só estar sentado a ouvir o professor a ler slides dos powerpoints. Em inglês debatíamos e interagíamos com a professora com muita facilidade!
Escolhi LEE porque me interesso muito por esta área da edição, dos livros e foi dois em um! Posso aprender a parte da edição, no geral, e posso aprender sobre os livros e todo o processo que se passa até teres um livro impresso. E ainda tenho a vertente das línguas que também é algo pelo qual me interesso muito.

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Exato!
Na boa, faz as perguntas que quiseres! Gostei mais das aulas de inglês porque foram dinâmicas, não era só estar sentado a ouvir o professor a ler slides dos powerpoints. Em inglês debatíamos e interagíamos com a professora com muita facilidade!
Escolhi LEE porque me interesso muito por esta área da edição, dos livros e foi dois em um! Posso aprender a parte da edição, no geral, e posso aprender sobre os livros e todo o processo que se passa até teres um livro impresso. E ainda tenho a vertente das línguas que também é algo pelo qual me interesso muito.
E o que podes dizer das aulas de francês? (Ou de alemão e espanhol, se souberes o que se passa lá, por via de colegas). E quanto às outras disciplinas, pelo menos as de primeiro ano (que foram as que já fizeste), o que achas delas?
Estou a ver, faz sentido que tenhas escolhido o curso então! Como soubeste da sua existência? É que é um curso SUPER pouco conhecido, pelo que sei, eu só o encontrei porque estava a analisar ao pormenor todos os cursos da UA. Mas de facto não é nada divulgado!

Última edição:

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
É curioso que as aulas de inglês costumam ser sempre mais dinâmicas, sejam no secundário como no ensino superior, nos cursos de línguas (pelo que ouço falar acerca destes mesmos)! Acho isso interessante! E o que podes dizer das aulas de francês? (Ou de alemão e espanhol, se souberes o que se passa lá, por via de colegas). E quanto às outras disciplinas, pelo menos as de primeiro ano (que foram as que já fizeste), o que achas delas?
Estou a ver, faz sentido que tenhas escolhido o curso então! Como soubeste da sua existência? É que é um curso SUPER pouco conhecido, pelo que sei, eu só o encontrei porque estava a analisar ao pormenor todos os cursos da UA xD Mas de facto não é nada divulgado!
Pois costumam! As aulas de francês são boas porque aprendes do zero (assim como todas as outras), a professora explica tudo e faz questão que quem tenha duvidas que as tire. Sobre alemão não sei muito, mas parece difícil... Espanhol, a professora do 1ºano faz com que os alunos participem bastante. Das disciplinas que tive, as que mais gostei foi cultura portuguesa contemporânea e história do livro e da edição. Gostei bastante e achei muito interessante! Eu soube da existência deste curso como tu! xD
Pesquisei bastante durante o 10º/11º ano e quando encontrei este curso adorei! Só que tinha medo que não tivesse saída, mas tem. É único no país e tem um bom mestrado para quem pretende trabalhar na área da edição dos livros ou nas novas tecnologias (devido às cadeiras de multimédia).

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Pois costumam! As aulas de francês são boas porque aprendes do zero (assim como todas as outras), a professora explica tudo e faz questão que quem tenha duvidas que as tire. Sobre alemão não sei muito, mas parece difícil... Espanhol, a professora do 1ºano faz com que os alunos participem bastante. Das disciplinas que tive, as que mais gostei foi cultura portuguesa contemporânea e história do livro e da edição. Gostei bastante e achei muito interessante! Eu soube da existência deste curso como tu! xD
Pesquisei bastante durante o 10º/11º ano e quando encontrei este curso adorei! Só que tinha medo que não tivesse saída, mas tem. É único no país e tem um bom mestrado para quem pretende trabalhar na área da edição dos livros ou nas novas tecnologias (devido às cadeiras de multimédia).
O que se dão nessas duas disciplinas? Nomeadamente a da cultura portuguesa, porque a outra, pelo título, consegue-se ver o que trata
Porque dizes que até tem saída? É assim tão único no país?
Já agora, que expectativas tens para as cadeiras de multimédia do teu próximo ano? Provavelmente já falaste com pessoas mais velhas do teu curso sobre isso, né? O que te dizem eles?

Última edição:

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
Oh pá, eu, caso me venha mesmo a candidatar neste curso, estava a pensar em escolher alemão como 3ª língua, por achar que seria uma "mais valia", já que é muito raro um português saber alemão! Mas quando disseste que parecia a cadeira mais difícil das três, assustaste-me bastante, se calhar seria melhor pensar só entre espanhol ou francês, não? XD
O que se dão nessas duas disciplinas? XD Nomeadamente a da cultura portuguesa, porque a outra, pelo título, consegue-se ver o que trata xP
Porque dizes que até tem saída? É assim tão único no país?
Já agora, que expectativas tens para as cadeiras de multimédia do teu próximo ano? XD Provavelmente já falaste com pessoas mais velhas do teu curso sobre isso, né? O que te dizem eles?
Escolhe alemão! É mesmo uma boa escolha e não há nada que muito estudo não resolva. Em cpc dás a história do povo português, eu achei muito interessante de estudar! É o único curso do país com este nome, por isso sim xD
Acho que vai ser interessante mas que vai dar algumas dores de cabeça! Depende o que para uma pessoa pode ser fácil, para outra não... Vou de mente aberta e entusiasmada para aprender :)

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Escolhe alemão! É mesmo uma boa escolha e não há nada que muito estudo não resolva. Em cpc dás a história do povo português, eu achei muito interessante de estudar! É o único curso do país com este nome, por isso sim xD
Acho que vai ser interessante mas que vai dar algumas dores de cabeça! Depende o que para uma pessoa pode ser fácil, para outra não... Vou de mente aberta e entusiasmada para aprender :)
Que interessante!
No Infocursos diz que a taxa de desemprego de LEE é cerca de 4,2%, o que, comparando com muitos cursos que já vi, é uma taxa até relativamente baixa, aliás, pensei até que LRE (Línguas e Relações Empresariais) fosse o curso do DLC da UA com a melhor taxa de desemprego, mas não, LEE ultrapassa!
Porque pensas que multimédia vai dar algumas dores de cabeça? Boa sorte!

Última edição:

Beatriz54321

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Gostos
0
Curso
Então este curso também tem alguma coisa de História (falando do caso de cpc, por exemplo)? Que interessante! XD
Ah, é que eu já ouvi falar de outros cursos de línguas (mas poucos), cujas saídas profissionais tinham a ver com a edição e isso, apenas tinham nomes diferentes, portanto pensei que não fosse único! xD Mas no Infocursos diz que a taxa de desemprego de LEE é cerca de 4,2%, o que, comparando com muitos cursos que já vi, é uma taxa até relativamente baixa, aliás, fui rever agora os valores e, segundo o site, é o curso de línguas da UA com a taxa de desemprego mais baixa! Não estava nada à espera, pensei até que LRE (Línguas e Relações Empresariais) fosse o curso do DLC da UA com a melhor taxa de desemprego, mas não, LEE ultrapassa! :O
Porque pensas que multimédia vai dar algumas dores de cabeça? xD Boa sorte! :)
Por acaso é interessante porque não é aquela história chata.Tem baixo desemprego por não ter muitos licenciados, então não existe muita competitividade como em LRE. Porque vamos trabalhar com programas novos, é uma área nova haha