Línguas e Literaturas - UÉvora

Olá, olá! Eu acabei agora o primeiro ano em Línguas e literaturas na universidade de Évora, e sei bem o que anda na vossa cabeça por agora, com os concurso e sem saberem que curso escolher e esses fantasminhas todos já me visitaram também.. Well alguma dúvida, ou se precisarem de ajuda! I'm here!

• Like
Reactions: raquelrcraposo
Boa Tarde, pela tua experiência, o que achaste do curso no geral? E da universidade, achaste que transmite um bom ambiente? Estou a pensar em seguir esse curso aqui em Évora, mas estou numa pilha de nervos de não me enquadrar no ambiente universitário.
Também estou a pensar seguir esse curso este ano!

• Like
Reactions: Magenta
Olá, olá! Vai correr tudo bem o ambiente é ótimo e acolhedor! O curso tem uma outra disciplina mais chata no primeiro ano, mas no 2°ano com o ramo é tudo mais fixolas é o que me disseram... Por agora só te consigo ajudar com o 1°ano! As melhores das sortes e espero ver te por lá! Mais alguma questão hit it! Xxx
Esperemos que sim, obrigada pelo feedback!
O nervosismo, por outro lado, continua cá ahaha, mas já vi que não há maneira de o contornar.

• Like
Se tiveres alguma questão, posso responder!
Boa Tarde! Podes me dizer qual era a tua média quando entraste? Na minha ficha ENES, a minha média "a outros cursos" está como 115 (eu sei, uma vergonha), e na diz me que a média está abaixo do recomendado. Sê sincera, achas que tenho alguma possibilidade de entrar?
Obrigado

Boa Tarde.
Segundo a minha ficha enes (no espaço "acesso a outros cursos") estou com média 115. Acham que tenho alguma possibilidade de entrar no curso de Linguas e Literaturas? Sejam sinceros...

• Like
Boa Tarde.
Segundo a minha ficha enes (no espaço "acesso a outros cursos") estou com média 115. Acham que tenho alguma possibilidade de entrar no curso de Linguas e Literaturas? Sejam sinceros...
Mas isso é apenas a tua média do secundário, tens de juntar a média das provas de ingresso também. :)

As provas de ingresso só contam os exames, certo?
Então tenho um 9,5 a Português e 7 a Literatura.
Nesse caso tens uma média um bocadinho inferior à do ano passado, irá depender se baixa ou não... Estás mesmo ali no limite, não há forma de saber antes de setembro. 🤷‍♀️

Boa Tarde.
Acho que sim... Mas não te quero a pôr com high hopes e chegar ao dia e não entrares...
Post automatically merged:

Esperemos que sim, obrigada pelo feedback!
O nervosismo, por outro lado, continua cá ahaha, mas já vi que não há maneira de o contornar.
Isso não, é impossível... Mas vais ver que passa no 2 dia isto se fizeres tudo como tu queres e não cederes às pressões dos outros!

Boa Tarde! Podes me dizer qual era a tua média quando entraste? Na minha ficha ENES, a minha média "a outros cursos" está como 115 (eu sei, uma vergonha), e na diz me que a média está abaixo do recomendado. Sê sincera, achas que tenho alguma possibilidade de entrar?
Obrigado
Já agora a minha média era 13,4 ou assim.. Aumentou bastante com a prova de espanhol

Arrependeste de ter escolhido esse curso?
Não, mas como ainda não tive as disciplinas do ramo que quero não te posso dizer se me vou arrepender futuramente.. Espero que não.

• Like
Reactions: _Carol_
Claro, vi já a tua questão, porém não estou a conseguir responder por lá....
Pois bem, o curso de LL na UE é dividido por Ramos ou seja, primeiro ano é geral todos tem mais ou menos as mesmas disciplinas, sempre tendo em conta com o ramo que querem seguir. No segundo ano terás 4 opções, salvo erro, Literatura e Artes, português inglês, português espanhol, português francês (que no meu ano não abriu e não sei como foi este ano) e turismo. Ou seja eu sou de literatura e artes, ótimo currículo mas, muito trabalho e não ficamos com tantas oportunidades como outros ramos, queres ensino? Injustamente por aqui não o puderas seguir. Como queres tradução, dependendo da língua a tua escolha terá de ser feita entre os ramos pt-esp, pt-ing ou PT-fr se for francês.... É ter sorte, pois o ramo está em ruínas por falta de alunos. Mais alguma coisa é jorrar apenas mera questão.

Obrigada pela tua resposta!! Sim eu quero tradução e pensei no ramo do turismo só pelo facto de poder ter mais que uma língua estrangeira (acho eu) porque por exemplo no ramo PT inglês, é mais dedicado apenas ao inglês
Por outro lado claro que faz mais sentido do que turismo, mas sinceramente não sei qual a melhor opção :/

Não se turismo dá... Vai se especificar, lá está em tudo o que engloba turismo.

Claro, vi já a tua questão, porém não estou a conseguir responder por lá....
Pois bem, o curso de LL na UE é dividido por Ramos ou seja, primeiro ano é geral todos tem mais ou menos as mesmas disciplinas, sempre tendo em conta com o ramo que querem seguir. No segundo ano terás 4 opções, salvo erro, Literatura e Artes, português inglês, português espanhol, português francês (que no meu ano não abriu e não sei como foi este ano) e turismo. Ou seja eu sou de literatura e artes, ótimo currículo mas, muito trabalho e não ficamos com tantas oportunidades como outros ramos, queres ensino? Injustamente por aqui não o puderas seguir. Como queres tradução, dependendo da língua a tua escolha terá de ser feita entre os ramos pt-esp, pt-ing ou PT-fr se for francês.... É ter sorte, pois o ramo está em ruínas por falta de alunos. Mais alguma coisa é jorrar apenas mera questão.
olá!! candidatei me a ll na ue este ano, e estava bastante interessada no ramo de literatura e artes… de que forma essa ramo limita as saídas profissionais???