Línguas e Relações Empresariais ou Línguas Modernas! Ajuda!

Matrícula
29 Junho 2018
Gostos
7
Curso
Línguas e Humanidades
Olá, malta!
Chamo-me Maria, estudo Línguas e Humanidades e no próximo ano letivo vou para a universidade.
O meu problema atual é decidir-me entre o curso de Línguas e Relações Empresariais, em Aveiro, e Línguas Modernas na FLUC. Por um lado, estou mais cativada pela cidade de Coimbra e pelo ambiente académico que ela proporciona; por outro lado, considero que a licenciatura de Línguas e Relações Empresariais, por oferecer três línguas (sendo que uma delas é oriental, o que me interessa muito!) e estabelecer a ligação com as empresas, pode ser mais vantajosa, uma vez que estou a pensar em trabalhar no futuro como tradutora numa empresa. No entanto, penso que a licenciatura em Coimbra não me restringe em termos de mercado de trabalho face ao curso de Aveiro. Resumidamente, ambos os cursos me agradam, embora me sinta mais rendida por Coimbra!
Gostava de saber a vossa opinião, e agradeço qualquer resposta!

Gostos: _ac0nitum_

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Gostos
471
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá, malta!
Chamo-me Maria, estudo Línguas e Humanidades e no próximo ano letivo vou para a universidade.
O meu problema atual é decidir-me entre o curso de Línguas e Relações Empresariais, em Aveiro, e Línguas Modernas na FLUC. Por um lado, estou mais cativada pela cidade de Coimbra e pelo ambiente académico que ela proporciona; por outro lado, considero que a licenciatura de Línguas e Relações Empresariais, por oferecer três línguas (sendo que uma delas é oriental, o que me interessa muito!) e estabelecer a ligação com as empresas, pode ser mais vantajosa, uma vez que estou a pensar em trabalhar no futuro como tradutora numa empresa. No entanto, penso que a licenciatura em Coimbra não me restringe em termos de mercado de trabalho face ao curso de Aveiro. Resumidamente, ambos os cursos me agradam, embora me sinta mais rendida por Coimbra!
Olá, Olá! Não ando em nenhuma dessas faculdades, mas sou de Aveiro e estudo na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, pelo que sei perfeitamente ao que te referes relativamente ao ambiente académico em si e à maneira como se vive a tradição, etc. Contudo, acho que deves ponderar muito bem o que é relevante para ti. Por exemplo: qual das faculdades é que te fica mais barata tendo em conta a proximidade da tua cidade atual (isto é especialmente relevante caso queiras ir q casa todos os fins de semana - se viveres Aveiro estudar em Coimbra não constitui um fator muito dispendioso e permite-te experienciar toda aquela independência universitária - que custa muito nos primeiros dois meses, aviso desde já); qual dos planos de estudo é que te atrai mais (basta-te ir ao site do curso em questão e procurar pelos planos de estudo); quanfa relevância é que dás ao ambiente académico; o quão restrito em termos de saídas profissionais pretendes que seja o teu curso, etc.

:)

Matrícula
29 Junho 2018
Gostos
7
Curso
Línguas e Humanidades
Obrigada por responderes!
A distância não é bem o meu problema: vivo em Leiria, e se for para Coimbra fico mais perto de casa, mas se for para Aveiro arranjo boleia porque a minha irmã estuda lá e vai com o namorado.
Quanto ao ambiente académico, qualquer um dos dois me agrada, embora o de Coimbra me pareça mais intenso e vivaço.
Estou mesmo indecisa...

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Gostos
471
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Nesse caso recomendo que baseies a tus decisão nos planos de estudo de ambos os cursos e no quão abrangente queres que seja o teu curso (em termos de saídas profissionais, sobretudo)! :)
Quanto à diferença entre o ambiente académico de Aveiro e de Coimbra, tanto quanto uma amiga me disse após ter vindo estudar para Coimbra (ela esteve um ano em Aveiro e como não se identificou com o curso dela mudou), possui uma diferença abismal. Sobretudo pelo facto de haver coisas características a Coimbra que fazem mais sentido sendo praticadas aqui! Coimbra tem um ambiente muito próprio, não só pela praxe, pela UC e pela académica, mas também pelos choques ideológicos que aqui se vivem. Que são bons pelo simples facto de promoverem o pensamento crítico. Além disso tudo é história! As repúblicas dos estudantes, por exemplo, são 25 e foram igualmente determinantes para o luto académico!
Ahahah, desculpa, entusiasmo-me ao falar de Coimbra, sabes? Primeiro estranha-se, acredita que houve momentos em que só quis desistir e voltar para casa. Mas depois...depois entranha-se e passas a sentir-te como uma verdadeira filha do Mondego. :)

Matrícula
29 Junho 2018
Gostos
7
Curso
Línguas e Humanidades
Eu também fico muito entusiasmada quando penso em Coimbra! A minha irmã gosta de estudar em Aveiro por ser um sítio calmo, as praxes também são softs, mas Coimbra é diferente. Tem mais história, mais tradição e é por isso que eu adorava experienciar a vida estudantil de Coimbra. No entanto, lá está, não posso só pensar na cidade em si, mas também no curso, e é por isso que me encontro neste dilema.

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Gostos
471
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Eu também fico muito entusiasmada quando penso em Coimbra! A minha irmã gosta de estudar em Aveiro por ser um sítio calmo, as praxes também são softs, mas Coimbra é diferente. Tem mais história, mais tradição e é por isso que eu adorava experienciar a vida estudantil de Coimbra. No entanto, lá está, não posso só pensar na cidade em si, mas também no curso, e é por isso que me encontro neste dilema.
Compara os planos de estudo! Acho que é o melhor mecanismo para fazeres a tua decisão! :)

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Gostos
88
Olá,
Se o teu objectivo é ser tradutora numa empresa, porquê que não pensas logo em tirar a licenciatura em tradução, que é diretamente mais focada naquilo que tu queres, comparada com essas duas? Existe tradução em Aveiro, em Coimbra não sei se existe, mas pondera essa opção!

Beatriz Roque

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2018
Gostos
2
Olá, malta!
Olá Maria! Chamo-me Beatriz e como tu tambem acabei agora o secundário em Linguas e Humanidades e pretendo candidatar-me à faculdade. Com o prazo final das candidaturas da 1ºfase a chegar, estou cada vez mais nervosa e indecisa em que curso escolher... Queria saber se sabes de mais alguma informação sobre o curso Línguas Modernas na FLUC? Estou bastante interessada mas não queria candidatar-me sem antes saber em que consiste o curso e/ou se vou gostar...

Matrícula
29 Junho 2018
Gostos
7
Curso
Línguas e Humanidades
Olá Maria! Chamo-me Beatriz e como tu tambem acabei agora o secundário em Linguas e Humanidades e pretendo candidatar-me à faculdade. Com o prazo final das candidaturas da 1ºfase a chegar, estou cada vez mais nervosa e indecisa em que curso escolher... Queria saber se sabes de mais alguma informação sobre o curso Línguas Modernas na FLUC? Estou bastante interessada mas não queria candidatar-me sem antes saber em que consiste o curso e/ou se vou gostar...
Olá Beatriz! :)
Já submeti a minha candidatura e acabei por colocar Línguas e Relações Empresariais em 1ª opção. Línguas Modernas coloquei na 3ª opção, a seguir a Tradução em Aveiro. Pesquisei (bastante) em relação a cada um destes cursos, tanto nos sites das universidades como feedbacks aqui na Uniarea. Posso dizer-te que com Línguas Modernas podes escolher um percurso baseado em duas línguas, sejam elas Inglês, Alemão, Francês e Espanhol. Tens de saber o que te imaginas a fazer com esta licenciatura, não basta gostares de aprender novas línguas. Com este curso, é melhor tirar um mestrado, se quiseres seguir ensino ou tradução. Com Línguas Modernas, eu queria tirar um mestrado em tradução, por isso é que decidi pôr Tradução em Aveiro na segunda opção porque se for nesse curso que eu entro, sinto que fico melhor preparada para a profissão do que só se tirasse o mestrado.
Explora o Departamento das Línguas no site da Universidade de Coimbra, assim como a FLUC. Sei também que Línguas Modernas está estruturado da seguinte forma: área de iniciação, área de especialização, menor e área de formação geral, mas pesquisa melhor para saberes do que estou a falar.
Se precisares de mais alguma coisa diz, mesmo que eu esteja na mesma posição que tu!

Gostos: Beatriz Roque

Beatriz Roque

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2018
Gostos
2
Olá Beatriz! :)
Já submeti a minha candidatura e acabei por colocar Línguas e Relações Empresariais em 1ª opção. Línguas Modernas coloquei na 3ª opção, a seguir a Tradução em Aveiro. Pesquisei (bastante) em relação a cada um destes cursos, tanto nos sites das universidades como feedbacks aqui na Uniarea. Posso dizer-te que com Línguas Modernas podes escolher um percurso baseado em duas línguas, sejam elas Inglês, Alemão, Francês e Espanhol. Tens de saber o que te imaginas a fazer com esta licenciatura, não basta gostares de aprender novas línguas. Com este curso, é melhor tirar um mestrado, se quiseres seguir ensino ou tradução. Com Línguas Modernas, eu queria tirar um mestrado em tradução, por isso é que decidi pôr Tradução em Aveiro na segunda opção porque se for nesse curso que eu entro, sinto que fico melhor preparada para a profissão do que só se tirasse o mestrado.
Explora o Departamento das Línguas no site da Universidade de Coimbra, assim como a FLUC. Sei também que Línguas Modernas está estruturado da seguinte forma: área de iniciação, área de especialização, menor e área de formação geral, mas pesquisa melhor para saberes do que estou a falar.
Se precisares de mais alguma coisa diz, mesmo que eu esteja na mesma posição que tu!
Já foi uma grande ajuda!! Sinto que estou um bocado às escuras quando se trata de ensino superior porque não sei quase nada.. mas vou procurar mais informações no site da FLUC.. Muito obrigada!!

Matrícula
29 Junho 2018
Gostos
7
Curso
Línguas e Humanidades
Já foi uma grande ajuda!! Sinto que estou um bocado às escuras quando se trata de ensino superior porque não sei quase nada.. mas vou procurar mais informações no site da FLUC.. Muito obrigada!!
Sim, e qualquer dúvida podes esclarecer na Uniarea que alguém há-de responder-te :)