Línguas e Relações Internacionais vs Línguas Aplicadas

Olá, estou indecisa entre Línguas Aplicadas na FLUP e Assessoria e Tradução no ISCAP.
Estou inclinada para a vertente de Tradução mas também gostava de saber mais relativamente a vertente de Relações Empresariais, bem como as saídas profissionais dos dois
Alguém pode ajudar?

Olá, estou indecisa entre Línguas Aplicadas na FLUP e Assessoria e Tradução no ISCAP.
Estou inclinada para a vertente de Tradução mas também gostava de saber mais relativamente a vertente de Relações Empresariais, bem como as saídas profissionais dos dois
Alguém pode ajudar?
Olá, Cláudia :)

Normalmente, LARE está mais ligado às áreas das Relações Públicas, Comunicação Empresarial, Marketing, Recursos Humanos e trabalhos ligados à Gestão e aos serviços em geral.

Na página do Estágio, diz o seguinte: "Tendo em vista a aproximação dos alunos do 1.º Ciclo em Línguas Aplicadas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, perfil Relações Empresariais, ao mundo do trabalho, pretende-se oferecer aos estudantes a oportunidade de estagiarem em empresas nas áreas dos serviços, da gestão ou das indústrias da cultura sediadas preferencialmente no Grande Porto."

Espero ter ajudado :)

Olá!
Agora em setembro vou começar o 12º ano, ou seja, como já sabem, o tempo da universidade está mesmo mesmo a chegar.
Desde o início do 10º que tenho vindo a pensar no curso que gostaria de seguir no meu futuro, contudo, tem sido sempre muito difícil de chegar a uma escolha certa. Eu adoro tradução, sou fluente a inglês e francês, gosto imenso de ler e tenho uma paixão inimaginável pelo mundo do cinema.
Os cursos que mais me cativaram foram ambos na FLUP e são eles o curso de Línguas Aplicadas e o curso de Línguas e Relações Internacionais.
Gostaria que me esclarecessem o que se faz em cada um dos cursos, as suas diferenças, as saídas profissionais e qual seria o mais certo para mim, dentro daquilo que disse anteriormente (podem até sugerir outros cursos relacionados ao que referi, preferencialmente na FLUP ou na UMinho).
Agradeço imenso a vossa ajuda! Preciso mesmo de testemunhos, de dicas, de alguma coisa que me faça tomar uma decisão e que me faça perder uma parte do enorme medo que tenho em relação ao próximo ano ahaha 😅
Obrigado a todos!

• Like
Reactions: inêsf02
Olá!
Agora em setembro vou começar o 12º ano, ou seja, como já sabem, o tempo da universidade está mesmo mesmo a chegar.
Desde o início do 10º que tenho vindo a pensar no curso que gostaria de seguir no meu futuro, contudo, tem sido sempre muito difícil de chegar a uma escolha certa. Eu adoro tradução, sou fluente a inglês e francês, gosto imenso de ler e tenho uma paixão inimaginável pelo mundo do cinema.
Os cursos que mais me cativaram foram ambos na FLUP e são eles o curso de Línguas Aplicadas e o curso de Línguas e Relações Internacionais.
Gostaria que me esclarecessem o que se faz em cada um dos cursos, as suas diferenças, as saídas profissionais e qual seria o mais certo para mim, dentro daquilo que disse anteriormente (podem até sugerir outros cursos relacionados ao que referi, preferencialmente na FLUP ou na UMinho).
Agradeço imenso a vossa ajuda! Preciso mesmo de testemunhos, de dicas, de alguma coisa que me faça tomar uma decisão e que me faça perder uma parte do enorme medo que tenho em relação ao próximo ano ahaha 😅
Obrigado a todos!
Olá! Eu vou agora para o 12ºano tal como tu portanto não te posso falar concretamente de nenhum dos cursos...Eu também estou a considerar seguir LRI no próximo ano e não sei se sabes, mas LA (vertente Relações Empresariais) e LRI são cursos com muitas cadeiras em comum, por isso, se ambos os cursos são do teu interesse, podes optar por seguir LRI e ficar mais um ano a fazer as cadeiras de LA e ficas com as duas licenciaturas...
Mas, tal como disse, não conheço nenhum dos cursos ao certo pelo que não sou a pessoa indicada para te ajudar...
Talvez este tópico te ajude :)
Post automatically merged:

• Like
Reactions: jjjezuz
Olá! Eu vou agora para o 12ºano tal como tu portanto não te posso falar concretamente de nenhum dos cursos...Eu também estou a considerar seguir LRI no próximo ano e não sei se sabes, mas LA (vertente Relações Empresariais) e LRI são cursos com muitas cadeiras em comum, por isso, se ambos os cursos são do teu interesse, podes optar por seguir LRI e ficar mais um ano a fazer as cadeiras de LA e ficas com as duas licenciaturas...
Mas, tal como disse, não conheço nenhum dos cursos ao certo pelo que não sou a pessoa indicada para te ajudar...
Talvez este tópico te ajude :)
Post automatically merged:

Antes de mais, obrigado pela tua resposta! Já tinha publicado a mesma dúvida noutro tópico e não obtive nenhuma resposta, por isso, a sério, obrigado!!! 😅
Dei uma olhadela no tópico que referiste e achei bastante interessante, por isso, obrigado mais uma vez. Gostava só de te pedir, se não te importasses, que me desses mais informações sobre o curso (eu sei que ainda não estás na universidade, mas gostava que me dissesses de uma forma geral o que sabes), pois é um curso do qual eu não consigo encontrar muita informação. Anda difícil para a malta de humanidades ahah 😂
Eu, pessoalmente, não sou grande fã de direito, gosto muito mais da vertente que referi no inicio do tópico: a tradução. Achas que LRI é melhor para esta área? Ou melhor, achas que iria ter uma maior oferta de trabalho se seguisse por este caminho e não por LA? Já ouvi várias pessoas a dizerem que a oferta de emprego em LA anda um pouco fraca...
Estou mesmo muito confuso e preciso mesmo de esclarecimentos. Tenho medo de chegar à universidade e mudar de curso devido à pouca informação que tive, acho que deves compreender.
Desculpa lá o excesso de perguntas eheh.
Obrigado!

Antes de mais, obrigado pela tua resposta! Já tinha publicado a mesma dúvida noutro tópico e não obtive nenhuma resposta, por isso, a sério, obrigado!!! 😅
Dei uma olhadela no tópico que referiste e achei bastante interessante, por isso, obrigado mais uma vez. Gostava só de te pedir, se não te importasses, que me desses mais informações sobre o curso (eu sei que ainda não estás na universidade, mas gostava que me dissesses de uma forma geral o que sabes), pois é um curso do qual eu não consigo encontrar muita informação. Anda difícil para a malta de humanidades ahah 😂
Eu, pessoalmente, não sou grande fã de direito, gosto muito mais da vertente que referi no inicio do tópico: a tradução. Achas que LRI é melhor para esta área? Ou melhor, achas que iria ter uma maior oferta de trabalho se seguisse por este caminho e não por LA? Já ouvi várias pessoas a dizerem que a oferta de emprego em LA anda um pouco fraca...
Estou mesmo muito confuso e preciso mesmo de esclarecimentos. Tenho medo de chegar à universidade e mudar de curso devido à pouca informação que tive, acho que deves compreender.
Desculpa lá o excesso de perguntas eheh.
Obrigado!
Eu entendo perfeitamente as tuas dúvidas e o teu receio..
Olha, pelo que pesquisei até agora, sei que em LRI tu tens várias disciplinas opcionais, que podes escolher de qualquer curso de qualquer faculdade da universidade do Porto, portanto, dependendo do que queiras fazer no futuro com o curso, podes escolher cadeiras que tenham mais a ver com o que queres fazer...Sobre LA, infelizmente ainda não encontrei ninguém que me pudesse falar mais acerca do curso...No entanto, se já tens a certeza que queres tradução, o curso que me parece mais indicado para ti é a vertente de Tradução de Línguas Aplicadas...Este seria o meu conselho, mas acerca de como é o curso não te posso dizer nada infelizmente...Sugiro que vejas o plano de estudos para ver se te identificas..
Quanto à empregabilidade também não te posso dizer muita coisa...Ouço de tudo...Honestamente, acho que depende de muitos fatores..mas penso que ser fluente em mais que uma língua estrangeira é sempre uma mais valia...
Se te puder ajudar em mais alguma coisa, dispõe :)

Olá, vou ingressar este ano no ensino superior e sempre gostei de línguas, sendo que estes foram os 2 cursos que me mais me chamaram à atenção na Flup. Gostaria de saber, no entanto, se é possível, após a licenciatura, fazer um mestrado no ensino de línguas no 3 ciclo e secundário.
Agradeço desde já as respostas

Olá, vou ingressar este ano no ensino superior e sempre gostei de línguas, sendo que estes foram os 2 cursos que me mais me chamaram à atenção na Flup. Gostaria de saber, no entanto, se é possível, após a licenciatura, fazer um mestrado no ensino de línguas no 3 ciclo e secundário.
Creio que não, por não teres os créditos suficientes pedidos, como teria alguém de Línguas, Literaturas e Culturas/Estrangeiras. Contudo, não tenho a certeza

Penso eu que vá depender do mestrado e da instituição- acho que podes ver isso nos critérios de cada ciclo de estudos. Mas acho que o ciclo de estudos mais recomendado seria mesmo LLC :)

• Like
Reactions: Inês_23
Olá!
Obrigado a todos!
Eu estou em LA no primeiro ano. E posso dizer que o curso divide-se em dois logo ao início tens a vertente de relações empresariais e a vertente de tradução. Em relações empresariais focasse na empresa, no marketing, etc. Em tradução não posso dizer muito mas sei que se tem trabalhos de tradução envolvidos não sei é como. Tanto uma vertente como outra têm duas línguas á escolha e a cultura dessas línguas, o programa de cada cultura difere, em cultura alemã vais aprender história através de textos, poemas, entrevistas e em cultura japonesa vais aprender história através de filmes e livros. Espero que tenha ajudado.

Olá! Deixo-te aqui uma citação de um dos tópicos em que falam sobre LARE. Apesar de não ser muito especifico espero que ainda assim seja uma pequena ajuda e que consigas conhecer mais um pouco do curso.
Eu sou de LRI e se tiveres alguma dúvida também estás à vontade para dispor.
Espero que este ano letivo te corra bem e vemo-nos em 21/22 pelos corredores da FLUP!

Olá! Deixo-te aqui uma citação de um dos tópicos em que falam sobre LARE. Apesar de não ser muito especifico espero que ainda assim seja uma pequena ajuda e que consigas conhecer mais um pouco do curso.
Eu sou de LRI e se tiveres alguma dúvida também estás à vontade para dispor.
Espero que este ano letivo te corra bem e vemo-nos em 21/22 pelos corredores da FLUP!
Olá! Sendo assim aproveito para fazer algumas perguntas então...Poderias falar um pouco acerca do teu curso? Do que deste até agora, quais foram os tópicos que abordaste em cada disciplina do curso? É um bom curso? Achas difícil entrar no mercado de trabalho após a conclusão do curso? Quais são os aspetos mais negativos/positivos? Já vi por aí algumas críticas em relação ao facto de o curso ser demasiado virado para as línguas, concordas ou não? Consideras isso uma falha ou uma mais valia no curso? E em relação à FLUP, como é o ambiente, aulas, praxe...? Desde já obrigada :)

• Like
Reactions: inêsf02
Olá a todos! Criei um tópico específico para esta mensagem mas ,como percebi que aqui parece ter vários ex-alunos ou alunos deste curso decidi coloca-la aqui .Bem ,entrei em Línguas Aplicadas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e estou indecisa em relação a que língua hei de escolher .Dos dois perfis que o curso oferece pretendo escolher o perfil de Tradução e sendo assim tenho a opção de escolher Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês .Estava decidida a escolher Espanhol porque é uma língua que, segundo o que vi na Internet está entre as línguas mais necessárias no mercado da tradução e realmente até tem bastantes falantes e,por outro lado , parece ser uma língua interessante e que não aparenta ser extremamente díficil de se aprender. No entanto, esta decisão não é suficiente ,pois ,ainda necessito de escolher outra língua. Ou seja restam-me três opções:Inglês ,Alemão e Francês .
Primeiramente ponderei não escolher Inglês porque é uma língua que tive durante vários anos e que tenho assim algum conhecimento. Em contraste ,nas outras línguas que o curso oferece não tenho nenhum ou quase nenhum conhecimento (tive apenas Francês no 3.⁰ ciclo mas não me recordo de muita coisa ,mais do bastante básico ).Por outro lado, tenho vindo a pensar que me poderia especializar no Inglês, aprimorá-lo .Será que numa perspetiva de mercado de trabalho me dariam apenas ou mais facilmente emprego nessa área com uma especialização no Inglês ou até poderia fazer um trabalho mais complexo em que ganhasse mais ,até por ser uma língua universal ou seria uma mais valia maior saber outra língua ?
Quanto ao Alemão, vi na Internet e ouvi falar que também é uma língua que é bastante necessária à tradução e existem diversos países em que esta se fala .No entanto , todas as pessoas com quem falei me disseram que o Alemão é uma língua complicada,alguns disseram-me que se arrependem e conheço até uma pessoa que não terminou um curso de línguas na FLUP por causa dessa língua (foi há uns 20 anos mas ,ainda assim) ,por outro lado, chegaram a ser mais otimistas e dizer-me que sim era díficil mas que com trabalho se chegava lá e que tinham gostado da língua. Por causa dessa dificuldade que não sei se é algo que me faria ter más notas mesmo com trabalho ou não ,se me faria não gostar ou não, se eu acharia tão díficil ou não ,cogitei deixar o alemão para um possível mestrado até porque sei que vou ter outras cadeiras que provavelmente serão exigentes e ainda me estarei a adaptar ao ensino superior ,apesar de querer dar o meu máximo e ter boas notas (Seria boa ideia ?O Alemão é muito mais difícil que as restantes línguas?Seria melhor agora na licenciatura?)
Depois resta-me o Francês, que como disse, tive no 3.⁰ ciclo mas ,não me lembro de muito mais do que o que é muito básico. Lembro-me que gostava bastante de ter a disciplina. Apesar disso,nas listas que vi sobre as línguas com maior necessidade de tradução Francês não costumava aparecer ,a única coisa que me lembro de ver é que esta é considerada a língua da diplomacia, mas ,se possível não quero ser emigrante mas talvez se isso for verdade possa me dar algum benefício? Será verdade ? Também me disseram que o Francês caiu em desuso e que só se usa na França praticamente e parece que já muitas pessoas falam francês pois ,segundo dados que vi online boa parte dos falantes são não-nativos .
Estudandes e Ex-estudantes de LA ,por favor ,peço que,se puderem, me deem o vosso testemunho. Alemão é mais díficil que as restantes línguas?Tiveram piores notas ?Gostaram ?O emprego que tiveram depois compensou?Deixariam para um possível mestrado?Compensa expecializar-se no Inglês ? Há bastante emprego na área do Inglês? O mercado é mais competitivo no Inglês ?Ter um diploma de Inglês do Ensino Superior compensa ou ficariam com o que já sabem ?É preferível tirar uma língua nova ?Alguém trabalhou na área do Inglês sem o tirar na faculdade? O Francês caiu mesmo em desuso ?Para os que tiraram Francês, tiveram bastantes oportunidades de emprego com essa língua ou eram escassas ?Como correu o Espanhol?
Muito obrigada por terem lido a mensagem até aqui !Se me puderem responder e dar o vosso testemunho o mais rápido que conseguirem ,agradeceria imenso. Estou apreensiva e ao mesmo tempo um pouco confusa porque as matrículas terminam já amanhã e então preciso de estar decidida até hoje ao fim do dia ou até amanhã bem cedo porque pode ocorrer algum problema.
Mil obrigadas desde já !