Línguas e Relações Internacionais

Matrícula
1 Fevereiro 2020
Olá!

Sou o Francisco, e crio este tópico com o intuito de 1) recolher testemunhos de antigos/atuais estudantes de LRI, na FLUP, acerca do funcionamento do curso, perspetivas de empregabilidade, etc., e 2) atuais candidatos ao curso se acusarem, e partilharem planos para o futuro, dúvidas e preocupações! Visto que não há muitos tópicos dedicados exclusivamente às Relações Internacionais - costumam meter Direito à baila :D...

Da minha parte, candidato-me a LRI com 191.6 de média, à partida escolherei estudar Alemão e Espanhol (ambos em nível de iniciação) e almejo uma carreira diplomática (e, sabendo naturalmente do quão difícil é ser admitido, vejo também com bons olhos jornalismo, carreira académica, ONG's e organismos públicos).

E vocês?

Estou a pensar escolher francês e inglês. Francês e espanhol também é uma opção mas não quero sobrecarregar-me demais por isso ainda vou ver…

Olá a todos!

O meu nome é Mariana, tenho 20 anos e terminei este ano a Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais. Vou iniciar, em setembro, o Mestrado em Direito Internacional e Europeu na NOVA School of Law. Já falei com alguns de vocês pelas mensagens privadas, mas, aproveitando o surgimento desta thread, vou partilhar aqui o meu testemunho - e coloco-me desde já à disposição caso tenham mais dúvidas que eu vos possa ajudar a esclarecer!

Não há muito a dizer sobre o funcionamento do curso em si. Segue um novo Plano de Estudos, cuja implementação teve início em 2022, (normalmente) com 5 unidades curriculares por semestre, 2 das quais são línguas. As línguas que escolherem serão contínuas ao longo dos 3 anos de estudos. Eu escolhi Inglês e Espanhol, mas estudei Alemão por fora. Tal como já ressalvei em mensagens privadas, todas as línguas são exigentes, mas sai-se da faculdade com um ótimo domínio daquelas a que se inscreverem. Quanto às outras cadeiras: há uma certa polémica a envolver o novo Plano de Estudos, dado que dificultou ligeiramente o processo de dupla licenciatura e "matou" um pouco o que era a flexibilidade do curso, que tinha um grande número de opcionais. Hoje, só existem 2 cadeiras opcionais, divididas pelos 2 últimos semestres da licenciatura. Pessoalmente, eu gostei da mudança, dado que inseriu mais cadeiras no âmbito das Relações Internacionais - claro que continuam a existir UCs que eu, pessoalmente, considerei desinteressantes ou mesmo desnecessárias; mas isso é uma falha comum a quase todas, se não todas, as licenciaturas. Como muita gente me perguntou as minhas favoritas, fica a lista: Direito Internacional, Política Internacional, Economia Internacional, Diplomacia na Política Externa e Estatística.

Sei que uma coisa que causa muita ansiedade a candidatos e atuais estudantes são as perspetivas de empregabilidade. RI é uma área muito alargada e que conta com muitas pessoas extremamente talentosas. No entanto, todos os colegas que tive ou alumni que conheço apenas de nome / pelas redes estão a frequentar mestrado ou a trabalhar, seja no público ou no privado. Neste momento, o meu objetivo pessoal é focar no mestrado e iniciar um estágio para construir currículo. Vamos ver onde a vida nos leva :)

• Like
Reactions: some girl :)