FLUP Línguas Literaturas e Culturas - FLUP

Por acaso o que tenho visto são a maioria mulheres, mas acho que vi 1 ou 2 rapazes que disseram que tinha como 1º opção também, já não é mau:tearsofjoy::tearsofjoy:

São muito raros :tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy: xD

Boas,

Entrei na licenciatura em LLC, na FLUP.

Alguém me pode dar referências e alguns conselhos?

Há alguma variante de ramo de ensino? Quais as diferenças e disciplinas que podemos escolher, nomedamente linguas? Agradeço a vossa ajuda

Obrigado

Olá, estou interessada no curso de Línguas, literaturas e culturas na FLUP (monodisciplinar de inglês) mas gostava de saber se me podem responder a algumas perguntas.
1) Como é o curso em geral e os professores?
2) Se os horários são muito preenchidos?
3) Sei que é necessário ler muito, o que não é um problema para mim, mas tem de se comprar muitos livros?
4) E quais são as saídas profissionais e se é fácil arranjar emprego? (Portugal e estrangeiro)

Olá! Estou no 12º ano e uma das minha opções de candidatura para o ensino superior é LLC. Já me tentei informar sobre as cadeiras e saídas profissionais mas agradecia imenso se pudessem partilhar a vossa experiência e conhecimento sobre o curso e sobre a faculdade para que possa ter uma ideia mais real e para que facilite a minha decisão. Muito obrigada!

Boa tarde :) sou aluna do curso de LLC na FLUP. Qualquer duvida disponham :)

Olá! Sou aluna do 12º ano e fiquei interessada nesse mesmo curso, nessa mesma faculdade! Se não te importares poderias falar um bocadinho do curso? Qual é o intervalo de médias para entrar? Como são as aulas? O que abordam? As saídas de emprego (reais)? Obrigada, desde já :)
--- Post atualizado ---
Ao te inscreveres nas turmas pelo Sigarra cada turma tem um professor associado a ela. Ao te inscreveres nessa turma ficas com esse professor.

Tip: Os melhores professores ficam com as turmas cheias em minutos por isso quando recebes a notificação da inscrição nas turmas despacha-te xD ahhh e o facto do Sigarra crashar de X em X minutos quando milhares de alunos estão a fazer a inscrição nas turmas é perfeitamente normal xD
desulpa o incómodo, mas como é que sabemos quais são os melhores professores/ a melhor turma para fazermos a inscrição? A nível de propinas, sabem me dizer qual é o valor? obrigada :)

Olá! Sou aluna do 12º ano e fiquei interessada nesse mesmo curso, nessa mesma faculdade! Se não te importares poderias falar um bocadinho do curso? Qual é o intervalo de médias para entrar? Como são as aulas? O que abordam? As saídas de emprego (reais)? Obrigada, desde já :)
--- Post atualizado ---

desulpa o incómodo, mas como é que sabemos quais são os melhores professores/ a melhor turma para fazermos a inscrição? A nível de propinas, sabem me dizer qual é o valor? obrigada :)

Eu sou aluna de LA-RE, não te consigo responder a tudo...temos algumas cadeiras em comum com os alunos de LLC, inglês é uma delas e o melhor prof é o nick e logo de seguida o jhon Ross. Cada prof tem o seu horário, ao fazeres o teu horário escolhes a turma e horário que fica melhor para ti, para não ficares com aulas sobrepostas. Mas na semana das matrículas estão os alunos de 2•ano lá e dão-vos dicas sobre os profs.

Em relação às propinas, se fores candidata a bolsa de estudos só começas a pagá-las quando tens o resultado da bolsa, se receberes o resultado em Novembro terás de pagar Setembro, Outubro e Novembro de uma vez assim que recebes a bolsa. Por mês são 99,90€.
Alguma outra dúvida em relação a FLUP podes enviar mensagem que tento esclarecer :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Isabel Seabra
Em relação às propinas, se fores candidata a bolsa de estudos só começas a pagá-las quando tens o resultado da bolsa, se receberes o resultado em Novembro terás de pagar Setembro, Outubro e Novembro de uma vez assim que recebes a bolsa. Por mês são 99,99€.
Alguma outra dúvida em relação a FLUP podes enviar mensagem que tento esclarecer :)

99,99€? :astonished: Sempre são uns euros a menos que por Lisboa.

Eu sou aluna de LA-RE, não te consigo responder a tudo...temos algumas cadeiras em comum com os alunos de LLC, inglês é uma delas e o melhor prof é o nick e logo de seguida o jhon Ross. Cada prof tem o seu horário, ao fazeres o teu horário escolhes a turma e horário que fica melhor para ti, para não ficares com aulas sobrepostas. Mas na semana das matrículas estão os alunos de 2•ano lá e dão-vos dicas sobre os profs.

Em relação às propinas, se fores candidata a bolsa de estudos só começas a pagá-las quando tens o resultado da bolsa, se receberes o resultado em Novembro terás de pagar Setembro, Outubro e Novembro de uma vez assim que recebes a bolsa. Por mês são 99,99€.

Muito obrigada! São 99,99 euros por mês sem bolsa certo? Já tinha visto a informação algures mas fiquei sem perceber muito bem, achei que não fazia mal perguntar e ter certeza xD :)

Muito obrigada! São 99,99 euros por mês sem bolsa certo? Já tinha visto a informação algures mas fiquei sem perceber muito bem, achei que não fazia mal perguntar e ter certeza xD :)

De nada :)
Com bolsa ou sem bolsa são os 99.90€ todos os meses. A diferença é que quem é candidata a bolsa não paga propinas até obter uma resposta se tem ou não direito a bolsa de estudos.
Quem é candidato a bolsa de estudos no ato da matricula apenas tem de pagar 2€ que é do seguro escolar.
Quem não é candidato a bolsa de estudos no ato da matricula terá de pagar 2€ (seguro escolar) + 99,90€ (primeira prestação de propinas equivalente ao mês de setembro logo)
--- Post atualizado ---
99,99€? :astonished: Sempre são uns euros a menos que por Lisboa.

Sim são mais baratas, ate enganei-me nos cêntimos, são 99,90€

De nada :)
Com bolsa ou sem bolsa são os 99.90€ todos os meses. A diferença é que quem é candidata a bolsa não paga propinas até obter uma resposta se tem ou não direito a bolsa de estudos.
Quem é candidato a bolsa de estudos no ato da matricula apenas tem de pagar 2€ que é do seguro escolar.
Quem não é candidato a bolsa de estudos no ato da matricula terá de pagar 2€ (seguro escolar) + 99,90€ (primeira prestação de propinas equivalente ao mês de setembro logo)
--- Post atualizado ---

Sim são mais baratas, ate enganei-me nos cêntimos, são 99,90€
Uma vez mais, obrigada!!

Olá uma vez mais! Eu gostaria de saber qual das variantes de LLC vocês acham mais interessante. :) Eu estou interessada em Bidisciplinar Inglês e Línguas e clássicas e em Inglês Português e gostaria de saber a vossa opinião. Btw, para os alunos de LLC, vocês têm em mente fazer mestrado? Se sim, em quê?
:D Obrigada desde já

Olá!
Gostaria de saber se este curso incide principalmente na literatura, pois não era o que pretendia. Consideram este curso muito difícil (opção bidisciplinar Inglês e Francês)?
Obrigada desde já :)

• Like
Reactions: Anabela Soares
Boa noite, estou a pensar ingressar no curso de LLC na FLUP. Estou interessada na variante inglês/alemão mas não tenho quaisquer conhecimentos de alemão, será que é muito difícil?

• Like
Reactions: Anabela Soares
Boa noite, estou a pensar ingressar no curso de LLC na FLUP. Estou interessada na variante inglês/alemão mas não tenho quaisquer conhecimentos de alemão, será que é muito difícil?

Olá beaalves. Para quem nunca teve Alemão acho que começa com o nível básico A1 que é bastante acessível até :)
--- Post atualizado ---
Olá!
Gostaria de saber se este curso incide principalmente na literatura, pois não era o que pretendia. Consideram este curso muito difícil (opção bidisciplinar Inglês e Francês)?
Obrigada desde já :)

Eu diria 50/50... mas claro irá depender da variante que tu escolheres :)

Olá beaalves. Para quem nunca teve Alemão acho que começa com o nível básico A1 que é bastante acessível até :)
--- Post atualizado ---

Eu diria 50/50... mas claro irá depender da variante que tu escolheres :)
Não entendi muito bem. Podes ser mais explícita? Desculpa o incómodo.

obrigada por responderes mas tenho outra questão... ouvi falar aqui no fórum que há um "núcleo" para as pessoas se conhecerem melhor e é uma alternativa à praxe. como é que funciona exatamente? É necessária uma inscrição? Peço desculpa porque sei que estou a fazer perguntar parvas :tearsofjoy:

obrigada por responderes mas tenho outra questão... ouvi falar aqui no fórum que há um "núcleo" para as pessoas se conhecerem melhor e é uma alternativa à praxe. como é que funciona exatamente? É necessária uma inscrição? Peço desculpa porque sei que estou a fazer perguntar parvas :tearsofjoy:

Olá :) Na FLUP existe sim um grupo que não faz parte da praxe em si, chama-se "GRAL - Grupo Académico de Letras". Ainda não temos uma página de facebook, mas se preferires podes falar comigo no facebook pois faço parte do grupo.
Deixo aqui o link do meu face para qualquer dúvida relativamente ao GRAL ou a FLUP em si.
Joana Gouveia

Olá, Sara!
Antes de mais, obrigada por confiares em mim para te dar o meu parecer.
Portanto, tenho a dizer-te que estou a ADORAR o curso de LLC! Estou na variante de Alemão/Inglês, na qual tenho disciplinas das duas línguas. ( se depois quiseres envio-te, por e-mail, algo mais detalhado sobre cada disciplina).
Em termos gerais: é um curso extremamente interessante, superou as minhas expectativas, que não eram baixas ( :D ), ficas a perceber mesmo da(s) língua(s) que escolheres.
Recomendo vivamente! :D
Beijinho,

Mariana
Bom dia! Desculpem o incómodo e o facto de talvez me estar a intrometer. Eu pretendo também ingressar em LLC na FLUP este ano, justamente em inglês-alemão, será que vocês podiam falar-me um bocadinho mais do curso? E será que, talvez, esse email com os detalhes de cada cadeira que enviaste à Sara, podes envia-los para mim? ( isabelnseabra@hotmail.com ).Por fim, gostaria de saber o que é que vocês pretendem seguir em mestrado, se não for demais. Espero sinceramente que estejam a gostar do curso e que a vossa vida académica (e não) esteja a correr maravilhosamente bem! Obrigada desde já pela vossa atenção, atenciosamente,
-Isabel S. :)